Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Abreu, Adriano Roberto de
Orientador(a): Larentis, Fabiano
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/6780
Resumo: A revisão da literatura indica que as relações de aprendizagem deverão se tornar cada vez mais difundidas sendo assim suportadas por tecnologias em constante evolução. O processo de aprendizagem e a necessidade do ser humano em usá-lo para prever eventos futuros é significativo nas organizações em que a necessidade de alta performance dos times, do resultado, exigem elevado grau de planejamento e execução. O estudo se propôs analisar a contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial percebido. Para tal, foi conduzida uma pesquisa do tipo qualitativa exploratória que utiliza o estudo de caso múltiplo como estratégia de investigação e gestores participantes de programas de aprendizagem experiencial como unidade de análise. A coleta de dados foi realizada com entrevistas semi-estruturadas e observação participante. O método de análise de conteúdo com apoio do software Excel que suportou a etapa de análise dos dados. Os principais resultados identificados estão relacionados as mudanças provocadas a partir dos programas de aprendizagem experiencias, ao trabalhar intensamente as emoções em seus participantes. Proporcionam o autoconhecimento, a superação e o autodesenvolvimento a partir da ressiginifcação de crenças limitantes. De maneira exploratória o estudo contribui para ampliar a o entendimento que a aprendizagem experiencial aplicada de forma integrativa pode contribuir para alavancar o desempenho gerencial. A intersecção entre a criação e desenho dos programas de aprendizagem experienciais com a interação da aprendizagem formal e informal e o desempenho gerencial percebido, resulta na experimentação ativa, em que o participante se torna capaz de aplicar as teorias no processo de tomada de decisões e resolução de problemas.
id UCS_0d673e522a59546d64bad9ea77a0ea32
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6780
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Abreu, Adriano Roberto deCamargo, Maria EmiliaFachinelli, Ana CristinaAntonello, Claudia SimoneLarentis, Fabiano2021-01-27T12:33:15Z2021-01-27T12:33:15Z2021-01-232020-11-30https://repositorio.ucs.br/11338/6780A revisão da literatura indica que as relações de aprendizagem deverão se tornar cada vez mais difundidas sendo assim suportadas por tecnologias em constante evolução. O processo de aprendizagem e a necessidade do ser humano em usá-lo para prever eventos futuros é significativo nas organizações em que a necessidade de alta performance dos times, do resultado, exigem elevado grau de planejamento e execução. O estudo se propôs analisar a contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial percebido. Para tal, foi conduzida uma pesquisa do tipo qualitativa exploratória que utiliza o estudo de caso múltiplo como estratégia de investigação e gestores participantes de programas de aprendizagem experiencial como unidade de análise. A coleta de dados foi realizada com entrevistas semi-estruturadas e observação participante. O método de análise de conteúdo com apoio do software Excel que suportou a etapa de análise dos dados. Os principais resultados identificados estão relacionados as mudanças provocadas a partir dos programas de aprendizagem experiencias, ao trabalhar intensamente as emoções em seus participantes. Proporcionam o autoconhecimento, a superação e o autodesenvolvimento a partir da ressiginifcação de crenças limitantes. De maneira exploratória o estudo contribui para ampliar a o entendimento que a aprendizagem experiencial aplicada de forma integrativa pode contribuir para alavancar o desempenho gerencial. A intersecção entre a criação e desenho dos programas de aprendizagem experienciais com a interação da aprendizagem formal e informal e o desempenho gerencial percebido, resulta na experimentação ativa, em que o participante se torna capaz de aplicar as teorias no processo de tomada de decisões e resolução de problemas.The literature review indicates that learning relationships are expected to become increasingly widespread and are thus supported by constantly evolving technologies. The learning process and the need for human beings to use it to predict future events is significant in organizations where the need for high performance by teams, as a result, requires a high degree of planning and execution. The study aimed to analyze the contribution of the practices of the experiential learning programs to the perceived managerial performance. To this end, an exploratory qualitative research was conducted using the multiple case study as an investigation strategy and managers participating in experiential learning programs as the unit of analysis. Data collection was carried out with semi-structured interviews and participant observation. The content analysis method supported by Excel software that supported the data analysis stage. The main results identified are related to the changes brought about by the programs of learning experiences, when working intensely the emotions in its participants. They provide self-knowledge, overcoming and self-development based on the resiginification of limiting beliefs. In an exploratory way, the study contributes to broaden the understanding that experiential learning applied in an integrative way can contribute to leverage managerial performance. The intersection between the creation and design of experiential learning programs with the interaction of formal and informal learning and perceived managerial performance, results in active experimentation, in which the participant becomes able to apply theories in the decision-making and resolution process of problems.