A ABORDAGEM DE IMAGENS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO ESCRITO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Amaral, Trícia Tamara Boeira do
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/239
Resumo: Tendo em vista a grande multiplicidade de linguagens e, ainda, prevendo que a alfabetização é de grande valia no que concerne à constituição da criança em termos de letramentos, o presente estudo tem como objetivo principal identificar como as imagens são abordadas em propostas de leituras de textos presentes no livro didático (LD) Português: Linguagens Letramento e Alfabetização 1º ano, de Cereja e Magalhães (2010), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/ 2010), por meio do Guia Nacional do Livro Didático do mesmo ano. Os objetivos específicos traçados para esta pesquisa são: 1) analisar, à luz da Sintaxe da Linguagem Visual (DONDIS, 2007), quais abordagens caracterizam as imagens presentes no livro didático; 2) verificar em que medida as atividades de leitura relacionadas às imagens presentes no livro didático favorecem a uma leitura compreensiva e crítica dos textos imagéticos. Para tanto, é realizada uma pesquisa qualitativa (BAUER e GASKELL, 2002) em que o LD é analisado por meio de uma epistemologia interpretativa (SOARES, 2006). O método desta pesquisa é a investigação bibliográfica (SOUSA, 2009), por meio de investigação documental (SOUSA, 2009). Dentre os principais aportes teóricos utilizados estão a teoria dos letramentos sob uma perspectiva sociocultural (GEE, 2001; STREET, 2003, FISCHER, 2007) e a teoria da Sintaxe da Linguagem Visual (DONDIS, 2007). Para proceder com as análises selecionou-se o primeiro capítulo de cada uma das quatro unidades que compõem o livro didático em questão. Também foram estabelecidas seis categorias de análise: três para os textos imagéticos textos imagético-compositivos, textos imagético-ilustrativos e textos imagético-decorativos , e três para as atividades de leitura atividades de leitura do texto imagético, atividades de decodificação do texto imagético e atividades de não leitura do texto imagético. As análises indicam, de um modo geral, que as imagens são propostas aos alunos a partir de perspectivas socioculturais envolvendo o letramento visual no LD analisado. Com base nessa proposta, portanto, espera-se poder contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, bem como fornecer dados que possam ser relevantes à reflexão de como abordar e promover a leitura de imagens desde as séries iniciais
id UCPe_6dc654acb28ab1b4a066559affd308d4
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/239
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling A ABORDAGEM DE IMAGENS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO ESCRITOalfabetizaçãoletramento visuallivro didáticoimagensatividades de leituraliteracyvisual literacytextbookimagesreading activitiesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADATendo em vista a grande multiplicidade de linguagens e, ainda, prevendo que a alfabetização é de grande valia no que concerne à constituição da criança em termos de letramentos, o presente estudo tem como objetivo principal identificar como as imagens são abordadas em propostas de leituras de textos presentes no livro didático (LD) Português: Linguagens Letramento e Alfabetização 1º ano, de Cereja e Magalhães (2010), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/ 2010), por meio do Guia Nacional do Livro Didático do mesmo ano. Os objetivos específicos traçados para esta pesquisa são: 1) analisar, à luz da Sintaxe da Linguagem Visual (DONDIS, 2007), quais abordagens caracterizam as imagens presentes no livro didático; 2) verificar em que medida as atividades de leitura relacionadas às imagens presentes no livro didático favorecem a uma leitura compreensiva e crítica dos textos imagéticos. Para tanto, é realizada uma pesquisa qualitativa (BAUER e GASKELL, 2002) em que o LD é analisado por meio de uma epistemologia interpretativa (SOARES, 2006). O método desta pesquisa é a investigação bibliográfica (SOUSA, 2009), por meio de investigação documental (SOUSA, 2009). Dentre os principais aportes teóricos utilizados estão a teoria dos letramentos sob uma perspectiva sociocultural (GEE, 2001; STREET, 2003, FISCHER, 2007) e a teoria da Sintaxe da Linguagem Visual (DONDIS, 2007). Para proceder com as análises selecionou-se o primeiro capítulo de cada uma das quatro unidades que compõem o livro didático em questão. Também foram estabelecidas seis categorias de análise: três para os textos imagéticos textos imagético-compositivos, textos imagético-ilustrativos e textos imagético-decorativos , e três para as atividades de leitura atividades de leitura do texto imagético, atividades de decodificação do texto imagético e atividades de não leitura do texto imagético. As análises indicam, de um modo geral, que as imagens são propostas aos alunos a partir de perspectivas socioculturais envolvendo o letramento visual no LD analisado. Com base nessa proposta, portanto, espera-se poder contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, bem como fornecer dados que possam ser relevantes à reflexão de como abordar e promover a leitura de imagens desde as séries iniciaisIn view of the great diversity of languages and, yet, predicting that literacy is a phase in which, it is believed, is of great value in relation to the establishment of the child in terms of literacy, the present study has as main objective to identify how images are covered in proposed readings present in textbook (LD = abbreviation of livro didático ): Português: Linguagens Letramento e Alfabetização 1º ano, of Cereja e Magalhães (2010), approved by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2010), through the Guia Nacional do Livro Didático of the same year. Specific objectives for this research include: 1) examine, in the light of the Visual Language Syntax (DONDIS, 2007), which approaches characterise the images present in the textbook; 2) verify to what extent the reading activities related to present images in a comprehensive textbook stimulate reading and criticism of imagetic texts. To do so, a qualitative research is performed (BAUER and GASKELL, 2002) in which the LD is examined by means of an interpretative epistemology (SOARES, 2006). The method