Trilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado : percursos da comunidade acadêmica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Moro, Tatiele Bolson
Orientador(a): Valentini, Carla Beatris
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/11926
Resumo: Esta Tese aborda sobre Educação Inclusiva no ensino profissionalizante durante o período de pandemia por Covid-19, buscando articular a formação continuada, as vivências, os planejamentos, o trabalho colaborativo e as práticas pedagógicas com o foco na aprendizagem e no desenvolvimento do estudante com Paralisia Cerebral, mas principalmente como um movimento para a transformação dos sujeitos. O objetivo desta pesquisa é o de analisar como se compõem as articulações e as soluções realizadas pela comunidade escolar em relação à inclusão e à acessibilidade, em processo de reflexão e construção conjuntas, voltadas para ações pedagógicas aos alunos com Paralisia Cerebral no contexto do Ensino Médio Integrado, em tempos de pandemia. Para tanto, o referencial teórico está apoiado nos estudos sobre modelos de deficiência, educação inclusiva, formação continuada em contexto, acessibilidade, vivências, paralisia cerebral, desenho universal para a aprendizagem e tecnologia assista. A pesquisa é de natureza qualitativa, adotandose como delineamento a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2007; BRAUN, 2020) e como procedimentos de construção dos dados as foram realizadas entrevistas semiestruturadas, Trilhas de Acessibilidade (encontros de reflexão e discussão) e Ações Pedagógicas (momentos de planejamento e desenvolvimento de atividades). Participaram da pesquisa cinco docentes dos cursos profissionalizantes, três técnicos administrativos em educação e dois estudantes com paralisia cerebral vinculados a um Instituto Federal. O pesquisar com foi a forma de pesquisar construindo o pesquisar de forma compartilhada. Os dados foram analisados considerando a Análise de Conteúdo, de Bardin (2016), com o auxílio do software de análise qualitativa de dados ATLAS.ti. A pesquisa foi dividida em etapas: a) Etapa Inicial, na qual foi realizada as entrevistas da Fase 1, e a partir desta emergiram as categorias práticas educacionais e escolarização; caminhos e lacunas e; compreensões e vivências; b) Etapa de Ação foram realizadas as Trilhas de Acessibilidade e Ações Pedagógicas, na primeira foram realizados encontros de reflexão e discussão sobre temas como inclusão, acessibilidade, planejamento, autonomia, entre outros; no segundo foram realizadas atividades pedagógicas de forma colaborativa; c) Etapa de Avaliação foi realizada as entrevistas da Fase 2. A partir da análise emergiram as categorias: Práticas educacionais e escolarização; Caminhos e lacunas no ensino; Compreensões e vivências e Reflexões sobre a pesquisa. O movimento de análise permitiu inferir que a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no ensino profissionalizante deve contar com a articulação da formação continuada em contexto e do trabalho colaborativo, que possibilitem ?vivências? entre professores, técnicos e estudantes, de modo a transformar os sujeitos. Destaca-se que a formação em contexto, em conjunto com o DUA e Framework SETT, contribuiu na construção de práticas pedagógicas, na definição de problemáticas e na construção de soluções alternativas, conduzindo o movimentar dos sujeitos de forma que se refaçam. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_4b9feec3d698dc775d90a47c8ef962b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11926
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Moro, Tatiele BolsonSonza, Andréa PolettoHaas, ClarissaBisol, Cláudia AlquatiRamos, Flávia BrocchettoValentini, Carla Beatris2023-05-04T19:43:19Z2023-05-04T19:43:19Z2023-05-032023-03-03https://repositorio.ucs.br/11338/11926Esta Tese aborda sobre Educação Inclusiva no ensino profissionalizante durante o período de pandemia por Covid-19, buscando articular a formação continuada, as vivências, os planejamentos, o trabalho colaborativo e as práticas pedagógicas com o foco na aprendizagem e no desenvolvimento do estudante com Paralisia Cerebral, mas principalmente como um movimento para a transformação dos sujeitos. O objetivo desta pesquisa é o de analisar como se compõem as articulações e as soluções realizadas pela comunidade escolar em relação à inclusão e à acessibilidade, em processo de reflexão e construção conjuntas, voltadas para ações pedagógicas aos alunos com Paralisia Cerebral no contexto