Uso do GeoGebra para mediar a aprendizagem de geometria no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Bauce, Viviane Polachini
Orientador(a): Soares, Eliana Maria do Sacramento
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/6729
Resumo: Diante do cenário tecnológico presente nos dias atuais e de inúmeras possibilidades de práticas pedagógicas a partir do uso de instrumentos tecnológicos, esta pesquisa investiga de que maneiras o software GeoGebra pode exercer o papel de mediador e ser potencializador para a aprendizagem de geometria. O referencial teórico está embasado na perspectiva sociointeracionista, da abordagem vigotskiana, relacionando os conceitos de mediação, de internalização, de Zona de Desenvolvimento Proximal e de sociointeração a fim de alicerçar elementos estruturantes para a compreensão da aprendizagem. Também, buscou-se apoio no referencial da Teoria de Van Hiele, para compreender como podem ser alcançados os níveis do pensamento geométrico. É uma pesquisa de delineamento qualitativo, na qual realizamos um estudo de caso com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental por meio de uma oficina ofertada em uma escola pública da Serra Gaúcha, usando o software GeoGebra. A análise do corpus foi inspirada na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi e, a partir dela, emergiram quatro categorias: mediação, mediação do software, socionteração e internalização, a partir da Teoria de Van Hiele. A articulação das categorias evidenciou que o software GeoGebra pode ser mediador da aprendizagem de conceitos geométricos, potencializando o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os resultados indicam a importância do papel mediador do professor criando intervenções e estratégias de forma que os alunos possam dar sentido às ações que eles realizam por meio do software. Nesse sentido, os conceitos vigotskianos foram de fundamental importância [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_6ae94b90e949ab0d823678b5f0e3f768
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6729
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Bauce, Viviane PolachiniWebber, Carine GeltrudesPescador, Cristina MariaLaurino, Débora PereiraSoares, Eliana Maria do Sacramento2020-12-17T15:36:57Z2020-12-17T15:36:57Z2020-12-042020-08-28https://repositorio.ucs.br/11338/6729Diante do cenário tecnológico presente nos dias atuais e de inúmeras possibilidades de práticas pedagógicas a partir do uso de instrumentos tecnológicos, esta pesquisa investiga de que maneiras o software GeoGebra pode exercer o papel de mediador e ser potencializador para a aprendizagem de geometria. O referencial teórico está embasado na perspectiva sociointeracionista, da abordagem vigotskiana, relacionando os conceitos de mediação, de internalização, de Zona de Desenvolvimento Proximal e de sociointeração a fim de alicerçar elementos estruturantes para a compreensão da aprendizagem. Também, buscou-se apoio no referencial da Teoria de Van Hiele, para compreender como podem ser alcançados os níveis do pensamento geométrico. É uma pesquisa de delineamento qualitativo, na qual realizamos um estudo de caso com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental por meio de uma oficina ofertada em uma escola pública da Serra Gaúcha, usando o software GeoGebra. A análise do corpus foi inspirada na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi e, a partir dela, emergiram quatro categorias: mediação, mediação do software, socionteração e internalização, a partir da Teoria de Van Hiele. A articulação das categorias evidenciou que o software GeoGebra pode ser mediador da aprendizagem de conceitos geométricos, potencializando o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os resultados indicam a importância do papel mediador do professor criando intervenções e estratégias de forma que os alunos possam dar sentido às ações que eles realizam por meio do software. Nesse sentido, os conceitos vigotskianos foram de fundamental importância [resumo fornecido pelo autor].Before the technological scenario present today and the numerous possibilities of pedagogical practices based on the use of technological instruments, this research investigates how the GeoGebra software can play the role of mediator and be an enhancer for the learning of geometry. The theoretical framework is based on the socio-interactionist perspective of the Vigotskian approach relating the concepts of mediation, internalization, the Zone of Proximal Development and socio-interaction in order to support structural elements for the understanding of learning. Also support was sought in the framework of Theory of Van Hiele to understand how the levels of geometric thought can be reached. It is a research of qualitative lineation, in which we carried out a case study with 6th grade elementary school students through a workshop offered at a school in Serra Gaúcha, using the GeoGebra software. The analysis of the corpus was inspired by the discursive textual analysis of Moraes and Galiazzi and from it four categories emerged: mediation, software mediation, socionteration and internalization, based on Van Hiele's Theory.The articulation of the categories showed that the GeoGebra software can mediate the learning of geometric concepts increasing the development of geometric thinking. The results indicate the importance of the teacher's mediating role creating interventions and strategies so that students can make sense of the actions they perform through the software. In this