Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Leite, Ariane Vieira lattes
Orientador(a): Jacquet, Christine lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Católica do Salvador
Programa de Pós-Graduação: Família na Sociedade Contemporânea
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1492
Resumo: Na contemporaneidade, princípios norteadores dos modelos educativos familiares sofreram alterações no sentido de sua democratização. Esta, assumida, sobretudo pelas classes médias, mais permeáveis a determinados ideários modernos, pode ser apreendida a partir das diferentes dimensões do processo educativo tais como as qualidades e aptidões que os pais querem que os filhos adquiram; os recursos e métodos pedagógicos que os pais utilizam para transmitir seus valores ou ensinar comportamentos adequados aos filhos; a repartição dos papéis educativos entre o pai e a mãe; e a atitude dos pais perante os agentes externos de socialização. Pesquisadores revelam que o sistema de crenças dos pais é determinante na relação que eles estabelecem com seus filhos. A religião norteia de maneira direta ou não, as regras de conduta dos indivíduos, regras estas que atribuem significado às atitudes e formas de ver o mundo e o “outro”. Dentro da esfera religiosa observa-se, o crescimento acentuado dos evangélicos. No geral, são as mulheres que primeiro aderem às igrejas evangélicas. A conseqüência é, cada vez, um maior número de casais com mulher evangélica e marido não crente, fazendo com que o fenômeno do pluralismo religioso repercuta fortemente nas famílias brasileiras. Neste estudo exploratório, de natureza qualitativa, nosso interesse foi analisar os modelos educativos das mães evangélicas - pertencentes às classes médias e cujo marido não compartilha da mesma fé - buscando compreender a influência da religião, bem como do processo de democratização das relações familiares, sobre os modelos adotados. Postulamos a priori uma tensão para essas mães entre dois modelos educativos diferentes: por serem mulheres de classes médias casadas com um homem que não compartilha da mesma fé, elas podem adotar o modelo democrático; mas por serem evangélicas, elas podem adotar um modelo mais tradicional. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com mães evangélicas, residentes em Salvador e casadas com maridos que não comungam da mesma fé. Para a análise dos dados, obtidos por meio das entrevistas, utilizamos a técnica de análise de conteúdo temática. Para o tratamento e a interpretação dos dados construímos dois modelos educativos: o democrático e o evangélico, sendo o primeiro a partir da literatura sobre o assunto que é abundante e consensual e o segundo elaborado a partir de entrevistas com pastores. As informações fornecidas pelas mães envolvidas na pesquisa demonstraram que a maior parte delas adota o modelo evangélico, notadamente disciplinador, o que revela que as entrevistadas apresentam características que mais as aproximam do que as diferenciam. Mas os dados também apontaram para a influência do processo de democratização nas práticas educativas destas mulheres, revelando as ressonâncias do ideário moderno no campo da educação, marcado pela cultura psicanalítica individualista que introduz um novo ethos familiar. Assim, coexistem no relato de uma mesma mãe os dois modelos estudados.
id UCSAL-1_86167f799696e71be227411b15efea50
oai_identifier_str oai:magneto.ucsal.br:prefix/1492
network_acronym_str UCSAL-1
network_name_str Repositório Institucional da UCSAL
repository_id_str
spelling 2020-04-20T20:20:16Z2019-09-232020-04-20T20:20:16Z2007http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1492Na contemporaneidade, princípios norteadores dos modelos educativos familiares sofreram alterações no sentido de sua democratização. Esta, assumida, sobretudo pelas classes médias, mais permeáveis a determinados ideários modernos, pode ser apreendida a partir das diferentes dimensões do processo educativo tais como as qualidades e aptidões que os pais querem que os filhos adquiram; os recursos e métodos pedagógicos que os pais utilizam para transmitir seus valores ou ensinar comportamentos adequados aos filhos; a repartição dos papéis educativos entre o pai e a mãe; e a atitude dos pais perante os agentes externos de socialização. Pesquisadores revelam que o sistema de crenças dos pais é determinante na relação que eles estabelecem com seus filhos. A religião norteia de maneira direta ou não, as regras de conduta dos indivíduos, regras estas que atribuem significado às atitudes e formas de ver o mundo e o “outro”. Dentro da esfera religiosa observa-se, o crescimento acentuado dos evangélicos. No geral, são as mulheres que primeiro aderem às igrejas evangélicas. A conseqüência é, cada vez, um maior número de casais com mulher evangélica e marido não crente, fazendo com que o fenômeno do pluralismo religioso repercuta fortemente nas famílias brasileiras. Neste estudo exploratório, de natureza qualitativa, nosso interesse foi analisar os modelos educativos das mães evangélicas - pertencentes às classes médias e cujo marido não compartilha da mesma fé - buscando compreender a influência da religião, bem como do processo de democratização das relações familiares, sobre os modelos adotados. Postulamos a priori uma tensão para essas mães entre dois modelos educativos diferentes: por serem mulheres de classes médias casadas com um homem que não compartilha da mesma fé, elas podem adotar o modelo democrático; mas por serem evangélicas, elas podem adotar um modelo mais tradicional. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com mães evangélicas, residentes em Salvador e casadas com maridos que não comungam da mesma fé. Para a análise dos dados, obtidos por meio das entrevistas, utilizamos a técnica de análise de conteúdo temática. Para o tratamento e a interpretação dos dados construímos dois modelos educativos: o democrático e o evangélico, sendo o primeiro a partir da literatura sobre o assunto que é abundante e consensual e o segundo elaborado a partir de entrevistas com pastores. As informações fornecidas pelas mães envolvidas na pesquisa demonstraram que a maior parte delas adota o modelo evangélico, notadamente disciplinador, o que revela que as entrevistadas apresentam características que mais as aproximam do que as diferenciam. Mas os dados também apontaram para a influência do processo de democratização nas práticas educativas destas mulheres, revelando as ressonâncias do ideário moderno no campo da educação, marcado pela cultura psicanalítica individualista que introduz um novo ethos familiar. Assim, coexistem no relato de uma mesma mãe os dois modelos estudados.In the contemporaneousness, north principles of the familiar educative models had suffered alterations in the direction from its democratization. This, assumed, over all by the middle classes, more permeable of determined modern perspectives, can be apprehended from the different dimensions of the educative process such as the qualities and aptitudes that the parents want that the children acquire; the pedagogical resources and methods that the parents use to transmit its values or to teach adequate behaviors to the children; the distribution of the educative papers between the father and the mother; e the attitude of the parents before the external agents of socialization. Researchers disclose that the system of beliefs of the parents is determinative in the relation that they establish with its children. The religion guides in direct way or not, the rules of behavior them individuals, rules that they attribute meant to the attitudes and forms to see the world and the "other". Inside of the religious sphere it is observed, the accented growth of the evangelicals. In the generality, they are the women who first adhere to the evangelical churches. The consequence is, each time, a bigger number of couples with evangelical woman and not believing husband, making with that the phenomenon of religious pluralism reverberate strongly in the Brazilian families. In this exploratory study, of qualitative nature, our interest was to analyze the educative models of the evangelical mothers - pertaining to the middle classes and whose husband does not share the same faith - being searched to understand the influence of the religion, as well as of the process of democratization of the familiar relations, on the adopted models. We claim a priori a tension for these mothers between two different educative models: for being women of married middle classes with a man, who does not share of the same faith, them they can adopt the democratic model; but for being evangelical, them they can adopt a more traditional model. Interviews half-structuralized with evangelicals, resident mothers in Salvador and married had been carried through with husbands who do not share of the same faith. For the analysis of the data, gotten by means of the interviews, we use the technique of thematic analysis of content. For the treatment and the interpretation of the data we construct two educative models: democratic and the evangelical, being the first one from the literature on the subject that is abundant and consensual and as elaborated from interviews with shepherds. The information supplied for the involved mothers in the research had demonstrated that most of them adopts the evangelical model, notably disciplinarian, what it discloses that the interviewed ones present characteristics that more approach them of that they differentiate them. But the data had also pointed with respect to the influence of the process of democratization in practical educative of these women, disclosing resonances of the modern perspective in the field of the education, marked for the individualistic psychoanalytical culture that introduces new ethos familiar. Thus, the two studied models coexist in the story of one same mother.Submitted by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2020-04-20T20:17:22Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOARIANELEITE.pdf: 1002300 bytes, checksum: a58855e511a97450f6a05a4d1a30cb73 (MD5)Approved for entry into archive by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2020-04-20T20:20:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOARIANELEITE.pdf: 1002300 bytes, checksum: a58855e511a97450f6a05a4d1a30cb73 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-20T20:20:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOARIANELEITE.pdf: 1002300 bytes, checksum: a58855e511a97450f6a05a4d1a30cb73 (MD5) Previous issue date: 2007porUniversidade Católica do SalvadorFamília na Sociedade ContemporâneaUCSALBrasilPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoSociais e HumanidadesMultidisplinarModelos educativosMães evangélicasPluralismo religioso na conjugalidadeProcesso de democratização das relações familiaresEducative modelsEvangelical mothersReligious pluralism in the conjugalityProcess of democratization of the familiar relationsOs modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisJacquet, Christinehttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/Leite, Ariane Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCSALinstname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)instacron:UCSALLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1492/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALDISSERTACAOARIANELEITE.pdfDISSERTACAOARIANELEITE.pdfapplication/pdf1002300http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1492/1/DISSERTACAOARIANELEITE.pdfa58855e511a97450f6a05a4d1a30cb73MD51prefix/14922020-04-20 17:21:17.317oai:magneto.ucsal.br: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ório de Publicaçõeshttp://ri.ucsal.br:8080/oai/requestopendoar:2020-04-20T20:21:17Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares
title Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares
spellingShingle Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares
Leite, Ariane Vieira
Sociais e Humanidades
Multidisplinar
Modelos educativos
Mães evangélicas
Pluralismo religioso na conjugalidade
Processo de democratização das relações familiares
Educative models
Evangelical mothers
Religious pluralism in the conjugality
Process of democratization of the familiar relations
title_short Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares
title_full Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares
title_fullStr Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares
title_full_unstemmed Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares
title_sort Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares
author Leite, Ariane Vieira
author_facet Leite, Ariane Vieira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacquet, Christine
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Ariane Vieira
contributor_str_mv Jacquet, Christine
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Sociais e Humanidades
Multidisplinar
topic Sociais e Humanidades
Multidisplinar
Modelos educativos
Mães evangélicas
Pluralismo religioso na conjugalidade
Processo de democratização das relações familiares
Educative models
Evangelical mothers
Religious pluralism in the conjugality
Process of democratization of the familiar relations
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos educativos
Mães evangélicas
Pluralismo religioso na conjugalidade
Processo de democratização das relações familiares
Educative models
Evangelical mothers
Religious pluralism in the conjugality
Process of democratization of the familiar relations
description Na contemporaneidade, princípios norteadores dos modelos educativos familiares sofreram alterações no sentido de sua democratização. Esta, assumida, sobretudo pelas classes médias, mais permeáveis a determinados ideários modernos, pode ser apreendida a partir das diferentes dimensões do processo educativo tais como as qualidades e aptidões que os pais querem que os filhos adquiram; os recursos e métodos pedagógicos que os pais utilizam para transmitir seus valores ou ensinar comportamentos adequados aos filhos; a repartição dos papéis educativos entre o pai e a mãe; e a atitude dos pais perante os agentes externos de socialização. Pesquisadores revelam que o sistema de crenças dos pais é determinante na relação que eles estabelecem com seus filhos. A religião norteia de maneira direta ou não, as regras de conduta dos indivíduos, regras estas que atribuem significado às atitudes e formas de ver o mundo e o “outro”. Dentro da esfera religiosa observa-se, o crescimento acentuado dos evangélicos. No geral, são as mulheres que primeiro aderem às igrejas evangélicas. A conseqüência é, cada vez, um maior número de casais com mulher evangélica e marido não crente, fazendo com que o fenômeno do pluralismo religioso repercuta fortemente nas famílias brasileiras. Neste estudo exploratório, de natureza qualitativa, nosso interesse foi analisar os modelos educativos das mães evangélicas - pertencentes às classes médias e cujo marido não compartilha da mesma fé - buscando compreender a influência da religião, bem como do processo de democratização das relações familiares, sobre os modelos adotados. Postulamos a priori uma tensão para essas mães entre dois modelos educativos diferentes: por serem mulheres de classes médias casadas com um homem que não compartilha da mesma fé, elas podem adotar o modelo democrático; mas por serem evangélicas, elas podem adotar um modelo mais tradicional. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com mães evangélicas, residentes em Salvador e casadas com maridos que não comungam da mesma fé. Para a análise dos dados, obtidos por meio das entrevistas, utilizamos a técnica de análise de conteúdo temática. Para o tratamento e a interpretação dos dados construímos dois modelos educativos: o democrático e o evangélico, sendo o primeiro a partir da literatura sobre o assunto que é abundante e consensual e o segundo elaborado a partir de entrevistas com pastores. As informações fornecidas pelas mães envolvidas na pesquisa demonstraram que a maior parte delas adota o modelo evangélico, notadamente disciplinador, o que revela que as entrevistadas apresentam características que mais as aproximam do que as diferenciam. Mas os dados também apontaram para a influência do processo de democratização nas práticas educativas destas mulheres, revelando as ressonâncias do ideário moderno no campo da educação, marcado pela cultura psicanalítica individualista que introduz um novo ethos familiar. Assim, coexistem no relato de uma mesma mãe os dois modelos estudados.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-23
2020-04-20T20:20:16Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-20T20:20:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1492
url http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica do Salvador
dc.publisher.program.fl_str_mv Família na Sociedade Contemporânea
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCSAL
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica do Salvador
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCSAL
instname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
instacron:UCSAL
instname_str Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
instacron_str UCSAL
institution UCSAL
reponame_str Repositório Institucional da UCSAL
collection Repositório Institucional da UCSAL
bitstream.url.fl_str_mv http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1492/2/license.txt
http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1492/1/DISSERTACAOARIANELEITE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
a58855e511a97450f6a05a4d1a30cb73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767328066384691200