A emoção no contexto da prestação de serviços : um estudo aplicado junto a usuárias dos serviços de obstetrícia de um hospital público

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Luchesi, Juliana Raquel de Souza
Orientador(a): Milan, Gabriel Sperandio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/111
Resumo: Este estudo tem o intuito de identificar as emoções ambivalentes (positivas e negativas) vivenciadas no parto pelas usuárias dos serviços de obstetrícia do Hospital Geral de Caxias do Sul (RS). O processo de identificação de tais emoções poderá auxiliar a Instituição na definição de prioridades de ação, na qualificação dos funcionários, na redução de riscos e de desperdícios e no aumento da qualidade dos serviços prestados, bem como no incremento na satisfação das usuárias dos serviços. A metodologia de pesquisa adotada se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com a realização de entrevistas individuais em profundidade, com uma abordagem semi-estruturada, mediante a aplicação de um Roteiro Básico de Questões. Cabe ressaltar que os dados foram analisados e interpretados por meio de análise de conteúdo e como métodos complementares de pesquisa foram realizadas a observação direta e a triangulação. Os principais resultados obtidos a partir da realização do trabalho foram: compreender a incidência de emoções positivas e negativas, ou seja, emoções ambivalentes, simultaneamente vivenciadas pelas usuárias dos serviços de obstetrícia no momento do parto, que para este estudo foram o medo e a alegria/prazer e, analisando tal contexto, a proposição de direcionamentos no sentido de maximizar as emoções positivas e minimizar as emoções negativas, repercutindo na melhoria da qualidade percebida dos serviços prestados.
id UCS_571297a448f2851127db94ae88941987
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/111
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Luchesi, Juliana Raquel de SouzaLarentis, FabianoDe Toni, DeonirPorto, Rafael BarreirosMilan, Gabriel Sperandio2014-04-30T12:42:39Z2014-04-30T12:42:39Z2014-04-302012-05-17https://repositorio.ucs.br/handle/11338/111Este estudo tem o intuito de identificar as emoções ambivalentes (positivas e negativas) vivenciadas no parto pelas usuárias dos serviços de obstetrícia do Hospital Geral de Caxias do Sul (RS). O processo de identificação de tais emoções poderá auxiliar a Instituição na definição de prioridades de ação, na qualificação dos funcionários, na redução de riscos e de desperdícios e no aumento da qualidade dos serviços prestados, bem como no incremento na satisfação das usuárias dos serviços. A metodologia de pesquisa adotada se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com a realização de entrevistas individuais em profundidade, com uma abordagem semi-estruturada, mediante a aplicação de um Roteiro Básico de Questões. Cabe ressaltar que os dados foram analisados e interpretados por meio de análise de conteúdo e como métodos complementares de pesquisa foram realizadas a observação direta e a triangulação. Os principais resultados obtidos a partir da realização do trabalho foram: compreender a incidência de emoções positivas e negativas, ou seja, emoções ambivalentes, simultaneamente vivenciadas pelas usuárias dos serviços de obstetrícia no momento do parto, que para este estudo foram o medo e a alegria/prazer e, analisando tal contexto, a proposição de direcionamentos no sentido de maximizar as emoções positivas e minimizar as emoções negativas, repercutindo na melhoria da qualidade percebida dos serviços prestados.This study aims to identify ambivalent emotions (positive and negative) experienced by delivering mothers using obstetric services at the Caxias do Sul General Hospital (RS). The process of identifying such emotions may assist the Institution to set priority actions for employees? classification, risk and waste reduction and service quality improvement, as well as to increase the service users? satisfaction. The research methodology used is characterized as a qualitative research, with exploratory input, by means in-depth interviews with a semistructured approach, by applying a Basic Writing Questions Guide. It is worth noting that the data was analyzed and interpreted through analysis of content and, for complementary methods of research, direct observation and triangulation methods were used. The main results obtained from this work were: to understand the incidence of positive and negative emotions, that is, ambivalent emotions, simultaneously experienced by users of obstetric services at birth delivery, which, for this study, were fear and happiness/joy and, by analyzing such context, to propose directions towards maximizing positive emotions and minimizing negative emotions, resulting in the improvement of the perceived quality services provided.Hospital Geral de Caxias do SulServiços de saúde - AdministraçãoComportamento do consumidorSaúde - PlanejamentoConsumer behaviorEmotions in servicesAmbivalent emotionsA emoção no contexto da prestação de serviços : um estudo aplicado junto a usuárias dos serviços de obstetrícia de um hospital públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4769077177897140LUCHESI, Juliana Raquel de SouzaPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoTEXTDissertacao Juliana Raquel de Souza Luchesi.pdf.txtDissertacao Juliana Raquel de Souza Luchesi.pdf.txtExtracted