Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Bonow, Jamile Pich
Orientador(a): Mesquita, Alexandre
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/12295
Resumo: Essa dissertação consiste na aplicação e avaliação de uma sequência didática com embasamento teórico na Neurociência e na Aprendizagem Significativa de Ausubel. A proposta de trabalho surgiu devido ser um tema considerável e conveniente de estudar no cenário da educação. Além disso, torna-se importante compreender alguns aspectos da Neurociência e como ela pode contribuir ao trabalho docente no ensino de Física. Busca-se, também, compreender como esses saberes podem auxiliar os professores a desenvolverem suas aulas no sentido de levar o estudante a aprender de forma significativa. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em uma escola pública, com duas turmas de segundo ano do Ensino Médio, totalizando 33 alunos, na cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários no aplicativo Kahoot, construção de mapa mental e análise dos diários de bordo da pesquisadora. Através da metodologia utilizada e do estudo realizado gerou-se um produto educacional na forma de uma sequência didática, dividida em oito unidades, onde o conteúdo foi abordado de diferentes formas e subsidiada pela Neurociência, para a melhoria do ensino e da aprendizagem de termometria. Como resultados, a partir dos mapas mentais e questionários iniciais aplicados, percebeu-se a presença de alguns conhecimentos prévios e concepções alternativas sobre os conceitos de calor e temperatura. Já na realização do mapa mental final e do questionário final, encontrou-se a presença de relações corretas entre os conceitos de calor e temperatura e os estudantes responderam corretamente que a sensação térmica está relacionada às percepções de quente e frio. Também notou-se que as estratégias devem ser diversificadas e que provoquem no aluno o interesse em participar, desperte a curiosidade, a predisposição em aprender e a percepção de que o aluno faz parte do processo de ensino e aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_12ab0f1ac340f561eaf3bda66702ab56
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12295
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Bonow, Jamile PichCatelli, FranciscoGiovannini Junior, OdilonRebeque, Paulo ViniciusMesquita, Alexandre2023-07-04T13:24:38Z2023-07-04T13:24:38Z2023-07-042023-06-14https://repositorio.ucs.br/11338/12295Essa dissertação consiste na aplicação e avaliação de uma sequência didática com embasamento teórico na Neurociência e na Aprendizagem Significativa de Ausubel. A proposta de trabalho surgiu devido ser um tema considerável e conveniente de estudar no cenário da educação. Além disso, torna-se importante compreender alguns aspectos da Neurociência e como ela pode contribuir ao trabalho docente no ensino de Física. Busca-se, também, compreender como esses saberes podem auxiliar os professores a desenvolverem suas aulas no sentido de levar o estudante a aprender de forma significativa. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em uma escola pública, com duas turmas de segundo ano do Ensino Médio, totalizando 33 alunos, na cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários no aplicativo Kahoot, construção de mapa mental e análise dos diários de bordo da pesquisadora. Através da metodologia utilizada e do estudo realizado gerou-se um produto educacional na forma de uma sequência didática, dividida em oito unidades, onde o conteúdo foi abordado de diferentes formas e subsidiada pela Neurociência, para a melhoria do ensino e da aprendizagem de termometria. Como resultados, a partir dos mapas mentais e questionários iniciais aplicados, percebeu-se a presença de alguns conhecimentos prévios e concepções alternativas sobre os conceitos de calor e temperatura. Já na realização do mapa mental final e do questionário final, encontrou-se a presença de relações corretas entre os conceitos de calor e temperatura e os estudantes responderam corretamente que a sensação térmica está relacionada às percepções de quente e frio. Também notou-se que as estratégias devem ser diversificadas e que provoquem no aluno o interesse em participar, desperte a curiosidade, a predisposição em aprender e a percepção de que o aluno faz parte do processo de ensino e aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]This dissertation consists of the application and evaluaton of a Didactic Sequence with a theoretical basis in Ausubel's Neuroscience and Meaningful Learning. The work proposal arose because it is a considerable and convenient topic to study in the education scenario. In addition, it is important to understand some aspects of Neuroscience and how it can contribute to the teaching work in Physics teaching. It also seeks to understand how this knowledge can help teachers to develop their classes to lead students to learn in a meaningful way. Qualitative research was carried out in a public school, with two second-year high school classes, totaling 33 students, in the city of Farroupilha, in Rio Grande do Sul. Data collection took place through questionnaires in the Kahoot application, construction of a mental map and analysis of the researcher's logbooks. Through the methodology used and the study carried out, an educational product was generated in the form of a didactic sequence, divided into eight units, where the content was approached indifferent ways and subsidized by Neuroscience, to improve the teaching and learning of thermometry. As a result, from the mental maps and initial questionnaires applied, it was noticed the presence of some previous knowledge and alternative conceptions about the concepts of heat and temperature. In carrying out the final mental map and the final questionnaire, the presence of correct relationships between the concepts of heat and temperature was found and the students correctly answered that the thermal sensation is related to the perceptions of hot and cold. It was also noted that the strategies should be diversified and that provoke the student's interest in participating, arouse curiosity, predisposition to learn and the perception that the student is part of the teaching and learning process. