Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Católica do Salvador
|
Programa de Pós-Graduação: |
Família na Sociedade Contemporânea
|
Departamento: |
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1492 |
Resumo: | Na contemporaneidade, princípios norteadores dos modelos educativos familiares sofreram alterações no sentido de sua democratização. Esta, assumida, sobretudo pelas classes médias, mais permeáveis a determinados ideários modernos, pode ser apreendida a partir das diferentes dimensões do processo educativo tais como as qualidades e aptidões que os pais querem que os filhos adquiram; os recursos e métodos pedagógicos que os pais utilizam para transmitir seus valores ou ensinar comportamentos adequados aos filhos; a repartição dos papéis educativos entre o pai e a mãe; e a atitude dos pais perante os agentes externos de socialização. Pesquisadores revelam que o sistema de crenças dos pais é determinante na relação que eles estabelecem com seus filhos. A religião norteia de maneira direta ou não, as regras de conduta dos indivíduos, regras estas que atribuem significado às atitudes e formas de ver o mundo e o “outro”. Dentro da esfera religiosa observa-se, o crescimento acentuado dos evangélicos. No geral, são as mulheres que primeiro aderem às igrejas evangélicas. A conseqüência é, cada vez, um maior número de casais com mulher evangélica e marido não crente, fazendo com que o fenômeno do pluralismo religioso repercuta fortemente nas famílias brasileiras. Neste estudo exploratório, de natureza qualitativa, nosso interesse foi analisar os modelos educativos das mães evangélicas - pertencentes às classes médias e cujo marido não compartilha da mesma fé - buscando compreender a influência da religião, bem como do processo de democratização das relações familiares, sobre os modelos adotados. Postulamos a priori uma tensão para essas mães entre dois modelos educativos diferentes: por serem mulheres de classes médias casadas com um homem que não compartilha da mesma fé, elas podem adotar o modelo democrático; mas por serem evangélicas, elas podem adotar um modelo mais tradicional. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com mães evangélicas, residentes em Salvador e casadas com maridos que não comungam da mesma fé. Para a análise dos dados, obtidos por meio das entrevistas, utilizamos a técnica de análise de conteúdo temática. Para o tratamento e a interpretação dos dados construímos dois modelos educativos: o democrático e o evangélico, sendo o primeiro a partir da literatura sobre o assunto que é abundante e consensual e o segundo elaborado a partir de entrevistas com pastores. As informações fornecidas pelas mães envolvidas na pesquisa demonstraram que a maior parte delas adota o modelo evangélico, notadamente disciplinador, o que revela que as entrevistadas apresentam características que mais as aproximam do que as diferenciam. Mas os dados também apontaram para a influência do processo de democratização nas práticas educativas destas mulheres, revelando as ressonâncias do ideário moderno no campo da educação, marcado pela cultura psicanalítica individualista que introduz um novo ethos familiar. Assim, coexistem no relato de uma mesma mãe os dois modelos estudados. |
id |
UCSAL-1_86167f799696e71be227411b15efea50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:magneto.ucsal.br:prefix/1492 |
network_acronym_str |
UCSAL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCSAL |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-04-20T20:20:16Z2019-09-232020-04-20T20:20:16Z2007http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1492Na contemporaneidade, princípios norteadores dos modelos educativos familiares sofreram alterações no sentido de sua democratização. Esta, assumida, sobretudo pelas classes médias, mais permeáveis a determinados ideários modernos, pode ser apreendida a partir das diferentes dimensões do processo educativo tais como as qualidades e aptidões que os pais querem que os filhos adquiram; os recursos e métodos pedagógicos que os pais utilizam para transmitir seus valores ou ensinar comportamentos adequados aos filhos; a repartição dos papéis educativos entre o pai e a mãe; e a atitude dos pais perante os agentes externos de socialização. Pesquisadores revelam que o sistema de crenças dos pais é determinante na relação que eles estabelecem com seus filhos. A religião norteia de maneira direta ou não, as regras de conduta dos indivíduos, regras estas que atribuem significado às atitudes e formas de ver o mundo e o “outro”. Dentro da esfera religiosa observa-se, o crescimento acentuado dos evangélicos. No geral, são as mulheres que primeiro aderem às igrejas evangélicas. A conseqüência é, cada vez, um maior número de casais com mulher evangélica e marido não crente, fazendo com que o fenômeno do pluralismo religioso repercuta fortemente nas famílias brasileiras. Neste estudo exploratório, de natureza qualitativa, nosso interesse foi analisar os modelos educativos das mães evangélicas - pertencentes às classes médias e cujo marido não compartilha da mesma fé - buscando compreender a influência da religião, bem como do processo de democratização das relações familiares, sobre os modelos adotados. Postulamos a priori uma tensão para essas mães entre dois modelos educativos diferentes: por serem mulheres de classes médias casadas com um homem que não compartilha da mesma fé, elas podem adotar o modelo democrático; mas por serem evangélicas, elas podem adotar um modelo mais tradicional. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com mães evangélicas, residentes em Salvador e casadas com maridos que não comungam da mesma fé. Para a análise dos dados, obtidos por meio das entrevistas, utilizamos a técnica de análise de conteúdo temática. Para o tratamento e a interpretação dos dados construímos dois modelos educativos: o democrático e o evangélico, sendo o primeiro a partir da literatura sobre o assunto que é abundante e consensual e o segundo elaborado a partir de entrevistas com pastores. As informações fornecidas pelas mães envolvidas na pesquisa demonstraram que a maior parte delas adota o modelo evangélico, notadamente disciplinador, o que revela que as entrevistadas apresentam características que mais as aproximam do que as diferenciam. Mas os dados também apontaram para a influência do processo de democratização nas práticas educativas destas mulheres, revelando as ressonâncias do ideário moderno no campo da educação, marcado pela cultura psicanalítica individualista que introduz um novo ethos familiar. Assim, coexistem no relato de uma mesma mãe os dois modelos estudados.In the contemporaneousness, north principles of the familiar educative models had suffered alterations in the direction from its democratization. This, assumed, over all by the middle classes, more permeable of determined modern perspectives, can be apprehended from the different dimensions of the educative process such as the qualities and aptitudes that the parents want that the children acquire; the pedagogical resources and methods that the parents use to transmit its values or to teach adequate behaviors to the children; the distribution of the educative papers between the father and the mother; e the attitude of the parents before the external agents of socialization. Researchers disclose that the system of beliefs of the parents is determinative in the relation that they establish with its children. The religion guides in direct way or not, the rules of behavior them individuals, rules that they attribute meant to the attitudes and forms to see the world and the "other". Inside of the religious sphere it is observed, the accented growth of the evangelicals. In the generality, they are the women who first adhere to the evangelical churches. The consequence is, each time, a bigger number of couples with evangelical woman and not believing husband, making with that the phenomenon of religious pluralism reverberate strongly in the Brazilian families. In this exploratory study, of qualitative nature, our interest was to analyze the educative models of the evangelical mothers - pertaining to the middle classes and whose husband does not share the same faith - being searched to understand the influence of the religion, as well as of the process of democratization of the familiar relations, on the adopted models. We claim a priori a tension for these mothers between two different educative models: for being women of married middle classes with a man, who does not share of the same faith, them they can adopt the democratic model; but for being evangelical, them they can adopt a more traditional model. Interviews half-structuralized with evangelicals, resident mothers in Salvador and married had been carried through with husbands who do not share of the same faith. For the analysis of the data, gotten by means of the interviews, we use the technique of thematic analysis of content. For the treatment and the interpretation of the data we construct two educative models: democratic and the evangelical, being the first one from the literature on the subject that is abundant and consensual and as elaborated from interviews with shepherds. The information supplied for the involved mothers in the research had demonstrated that most of them adopts the evangelical model, notably disciplinarian, what it discloses that the interviewed ones present characteristics that more approach them of that they differentiate them. But the data had also pointed with respect to the influence of the process of democratization in practical educative of these women, disclosing resonances of the modern perspective in the field of the education, marked for the individualistic psychoanalytical culture that introduces new ethos familiar. Thus, the two studied models coexist in the story of one same mother.Submitted by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2020-04-20T20:17:22Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOARIANELEITE.pdf: 1002300 bytes, checksum: a58855e511a97450f6a05a4d1a30cb73 (MD5)Approved for entry into archive by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2020-04-20T20:20:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOARIANELEITE.pdf: 1002300 bytes, checksum: a58855e511a97450f6a05a4d1a30cb73 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-20T20:20:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOARIANELEITE.pdf: 1002300 bytes, checksum: a58855e511a97450f6a05a4d1a30cb73 (MD5) Previous issue date: 2007porUniversidade Católica do SalvadorFamília na Sociedade ContemporâneaUCSALBrasilPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoSociais e HumanidadesMultidisplinarModelos educativosMães evangélicasPluralismo religioso na conjugalidadeProcesso de democratização das relações familiaresEducative modelsEvangelical mothersReligious pluralism in the conjugalityProcess of democratization of the familiar relationsOs modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisJacquet, Christinehttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/Leite, Ariane Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCSALinstname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)instacron:UCSALLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1492/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALDISSERTACAOARIANELEITE.pdfDISSERTACAOARIANELEITE.pdfapplication/pdf1002300http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1492/1/DISSERTACAOARIANELEITE.pdfa58855e511a97450f6a05a4d1a30cb73MD51prefix/14922020-04-20 17:21:17.317oai:magneto.ucsal.br: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ório de Publicaçõeshttp://ri.ucsal.br:8080/oai/requestopendoar:2020-04-20T20:21:17Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares |
title |
Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares |
spellingShingle |
Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares Leite, Ariane Vieira Sociais e Humanidades Multidisplinar Modelos educativos Mães evangélicas Pluralismo religioso na conjugalidade Processo de democratização das relações familiares Educative models Evangelical mothers Religious pluralism in the conjugality Process of democratization of the familiar relations |
title_short |
Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares |
title_full |
Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares |
title_fullStr |
Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares |
title_full_unstemmed |
Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares |
title_sort |
Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes: influências da religião e do processo de democratização nas relações familiares |
author |
Leite, Ariane Vieira |
author_facet |
Leite, Ariane Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jacquet, Christine |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Ariane Vieira |
contributor_str_mv |
Jacquet, Christine |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Sociais e Humanidades Multidisplinar |
topic |
Sociais e Humanidades Multidisplinar Modelos educativos Mães evangélicas Pluralismo religioso na conjugalidade Processo de democratização das relações familiares Educative models Evangelical mothers Religious pluralism in the conjugality Process of democratization of the familiar relations |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos educativos Mães evangélicas Pluralismo religioso na conjugalidade Processo de democratização das relações familiares Educative models Evangelical mothers Religious pluralism in the conjugality Process of democratization of the familiar relations |
description |
Na contemporaneidade, princípios norteadores dos modelos educativos familiares sofreram alterações no sentido de sua democratização. Esta, assumida, sobretudo pelas classes médias, mais permeáveis a determinados ideários modernos, pode ser apreendida a partir das diferentes dimensões do processo educativo tais como as qualidades e aptidões que os pais querem que os filhos adquiram; os recursos e métodos pedagógicos que os pais utilizam para transmitir seus valores ou ensinar comportamentos adequados aos filhos; a repartição dos papéis educativos entre o pai e a mãe; e a atitude dos pais perante os agentes externos de socialização. Pesquisadores revelam que o sistema de crenças dos pais é determinante na relação que eles estabelecem com seus filhos. A religião norteia de maneira direta ou não, as regras de conduta dos indivíduos, regras estas que atribuem significado às atitudes e formas de ver o mundo e o “outro”. Dentro da esfera religiosa observa-se, o crescimento acentuado dos evangélicos. No geral, são as mulheres que primeiro aderem às igrejas evangélicas. A conseqüência é, cada vez, um maior número de casais com mulher evangélica e marido não crente, fazendo com que o fenômeno do pluralismo religioso repercuta fortemente nas famílias brasileiras. Neste estudo exploratório, de natureza qualitativa, nosso interesse foi analisar os modelos educativos das mães evangélicas - pertencentes às classes médias e cujo marido não compartilha da mesma fé - buscando compreender a influência da religião, bem como do processo de democratização das relações familiares, sobre os modelos adotados. Postulamos a priori uma tensão para essas mães entre dois modelos educativos diferentes: por serem mulheres de classes médias casadas com um homem que não compartilha da mesma fé, elas podem adotar o modelo democrático; mas por serem evangélicas, elas podem adotar um modelo mais tradicional. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com mães evangélicas, residentes em Salvador e casadas com maridos que não comungam da mesma fé. Para a análise dos dados, obtidos por meio das entrevistas, utilizamos a técnica de análise de conteúdo temática. Para o tratamento e a interpretação dos dados construímos dois modelos educativos: o democrático e o evangélico, sendo o primeiro a partir da literatura sobre o assunto que é abundante e consensual e o segundo elaborado a partir de entrevistas com pastores. As informações fornecidas pelas mães envolvidas na pesquisa demonstraram que a maior parte delas adota o modelo evangélico, notadamente disciplinador, o que revela que as entrevistadas apresentam características que mais as aproximam do que as diferenciam. Mas os dados também apontaram para a influência do processo de democratização nas práticas educativas destas mulheres, revelando as ressonâncias do ideário moderno no campo da educação, marcado pela cultura psicanalítica individualista que introduz um novo ethos familiar. Assim, coexistem no relato de uma mesma mãe os dois modelos estudados. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-23 2020-04-20T20:20:16Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-20T20:20:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1492 |
url |
http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica do Salvador |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Família na Sociedade Contemporânea |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCSAL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica do Salvador |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCSAL instname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL) instacron:UCSAL |
instname_str |
Universidade Católica de Salvador (UCSAL) |
instacron_str |
UCSAL |
institution |
UCSAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCSAL |
collection |
Repositório Institucional da UCSAL |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1492/2/license.txt http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1492/1/DISSERTACAOARIANELEITE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b a58855e511a97450f6a05a4d1a30cb73 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1767328066384691200 |