Livro "Português Linguagens" : propostas de produção textual - contrapondo atividades do livro do aluno e o do professor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Moraes, Luciano Gonçalves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/544
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar propostas de redação que estão inseridas no livro didático de Língua Portuguesa “Português Linguagens: volume único” dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, que organizaram o referido livro em torno de três seções essenciais à produção textual: a estrutura dos gêneros, a produção textual desses mesmos gêneros e a expressividade. O nosso propósito é analisar alguns capítulos, a partir de um recorte realizado com base nas propostas mais presentes no âmbito da escola, verificando como são apresentadas e desenvolvidas as propostas para a produção de textos, uma vez que a criação textual apoia-se na leitura, interpretação e depois na escrita. Desta forma, buscamos compreender como são propostas essas questões no livro do professor e posteriormente no livro do aluno. Para isso, recorremos à base teórica da Análise do Discurso de linha francesa, partindo da interpretação que é concebida a partir da história, da linguagem e da psicanálise. O estudo deu-se mediante a realização de algumas etapas. Na primeira, a passagem por todos os capítulos do livro, (62) capítulos, para que pudéssemos nos dedicar apenas aos direcionados à produção textual. Após, foi necessário um recorte, uma vez que agora restaram (18) capítulos voltados à produção textual. E por fim, selecionamos (5) que acreditamos ser os mais direcionados ao que é cobrado em vestibulares, concursos e principalmente no Enem. Partindo de noções desenvolvidas por Pêcheux na Análise do Discurso em especial, a partir das noções de sujeito, formação discursiva e sentido, foi possível compreender e analisar como se dá o encaminhamento da produção textual em ambos os livros.
id UCPe_36aafb63148a6e247e588338a427ba36
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/544
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling Livro "Português Linguagens" : propostas de produção textual - contrapondo atividades do livro do aluno e o do professorprodução de textos; livro didático; interpretação; análise do discursoLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA##-552208380650306735##600O presente estudo tem como objetivo analisar propostas de redação que estão inseridas no livro didático de Língua Portuguesa “Português Linguagens: volume único” dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, que organizaram o referido livro em torno de três seções essenciais à produção textual: a estrutura dos gêneros, a produção textual desses mesmos gêneros e a expressividade. O nosso propósito é analisar alguns capítulos, a partir de um recorte realizado com base nas propostas mais presentes no âmbito da escola, verificando como são apresentadas e desenvolvidas as propostas para a produção de textos, uma vez que a criação textual apoia-se na leitura, interpretação e depois na escrita. Desta forma, buscamos compreender como são propostas essas questões no livro do professor e posteriormente no livro do aluno. Para isso, recorremos à base teórica da Análise do Discurso de linha francesa, partindo da interpretação que é concebida a partir da história, da linguagem e da psicanálise. O estudo deu-se mediante a realização de algumas etapas. Na primeira, a passagem por todos os capítulos do livro, (62) capítulos, para que pudéssemos nos dedicar apenas aos direcionados à produção textual. Após, foi necessário um recorte, uma vez que agora restaram (18) capítulos voltados à produção textual. E por fim, selecionamos (5) que acreditamos ser os mais direcionados ao que é cobrado em vestibulares, concursos e principalmente no Enem. Partindo de noções desenvolvidas por Pêcheux na Análise do Discurso em especial, a partir das noções de sujeito, formação discursiva e sentido, foi possível compreender e analisar como se dá o encaminhamento da produção textual em ambos os livros.This paper aims to analyze some proposal writings which are presented in the Portuguese textbook “Português Linguagens: volume único”, by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, who organized this book in three sections that are essential to the proposal writing: the structure and textual production of the genres and the expressiveness. Our proposal is to analyze some chapters, checking the textual production techniques are presented and developed, considering that the textual creation is based on reading and comprehension and, at last, on writing. We searched to understand how are presented these questions in the teacher textbook and also in the student one. In achieving this goal, we resorted to the theoretical basis of the French Analysis of Speech, starting on the studies that are based on the history, on the language and on the psychoanalysis. Some steps were considered. At first, a choice of some chapters of the book, since it has sixty-two, so we considered only those that are targeted to textual production. At last, we selected five which are specially made for exams, contests and mainly for ENEM. Considering the notions of history and memory developed by Pêcheux, in Speech Analysis, and based on the notion of the subject, discursive formation and meaning, we could analyze how the textual production is made in both textbooks.