Processos educativos e a formação da virtude cidadã

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Sabbi, Carlos Roberto
Orientador(a): Stecanela, Nilda, Paviani, Jayme
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/645
Resumo: A partir da análise do contexto ético na formação dos indivíduos e sob a necessária ótica cidadã, identifica-se um ambiente de extrema competitividade, muito surgindo como um dos principais motivos do comportamento predominante, muito distante da virtude. Para compreender a própria virtude, aprofunda-se um diálogo com seus conceitos, desde Platão, abordando seu ensino, os aspectos morais e intelectuais, a consciência e as palavras. A percepção clara dos atos virtuosos é identificada como uma deficiência, além do fato de prevalecerem vários outros interesses, distantes de um comportamento ético. Os efeitos provocativos de uma linguagem ativa e incisiva, especialmente no ato da fala, foram pesquisados, especialmente nos ambientes religioso e político, e se constatam implicações muito sérias sob a ótica da ética. Impressionante, também, é a carência de obras abordando esses aspectos como se esse contexto fosse inexpressivo. A felicidade é abordada como uma possibilidade consequente das posturas éticas, notadamente quando são coletivas. Enquanto se discute se a ética é uma ciência ou não, o fato de o seu objeto ser o bem e o mal e de que seu objetivo é a felicidade, não se encontraram opositores. A pesquisa do comportamento histórico do indivíduo leva à conclusão de que esse tipo de assunto fica mais no plano contemplativo, das ideias, do que na conduta prática diária. A decorrência é a flagrante distorção de valores, levando a uma busca equivocada da felicidade através do poder e do dinheiro. O objetivo deste trabalho é identificar a necessidade de a educação incorporar o ensino da virtude, como caminho para uma cidadania mais ampla e um sentimento de felicidade mais presente. As conclusões fundamentadas trazem a possibilidade de resultados concretos e efetivos para o aperfeiçoamento da vida, através da introdução da ética nos processos educativos. A proposta da disciplina consiste no esforço da educação para a formação do caráter, das habilidades, dos conhecimentos, dos poderes intelectuais e linguísticos, além do cultivo da sensibilidade para com a virtude, desde a Educação Básica até a Superior, como uma disciplina transversal e obrigatória a todos os cursos. Finalmente, se conclui que, além de todos os aspectos abordados, de nada adianta o conhecimento e a educação sem uma atitude efetiva. E o desafio é: o que e como fazer acontecer, um imperativo, um predicado para transformar o plano das ideias numa realidade a ser efetivamente vivenciada por todos.
id UCS_418ab0f16658bb17710585dcaf928b31
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/645
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Sabbi, Carlos RobertoKuiava, Evaldo AntônioPretto, ValdirStecanela, NildaPaviani, Jayme2014-06-06T16:02:04Z2014-06-06T16:02:04Z2014-06-062012-05-02https://repositorio.ucs.br/handle/11338/645A partir da análise do contexto ético na formação dos indivíduos e sob a necessária ótica cidadã, identifica-se um ambiente de extrema competitividade, muito surgindo como um dos principais motivos do comportamento predominante, muito distante da virtude. Para compreender a própria virtude, aprofunda-se um diálogo com seus conceitos, desde Platão, abordando seu ensino, os aspectos morais e intelectuais, a consciência e as palavras. A percepção clara dos atos virtuosos é identificada como uma deficiência, além do fato de prevalecerem vários outros interesses, distantes de um comportamento ético. Os efeitos provocativos de uma linguagem ativa e incisiva, especialmente no ato da fala, foram pesquisados, especialmente nos ambientes religioso e político, e se constatam implicações muito sérias sob a ótica da ética. Impressionante, também, é a carência de obras abordando esses aspectos como se esse contexto fosse inexpressivo. A felicidade é abordada como uma possibilidade consequente das posturas éticas, notadamente quando são coletivas. Enquanto se discute se a ética é uma ciência ou não, o fato de o seu objeto ser o bem e o mal e de que seu objetivo é a felicidade, não se encontraram opositores. A pesquisa do comportamento histórico do indivíduo leva à conclusão de que esse tipo de assunto fica mais no plano contemplativo, das ideias, do que na conduta prática diária. A decorrência é a flagrante distorção de valores, levando a uma busca equivocada da felicidade através do