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior, CAPESengporFísica - Estudo e ensinoTermômetros e termometriaNeurociênciasDidáticaPhysics - Study and teachingThermometersNeurosciencesDidaticsNeurociência e educação: contribuições para o ensino de termometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttps://lattes.cnpq.br/1514035618487481Bonow, JamileMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Farroupilha2023-07-03ORIGINALDissertação Jamile Pich Bonow.pdfDissertação Jamile Pich Bonow.pdfapplication/pdf3373878https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf572f85ef4ce83ce9af889dd5ccfc9594MD51Produto educacional Jamile Pich Bonow.pdfProduto educacional Jamile Pich Bonow.pdfapplication/pdf659625https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/2/Produto%20educacional%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf8c80dfd5755be64d1368b7a9abdd59f6MD52TEXTDissertação Jamile Pich Bonow.pdf.txtDissertação Jamile Pich Bonow.pdf.txtExtracted texttext/plain155939https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.txtedb1d56fe234effc358cc1496efb6811MD53Produto educacional Jamile Pich Bonow.pdf.txtProduto educacional Jamile Pich Bonow.pdf.txtExtracted texttext/plain34678https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/5/Produto%20educacional%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.txtd440f22b10ef6623ef1a01b0723ceeceMD55THUMBNAILDissertação Jamile Pich Bonow.pdf.jpgDissertação Jamile Pich Bonow.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.jpgebb56f7252fe360c83eddf3feaba2048MD54Produto educacional Jamile Pich Bonow.pdf.jpgProduto educacional Jamile Pich Bonow.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1535https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/6/Produto%20educacional%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.jpgbc5f4760c728ddff98e9dbde597e72e2MD5611338/122952023-07-06 07:00:30.923oai:repositorio.ucs.br:11338/12295Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:13:53.325463Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
title Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
spellingShingle Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
Bonow, Jamile Pich
Física - Estudo e ensino
Termômetros e termometria
Neurociências
Didática
Physics - Study and teaching
Thermometers
Neurosciences
Didatics
title_short Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
title_full Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
title_fullStr Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
title_full_unstemmed Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
title_sort Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
author Bonow, Jamile Pich
author_facet Bonow, Jamile Pich
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Catelli, Francisco
Giovannini Junior, Odilon
Rebeque, Paulo Vinicius
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonow, Jamile Pich
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mesquita, Alexandre
contributor_str_mv Mesquita, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Termômetros e termometria
Neurociências
Didática
topic Física - Estudo e ensino
Termômetros e termometria
Neurociências
Didática
Physics - Study and teaching
Thermometers
Neurosciences
Didatics
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics - Study and teaching
Thermometers
Neurosciences
Didatics
description Essa dissertação consiste na aplicação e avaliação de uma sequência didática com embasamento teórico na Neurociência e na Aprendizagem Significativa de Ausubel. A proposta de trabalho surgiu devido ser um tema considerável e conveniente de estudar no cenário da educação. Além disso, torna-se importante compreender alguns aspectos da Neurociência e como ela pode contribuir ao trabalho docente no ensino de Física. Busca-se, também, compreender como esses saberes podem auxiliar os professores a desenvolverem suas aulas no sentido de levar o estudante a aprender de forma significativa. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em uma escola pública, com duas turmas de segundo ano do Ensino Médio, totalizando 33 alunos, na cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários no aplicativo Kahoot, construção de mapa mental e análise dos diários de bordo da pesquisadora. Através da metodologia utilizada e do estudo realizado gerou-se um produto educacional na forma de uma sequência didática, dividida em oito unidades, onde o conteúdo foi abordado de diferentes formas e subsidiada pela Neurociência, para a melhoria do ensino e da aprendizagem de termometria. Como resultados, a partir dos mapas mentais e questionários iniciais aplicados, percebeu-se a presença de alguns conhecimentos prévios e concepções alternativas sobre os conceitos de calor e temperatura. Já na realização do mapa mental final e do questionário final, encontrou-se a presença de relações corretas entre os conceitos de calor e temperatura e os estudantes responderam corretamente que a sensação térmica está relacionada às percepções de quente e frio. Também notou-se que as estratégias devem ser diversificadas e que provoquem no aluno o interesse em participar, desperte a curiosidade, a predisposição em aprender e a percepção de que o aluno faz parte do processo de ensino e aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-06-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-04T13:24:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-04T13:24:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12295
url https://repositorio.ucs.br/11338/12295
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/2/Produto%20educacional%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/5/Produto%20educacional%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/6/Produto%20educacional%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 572f85ef4ce83ce9af889dd5ccfc9594
8c80dfd5755be64d1368b7a9abdd59f6
edb1d56fe234effc358cc1496efb6811
d440f22b10ef6623ef1a01b0723ceece
ebb56f7252fe360c83eddf3feaba2048
bc5f4760c728ddff98e9dbde597e72e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048320086212608