Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Boeira, Jocelaine Minella
Orientador(a): Soares, Eliana Maria do Sacramento
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/606
Resumo: Esta investigação teve como objetivo principal examinar os registros dos professores do Ensino Fundamental, anos finais, e do Ensino Médio, de uma escola particular, do município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, num curso de capacitação para utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e relacionálas com possíveis mudanças nas práticas pedagógicas. O trabalho se propôs a realizar uma pesquisa de natureza qualitativa baseada nos dados obtidos através dos registros dos professores-alunos nos espaços do AVA. Foram convidados para serem os sujeitos na pesquisa oito professores da Educação Básica, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O corpus da pesquisa constituiu-se dos registros presentes nos espaços de comunicação do ambiente (fórum, lições, correio eletrônico). O desenvolvimento do curso de capacitação que serviu de cenário para constituição do corpus, foi planejado sob o ponto de vista da aprendizagem a partir da teoria vigotskiana, assim como estimular os participantes a refletirem sobre o fazer pedagógico buscando a prática pedagógica inovadora sob a visão de Moran (2007; 2008). A análise do corpus foi feita à luz de Moraes e Galiazzi (2007) com análise textual discursiva, a qual é constituída por três ciclos denominado pelos autores como: desconstrução e unitarização; processo de categorização e produção de um texto descritivo-interpretativo (metatexto). A partir da análise foi possível identificar possíveis mudanças no fazer pedagógico futuro dos professores-alunos, caracterizadas por estratégias e intervenções pedagógicas que remetem a construção de conhecimentos através da interação e colaboração entre os pares.
id UCS_0c518f3eb4035420c2bc5f27d497325f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/606
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Boeira, Jocelaine MinellaSoares, Eliana Maria do Sacramento2014-06-05T16:14:59Z2014-06-05T16:14:59Z2014-06-052011-05-13https://repositorio.ucs.br/handle/11338/606Esta investigação teve como objetivo principal examinar os registros dos professores do Ensino Fundamental, anos finais, e do Ensino Médio, de uma escola particular, do município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, num curso de capacitação para utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e relacionálas com possíveis mudanças nas práticas pedagógicas. O trabalho se propôs a realizar uma pesquisa de natureza qualitativa baseada nos dados obtidos através dos registros dos professores-alunos nos espaços do AVA. Foram convidados para serem os sujeitos na pesquisa oito professores da Educação Básica, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O corpus da pesquisa constituiu-se dos registros presentes nos espaços de comunicação do ambiente (fórum, lições, correio eletrônico). O desenvolvimento do curso de capacitação que serviu de cenário para constituição do corpus, foi planejado sob o ponto de vista da aprendizagem a partir da teoria vigotskiana, assim como estimular os participantes a refletirem sobre o fazer pedagógico buscando a prática pedagógica inovadora sob a visão de Moran (2007; 2008). A análise do corpus foi feita à luz de Moraes e Galiazzi (2007) com análise textual discursiva, a qual é constituída por três ciclos denominado pelos autores como: desconstrução e unitarização; processo de categorização e produção de um texto descritivo-interpretativo (metatexto). A partir da análise foi possível identificar possíveis mudanças no fazer pedagógico futuro dos professores-alunos, caracterizadas por estratégias e intervenções pedagógicas que remetem a construção de conhecimentos através da interação e colaboração entre os pares.This study had as objective to examine the records of the teachers of Primary and final year of High School, a private school in the city of Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, a training course to use a virtual learning environment (VLE) and relate them to possible changes in teaching practices. The study proposes to conduct a qualitative research based on data obtained through the records of studentteachers in the spaces of VLE. Were invited to be the subjects in the study were eight teachers of Basic Education, the final years of Primary and Secondary Education. The corpus consisted of records present in the space communication environment (forum, lessons, electronic mail). The development of the training course that provided the backdrop for the constitution of the corpus, was planned from the viewpoint of learning from Vigotski theory as well as encourage participants to reflect on the pedagogical seeking innovative pedagogical practice from the perspective of Moran (2007, 2008). The corpus analysis was made in light of Moraes and Galiazzi (2007) with discursive textual analysis, which consists of three cycles called by the authors as deconstruction and unitarization; categorization process and production of an interpretive-descriptive text (metatext). From the analysis it was possible to identify possible changes in pedagogical future of student-teachers, characterized by pedagogical strategies and interventions that lead to knowledge construction through interaction and collaboration among peers.EducaçãoPráticas pedagógicasSociointeraçãoAmbiente virtual de aprendizagemCapacitaçãoPrática de ensinoAprendizagemEnsino auxiliado por computadorAmbiente virtualPedagogical practicesSocial interactionVirtual learning environmentTrainingStudent teachingLearningComputer-assisted instructionVirtual environmentPráticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3264983581004315BOEIRA, Jocelâine M.