texttext/plain245660https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/111/3/Dissertacao%20Juliana%20Raquel%20de%20Souza%20Luchesi.pdf.txt4865d15ac4791fa9f3bfa97c27a53a4bMD53THUMBNAILDissertacao Juliana Raquel de Souza Luchesi.pdf.jpgDissertacao Juliana Raquel de Souza Luchesi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1253https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/111/4/Dissertacao%20Juliana%20Raquel%20de%20Souza%20Luchesi.pdf.jpg21bd982f0455f4ec75d8af2325d5a16eMD54ORIGINALDissertacao Juliana Raquel de Souza Luchesi.pdfDissertacao Juliana Raquel de Souza Luchesi.pdfapplication/pdf1624370https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/111/1/Dissertacao%20Juliana%20Raquel%20de%20Souza%20Luchesi.pdf125960e4e372159221574a99670ee715MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/111/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/1112021-12-14 19:23:17.607oai:repositorio.ucs.br:11338/111IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:12:02.048056Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A emoção no contexto da prestação de serviços : um estudo aplicado junto a usuárias dos serviços de obstetrícia de um hospital público
title A emoção no contexto da prestação de serviços : um estudo aplicado junto a usuárias dos serviços de obstetrícia de um hospital público
spellingShingle A emoção no contexto da prestação de serviços : um estudo aplicado junto a usuárias dos serviços de obstetrícia de um hospital público
Luchesi, Juliana Raquel de Souza
Hospital Geral de Caxias do Sul
Serviços de saúde - Administração
Comportamento do consumidor
Saúde - Planejamento
Consumer behavior
Emotions in services
Ambivalent emotions
title_short A emoção no contexto da prestação de serviços : um estudo aplicado junto a usuárias dos serviços de obstetrícia de um hospital público
title_full A emoção no contexto da prestação de serviços : um estudo aplicado junto a usuárias dos serviços de obstetrícia de um hospital público
title_fullStr A emoção no contexto da prestação de serviços : um estudo aplicado junto a usuárias dos serviços de obstetrícia de um hospital público
title_full_unstemmed A emoção no contexto da prestação de serviços : um estudo aplicado junto a usuárias dos serviços de obstetrícia de um hospital público
title_sort A emoção no contexto da prestação de serviços : um estudo aplicado junto a usuárias dos serviços de obstetrícia de um hospital público
author Luchesi, Juliana Raquel de Souza
author_facet Luchesi, Juliana Raquel de Souza
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Larentis, Fabiano
De Toni, Deonir
Porto, Rafael Barreiros
dc.contributor.author.fl_str_mv Luchesi, Juliana Raquel de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Milan, Gabriel Sperandio
contributor_str_mv Milan, Gabriel Sperandio
dc.subject.por.fl_str_mv Hospital Geral de Caxias do Sul
Serviços de saúde - Administração
Comportamento do consumidor
Saúde - Planejamento
topic Hospital Geral de Caxias do Sul
Serviços de saúde - Administração
Comportamento do consumidor
Saúde - Planejamento
Consumer behavior
Emotions in services
Ambivalent emotions
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Emotions in services
Ambivalent emotions
description Este estudo tem o intuito de identificar as emoções ambivalentes (positivas e negativas) vivenciadas no parto pelas usuárias dos serviços de obstetrícia do Hospital Geral de Caxias do Sul (RS). O processo de identificação de tais emoções poderá auxiliar a Instituição na definição de prioridades de ação, na qualificação dos funcionários, na redução de riscos e de desperdícios e no aumento da qualidade dos serviços prestados, bem como no incremento na satisfação das usuárias dos serviços. A metodologia de pesquisa adotada se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com a realização de entrevistas individuais em profundidade, com uma abordagem semi-estruturada, mediante a aplicação de um Roteiro Básico de Questões. Cabe ressaltar que os dados foram analisados e interpretados por meio de análise de conteúdo e como métodos complementares de pesquisa foram realizadas a observação direta e a triangulação. Os principais resultados obtidos a partir da realização do trabalho foram: compreender a incidência de emoções positivas e negativas, ou seja, emoções ambivalentes, simultaneamente vivenciadas pelas usuárias dos serviços de obstetrícia no momento do parto, que para este estudo foram o medo e a alegria/prazer e, analisando tal contexto, a proposição de direcionamentos no sentido de maximizar as emoções positivas e minimizar as emoções negativas, repercutindo na melhoria da qualidade percebida dos serviços prestados.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-05-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-30T12:42:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-30T12:42:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/111
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/111/3/Dissertacao%20Juliana%20Raquel%20de%20Souza%20Luchesi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/111/4/Dissertacao%20Juliana%20Raquel%20de%20Souza%20Luchesi.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/111/1/Dissertacao%20Juliana%20Raquel%20de%20Souza%20Luchesi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/111/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4865d15ac4791fa9f3bfa97c27a53a4b
21bd982f0455f4ec75d8af2325d5a16e
125960e4e372159221574a99670ee715
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048312496619520