do Ensino Médio Integrado, em tempos de pandemia. Para tanto, o referencial teórico está apoiado nos estudos sobre modelos de deficiência, educação inclusiva, formação continuada em contexto, acessibilidade, vivências, paralisia cerebral, desenho universal para a aprendizagem e tecnologia assista. A pesquisa é de natureza qualitativa, adotandose como delineamento a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2007; BRAUN, 2020) e como procedimentos de construção dos dados as foram realizadas entrevistas semiestruturadas, Trilhas de Acessibilidade (encontros de reflexão e discussão) e Ações Pedagógicas (momentos de planejamento e desenvolvimento de atividades). Participaram da pesquisa cinco docentes dos cursos profissionalizantes, três técnicos administrativos em educação e dois estudantes com paralisia cerebral vinculados a um Instituto Federal. O pesquisar com foi a forma de pesquisar construindo o pesquisar de forma compartilhada. Os dados foram analisados considerando a Análise de Conteúdo, de Bardin (2016), com o auxílio do software de análise qualitativa de dados ATLAS.ti. A pesquisa foi dividida em etapas: a) Etapa Inicial, na qual foi realizada as entrevistas da Fase 1, e a partir desta emergiram as categorias práticas educacionais e escolarização; caminhos e lacunas e; compreensões e vivências; b) Etapa de Ação foram realizadas as Trilhas de Acessibilidade e Ações Pedagógicas, na primeira foram realizados encontros de reflexão e discussão sobre temas como inclusão, acessibilidade, planejamento, autonomia, entre outros; no segundo foram realizadas atividades pedagógicas de forma colaborativa; c) Etapa de Avaliação foi realizada as entrevistas da Fase 2. A partir da análise emergiram as categorias: Práticas educacionais e escolarização; Caminhos e lacunas no ensino; Compreensões e vivências e Reflexões sobre a pesquisa. O movimento de análise permitiu inferir que a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no ensino profissionalizante deve contar com a articulação da formação continuada em contexto e do trabalho colaborativo, que possibilitem ?vivências? entre professores, técnicos e estudantes, de modo a transformar os sujeitos. Destaca-se que a formação em contexto, em conjunto com o DUA e Framework SETT, contribuiu na construção de práticas pedagógicas, na definição de problemáticas e na construção de soluções alternativas, conduzindo o movimentar dos sujeitos de forma que se refaçam. [resumo fornecido pelo autor]This thesis addresses inclusive education in vocational education during the Covid 19 pandemic and seeks to articulate continuing education, experiences, planning, collaboration, and pedagogical practices, focusing on the learning and development of students with cerebral palsy, but primarily as a movement to transform subjects. The aim of this research is to analyze how the articulations and solutions carried out by the school community in relation to inclusion and accessibility are composed in a process of collective reflection and construction aimed at pedagogical actions for students with cerebral palsy in the context of the Integrated Secondary School in times of pandemic. Therefore, the theoretical framework is supported by studies on disability models, inclusive education, continuing education in context, accessibility, experiences, cerebral palsy, universal design for learning, and assistive technology. The research is qualitative in nature and uses action research as the design (THIOLLENT, 2007; BRAUN, 2020). As data construction, we conducted procedures such as semistructured interviews, accessibility trails (reflection and discussion meetings), and pedagogical actions (moments of planning and developing activities). Five teachers of vocational schools, three administrative technicians in education and two students with cerebral palsy associated with a federal institute participated in the research. The search with was the way to research by constructing the search in a common way. The data were analyzed considering Bardin's (2016) content analysis using qualitative data analysis software ATLAS.ti. The research was divided into different phases: a) initial phase, in which the interviews of phase 1 were conducted, from which the categories of educational practices and schooling, pathways and gaps, and understanding and experiences emerged; b) action phase, in which the accessibility pathways and pedagogical actions were carried out, where in the first phase reflection and discussion meetings were