Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | eng por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ucs.br/11338/12879 |
Resumo: | O presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de 2020 e 2021, advindas dos redimensionamentos das práticas pedagógicas no contexto da pandemia da Covid-19?". O quadro teórico construído considerou dados referentes à pandemia da Covid-19, relacionados à legislação e às terminologias recomendadas para definir as aulas durante esse período, que demandaram mudanças necessárias no contexto educacional. Considerou ainda conceitos acerca das práticas pedagógicas no cenário de cultura digital, destacando as particularidades do ensino no contexto da pandemia da Covid-19 articuladas a alguns conceitos da teoria vigotskiana, bem como alguns aspectos da natureza da Matemática. Para gerar os dados da pesquisa, foi realizado um grupo focal com estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino da Serra Gaúcha. O corpus da pesquisa foi constituído pelas narrativas de estudantes que participaram de grupos focais com idades entre 12 e 13 anos que cursavam o 7º ano do Ensino Fundamental na referida escola, no ano de 2022 e foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva. Desse processo foram identificadas as seguintes categorias emergentes: Comunicação Pedagógica; Andamento das aulas de Matemática; e Dificuldades relatadas. Os resultados indicam que a comunicação pedagógica realizada durante o período das aulas remotas e híbridas não se mostrou suficiente para desenvolver a aprendizagem, embora o esforço dos professores para tal. Nesse sentido percebemos a importância de ressignificar o uso dos recursos digitais nos processos educativos, pensando-os como elementos que podem contribuir para o processo de aprendizagem, desde que articulado a mediações dos professores com capacidade de auxiliar os estudantes a darem sentido para as atividades realizadas por meio desses recursos. Discorremos sobre a importância de as atividades e instrumentos avaliativos serem propostos de maneira que busquem perceber as compreensões dos estudantes e identificar as lacunas e reorganizar as práticas educativas. Concluímos, a partir do olhar dos estudantes, que a inserção de práticas híbridas, com o uso de recursos digitais, carece de mediação adequada a fim de que possam desencadear processos de aprendizagem. Finalizamos destacando a importância de considerar as particularidades da Matemática e de sua natureza para a criação de práticas docentes para seu ensino. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_2d85c0c463a8e89bdc10b027fe90cd42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12879 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pelissari, DanielaWelter, Cristiane BackesTauchen, GionaraSoares, Eliana Maria do Sacramento2023-12-12T19:37:24Z2023-12-12T19:37:24Z2023-12-122023-09-26https://repositorio.ucs.br/11338/12879O presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de 2020 e 2021, advindas dos redimensionamentos das práticas pedagógicas no contexto da pandemia da Covid-19?". O quadro teórico construído considerou dados referentes à pandemia da Covid-19, relacionados à legislação e às terminologias recomendadas para definir as aulas durante esse período, que demandaram mudanças necessárias no contexto educacional. Considerou ainda conceitos acerca das práticas pedagógicas no cenário de cultura digital, destacando as particularidades do ensino no contexto da pandemia da Covid-19 articuladas a alguns conceitos da teoria vigotskiana, bem como alguns aspectos da natureza da Matemática. Para gerar os dados da pesquisa, foi realizado um grupo focal com estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino da Serra Gaúcha. O corpus da pesquisa foi constituído pelas narrativas de estudantes que participaram de grupos focais com idades entre 12 e 13 anos que cursavam o 7º ano do Ensino Fundamental na referida escola, no ano de 2022 e foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva. Desse processo foram identificadas as seguintes categorias emergentes: Comunicação Pedagógica; Andamento das aulas de Matemática; e Dificuldades relatadas. Os resultados indicam que a comunicação pedagógica realizada durante o período das aulas remotas e híbridas não se mostrou suficiente para desenvolver a aprendizagem, embora o esforço dos professores para tal. Nesse sentido percebemos a importância de ressignificar o uso dos recursos digitais nos processos educativos, pensando-os como elementos que podem contribuir para o processo de aprendizagem, desde que articulado a mediações dos professores com capacidade de auxiliar os estudantes a darem sentido para as atividades realizadas por meio desses recursos. Discorremos sobre a importância de as atividades e instrumentos avaliativos serem propostos de maneira que busquem perceber as compreensões dos estudantes e identificar as lacunas e reorganizar as práticas educativas. Concluímos, a partir do olhar dos estudantes, que a inserção de práticas híbridas, com o uso de recursos digitais, carece de mediação adequada a fim de que possam desencadear processos de aprendizagem. Finalizamos destacando a importância de considerar as particularidades da Matemática e de sua natureza para a criação de práticas docentes para seu ensino. [resumo fornecido pelo autor]The present study had as its research question "How did student practices occur, in 7th year classes of Elementary School, in the subject of Mathematics, at a private school in Serra Gaúcha, in the years 2020 and 2021, resulting from the resizing of pedagogical practices in the context of the Covid-19 pandemic?". The theoretical framework constructed considered data relating to the Covid-19 pandemic, related to laws and terminologies recommended to define classes during this period, which required necessary changes in the educational context. It also considered concepts about pedagogical practices in the digital culture scenario, highlighting the particularities of teaching in the context of the Covid-19 pandemic linked to some concepts from Vygotskian theory, as well as some aspects of the nature of Mathematics. In order to generate research data, a focus group was held with students in the 7th year of elementary school at a private school in Serra Gaúcha. The research corpus was made up of the narratives of students who participated in focus groups aged between 12 and 13 who were in the 7th year of Elementary School at that school, in the year 2022 and was analyzed using Discursive Textual Analysis. The following emerging categories were identified from this process: Pedagogical Communication; Progress of Mathematics classes; and Reported difficulties. The results indicate that the pedagogical communication carried out during the period of remote and hybrid classes was not enough to develop learning, despite the teachers' efforts to do so. In this sense, we recognize the importance of giving new meaning to the use of digital resources in educational processes, thinking of them as elements that can contribute to the learning process, as long as they are linked to the mediation of teachers with the ability to help students give meaning to the activities carried out through these resources. The importance of activities and assessment instruments being proposed in a way that seeks to understand students' understandings are discussed to identify gaps and reorganize educational practices. It is possible to conclude, from the students' perspective, that the insertion of hybrid practices, with the use of digital resources, lacks adequate mediation so that they can trigger learning processes. Finally the importance of considering the particularities of Mathematics and its nature is highlighted to create teaching practices for its teaching. