A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Cristiane Pacheco Pires
Orientador(a): Sauer, Laurete Zanol
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/12778
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar o potencial de atividades lúdicas, construídas a partir de músicas infantis, para promover aprendizagem de números, contagem e quantidades no ensino da Matemática na Educação Infantil. Fundamentada na Epistemologia Genética de Jean Piaget, esta investigação buscou, em estudos bibliográficos e observação em campo, subsídios que pudessem alcançar o referido objetivo. Os dados foram coletados em uma Escola de Educação Infantil, no município de Vacaria, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, no período de setembro e outubro de 2022, tendo como sujeitos da pesquisa quinze crianças com idades entre quatro e cinco anos. O procedimento utilizado foi a intervenção pedagógica e os dados captados através da produção documental (o planejamento das atividades a serem realizadas e seus objetivos), comunicação oral com os estudantes, anotações das observações da participação dos estudantes ao que foi proposto, registros através de fotos, auto avaliação realizada de forma oral com as crianças e elaboração de uma tabela com os objetivos propostos pela BNCC para avaliar o desenvolvimento do aluno dentro dos propostos pela Base. Para a exposição dos dados, utilizou-se a descrição dos encontros, os quais retrataram as interações e construções das crianças no interior do fenômeno estudado. Verificou-se que, quando realiza atividades lúdicas em que possa interagir, pensar, refletir, raciocinar, a criança pode aprender de forma significativa. A música é um instrumento integrador e mediador, que ajuda na construção de memória a longo prazo, favorecendo que a criança recorra a essas memórias para solucionar novas situações-problema que envolvam saberes já conhecidos. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_393742b091144177500c403dc366598b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12778
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Silva, Cristiane Pacheco PiresCatelli, FranciscoGonçalves, Silvia NilcéiaSauer, Laurete Zanol2023-11-13T12:48:29Z2023-11-13T12:48:29Z2023-11-102023-10-23https://repositorio.ucs.br/11338/12778A presente pesquisa teve como objetivo investigar o potencial de atividades lúdicas, construídas a partir de músicas infantis, para promover aprendizagem de números, contagem e quantidades no ensino da Matemática na Educação Infantil. Fundamentada na Epistemologia Genética de Jean Piaget, esta investigação buscou, em estudos bibliográficos e observação em campo, subsídios que pudessem alcançar o referido objetivo. Os dados foram coletados em uma Escola de Educação Infantil, no município de Vacaria, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, no período de setembro e outubro de 2022, tendo como sujeitos da pesquisa quinze crianças com idades entre quatro e cinco anos. O procedimento utilizado foi a intervenção pedagógica e os dados captados através da produção documental (o planejamento das atividades a serem realizadas e seus objetivos), comunicação oral com os estudantes, anotações das observações da participação dos estudantes ao que foi proposto, registros através de fotos, auto avaliação realizada de forma oral com as crianças e elaboração de uma tabela com os objetivos propostos pela BNCC para avaliar o desenvolvimento do aluno dentro dos propostos pela Base. Para a exposição dos dados, utilizou-se a descrição dos encontros, os quais retrataram as interações e construções das crianças no interior do fenômeno estudado. Verificou-se que, quando realiza atividades lúdicas em que possa interagir, pensar, refletir, raciocinar, a criança pode aprender de forma significativa. A música é um instrumento integrador e mediador, que ajuda na construção de memória a longo prazo, favorecendo que a criança recorra a essas memórias para solucionar novas situações-problema que envolvam saberes já conhecidos. [resumo fornecido pelo autor]This research aimed to investigate the potential of ludic activities, built from children's songs, to promote learning numbers, counting and quantities in the teaching of Mathematics in Early Childhood Education. Based on the Genetic Epistemology Jean Piaget's conceptions this investigation sought bibliographic studies and field observation subsidies that could reach the referred objective. Data were collected at a school of Early Childhood Education in the municipality of Vacaria, located in the interior of the state of Rio Grande do Sul from September to October 2022 with fifteen children aged between four and five years old as research subjects. The procedure used was the pedagogical intervention and the data captured through the documental production (the planning of the activities to be carried out and their objectives) oral communication with the students, note sof the observations of the students' participations to what was proposed records through photos, self-assessment carried out orally with the children, and elaboration of a table with the objective proposed by the BNCC to evaluate the student's development within those proposed by the Base Curricular in Brazil. For exposing the data, we used the description of the meetings, which portrayed the interactions and constructions of the children within the studied phenomenon. We verified that, when he/she carrying out ludic activities in which they can interact, think, reflect, reason, the child learns in a meaningful way. Music is an integrating and moderator instrument, which helps build long-term memory, encouraging the child to use these memories to solve new problem-situations involving already known knowledge. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática - Estudo e ensinoAtividades criativas na sala de aulaAprendizagemMúsica na educaçãoMathematics - Study and teachingCreative activities and seat workLearningMusic in educationA construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6307678824349678SILVA, C. P. P.Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Vacaria2023-10-23ORIGINALDissertação Cristiane Pacheco Pires Silva.pdfDissertação Cristiane Pacheco Pires Silva.pdfapplication/pdf10817068https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12778/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Pacheco%20Pires%20Silva.pdf6328e1f558728872bbf782474d6e9ad7MD51Produto educacional Cristiane Pacheco Pires Silva.pdfProduto educacional Cristiane Pacheco Pires Silva.pdfapplication/pdf5110774https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12778/2/Produto%20educacional%20Cristiane%20Pacheco%20Pires%20Silva.pdf274ec7dd4ccdc5553d4332a36d1d0ea3MD52TEXTDissertação Cristiane Pacheco Pires Silva.pdf.txtDissertação Cristiane Pacheco Pires Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain257581https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12778/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Pacheco%20Pires%20Silva.pdf.txt10f2ad597cfe9c3270e5ba67258417ddMD53Produto educacional Cristiane Pacheco Pires Silva.pdf.txtProduto educacional Cristiane Pacheco Pires Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain45336https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12778/5/Produto%20educacional%20Cristiane%20Pacheco%20Pires%20Silva.pdf.txtad0535c0f2f1877ad95d2c9ac64bf67eMD55THUMBNAILDissertação Cristiane Pacheco Pires Silva.pdf.jpgDissertação Cristiane Pacheco Pires Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12778/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Pacheco%20Pires%20Silva.pdf.jpgdb361a5b80f352841bf454d95d3d5ff7MD54Produto educacional Cristiane Pacheco Pires Silva.pdf.jpgProduto educacional Cristiane Pacheco Pires Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2230https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12778/6/Produto%20educacional%20Cristiane%20Pacheco%20Pires%20Silva.pdf.jpga1d07b2b831d0e970fd806c9a6a32f51MD5611338/127782023-11-14 06:00:24.858oai:repositorio.ucs.br:11338/12778Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:14:41.201478Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
title A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
spellingShingle A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
Silva, Cristiane Pacheco Pires
Matemática - Estudo e ensino
Atividades criativas na sala de aula
Aprendizagem
Música na educação
Mathematics - Study and teaching
Creative activities and seat work
Learning
Music in education
title_short A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
title_full A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
title_fullStr A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
title_full_unstemmed A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
title_sort A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
author Silva, Cristiane Pacheco Pires
author_facet Silva, Cristiane Pacheco Pires
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Catelli, Francisco
Gonçalves, Silvia Nilcéia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristiane Pacheco Pires
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sauer, Laurete Zanol
contributor_str_mv Sauer, Laurete Zanol
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Atividades criativas na sala de aula
Aprendizagem
Música na educação
topic Matemática - Estudo e ensino
Atividades criativas na sala de aula
Aprendizagem
Música na educação
Mathematics - Study and teaching
Creative activities and seat work
Learning
Music in education
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics - Study and teaching
Creative activities and seat work
Learning
Music in education
description A presente pesquisa teve como objetivo investigar o potencial de atividades lúdicas, construídas a partir de músicas infantis, para promover aprendizagem de números, contagem e quantidades no ensino da Matemática na Educação Infantil. Fundamentada na Epistemologia Genética de Jean Piaget, esta investigação buscou, em estudos bibliográficos e observação em campo, subsídios que pudessem alcançar o referido objetivo. Os dados foram coletados em uma Escola de Educação Infantil, no município de Vacaria, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, no período de setembro e outubro de 2022, tendo como sujeitos da pesquisa quinze crianças com idades entre quatro e cinco anos. O procedimento utilizado foi a intervenção pedagógica e os dados captados através da produção documental (o planejamento das atividades a serem realizadas e seus objetivos), comunicação oral com os estudantes, anotações das observações da participação dos estudantes ao que foi proposto, registros através de fotos, auto avaliação realizada de forma oral com as crianças e elaboração de uma tabela com os objetivos propostos pela BNCC para avaliar o desenvolvimento do aluno dentro dos propostos pela Base. Para a exposição dos dados, utilizou-se a descrição dos encontros, os quais retrataram as interações e construções das crianças no interior do fenômeno estudado. Verificou-se que, quando realiza atividades lúdicas em que possa interagir, pensar, refletir, raciocinar, a criança pode aprender de forma significativa. A música é um instrumento integrador e mediador, que ajuda na construção de memória a longo prazo, favorecendo que a criança recorra a essas memórias para solucionar novas situações-problema que envolvam saberes já conhecidos. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-10-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-13T12:48:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-13T12:48:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12778
url https://repositorio.ucs.br/11338/12778
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12778/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Pacheco%20Pires%20Silva.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12778/2/Produto%20educacional%20Cristiane%20Pacheco%20Pires%20Silva.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12778/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Pacheco%20Pires%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12778/5/Produto%20educacional%20Cristiane%20Pacheco%20Pires%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12778/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Pacheco%20Pires%20Silva.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12778/6/Produto%20educacional%20Cristiane%20Pacheco%20Pires%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6328e1f558728872bbf782474d6e9ad7
274ec7dd4ccdc5553d4332a36d1d0ea3
10f2ad597cfe9c3270e5ba67258417dd
ad0535c0f2f1877ad95d2c9ac64bf67e
db361a5b80f352841bf454d95d3d5ff7
a1d07b2b831d0e970fd806c9a6a32f51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048323640885248