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESAprendizagemAprendizagem organizacionalLearningOrganizational learningContribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2116599523202014Abreu, AdrianoMestrado Acadêmico em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-01-22ORIGINALDissertação Adriano Roberto de Abreu.pdfDissertação Adriano Roberto de Abreu.pdfapplication/pdf1200375https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6780/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriano%20Roberto%20de%20Abreu.pdfc93bbf84aceee80ad519f5b9e14e971eMD51TEXTDissertação Adriano Roberto de Abreu.pdf.txtDissertação Adriano Roberto de Abreu.pdf.txtExtracted texttext/plain265043https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6780/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriano%20Roberto%20de%20Abreu.pdf.txt421e227caddb0e856288cbadd18387d2MD52THUMBNAILDissertação Adriano Roberto de Abreu.pdf.jpgDissertação Adriano Roberto de Abreu.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6780/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriano%20Roberto%20de%20Abreu.pdf.jpgef602198af16894a28ebb30606f775bcMD5311338/67802021-05-07 14:10:23.24oai:repositorio.ucs.br:11338/6780Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:12:05.308451Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos
title Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos
spellingShingle Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos
Abreu, Adriano Roberto de
Aprendizagem
Aprendizagem organizacional
Learning
Organizational learning
title_short Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos
title_full Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos
title_fullStr Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos
title_full_unstemmed Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos
title_sort Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos
author Abreu, Adriano Roberto de
author_facet Abreu, Adriano Roberto de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Camargo, Maria Emilia
Fachinelli, Ana Cristina
Antonello, Claudia Simone
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Adriano Roberto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Larentis, Fabiano
contributor_str_mv Larentis, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Aprendizagem organizacional
topic Aprendizagem
Aprendizagem organizacional
Learning
Organizational learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Organizational learning
description A revisão da literatura indica que as relações de aprendizagem deverão se tornar cada vez mais difundidas sendo assim suportadas por tecnologias em constante evolução. O processo de aprendizagem e a necessidade do ser humano em usá-lo para prever eventos futuros é significativo nas organizações em que a necessidade de alta performance dos times, do resultado, exigem elevado grau de planejamento e execução. O estudo se propôs analisar a contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial percebido. Para tal, foi conduzida uma pesquisa do tipo qualitativa exploratória que utiliza o estudo de caso múltiplo como estratégia de investigação e gestores participantes de programas de aprendizagem experiencial como unidade de análise. A coleta de dados foi realizada com entrevistas semi-estruturadas e observação participante. O método de análise de conteúdo com apoio do software Excel que suportou a etapa de análise dos dados. Os principais resultados identificados estão relacionados as mudanças provocadas a partir dos programas de aprendizagem experiencias, ao trabalhar intensamente as emoções em seus participantes. Proporcionam o autoconhecimento, a superação e o autodesenvolvimento a partir da ressiginifcação de crenças limitantes. De maneira exploratória o estudo contribui para ampliar a o entendimento que a aprendizagem experiencial aplicada de forma integrativa pode contribuir para alavancar o desempenho gerencial. A intersecção entre a criação e desenho dos programas de aprendizagem experienciais com a interação da aprendizagem formal e informal e o desempenho gerencial percebido, resulta na experimentação ativa, em que o participante se torna capaz de aplicar as teorias no processo de tomada de decisões e resolução de problemas.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-27T12:33:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-27T12:33:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6780
url https://repositorio.ucs.br/11338/6780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6780/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriano%20Roberto%20de%20Abreu.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6780/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriano%20Roberto%20de%20Abreu.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6780/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriano%20Roberto%20de%20Abreu.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c93bbf84aceee80ad519f5b9e14e971e
421e227caddb0e856288cbadd18387d2
ef602198af16894a28ebb30606f775bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048312847892480