O mal radical e a possibilidade de conversão em Immanuel Kant

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Benvenuti, Jaqueline
Orientador(a): Sangalli, Idalgo José
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/8959
Resumo: Consoante Kant, todos os homens são maus, sendo a maldade conferida, entretanto, à espécie e não ao indivíduo, nem mesmo nos momentos em que ele é bom e em outros em que é mau. Considerando que o homem não seria mau por natureza, pois assim seria maligno, ele, concomitantemente, tem uma disposição originária ao bem, e essa propensão age como concorrente, ou seja, a contar da elaboração da sua máxima suprema, o homem efetiva ou o bem, ou o mal. Poderia ser possível que o mal radical pervertesse o fundamento das máximas enquanto o homem não abandona sua autonomia, isto é, conforme Kant, apesar de a máxima suprema ser pervertida em função do mal radical e gerar máximas pervertidas, mesmo assim, por ser um indivíduo livre, o homem poderia agir de forma livre. Cabe destacar que o ser humano, pela sua disposição natural para o bem, pode iniciar uma nova série causal no mundo pautada pela lei moral. Os fundamentos morais propostos por Kant se apoiam em bases racionais, pois, para o autor, os preceitos empíricos não influenciariam uma obrigação, haja vista considerarem situações particulares, não tendo o poder de fundamentar qualquer obrigação. Considerando-se tal contexto, este estudo destaca a presente questão: Quais são as possibilidades de conversão diante do mal radical, à luz dos conceitos fundamentados por Immanuel Kant? Nesse sentido, como objetivo principal, foram averiguados os principais aspectos relevantes sobre o mal radical. Em relação aos objetivos específicos, ressaltam-se: 1. verificar questões conceituais sobre moral, religião e liberdade; 2. averiguar as principais características do mal radical; 3. analisar as possibilidades de conversão dos indivíduos para o bem. Desenvolveu-se, assim, uma revisão bibliográfica, por meio de consultas em livros e artigos presentes em periódicos e em plataformas virtuais, com ênfase para a avaliação das possibilidades de conversão diante do mal radical, à luz dos conceitos fundamentados por Immanuel Kant. [resumo fornecido pelo autor]
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Cabe destacar que o ser humano, pela sua disposição natural para o bem, pode iniciar uma nova série causal no mundo pautada pela lei moral. Os fundamentos morais propostos por Kant se apoiam em bases racionais, pois, para o autor, os preceitos empíricos não influenciariam uma obrigação, haja vista considerarem situações particulares, não tendo o poder de fundamentar qualquer obrigação. Considerando-se tal contexto, este estudo destaca a presente questão: Quais são as possibilidades de conversão diante do mal radical, à luz dos conceitos fundamentados por Immanuel Kant? Nesse sentido, como objetivo principal, foram averiguados os principais aspectos relevantes sobre o mal radical. Em relação aos objetivos específicos, ressaltam-se: 1. verificar questões conceituais sobre moral, religião e liberdade; 2. averiguar as principais características do mal radical; 3. analisar as possibilidades de conversão dos indivíduos para o bem. Desenvolveu-se, assim, uma revisão bibliográfica, por meio de consultas em livros e artigos presentes em periódicos e em plataformas virtuais, com ênfase para a avaliação das possibilidades de conversão diante do mal radical, à luz dos conceitos fundamentados por Immanuel Kant. [resumo fornecido pelo autor]According to Kant, all men are evil, the evil being given to the species, not to the individual, not even when it's good and when it's bad. Considering that man would not be evil by nature, as he would be evil, and at the same time has a disposition that is original to good, the propensity acts as a competitor, that is, from the elaboration of its supreme maxim, man realizes good or evil. It could be possible that radical evil perverts the foundation of the maxims while man does not abandon his autonomy, that is, according to Kant, although the supreme maxim is perverted due to radical evil and generates perverted maxims, even so, because he is an individual free, man could act free. It should be noted that the human being, due to his natural disposition for the good, can start a new serious cause in the world guided by the moral law. The moral foundations proposed by Kant are based on rational grounds, the empirical precepts would not influence an obligation, given the fact that they consider situations, not having the power to substantiate any obligation. Considering this context, this study highlights the present question: what are the possibilities of conversion in the face of radical evil, in the light of the concepts founded by Immanuel Kant? In this sense, as the main objective, the main relevant aspects about radical evil were investigated. In relation to specific objectives, the following stand out: verify conceptual questions about morals, religion and freedom; ascertain the main characteristics of radical evil; analyze the possibilities of conversion of individuals for good. A bibliographic review was developed, through consultations on books and articles present in journals and on virtual platforms, with emphasis on the evaluation of the possibilities of conversion in the face of radical evil, in the light of the concepts founded by Immanuel Kant. [resumo fornecido pelo autor]ConversãoReligiãoKant, Immanuel, 1724-1804ÉticaLiberdadeConversionReligionEthicsLibertyO mal radical e a possibilidade de conversão em Immanuel Kantinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2382086569761304BENVENUTI, J.Mestrado Acadêmico em FilosofiaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-10-27ORIGINALDissertação Jaqueline Benvenuti.pdfDissertação Jaqueline Benvenuti.pdfapplication/pdf951238https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8959/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jaqueline%20Benvenuti.pdfc69963925e7536d816df2455ee7bf53bMD51Dissertação Jaqueline Benvenuti.pdfDissertação Jaqueline Benvenuti.pdfapplication/pdf161126https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8959/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jaqueline%20Benvenuti.pdfc8260a2100cbf1a7cddcebbf5fd7098eMD52TEXTDissertação Jaqueline Benvenuti.pdf.txtDissertação Jaqueline Benvenuti.pdf.txtExtracted texttext/plain321782https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8959/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jaqueline%20Benvenuti.pdf.txtd3e3ca5fbc03aaff66863f8aa3524deeMD53THUMBNAILDissertação Jaqueline Benvenuti.pdf.jpgDissertação Jaqueline Benvenuti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8959/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jaqueline%20Benvenuti.pdf.jpgd770df2852e9db90818b5196a7cccf35MD5411338/89592022-10-18 17:46:54.424oai:repositorio.ucs.br:11338/8959Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:12:19.823490Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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