held on topics such as inclusion, accessibility, planning, autonomy, etc. took place; in the second phase, pedagogical activities were carried out in collaboration; c) evaluation phase, in which the interviews of phase 2 were conducted. From the analysis, the following categories emerged: Pedagogical Practices and Schooling; Pathways and Gaps in Teaching; Understanding and Experiences; and Reflections on Research. From the analysis movement, it can be inferred that from the perspective of inclusive pedagogy in professional education, special education needs to focus on the articulation of CPD in context and collaboration that allows for "experiences" between teachers, technicians, and students to transform subjects. It is noteworthy that CPD in context, along with DUA and the SETT framework, has contributed to the construction of pedagogical practices, the definition of problems, and the construction of alternative solutions, resulting in subjects moving in ways that reshape themselves. From the analysis movement, it can be deduced that from the perspective of inclusive education in vocational education, special education must focus on the articulation of CPD in the context and collaboration that allow "experiences" between teachers, technicians and students to transform the subjects. It is noteworthy that CPD in context, along with DUA and the SETT framework, has contributed to the construction of pedagogical practices, the definition of problems and the construction of alternative solutions that lead the movement of subjects in a way that they transform themselves. [resumo fornecido pelo autor]engporEducação inclusivaEnsino médioInclusão escolarParalisia cerebral - EducaçãoAprendizagemInclusive educationHigh schoolMainstreaming in educationCerebral palsy - EducationLearningTrilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado : percursos da comunidade acadêmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6635201707457025Moro, Tatiele BolsonDoutorado Acadêmico em EducaçãoCorrêa, YgorCampus Universitário de Caxias do Sul2024-10-31TEXTTese Tatiele Bolson Moro.pdf.txtTese Tatiele Bolson Moro.pdf.txtExtracted texttext/plain637932https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11926/3/Tese%20Tatiele%20Bolson%20Moro.pdf.txt97312a2514f6681cc6a0ce582898012aMD53ORIGINALTese Tatiele Bolson Moro.pdfTese Tatiele Bolson Moro.pdfapplication/pdf260860https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11926/4/Tese%20Tatiele%20Bolson%20Moro.pdfcbee982fb134ddd7d426728f4b8b2d3bMD54Tese Tatiele Bolson Moro.pdfTese Tatiele Bolson Moro.pdfapplication/pdf3242123https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11926/5/Tese%20Tatiele%20Bolson%20Moro.pdf95244c667a9885dbc0bb503316adc01bMD55THUMBNAILTese Tatiele Bolson Moro.pdf.jpgTese Tatiele Bolson Moro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11926/6/Tese%20Tatiele%20Bolson%20Moro.pdf.jpg16231256ebd713e4754155728f7b09daMD5611338/119262023-05-06 07:00:20.431oai:repositorio.ucs.br:11338/11926Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:14:49.589560Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado : percursos da comunidade acadêmica
title Trilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado : percursos da comunidade acadêmica
spellingShingle Trilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado : percursos da comunidade acadêmica
Moro, Tatiele Bolson
Educação inclusiva
Ensino médio
Inclusão escolar
Paralisia cerebral - Educação
Aprendizagem
Inclusive education
High school
Mainstreaming in education
Cerebral palsy - Education
Learning
title_short Trilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado : percursos da comunidade acadêmica
title_full Trilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado : percursos da comunidade acadêmica
title_fullStr Trilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado : percursos da comunidade acadêmica
title_full_unstemmed Trilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado : percursos da comunidade acadêmica
title_sort Trilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado : percursos da comunidade acadêmica
author Moro, Tatiele Bolson
author_facet Moro, Tatiele Bolson
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Sonza, Andréa Poletto
Haas, Clarissa
Bisol, Cláudia Alquati
Ramos, Flávia Brocchetto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Tatiele Bolson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentini, Carla Beatris
contributor_str_mv Valentini, Carla Beatris