of this research is the literature search (SOUSA, 2009), through documentary research (SOUSA, 2009). Among the main theoretical contributions used there are the literacies under a theory of sociocultural perspective (GEE, 2001; STREET, 2003, FISCHER, 2007) and the theory of Visual Language Syntax (DONDIS, 2007). To proceed with the analyses, it was selected the first chapter of each of the four units that make up the textbook in question. Were also established six categories of analysis: three for the imagetic texts imagetic-compositional texts, imagetic-illustrative texts and imagetic-decorative texts and three for reading activities activities of reading the imagetic text, activities of decoding the imagetic text and activities of no-reading the imagetic text. The analyses indicate, in general, that the images are offered to students from sociocultural perspectives involving the visual literacy in the examined LD. On the basis of this proposal, therefore, it is expected to be able to contribute to the process of teaching and learning, as well as provide data that may be relevant to the discussion of how to approach and promote the reading of images from the original seriesUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasFischer, AdrianaCPF:55555555555555http://lattes.cnpq.br/3344987638930485Leffa, Vilson JoseCPF:00757110010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5Amaral, Trícia Tamara Boeira do2016-03-22T17:26:49Z2013-02-272012-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAMARAL, Trícia Tamara Boeira do. A ABORDAGEM DE IMAGENS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO ESCRITO. 2012. 1 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/239porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A ABORDAGEM DE IMAGENS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO ESCRITO
title A ABORDAGEM DE IMAGENS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO ESCRITO
spellingShingle A ABORDAGEM DE IMAGENS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO ESCRITO
Amaral, Trícia Tamara Boeira do
alfabetização
letramento visual
livro didático
imagens
atividades de leitura
literacy
visual literacy
textbook
images
reading activities
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short A ABORDAGEM DE IMAGENS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO ESCRITO
title_full A ABORDAGEM DE IMAGENS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO ESCRITO
title_fullStr A ABORDAGEM DE IMAGENS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO ESCRITO
title_full_unstemmed A ABORDAGEM DE IMAGENS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO ESCRITO
title_sort A ABORDAGEM DE IMAGENS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO ESCRITO
author Amaral, Trícia Tamara Boeira do
author_facet Amaral, Trícia Tamara Boeira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fischer, Adriana
CPF:55555555555555
http://lattes.cnpq.br/3344987638930485
Leffa, Vilson Jose
CPF:00757110010
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Trícia Tamara Boeira do
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização
letramento visual
livro didático
imagens
atividades de leitura
literacy
visual literacy
textbook
images
reading activities
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic alfabetização
letramento visual
livro didático
imagens
atividades de leitura
literacy
visual literacy
textbook
images
reading activities
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Tendo em vista a grande multiplicidade de linguagens e, ainda, prevendo que a alfabetização é de grande valia no que concerne à constituição da criança em termos de letramentos, o presente estudo tem como objetivo principal identificar como as imagens são abordadas em propostas de leituras de textos presentes no livro didático (LD) Português: Linguagens Letramento e Alfabetização 1º ano, de Cereja e Magalhães (2010), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/ 2010), por meio do Guia Nacional do Livro Didático do mesmo ano. Os objetivos específicos traçados para esta pesquisa são: 1) analisar, à luz da Sintaxe da Linguagem Visual (DONDIS, 2007), quais abordagens caracterizam as imagens presentes no livro didático; 2) verificar em que medida as atividades de leitura relacionadas às imagens presentes no livro didático favorecem a uma leitura compreensiva e crítica dos textos imagéticos. Para tanto, é realizada uma pesquisa qualitativa (BAUER e GASKELL, 2002) em que o LD é analisado por meio de uma epistemologia interpretativa (SOARES, 2006). O método desta pesquisa é a investigação bibliográfica (SOUSA, 2009), por meio de investigação documental (SOUSA, 2009). Dentre os principais aportes teóricos utilizados estão a teoria dos letramentos sob uma perspectiva sociocultural (GEE, 2001; STREET, 2003, FISCHER, 2007) e a teoria da Sintaxe da Linguagem Visual (DONDIS, 2007). Para proceder com as análises selecionou-se o primeiro capítulo de cada uma das quatro unidades que compõem o livro didático em questão. Também foram estabelecidas seis categorias de análise: três para os textos imagéticos textos imagético-compositivos, textos imagético-ilustrativos e textos imagético-decorativos , e três para as atividades de leitura atividades de leitura do texto imagético, atividades de decodificação do texto imagético e atividades de não leitura do texto imagético. As análises indicam, de um modo geral, que as imagens são propostas aos alunos a partir de perspectivas socioculturais envolvendo o letramento visual no LD analisado. Com base nessa proposta, portanto, espera-se poder contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, bem como fornecer dados que possam ser relevantes à reflexão de como abordar e promover a leitura de imagens desde as séries iniciais
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-27
2013-02-27
2016-03-22T17:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMARAL, Trícia Tamara Boeira do. A ABORDAGEM DE IMAGENS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO ESCRITO. 2012. 1 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/239
identifier_str_mv AMARAL, Trícia Tamara Boeira do. A ABORDAGEM DE IMAGENS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO ESCRITO. 2012. 1 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1794619764772962304