poder e do dinheiro. O objetivo deste trabalho é identificar a necessidade de a educação incorporar o ensino da virtude, como caminho para uma cidadania mais ampla e um sentimento de felicidade mais presente. As conclusões fundamentadas trazem a possibilidade de resultados concretos e efetivos para o aperfeiçoamento da vida, através da introdução da ética nos processos educativos. A proposta da disciplina consiste no esforço da educação para a formação do caráter, das habilidades, dos conhecimentos, dos poderes intelectuais e linguísticos, além do cultivo da sensibilidade para com a virtude, desde a Educação Básica até a Superior, como uma disciplina transversal e obrigatória a todos os cursos. Finalmente, se conclui que, além de todos os aspectos abordados, de nada adianta o conhecimento e a educação sem uma atitude efetiva. E o desafio é: o que e como fazer acontecer, um imperativo, um predicado para transformar o plano das ideias numa realidade a ser efetivamente vivenciada por todos.From an analysis of the ethical context in the training of individuals, under the necessary citizen perspective, it is possible to identify an environment of extreme competition, emerging as one of the main reasons for the prevailing behavior, far from virtue. To understand the virtue itself, one deepens into a dialogue within their concepts, since Plato, addressing his teaching, moral and intellectual aspects, as well consciousness and words. A clear understanding of virtuous deeds is identified as a deficiency, besides the fact that several other interests prevail, far from an ethical behavior. The provocative effects of an active and incisive language, especially in speech, were investigated, mainly in religious and political environment, and it stands out serious implications from the perspective of ethics. It is also impressive the shortage of works addressing these aspects, as if this context was meaningless. Happiness is discussed as a possibility resulting of ethical stance, particularly when collective. While discussing whether ethics is a science or not, the fact that its object is good and evil and that his goal is happiness, there was no opposition. The research of the historical behavior of the individual leads to the conclusion that this issue is more contemplative in the ideas, than in the conduct of daily practice. The result is a flagrant distortion of values, leading to a misguided search for happiness through power and money. The aim of this study was to identify the need for education to incorporate the teaching of virtue, as a path to citizenship and a broader sense of happiness. The findings bring the possibility of concrete and effective results for the improvement of life through the introduction of ethics in educational processes. The proposal of the discipline is the effort of education to form character, skills, knowledge, language and intellectual powers, besides the cultivation of sensitivity to virtue, from basic to higher education as a cross-sectional discipline and compulsory to all courses. Finally, it is concluded that in addition to all the points raised, knowledge and education are useless without an effective approach. It is the challenge of what and how to make it happen, an imperative, a predicate to change the plan of ideas into reality to be experienced for everyone.Educação - FilosofiaÉticaVirtudesCidadaniaAttitudeCitizenshipEducationEthicsProcessos educativos e a formação da virtude cidadãinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4850624924863517SABBI, Carlos RobertoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Carlos Roberto Sabbi.pdf.txtDissertacao Carlos Roberto Sabbi.pdf.txtExtracted texttext/plain250836https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/645/3/Dissertacao%20Carlos%20Roberto%20Sabbi.pdf.txtbc58178ba392b126f9504caba1fb6703MD53THUMBNAILDissertacao Carlos Roberto Sabbi.pdf.jpgDissertacao Carlos Roberto Sabbi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/645/4/Dissertacao%20Carlos%20Roberto%20Sabbi.pdf.jpg5ac0f519dd1254a8502e27255d20aa8eMD54ORIGINALDissertacao Carlos Roberto Sabbi.pdfDissertacao Carlos Roberto Sabbi.pdfapplication/pdf1334763https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/645/1/Dissertacao%20Carlos%20Roberto%20Sabbi.pdfe97a6993a97e13982e3062a8f232b064MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/645/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/6452018-08-17 06:08:47.897oai:repositorio.ucs.br:11338/645IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:17:15.183045Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos educativos e a formação da virtude cidadã
