Dimensões da qualidade na prestação de serviços: um estudo ambientado nos laboratórios da Universidade de Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Lazzari, Fernanda
Orientador(a): Milan, Gabriel Sperandio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/365
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a identificação dos atributos e das dimensões da qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios acreditados ou em processo de acreditação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob a perspectiva das empresas-cliente que utilizam estes serviços. A operacionalização da pesquisa realizou-se, inicialmente, por meio de um estudo qualitativo de caráter exploratório, com aplicação de dezesseis entrevistas individuais, com uma abordagem semi-estruturada, mediante a aplicação de um roteiro de questões. Com base nos atributos identificados na pesquisa qualitativa, foi elaborado um questionário estruturado, o qual foi aplicado a 160 empresas, resultando em um total de 147 casos válidos. Por meio da análise fatorial, o conjunto de 28 atributos foi agrupado em sete dimensões de análise ou fatores, que representam um índice de explicação de 70,32% da variação dos dados originais. Além disso, por meio da regressão linear múltipla foi possível explicar 64,7% da satisfação geral das empresas-cliente em função de apenas sete atributos.
id UCS_2589a3f88b472270f7c7870cd9c6a04e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/365
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Lazzari, FernandaMilan, Gabriel Sperandio2014-05-22T17:50:32Z2014-05-22T17:50:32Z2014-05-222009-02-17https://repositorio.ucs.br/handle/11338/365O presente trabalho apresenta um estudo sobre a identificação dos atributos e das dimensões da qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios acreditados ou em processo de acreditação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob a perspectiva das empresas-cliente que utilizam estes serviços. A operacionalização da pesquisa realizou-se, inicialmente, por meio de um estudo qualitativo de caráter exploratório, com aplicação de dezesseis entrevistas individuais, com uma abordagem semi-estruturada, mediante a aplicação de um roteiro de questões. Com base nos atributos identificados na pesquisa qualitativa, foi elaborado um questionário estruturado, o qual foi aplicado a 160 empresas, resultando em um total de 147 casos válidos. Por meio da análise fatorial, o conjunto de 28 atributos foi agrupado em sete dimensões de análise ou fatores, que representam um índice de explicação de 70,32% da variação dos dados originais. Além disso, por meio da regressão linear múltipla foi possível explicar 64,7% da satisfação geral das empresas-cliente em função de apenas sete atributos.This work presents a study on the quality attributes and dimensions of the services offered by the accredited laboratories or in accreditation process of the University of Caxias do Sul (UCS), on a company based perspective. The operationalization of the research was done thru the application of sixteen individual interviews, with a semi-structured approach. With the identification of the attributes in a qualitative process, was elaborated a structured questionnaire, which was applied in 160 companies, resulting in 147 valid cases. In factorial analysis, 28 attributes were grouped into seven analysis dimensions or factors, which represent an explication factor of 70,32% of variation from the original data. Furthermore, by means multiple linear regression, it was possible to explain a 64,7% general satisfaction index of the companies only with these seven attributes.Administração de setores específicosQualidade em serviçosDimensões da qualidade em serviçosSatisfação de clientesServiços educacionaisServices qualityServices quality dimensionsCustomer satisfactionEducational servicesDimensões da qualidade na prestação de serviços: um estudo ambientado nos laboratórios da Universidade de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8433623789354128LAZZARI, FPrograma de Pós-Graduação de Mestrado em AdministraçãoTEXTDissertacao Fernanda Lazzari.pdf.txtDissertacao Fernanda Lazzari.pdf.txtExtracted texttext/plain302765https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/365/3/Dissertacao%20Fernanda%20Lazzari.pdf.txt90b88ccec6a7daed6274ec27319d9f3bMD53THUMBNAILDissertacao Fernanda Lazzari.pdf.jpgDissertacao Fernanda Lazzari.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/365/4/Dissertacao%20Fernanda%20Lazzari.pdf.jpgcf0dca26b2a99eb00d7640b6d0c3d49cMD54ORIGINALDissertacao Fernanda Lazzari.pdfDissertacao Fernanda Lazzari.pdfapplication/pdf737983https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/365/1/Dissertacao%20Fernanda%20Lazzari.pdf94518f44e2ed10fc15d8e94b4a4d7ce1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/365/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/3652018-08-17 06:05:23.189oai:repositorio.ucs.br:11338/365IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:13:15.724424Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dimensões da qualidade na prestação de serviços: um estudo ambientado nos laboratórios da Universidade de Caxias do Sul
title Dimensões da qualidade na prestação de serviços: um estudo ambientado nos laboratórios da Universidade de Caxias do Sul
spellingShingle Dimensões da qualidade na prestação de serviços: um estudo ambientado nos laboratórios da Universidade de Caxias do Sul
Lazzari, Fernanda
Administração de setores específicos
Qualidade em serviços
Dimensões da qualidade em serviços
Satisfação de clientes
Serviços educacionais
Services quality
Services quality dimensions
Customer satisfaction
Educational services
title_short Dimensões da qualidade na prestação de serviços: um estudo ambientado nos laboratórios da Universidade de Caxias do Sul
title_full Dimensões da qualidade na prestação de serviços: um estudo ambientado nos laboratórios da Universidade de Caxias do Sul
title_fullStr Dimensões da qualidade na prestação de serviços: um estudo ambientado nos laboratórios da Universidade de Caxias do Sul
title_full_unstemmed Dimensões da qualidade na prestação de serviços: um estudo ambientado nos laboratórios da Universidade de Caxias do Sul
title_sort Dimensões da qualidade na prestação de serviços: um estudo ambientado nos laboratórios da Universidade de Caxias do Sul
author Lazzari, Fernanda
author_facet Lazzari, Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzari, Fernanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Milan, Gabriel Sperandio
contributor_str_mv Milan, Gabriel Sperandio
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de setores específicos
Qualidade em serviços
Dimensões da qualidade em serviços
Satisfação de clientes
Serviços educacionais
Services quality
Services quality dimensions
Customer satisfaction
Educational services
topic Administração de setores específicos
Qualidade em serviços
Dimensões da qualidade em serviços
Satisfação de clientes
Serviços educacionais
Services quality
Services quality dimensions
Customer satisfaction
Educational services
description O presente trabalho apresenta um estudo sobre a identificação dos atributos e das dimensões da qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios acreditados ou em processo de acreditação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob a perspectiva das empresas-cliente que utilizam estes serviços. A operacionalização da pesquisa realizou-se, inicialmente, por meio de um estudo qualitativo de caráter exploratório, com aplicação de dezesseis entrevistas individuais, com uma abordagem semi-estruturada, mediante a aplicação de um roteiro de questões. Com base nos atributos identificados na pesquisa qualitativa, foi elaborado um questionário estruturado, o qual foi aplicado a 160 empresas, resultando em um total de 147 casos válidos. Por meio da análise fatorial, o conjunto de 28 atributos foi agrupado em sete dimensões de análise ou fatores, que representam um índice de explicação de 70,32% da variação dos dados originais. Além disso, por meio da regressão linear múltipla foi possível explicar 64,7% da satisfação geral das empresas-cliente em função de apenas sete atributos.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009-02-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-22T17:50:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-22T17:50:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/365
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/365/3/Dissertacao%20Fernanda%20Lazzari.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/365/4/Dissertacao%20Fernanda%20Lazzari.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/365/1/Dissertacao%20Fernanda%20Lazzari.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/365/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 90b88ccec6a7daed6274ec27319d9f3b
cf0dca26b2a99eb00d7640b6d0c3d49c
94518f44e2ed10fc15d8e94b4a4d7ce1
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048317415489536