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Jocelaine Minella Boeira.pdf.txtDissertacao Jocelaine Minella Boeira.pdf.txtExtracted texttext/plain241839https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/3/Dissertacao%20Jocelaine%20Minella%20Boeira.pdf.txt6e69f62f495a12ae5e8d33c5470d827cMD53THUMBNAILDissertacao Jocelaine Minella Boeira.pdf.jpgDissertacao Jocelaine Minella Boeira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/4/Dissertacao%20Jocelaine%20Minella%20Boeira.pdf.jpg79ee9497b1584a8e5f36cf028f79287aMD54ORIGINALDissertacao Jocelaine Minella Boeira.pdfDissertacao Jocelaine Minella Boeira.pdfapplication/pdf6870148https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/1/Dissertacao%20Jocelaine%20Minella%20Boeira.pdf787ae5ef7917541ff8a9f1c653746c86MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/6062018-08-17 06:10:56.837oai:repositorio.ucs.br:11338/606IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:16:57.394848Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação
title Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação
spellingShingle Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação
Boeira, Jocelaine Minella
Educação
Práticas pedagógicas
Sociointeração
Ambiente virtual de aprendizagem
Capacitação
Prática de ensino
Aprendizagem
Ensino auxiliado por computador
Ambiente virtual
Pedagogical practices
Social interaction
Virtual learning environment
Training
Student teaching
Learning
Computer-assisted instruction
Virtual environment
title_short Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação
title_full Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação
title_fullStr Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação
title_sort Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação
author Boeira, Jocelaine Minella
author_facet Boeira, Jocelaine Minella
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boeira, Jocelaine Minella
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Eliana Maria do Sacramento
contributor_str_mv Soares, Eliana Maria do Sacramento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Práticas pedagógicas
Sociointeração
Ambiente virtual de aprendizagem
Capacitação
Prática de ensino
Aprendizagem
Ensino auxiliado por computador
Ambiente virtual
topic Educação
Práticas pedagógicas
Sociointeração
Ambiente virtual de aprendizagem
Capacitação
Prática de ensino
Aprendizagem
Ensino auxiliado por computador
Ambiente virtual
Pedagogical practices
Social interaction
Virtual learning environment
Training
Student teaching
Learning
Computer-assisted instruction
Virtual environment
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical practices
Social interaction
Virtual learning environment
Training
Student teaching
Learning
Computer-assisted instruction
Virtual environment
description Esta investigação teve como objetivo principal examinar os registros dos professores do Ensino Fundamental, anos finais, e do Ensino Médio, de uma escola particular, do município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, num curso de capacitação para utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e relacionálas com possíveis mudanças nas práticas pedagógicas. O trabalho se propôs a realizar uma pesquisa de natureza qualitativa baseada nos dados obtidos através dos registros dos professores-alunos nos espaços do AVA. Foram convidados para serem os sujeitos na pesquisa oito professores da Educação Básica, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O corpus da pesquisa constituiu-se dos registros presentes nos espaços de comunicação do ambiente (fórum, lições, correio eletrônico). O desenvolvimento do curso de capacitação que serviu de cenário para constituição do corpus, foi planejado sob o ponto de vista da aprendizagem a partir da teoria vigotskiana, assim como estimular os participantes a refletirem sobre o fazer pedagógico buscando a prática pedagógica inovadora sob a visão de Moran (2007; 2008). A análise do corpus foi feita à luz de Moraes e Galiazzi (2007) com análise textual discursiva, a qual é constituída por três ciclos denominado pelos autores como: desconstrução e unitarização; processo de categorização e produção de um texto descritivo-interpretativo (metatexto). A partir da análise foi possível identificar possíveis mudanças no fazer pedagógico futuro dos professores-alunos, caracterizadas por estratégias e intervenções pedagógicas que remetem a construção de conhecimentos através da interação e colaboração entre os pares.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-05-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-05T16:14:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-05T16:14:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/606
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/3/Dissertacao%20Jocelaine%20Minella%20Boeira.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/4/Dissertacao%20Jocelaine%20Minella%20Boeira.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/1/Dissertacao%20Jocelaine%20Minella%20Boeira.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/606/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e69f62f495a12ae5e8d33c5470d827c
79ee9497b1584a8e5f36cf028f79287a
787ae5ef7917541ff8a9f1c653746c86
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048332621938688