Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Vergani, Francine Censi
Orientador(a): Martins, José Arthur
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/12755
Resumo: O planejamento e a aplicação de Trilhas de Aprendizagem sobre Geometria em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Caxias do Sul no segundo semestre de 2022, após dois anos de pandemia, período no qual os estudantes tiveram aulas na modalidade semipresencial, buscaram ampliar as possibilidades de desenvolver o raciocínio matemático através de metodologias alternativas. As atividades basearam-se no uso de games e aplicativos e mostraram ser boas opções para a construção do conhecimento, integrando autonomia, motivação e saberes específicos. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_19712c66c2e5b76f2c874ab19bbc360c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12755
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Vergani, Francine CensiSantos, Antonio Vanderlei dosJúnior Giovannini, OdilonMartins, José Arthur2023-10-24T13:23:05Z2023-10-24T13:23:05Z2023-10-242023-08-01https://repositorio.ucs.br/11338/12755O planejamento e a aplicação de Trilhas de Aprendizagem sobre Geometria em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Caxias do Sul no segundo semestre de 2022, após dois anos de pandemia, período no qual os estudantes tiveram aulas na modalidade semipresencial, buscaram ampliar as possibilidades de desenvolver o raciocínio matemático através de metodologias alternativas. As atividades basearam-se no uso de games e aplicativos e mostraram ser boas opções para a construção do conhecimento, integrando autonomia, motivação e saberes específicos. [resumo fornecido pelo autor]Planning and applying Learning Trails on Geometry, in a ninth grade class of Elementary School of a public city school in Caxias do Sul, in the second semester of 2022, after two years of the pandemic, period in which students had semipresential classes, aimed to amplify the possibilities of developing mathematical reasoning through alternative methodologies. The activities were based on the use of games and applications and proved to be good options to the construction of knowledge, integrating autonomy, motivation and specific contents. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática - Estudo e ensinoMatemática (Ensino fundamental)AprendizagemGeometriaPrática de ensinoMathematics - Study and teachingMathematics (elementary school)LearningGeometryStudent teachingTrilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3540049143298879CENSI, F.Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-10-23ORIGINALDissertação Francine Censi Vergani.pdfDissertação Francine Censi Vergani.pdfapplication/pdf3852391https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Censi%20Vergani.pdfeb72a5cc5737b23b73aa53fd43449243MD51Produto educacional Francine Censi Vergani.pdfProduto educacional Francine Censi Vergani.pdfapplication/pdf1541486https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/4/Produto%20educacional%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf2ccfdc7f1785ff1f145a8ffeefadeb28MD54TEXTDissertação Francine Censi Vergani.pdf.txtDissertação Francine Censi Vergani.pdf.txtExtracted texttext/plain141686https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.txtf72f397486720026ffc786ef1ad3164fMD52Produto educacional Francine Censi Vergani.pdf.txtProduto educacional Francine Censi Vergani.pdf.txtExtracted texttext/plain177https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/5/Produto%20educacional%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.txt5818c9d4ea84fa349b568a2dbc3ac725MD55THUMBNAILDissertação Francine Censi Vergani.pdf.jpgDissertação Francine Censi Vergani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.jpgf9515ffc2e7eb552917b8a5593ec703aMD53Produto educacional Francine Censi Vergani.pdf.jpgProduto educacional Francine Censi Vergani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1537https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/6/Produto%20educacional%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.jpg01a68346c9284f278c2fe4131634c763MD5611338/127552023-10-27 07:00:24.251oai:repositorio.ucs.br:11338/12755Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:17:42.446150Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria
title Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria
spellingShingle Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria
Vergani, Francine Censi
Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Geometria
Prática de ensino
Mathematics - Study and teaching
Mathematics (elementary school)
Learning
Geometry
Student teaching
title_short Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria
title_full Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria
title_fullStr Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria
title_full_unstemmed Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria
title_sort Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria
author Vergani, Francine Censi
author_facet Vergani, Francine Censi
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Santos, Antonio Vanderlei dos
Júnior Giovannini, Odilon
dc.contributor.author.fl_str_mv Vergani, Francine Censi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, José Arthur
contributor_str_mv Martins, José Arthur
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Geometria
Prática de ensino
topic Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Geometria
Prática de ensino
Mathematics - Study and teaching
Mathematics (elementary school)
Learning
Geometry
Student teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics - Study and teaching
Mathematics (elementary school)
Learning
Geometry
Student teaching
description O planejamento e a aplicação de Trilhas de Aprendizagem sobre Geometria em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Caxias do Sul no segundo semestre de 2022, após dois anos de pandemia, período no qual os estudantes tiveram aulas na modalidade semipresencial, buscaram ampliar as possibilidades de desenvolver o raciocínio matemático através de metodologias alternativas. As atividades basearam-se no uso de games e aplicativos e mostraram ser boas opções para a construção do conhecimento, integrando autonomia, motivação e saberes específicos. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-24T13:23:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-24T13:23:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12755
url https://repositorio.ucs.br/11338/12755
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/4/Produto%20educacional%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/5/Produto%20educacional%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/6/Produto%20educacional%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eb72a5cc5737b23b73aa53fd43449243
2ccfdc7f1785ff1f145a8ffeefadeb28
f72f397486720026ffc786ef1ad3164f
5818c9d4ea84fa349b568a2dbc3ac725
f9515ffc2e7eb552917b8a5593ec703a
01a68346c9284f278c2fe4131634c763
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048335279030272