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600Cazarin, Ercília Anahttp://lattes.cnpq.br/2992496360780908Brum, Janainahttp://lattes.cnpq.br/4342099235372328Campello, Eliane Terezinha do Amaralhttp://lattes.cnpq.br/3821970797621831Moraes, Luciano Gonçalves2016-11-25T12:28:32Z2015-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMoraes, Luciano Gonçalves. Livro "Português Linguagens" : propostas de produção textual - contrapondo atividades do livro do aluno e o do professor. 2015. 71 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/544porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/544Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro "Português Linguagens" : propostas de produção textual - contrapondo atividades do livro do aluno e o do professor
title Livro "Português Linguagens" : propostas de produção textual - contrapondo atividades do livro do aluno e o do professor
spellingShingle Livro "Português Linguagens" : propostas de produção textual - contrapondo atividades do livro do aluno e o do professor
Moraes, Luciano Gonçalves
produção de textos; livro didático; interpretação; análise do discurso
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
title_short Livro "Português Linguagens" : propostas de produção textual - contrapondo atividades do livro do aluno e o do professor
title_full Livro "Português Linguagens" : propostas de produção textual - contrapondo atividades do livro do aluno e o do professor
title_fullStr Livro "Português Linguagens" : propostas de produção textual - contrapondo atividades do livro do aluno e o do professor
title_full_unstemmed Livro "Português Linguagens" : propostas de produção textual - contrapondo atividades do livro do aluno e o do professor
title_sort Livro "Português Linguagens" : propostas de produção textual - contrapondo atividades do livro do aluno e o do professor
author Moraes, Luciano Gonçalves
author_facet Moraes, Luciano Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cazarin, Ercília Ana
http://lattes.cnpq.br/2992496360780908
Brum, Janaina
http://lattes.cnpq.br/4342099235372328
Campello, Eliane Terezinha do Amaral
http://lattes.cnpq.br/3821970797621831
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Luciano Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv produção de textos; livro didático; interpretação; análise do discurso
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
topic produção de textos; livro didático; interpretação; análise do discurso
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
description O presente estudo tem como objetivo analisar propostas de redação que estão inseridas no livro didático de Língua Portuguesa “Português Linguagens: volume único” dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, que organizaram o referido livro em torno de três seções essenciais à produção textual: a estrutura dos gêneros, a produção textual desses mesmos gêneros e a expressividade. O nosso propósito é analisar alguns capítulos, a partir de um recorte realizado com base nas propostas mais presentes no âmbito da escola, verificando como são apresentadas e desenvolvidas as propostas para a produção de textos, uma vez que a criação textual apoia-se na leitura, interpretação e depois na escrita. Desta forma, buscamos compreender como são propostas essas questões no livro do professor e posteriormente no livro do aluno. Para isso, recorremos à base teórica da Análise do Discurso de linha francesa, partindo da interpretação que é concebida a partir da história, da linguagem e da psicanálise. O estudo deu-se mediante a realização de algumas etapas. Na primeira, a passagem por todos os capítulos do livro, (62) capítulos, para que pudéssemos nos dedicar apenas aos direcionados à produção textual. Após, foi necessário um recorte, uma vez que agora restaram (18) capítulos voltados à produção textual. E por fim, selecionamos (5) que acreditamos ser os mais direcionados ao que é cobrado em vestibulares, concursos e principalmente no Enem. Partindo de noções desenvolvidas por Pêcheux na Análise do Discurso em especial, a partir das noções de sujeito, formação discursiva e sentido, foi possível compreender e analisar como se dá o encaminhamento da produção textual em ambos os livros.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-30
2016-11-25T12:28:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Moraes, Luciano Gonçalves. Livro "Português Linguagens" : propostas de produção textual - contrapondo atividades do livro do aluno e o do professor. 2015. 71 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/544
identifier_str_mv Moraes, Luciano Gonçalves. Livro "Português Linguagens" : propostas de produção textual - contrapondo atividades do livro do aluno e o do professor. 2015. 71 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1794619766642573312