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática - Estudo e ensinoEnsino fundamental - EstudantesPrática de ensinoAprendizagemPandemiasMathematics - Study and teachingElementary School - StudentsStudent teachingLearningPandemicsUm estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9747489369324410Pelissari, DanielaMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALDissertação Daniela Pelissari.pdfDissertação Daniela Pelissari.pdfapplication/pdf1330945https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12879/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Pelissari.pdfddee3dbb21b779d8526cec02c2e78fb9MD51TEXTDissertação Daniela Pelissari.pdf.txtDissertação Daniela Pelissari.pdf.txtExtracted texttext/plain220007https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12879/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Pelissari.pdf.txtc897d41f983463f7ff6eb20316fcc22eMD52THUMBNAILDissertação Daniela Pelissari.pdf.jpgDissertação Daniela Pelissari.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12879/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Pelissari.pdf.jpgf907ceaefd1207684bf819c2cab784ccMD5311338/128792023-12-13 11:34:25.699oai:repositorio.ucs.br:11338/12879Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:16:13.380279Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha |
title |
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha |
spellingShingle |
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha Pelissari, Daniela Matemática - Estudo e ensino Ensino fundamental - Estudantes Prática de ensino Aprendizagem Pandemias Mathematics - Study and teaching Elementary School - Students Student teaching Learning Pandemics |
title_short |
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha |
title_full |
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha |
title_fullStr |
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha |
title_sort |
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha |
author |
Pelissari, Daniela |
author_facet |
Pelissari, Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Welter, Cristiane Backes Tauchen, Gionara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pelissari, Daniela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Eliana Maria do Sacramento |
contributor_str_mv |
Soares, Eliana Maria do Sacramento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Ensino fundamental - Estudantes Prática de ensino Aprendizagem Pandemias |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Ensino fundamental - Estudantes Prática de ensino Aprendizagem Pandemias Mathematics - Study and teaching Elementary School - Students Student teaching Learning Pandemics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics - Study and teaching Elementary School - Students Student teaching Learning Pandemics |
description |
O presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de 2020 e 2021, advindas dos redimensionamentos das práticas pedagógicas no contexto da pandemia da Covid-19?". O quadro teórico construído considerou dados referentes à pandemia da Covid-19, relacionados à legislação e às terminologias recomendadas para definir as aulas durante esse período, que demandaram mudanças necessárias no contexto educacional. Considerou ainda conceitos acerca das práticas pedagógicas no cenário de cultura digital, destacando as particularidades do ensino no contexto da pandemia da Covid-19 articuladas a alguns conceitos da teoria vigotskiana, bem como alguns aspectos da natureza da Matemática. Para gerar os dados da pesquisa, foi realizado um grupo focal com estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino da Serra Gaúcha. O corpus da pesquisa foi constituído pelas narrativas de estudantes que participaram de grupos focais com idades entre 12 e 13 anos que cursavam o 7º ano do Ensino Fundamental na referida escola, no ano de 2022 e foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva. Desse processo foram identificadas as seguintes categorias emergentes: Comunicação Pedagógica; Andamento das aulas de Matemática; e Dificuldades relatadas. Os resultados indicam que a comunicação pedagógica realizada durante o período das aulas remotas e híbridas não se mostrou suficiente para desenvolver a aprendizagem, embora o esforço dos professores para tal. Nesse sentido percebemos a importância de ressignificar o uso dos recursos digitais nos processos educativos, pensando-os como elementos que podem contribuir para o processo de aprendizagem, desde que articulado a mediações dos professores com capacidade de auxiliar os estudantes a darem sentido para as atividades realizadas por meio desses recursos. Discorremos sobre a importância de as atividades e instrumentos avaliativos serem propostos de maneira que busquem perceber as compreensões dos estudantes e identificar as lacunas e reorganizar as práticas educativas. Concluímos, a partir do olhar dos estudantes, que a inserção de práticas híbridas, com o uso de recursos digitais, carece de mediação adequada a fim de que possam desencadear processos de aprendizagem. Finalizamos destacando a importância de considerar as particularidades da Matemática e de sua natureza para a criação de práticas docentes para seu ensino. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-09-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-12T19:37:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-12T19:37:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12879 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12879/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Pelissari.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12879/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Pelissari.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12879/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Pelissari.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ddee3dbb21b779d8526cec02c2e78fb9 c897d41f983463f7ff6eb20316fcc22e f907ceaefd1207684bf819c2cab784cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1794048329818046464 |