Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Pelissari, Daniela
Orientador(a): Soares, Eliana Maria do Sacramento
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/12879
Resumo: O presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de 2020 e 2021, advindas dos redimensionamentos das práticas pedagógicas no contexto da pandemia da Covid-19?". O quadro teórico construído considerou dados referentes à pandemia da Covid-19, relacionados à legislação e às terminologias recomendadas para definir as aulas durante esse período, que demandaram mudanças necessárias no contexto educacional. Considerou ainda conceitos acerca das práticas pedagógicas no cenário de cultura digital, destacando as particularidades do ensino no contexto da pandemia da Covid-19 articuladas a alguns conceitos da teoria vigotskiana, bem como alguns aspectos da natureza da Matemática. Para gerar os dados da pesquisa, foi realizado um grupo focal com estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino da Serra Gaúcha. O corpus da pesquisa foi constituído pelas narrativas de estudantes que participaram de grupos focais com idades entre 12 e 13 anos que cursavam o 7º ano do Ensino Fundamental na referida escola, no ano de 2022 e foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva. Desse processo foram identificadas as seguintes categorias emergentes: Comunicação Pedagógica; Andamento das aulas de Matemática; e Dificuldades relatadas. Os resultados indicam que a comunicação pedagógica realizada durante o período das aulas remotas e híbridas não se mostrou suficiente para desenvolver a aprendizagem, embora o esforço dos professores para tal. Nesse sentido percebemos a importância de ressignificar o uso dos recursos digitais nos processos educativos, pensando-os como elementos que podem contribuir para o processo de aprendizagem, desde que articulado a mediações dos professores com capacidade de auxiliar os estudantes a darem sentido para as atividades realizadas por meio desses recursos. Discorremos sobre a importância de as atividades e instrumentos avaliativos serem propostos de maneira que busquem perceber as compreensões dos estudantes e identificar as lacunas e reorganizar as práticas educativas. Concluímos, a partir do olhar dos estudantes, que a inserção de práticas híbridas, com o uso de recursos digitais, carece de mediação adequada a fim de que possam desencadear processos de aprendizagem. Finalizamos destacando a importância de considerar as particularidades da Matemática e de sua natureza para a criação de práticas docentes para seu ensino. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_2d85c0c463a8e89bdc10b027fe90cd42
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12879
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Pelissari, DanielaWelter, Cristiane BackesTauchen, GionaraSoares, Eliana Maria do Sacramento2023-12-12T19:37:24Z2023-12-12T19:37:24Z2023-12-122023-09-26https://repositorio.ucs.br/11338/12879O presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de 2020 e 2021, advindas dos redimensionamentos das práticas pedagógicas no contexto da pandemia da Covid-19?". O quadro teórico construído considerou dados referentes à pandemia da Covid-19, relacionados à legislação e às terminologias recomendadas para definir as aulas durante esse período, que demandaram mudanças necessárias no contexto educacional. Considerou ainda conceitos acerca das práticas pedagógicas no cenário de cultura digital, destacando as particularidades do ensino no contexto da pandemia da Covid-19 articuladas a alguns conceitos da teoria vigotskiana, bem como alguns aspectos da natureza da Matemática. Para gerar os dados da pesquisa, foi realizado um grupo focal com estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino da Serra Gaúcha. O corpus da pesquisa foi constituído pelas narrativas de estudantes que participaram de grupos focais com idades entre 12 e 13 anos que cursavam o 7º ano do Ensino Fundamental na referida escola, no ano de 2022 e foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva. Desse processo foram identificadas as seguintes categorias emergentes: Comunicação Pedagógica; Andamento das aulas de Matemática; e Dificuldades relatadas. Os resultados indicam que a comunicação pedagógica realizada durante o período das aulas remotas e híbridas não se mostrou suficiente para desenvolver a aprendizagem, embora o esforço dos professores para tal. Nesse sentido percebemos a importância de ressignificar o uso dos recursos digitais nos processos educativos, pensando-os como elementos que podem contribuir para o processo de aprendizagem, desde que articulado a mediações dos professores com capacidade de auxiliar os estudantes a darem sentido para as atividades realizadas por meio desses recursos. Discorremos sobre a importância de as atividades e instrumentos avaliativos serem propostos de maneira que busquem perceber as compreensões dos estudantes e identificar as lacunas e reorganizar as práticas educativas. Concluímos, a partir do olhar dos estudantes, que a inserção de práticas híbridas, com o uso de recursos digitais, carece de mediação adequada a fim de que possam desencadear processos de aprendizagem. Finalizamos destacando a importância de considerar as particularidades da Matemática e de sua natureza para a criação de práticas docentes para seu ensino. [resumo fornecido pelo autor]The present study had as its research question "How did student practices occur, in 7th year classes of Elementary School, in the subject of Mathematics, at a private school in Serra Gaúcha, in the years 2020 and 2021, resulting from the resizing of pedagogical practices in the context of the Covid-19 pandemic?". The theoretical framework constructed considered data relating to the Covid-19 pandemic, related to laws and terminologies recommended to define classes during this period, which required necessary changes in the educational context. It also considered concepts about pedagogical practices in the digital culture scenario, highlighting the particularities of teaching in the context of the Covid-19 pandemic linked to some concepts from Vygotskian theory, as well as some aspects of the nature of Mathematics. In order to generate research data, a focus group was held with students in the 7th year of elementary school at a private school in Serra Gaúcha. The research corpus was made up of the narratives of students who participated in focus groups aged between 12 and 13 who were in the 7th year of Elementary School at that school, in the year 2022 and was analyzed using Discursive Textual Analysis. The following emerging categories were identified from this process: Pedagogical Communication; Progress of Mathematics classes; and Reported difficulties. The results indicate that the pedagogical communication carried out during the period of remote and hybrid classes was not enough to develop learning, despite the teachers' efforts to do so. In this sense, we recognize the importance of giving new meaning to the use of digital resources in educational processes, thinking of them as elements that can contribute to the learning process, as long as they are linked to the mediation of teachers with the ability to help students give meaning to the activities carried out through these resources. The importance of activities and assessment instruments being proposed in a way that seeks to understand students' understandings are discussed to identify gaps and reorganize educational practices. It is possible to conclude, from the students' perspective, that the insertion of hybrid practices, with the use of digital resources, lacks adequate mediation so that they can trigger learning processes. Finally the importance of considering the particularities of Mathematics and its nature is highlighted to create teaching practices for its teaching. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática - Estudo e ensinoEnsino fundamental - EstudantesPrática de ensinoAprendizagemPandemiasMathematics - Study and teachingElementary School - StudentsStudent teachingLearningPandemicsUm estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9747489369324410Pelissari, DanielaMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALDissertação Daniela Pelissari.pdfDissertação Daniela Pelissari.pdfapplication/pdf1330945https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12879/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Pelissari.pdfddee3dbb21b779d8526cec02c2e78fb9MD51TEXTDissertação Daniela Pelissari.pdf.txtDissertação Daniela Pelissari.pdf.txtExtracted texttext/plain220007https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12879/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Pelissari.pdf.txtc897d41f983463f7ff6eb20316fcc22eMD52THUMBNAILDissertação Daniela Pelissari.pdf.jpgDissertação Daniela Pelissari.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12879/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Pelissari.pdf.jpgf907ceaefd1207684bf819c2cab784ccMD5311338/128792023-12-13 11:34:25.699oai:repositorio.ucs.br:11338/12879Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:16:13.380279Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
title Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
spellingShingle Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
Pelissari, Daniela
Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Estudantes
Prática de ensino
Aprendizagem
Pandemias
Mathematics - Study and teaching
Elementary School - Students
Student teaching
Learning
Pandemics
title_short Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
title_full Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
title_fullStr Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
title_full_unstemmed Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
title_sort Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
author Pelissari, Daniela
author_facet Pelissari, Daniela
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Welter, Cristiane Backes
Tauchen, Gionara
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelissari, Daniela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Eliana Maria do Sacramento
contributor_str_mv Soares, Eliana Maria do Sacramento
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Estudantes
Prática de ensino
Aprendizagem
Pandemias
topic Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Estudantes
Prática de ensino
Aprendizagem
Pandemias
Mathematics - Study and teaching
Elementary School - Students
Student teaching
Learning
Pandemics
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics - Study and teaching
Elementary School - Students
Student teaching
Learning
Pandemics
description O presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de 2020 e 2021, advindas dos redimensionamentos das práticas pedagógicas no contexto da pandemia da Covid-19?". O quadro teórico construído considerou dados referentes à pandemia da Covid-19, relacionados à legislação e às terminologias recomendadas para definir as aulas durante esse período, que demandaram mudanças necessárias no contexto educacional. Considerou ainda conceitos acerca das práticas pedagógicas no cenário de cultura digital, destacando as particularidades do ensino no contexto da pandemia da Covid-19 articuladas a alguns conceitos da teoria vigotskiana, bem como alguns aspectos da natureza da Matemática. Para gerar os dados da pesquisa, foi realizado um grupo focal com estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino da Serra Gaúcha. O corpus da pesquisa foi constituído pelas narrativas de estudantes que participaram de grupos focais com idades entre 12 e 13 anos que cursavam o 7º ano do Ensino Fundamental na referida escola, no ano de 2022 e foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva. Desse processo foram identificadas as seguintes categorias emergentes: Comunicação Pedagógica; Andamento das aulas de Matemática; e Dificuldades relatadas. Os resultados indicam que a comunicação pedagógica realizada durante o período das aulas remotas e híbridas não se mostrou suficiente para desenvolver a aprendizagem, embora o esforço dos professores para tal. Nesse sentido percebemos a importância de ressignificar o uso dos recursos digitais nos processos educativos, pensando-os como elementos que podem contribuir para o processo de aprendizagem, desde que articulado a mediações dos professores com capacidade de auxiliar os estudantes a darem sentido para as atividades realizadas por meio desses recursos. Discorremos sobre a importância de as atividades e instrumentos avaliativos serem propostos de maneira que busquem perceber as compreensões dos estudantes e identificar as lacunas e reorganizar as práticas educativas. Concluímos, a partir do olhar dos estudantes, que a inserção de práticas híbridas, com o uso de recursos digitais, carece de mediação adequada a fim de que possam desencadear processos de aprendizagem. Finalizamos destacando a importância de considerar as particularidades da Matemática e de sua natureza para a criação de práticas docentes para seu ensino. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-12T19:37:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-12T19:37:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12879
url https://repositorio.ucs.br/11338/12879
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12879/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Pelissari.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12879/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Pelissari.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12879/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Pelissari.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ddee3dbb21b779d8526cec02c2e78fb9
c897d41f983463f7ff6eb20316fcc22e
f907ceaefd1207684bf819c2cab784cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048329818046464