O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Vieira, Cassiane Bechelin
Orientador(a): Monteiro, Katani Maria Nascimento
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1073
Resumo: O livro didático configura-se como um dos instrumentos pedagógicos mais utilizados pelos professores em sala de aula. Sabe-se que, a partir do contexto em que são produzidos, os livros didáticos sofrem interferências de diferentes ordens, sejam de cunho político, econômico, seja social ou cultural. Situado nos pressupostos da História Cultural, no que se refere à história do livro e da leitura, este trabalho analisa uma questão fundamental: Como o livro didático de História é apropriado por professores e alunos nas aulas de História? Além disso, os elementos presentes no livro didático, denominados paratexto, influenciam na leitura do livro quando são modificados através de edições? O objetivo também é compreender como professores e alunos se apropriam do livro didático e como os elementos do paratexto interferem (ou não) nessas apropriações. Isso nos permite refletir acerca da problemática no ensino de História, nos seus aspectos teóricos e metodológicos.
id UCS_5c7c08633ad5f0bba060931f9732fa85
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/1073
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Vieira, Cassiane BechelinMeinerz, Carla BeatrizRela, ElianaMonteiro, Katani Maria Nascimento2015-11-25T13:27:39Z2015-11-25T13:27:39Z2015-11-252015-09-09https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1073O livro didático configura-se como um dos instrumentos pedagógicos mais utilizados pelos professores em sala de aula. Sabe-se que, a partir do contexto em que são produzidos, os livros didáticos sofrem interferências de diferentes ordens, sejam de cunho político, econômico, seja social ou cultural. Situado nos pressupostos da História Cultural, no que se refere à história do livro e da leitura, este trabalho analisa uma questão fundamental: Como o livro didático de História é apropriado por professores e alunos nas aulas de História? Além disso, os elementos presentes no livro didático, denominados paratexto, influenciam na leitura do livro quando são modificados através de edições? O objetivo também é compreender como professores e alunos se apropriam do livro didático e como os elementos do paratexto interferem (ou não) nessas apropriações. Isso nos permite refletir acerca da problemática no ensino de História, nos seus aspectos teóricos e metodológicos.The textbook configures itself as one of the pedagogical resources most used in the classroom by teachers. It is understood that, from the context in which they are produced, textbooks suffer interferences from different orders, whether of political, economic, whether social or cultural. This work is situated on the Cultural History’s pretext so far as it is concerned to the book’s history and reading, and it analyses a fundamental question: How the History textbook is appropriated for teachers and students in History classes? Add to that, present elements in the textbook, called paratext influence in book reading when they are modified through editions? The aim is also to understand as teachers and students appropriate of the textbook and as paratext elements interfere (or not) in these appropriations. That may us to reflect concerning of questionable teaching history in its theoretical and methodological aspects.História - EducaçãoHistória - Estudo e ensinoLivros didáticosHistory - EducationHistory - Study and teachingTextbooksO livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que lerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7787024204605930VIEIRA, C. B.Programa de Pós-Graduação em HistóriaTEXTDissertacao Cassiane Bechelin Vieira.pdf.txtDissertacao Cassiane Bechelin Vieira.pdf.txtExtracted texttext/plain253816https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/4/Dissertacao%20Cassiane%20Bechelin%20Vieira.pdf.txt5ec2bdc53ba8d469af67d62bda221d06MD54THUMBNAILDissertacao Cassiane Bechelin Vieira.pdf.jpgDissertacao Cassiane Bechelin Vieira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/5/Dissertacao%20Cassiane%20Bechelin%20Vieira.pdf.jpg803a73ad5270b9dfd3506a8d086275daMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD52ORIGINALDissertacao Cassiane Bechelin Vieira.pdfDissertacao Cassiane Bechelin Vieira.pdfapplication/pdf3652170https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/3/Dissertacao%20Cassiane%20Bechelin%20Vieira.pdf83e57b7ff358fa1966a496f7965203f4MD5311338/10732021-06-09 17:32:16.915oai:repositorio.ucs.br:11338/1073IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:11:30.279991Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler
title O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler
spellingShingle O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler
Vieira, Cassiane Bechelin
História - Educação
História - Estudo e ensino
Livros didáticos
History - Education
History - Study and teaching
Textbooks
title_short O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler
title_full O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler
title_fullStr O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler
title_full_unstemmed O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler
title_sort O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler
author Vieira, Cassiane Bechelin
author_facet Vieira, Cassiane Bechelin
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
Rela, Eliana
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Cassiane Bechelin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monteiro, Katani Maria Nascimento
contributor_str_mv Monteiro, Katani Maria Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv História - Educação
História - Estudo e ensino
Livros didáticos
topic História - Educação
História - Estudo e ensino
Livros didáticos
History - Education
History - Study and teaching
Textbooks
dc.subject.eng.fl_str_mv History - Education
History - Study and teaching
Textbooks
description O livro didático configura-se como um dos instrumentos pedagógicos mais utilizados pelos professores em sala de aula. Sabe-se que, a partir do contexto em que são produzidos, os livros didáticos sofrem interferências de diferentes ordens, sejam de cunho político, econômico, seja social ou cultural. Situado nos pressupostos da História Cultural, no que se refere à história do livro e da leitura, este trabalho analisa uma questão fundamental: Como o livro didático de História é apropriado por professores e alunos nas aulas de História? Além disso, os elementos presentes no livro didático, denominados paratexto, influenciam na leitura do livro quando são modificados através de edições? O objetivo também é compreender como professores e alunos se apropriam do livro didático e como os elementos do paratexto interferem (ou não) nessas apropriações. Isso nos permite refletir acerca da problemática no ensino de História, nos seus aspectos teóricos e metodológicos.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-09-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-25T13:27:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-25T13:27:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1073
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/4/Dissertacao%20Cassiane%20Bechelin%20Vieira.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/5/Dissertacao%20Cassiane%20Bechelin%20Vieira.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/2/license.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/3/Dissertacao%20Cassiane%20Bechelin%20Vieira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ec2bdc53ba8d469af67d62bda221d06
803a73ad5270b9dfd3506a8d086275da
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
83e57b7ff358fa1966a496f7965203f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048310394224640