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Ensino médio
Inclusão escolar
Paralisia cerebral - Educação
Aprendizagem
topic Educação inclusiva
Ensino médio
Inclusão escolar
Paralisia cerebral - Educação
Aprendizagem
Inclusive education
High school
Mainstreaming in education
Cerebral palsy - Education
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusive education
High school
Mainstreaming in education
Cerebral palsy - Education
Learning
description Esta Tese aborda sobre Educação Inclusiva no ensino profissionalizante durante o período de pandemia por Covid-19, buscando articular a formação continuada, as vivências, os planejamentos, o trabalho colaborativo e as práticas pedagógicas com o foco na aprendizagem e no desenvolvimento do estudante com Paralisia Cerebral, mas principalmente como um movimento para a transformação dos sujeitos. O objetivo desta pesquisa é o de analisar como se compõem as articulações e as soluções realizadas pela comunidade escolar em relação à inclusão e à acessibilidade, em processo de reflexão e construção conjuntas, voltadas para ações pedagógicas aos alunos com Paralisia Cerebral no contexto do Ensino Médio Integrado, em tempos de pandemia. Para tanto, o referencial teórico está apoiado nos estudos sobre modelos de deficiência, educação inclusiva, formação continuada em contexto, acessibilidade, vivências, paralisia cerebral, desenho universal para a aprendizagem e tecnologia assista. A pesquisa é de natureza qualitativa, adotandose como delineamento a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2007; BRAUN, 2020) e como procedimentos de construção dos dados as foram realizadas entrevistas semiestruturadas, Trilhas de Acessibilidade (encontros de reflexão e discussão) e Ações Pedagógicas (momentos de planejamento e desenvolvimento de atividades). Participaram da pesquisa cinco docentes dos cursos profissionalizantes, três técnicos administrativos em educação e dois estudantes com paralisia cerebral vinculados a um Instituto Federal. O pesquisar com foi a forma de pesquisar construindo o pesquisar de forma compartilhada. Os dados foram analisados considerando a Análise de Conteúdo, de Bardin (2016), com o auxílio do software de análise qualitativa de dados ATLAS.ti. A pesquisa foi dividida em etapas: a) Etapa Inicial, na qual foi realizada as entrevistas da Fase 1, e a partir desta emergiram as categorias práticas educacionais e escolarização; caminhos e lacunas e; compreensões e vivências; b) Etapa de Ação foram realizadas as Trilhas de Acessibilidade e Ações Pedagógicas, na primeira foram realizados encontros de reflexão e discussão sobre temas como inclusão, acessibilidade, planejamento, autonomia, entre outros; no segundo foram realizadas atividades pedagógicas de forma colaborativa; c) Etapa de Avaliação foi realizada as entrevistas da Fase 2. A partir da análise emergiram as categorias: Práticas educacionais e escolarização; Caminhos e lacunas no ensino; Compreensões e vivências e Reflexões sobre a pesquisa. O movimento de análise permitiu inferir que a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no ensino profissionalizante deve contar com a articulação da formação continuada em contexto e do trabalho colaborativo, que possibilitem ?vivências? entre professores, técnicos e estudantes, de modo a transformar os sujeitos. Destaca-se que a formação em contexto, em conjunto com o DUA e Framework SETT, contribuiu na construção de práticas pedagógicas, na definição de problemáticas e na construção de soluções alternativas, conduzindo o movimentar dos sujeitos de forma que se refaçam. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-03-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-04T19:43:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-04T19:43:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11926
url https://repositorio.ucs.br/11338/11926
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11926/3/Tese%20Tatiele%20Bolson%20Moro.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11926/4/Tese%20Tatiele%20Bolson%20Moro.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11926/5/Tese%20Tatiele%20Bolson%20Moro.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11926/6/Tese%20Tatiele%20Bolson%20Moro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 97312a2514f6681cc6a0ce582898012a
cbee982fb134ddd7d426728f4b8b2d3b
95244c667a9885dbc0bb503316adc01b
16231256ebd713e4754155728f7b09da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048324140007424