title Processos educativos e a formação da virtude cidadã
spellingShingle Processos educativos e a formação da virtude cidadã
Sabbi, Carlos Roberto
Educação - Filosofia
Ética
Virtudes
Cidadania
Attitude
Citizenship
Education
Ethics
title_short Processos educativos e a formação da virtude cidadã
title_full Processos educativos e a formação da virtude cidadã
title_fullStr Processos educativos e a formação da virtude cidadã
title_full_unstemmed Processos educativos e a formação da virtude cidadã
title_sort Processos educativos e a formação da virtude cidadã
author Sabbi, Carlos Roberto
author_facet Sabbi, Carlos Roberto
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Kuiava, Evaldo Antônio
Pretto, Valdir
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabbi, Carlos Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stecanela, Nilda
Paviani, Jayme
contributor_str_mv Stecanela, Nilda
Paviani, Jayme
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Filosofia
Ética
Virtudes
Cidadania
topic Educação - Filosofia
Ética
Virtudes
Cidadania
Attitude
Citizenship
Education
Ethics
dc.subject.eng.fl_str_mv Attitude
Citizenship
Education
Ethics
description A partir da análise do contexto ético na formação dos indivíduos e sob a necessária ótica cidadã, identifica-se um ambiente de extrema competitividade, muito surgindo como um dos principais motivos do comportamento predominante, muito distante da virtude. Para compreender a própria virtude, aprofunda-se um diálogo com seus conceitos, desde Platão, abordando seu ensino, os aspectos morais e intelectuais, a consciência e as palavras. A percepção clara dos atos virtuosos é identificada como uma deficiência, além do fato de prevalecerem vários outros interesses, distantes de um comportamento ético. Os efeitos provocativos de uma linguagem ativa e incisiva, especialmente no ato da fala, foram pesquisados, especialmente nos ambientes religioso e político, e se constatam implicações muito sérias sob a ótica da ética. Impressionante, também, é a carência de obras abordando esses aspectos como se esse contexto fosse inexpressivo. A felicidade é abordada como uma possibilidade consequente das posturas éticas, notadamente quando são coletivas. Enquanto se discute se a ética é uma ciência ou não, o fato de o seu objeto ser o bem e o mal e de que seu objetivo é a felicidade, não se encontraram opositores. A pesquisa do comportamento histórico do indivíduo leva à conclusão de que esse tipo de assunto fica mais no plano contemplativo, das ideias, do que na conduta prática diária. A decorrência é a flagrante distorção de valores, levando a uma busca equivocada da felicidade através do poder e do dinheiro. O objetivo deste trabalho é identificar a necessidade de a educação incorporar o ensino da virtude, como caminho para uma cidadania mais ampla e um sentimento de felicidade mais presente. As conclusões fundamentadas trazem a possibilidade de resultados concretos e efetivos para o aperfeiçoamento da vida, através da introdução da ética nos processos educativos. A proposta da disciplina consiste no esforço da educação para a formação do caráter, das habilidades, dos conhecimentos, dos poderes intelectuais e linguísticos, além do cultivo da sensibilidade para com a virtude, desde a Educação Básica até a Superior, como uma disciplina transversal e obrigatória a todos os cursos. Finalmente, se conclui que, além de todos os aspectos abordados, de nada adianta o conhecimento e a educação sem uma atitude efetiva. E o desafio é: o que e como fazer acontecer, um imperativo, um predicado para transformar o plano das ideias numa realidade a ser efetivamente vivenciada por todos.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-05-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-06T16:02:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-06T16:02:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/645
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/645/3/Dissertacao%20Carlos%20Roberto%20Sabbi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/645/4/Dissertacao%20Carlos%20Roberto%20Sabbi.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/645/1/Dissertacao%20Carlos%20Roberto%20Sabbi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/645/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bc58178ba392b126f9504caba1fb6703
5ac0f519dd1254a8502e27255d20aa8e
e97a6993a97e13982e3062a8f232b064
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048333546782720