A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Saciloto, Evandro Busata
Orientador(a): Milan, Gabriel Sperandio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/947
Resumo: O preço é um dos principais aspectos determinantes para a escolha dos produtos pelos compradores. Fatores como maior diferenciação dos produtos, desenvolvimentos tecnológicos e globalização da economia fizerem com que o preço ganhasse importância, pois é um dos elementos chave para alcançar o volume de vendas desejado e por impactar nos lucros e na rentabilidade das empresas. Além disso, as estratégias de precificação são fundamentais para a consolidação de um posicionamento de mercado adequado. Sendo assim, este trabalho analisou as estratégias e os processos de precificação utilizados em 153 empresas afiliadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), verificando a relação das decisões de preço com o desempenho destas empresas. Como método de pesquisa, foi realizada uma pesquisa quantitativo-descritiva do tipo survey com os responsáveis pelo processo de precificação destas empresas. Para a análise dos resultados, foi empregada a Análise Fatorial a Análise de Variância (ANOVA) e Análise de Cluster Os principais resultados sugerem que as empresas tendem a considerar como principal método de definição de preços o preço baseado em custos. No entanto, existem diferenças entre as estratégias de preços utilizadas e diferenças nos desempenhos apresentados entre os ramos de atividade, bem como no porte das empresas pesquisadas, definido pela separação em três grupos de empresas ou clusters sendo que o Cluster concentra as empresas de menor porte com menor desempenho e os demais Clusters com um desempenho superior. Além disso, os dados sugerem que empresas que pertencem ao Cluster 2 e ao Cluster que conseguem captar melhor o valor percebido dos clientes, aliado a uma estratégia de preços altos, apresentam um melhor desempenho diante dos seus principais concorrentes.
id UCS_07eb8b95227cdfb4e992d84b8914af33
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/947
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Saciloto, Evandro BusataDe Toni, DeonirGava, RogérioTondolo, Vilmar Antonio GonçalvesMilan, Gabriel Sperandio2015-06-08T16:14:30Z2015-06-08T16:14:30Z2015-06-082015-04-09https://repositorio.ucs.br/handle/11338/947O preço é um dos principais aspectos determinantes para a escolha dos produtos pelos compradores. Fatores como maior diferenciação dos produtos, desenvolvimentos tecnológicos e globalização da economia fizerem com que o preço ganhasse importância, pois é um dos elementos chave para alcançar o volume de vendas desejado e por impactar nos lucros e na rentabilidade das empresas. Além disso, as estratégias de precificação são fundamentais para a consolidação de um posicionamento de mercado adequado. Sendo assim, este trabalho analisou as estratégias e os processos de precificação utilizados em 153 empresas afiliadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), verificando a relação das decisões de preço com o desempenho destas empresas. Como método de pesquisa, foi realizada uma pesquisa quantitativo-descritiva do tipo survey com os responsáveis pelo processo de precificação destas empresas. Para a análise dos resultados, foi empregada a Análise Fatorial a Análise de Variância (ANOVA) e Análise de Cluster Os principais resultados sugerem que as empresas tendem a considerar como principal método de definição de preços o preço baseado em custos. No entanto, existem diferenças entre as estratégias de preços utilizadas e diferenças nos desempenhos apresentados entre os ramos de atividade, bem como no porte das empresas pesquisadas, definido pela separação em três grupos de empresas ou clusters sendo que o Cluster concentra as empresas de menor porte com menor desempenho e os demais Clusters com um desempenho superior. Além disso, os dados sugerem que empresas que pertencem ao Cluster 2 e ao Cluster que conseguem captar melhor o valor percebido dos clientes, aliado a uma estratégia de preços altos, apresentam um melhor desempenho diante dos seus principais concorrentes.The price is one of the main aspects when costumers are choosing products. Factors such as a higher level of differentiation of products, technological developments and globalization of the economy increased the importance of price, because it is a key element in order to reach the sales amount desired as well as for having an impact in the profitability of the companies. Furthermore, the pricing strategies are paramount for a suitable market positioning consolidation. Therefore, this paper has analysed the strategies and the processes of pricing of 153 companies that are part of the Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), verifying the relationship between pricing decision make and their performance. As for the research method, a survey was conducted with a quantitative approach and descriptive study with the persons responsible for the pricing process in their respective enterprises. The analysis of the results used the Factor Analysis, Variance Analysys (ANOVA) and Cluster Analysis. The main results suggest that enterprises tend to consider as a main method of pricing definition a cost based method. However, there are differences in the price strategies and performance verified in different fields of economic activity as well as in the size of the companies researched, defined by the segregation in the three different groups of companies in which the Cluster 1 concentrates the companies of lower performance and smaller size and the other Cluster concentrate the companies of superior performance. Moreover, the data suggest that companies that manage to better understand the perceived value of the customers, allied to strategies of higher prices present an improved performance when compared to their main competitors.Preços - DeterminaçãoAdministração de empresasBasing-point systemIndustrial managementA relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9942140650927309SACILOTO, E. B.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoLarentis, FabianoTEXTDissertacao Evandro Busata Saciloto.pdf.txtDissertacao Evandro Busata Saciloto.pdf.txtExtracted texttext/plain282734https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/3/Dissertacao%20Evandro%20Busata%20Saciloto.pdf.txt7c4b6990b2492e0f2410f1f6e0678364MD53THUMBNAILDissertacao Evandro Busata Saciloto.pdf.jpgDissertacao Evandro Busata Saciloto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/4/Dissertacao%20Evandro%20Busata%20Saciloto.pdf.jpga96cc537bba9734b7150c1f3f0f103fcMD54ORIGINALDissertacao Evandro Busata Saciloto.pdfDissertacao Evandro Busata Saciloto.pdfapplication/pdf1733087https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/1/Dissertacao%20Evandro%20Busata%20Saciloto.pdfd0a8acfb43c74b74aa5c00d9cbf4f2fbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/9472021-12-14 19:35:53.204oai:repositorio.ucs.br:11338/947IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:16:45.598797Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas
title A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas
spellingShingle A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas
Saciloto, Evandro Busata
Preços - Determinação
Administração de empresas
Basing-point system
Industrial management
title_short A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas
title_full A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas
title_fullStr A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas
title_full_unstemmed A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas
title_sort A relação entre as estratégias de precificação e o desempenho das empresas
author Saciloto, Evandro Busata
author_facet Saciloto, Evandro Busata
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv De Toni, Deonir
Gava, Rogério
Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Saciloto, Evandro Busata
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Milan, Gabriel Sperandio
contributor_str_mv Milan, Gabriel Sperandio
dc.subject.por.fl_str_mv Preços - Determinação
Administração de empresas
topic Preços - Determinação
Administração de empresas
Basing-point system
Industrial management
dc.subject.eng.fl_str_mv Basing-point system
Industrial management
description O preço é um dos principais aspectos determinantes para a escolha dos produtos pelos compradores. Fatores como maior diferenciação dos produtos, desenvolvimentos tecnológicos e globalização da economia fizerem com que o preço ganhasse importância, pois é um dos elementos chave para alcançar o volume de vendas desejado e por impactar nos lucros e na rentabilidade das empresas. Além disso, as estratégias de precificação são fundamentais para a consolidação de um posicionamento de mercado adequado. Sendo assim, este trabalho analisou as estratégias e os processos de precificação utilizados em 153 empresas afiliadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), verificando a relação das decisões de preço com o desempenho destas empresas. Como método de pesquisa, foi realizada uma pesquisa quantitativo-descritiva do tipo survey com os responsáveis pelo processo de precificação destas empresas. Para a análise dos resultados, foi empregada a Análise Fatorial a Análise de Variância (ANOVA) e Análise de Cluster Os principais resultados sugerem que as empresas tendem a considerar como principal método de definição de preços o preço baseado em custos. No entanto, existem diferenças entre as estratégias de preços utilizadas e diferenças nos desempenhos apresentados entre os ramos de atividade, bem como no porte das empresas pesquisadas, definido pela separação em três grupos de empresas ou clusters sendo que o Cluster concentra as empresas de menor porte com menor desempenho e os demais Clusters com um desempenho superior. Além disso, os dados sugerem que empresas que pertencem ao Cluster 2 e ao Cluster que conseguem captar melhor o valor percebido dos clientes, aliado a uma estratégia de preços altos, apresentam um melhor desempenho diante dos seus principais concorrentes.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-04-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-08T16:14:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-08T16:14:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/947
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/3/Dissertacao%20Evandro%20Busata%20Saciloto.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/4/Dissertacao%20Evandro%20Busata%20Saciloto.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/1/Dissertacao%20Evandro%20Busata%20Saciloto.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/947/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c4b6990b2492e0f2410f1f6e0678364
a96cc537bba9734b7150c1f3f0f103fc
d0a8acfb43c74b74aa5c00d9cbf4f2fb
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048331864866816