sense Vigotskian concepts were of fundamental importance [resumo fornecido pelo autor]Tecnologia educacionalGeoGebra(Programa de computador)Geometria - Estudo e ensino (Ensino fundamental)AprendizagemEducational technologyGeoGebra (Computer program)Geometry - Study and teaching (Elementary school)LearningUso do GeoGebra para mediar a aprendizagem de geometria no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/5625520979086426Bauce, Viviane PolachiniMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-03ORIGINALDissertacao Viviane Polachini Bauce.pdfDissertacao Viviane Polachini Bauce.pdfapplication/pdf1513275https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6729/1/Dissertacao%20Viviane%20Polachini%20Bauce.pdf17fe5e55a3fd918e650e7f4948089ca7MD51TEXTDissertacao Viviane Polachini Bauce.pdf.txtDissertacao Viviane Polachini Bauce.pdf.txtExtracted texttext/plain257553https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6729/2/Dissertacao%20Viviane%20Polachini%20Bauce.pdf.txtaff1f838f405b1f84ef6d778b74d1c55MD52THUMBNAILDissertacao Viviane Polachini Bauce.pdf.jpgDissertacao Viviane Polachini Bauce.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6729/3/Dissertacao%20Viviane%20Polachini%20Bauce.pdf.jpg0eca30c0fe9591af4e8f426af163ccdbMD5311338/67292022-02-07 17:49:48.828oai:repositorio.ucs.br:11338/6729Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:17:05.317499Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso do GeoGebra para mediar a aprendizagem de geometria no ensino fundamental
title Uso do GeoGebra para mediar a aprendizagem de geometria no ensino fundamental
spellingShingle Uso do GeoGebra para mediar a aprendizagem de geometria no ensino fundamental
Bauce, Viviane Polachini
Tecnologia educacional
GeoGebra(Programa de computador)
Geometria - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Educational technology
GeoGebra (Computer program)
Geometry - Study and teaching (Elementary school)
Learning
title_short Uso do GeoGebra para mediar a aprendizagem de geometria no ensino fundamental
title_full Uso do GeoGebra para mediar a aprendizagem de geometria no ensino fundamental
title_fullStr Uso do GeoGebra para mediar a aprendizagem de geometria no ensino fundamental
title_full_unstemmed Uso do GeoGebra para mediar a aprendizagem de geometria no ensino fundamental
title_sort Uso do GeoGebra para mediar a aprendizagem de geometria no ensino fundamental
author Bauce, Viviane Polachini
author_facet Bauce, Viviane Polachini
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Webber, Carine Geltrudes
Pescador, Cristina Maria
Laurino, Débora Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Bauce, Viviane Polachini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Eliana Maria do Sacramento
contributor_str_mv Soares, Eliana Maria do Sacramento
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
GeoGebra(Programa de computador)
Geometria - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Aprendizagem
topic Tecnologia educacional
GeoGebra(Programa de computador)
Geometria - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Educational technology
GeoGebra (Computer program)
Geometry - Study and teaching (Elementary school)
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational technology
GeoGebra (Computer program)
Geometry - Study and teaching (Elementary school)
Learning
description Diante do cenário tecnológico presente nos dias atuais e de inúmeras possibilidades de práticas pedagógicas a partir do uso de instrumentos tecnológicos, esta pesquisa investiga de que maneiras o software GeoGebra pode exercer o papel de mediador e ser potencializador para a aprendizagem de geometria. O referencial teórico está embasado na perspectiva sociointeracionista, da abordagem vigotskiana, relacionando os conceitos de mediação, de internalização, de Zona de Desenvolvimento Proximal e de sociointeração a fim de alicerçar elementos estruturantes para a compreensão da aprendizagem. Também, buscou-se apoio no referencial da Teoria de Van Hiele, para compreender como podem ser alcançados os níveis do pensamento geométrico. É uma pesquisa de delineamento qualitativo, na qual realizamos um estudo de caso com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental por meio de uma oficina ofertada em uma escola pública da Serra Gaúcha, usando o software GeoGebra. A análise do corpus foi inspirada na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi e, a partir dela, emergiram quatro categorias: mediação, mediação do software, socionteração e internalização, a partir da Teoria de Van Hiele. A articulação das categorias evidenciou que o software GeoGebra pode ser mediador da aprendizagem de conceitos geométricos, potencializando o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os resultados indicam a importância do papel mediador do professor criando intervenções e estratégias de forma que os alunos possam dar sentido às ações que eles realizam por meio do software. Nesse sentido, os conceitos vigotskianos foram de fundamental importância [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-17T15:36:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-17T15:36:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6729
url https://repositorio.ucs.br/11338/6729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6729/1/Dissertacao%20Viviane%20Polachini%20Bauce.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6729/2/Dissertacao%20Viviane%20Polachini%20Bauce.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6729/3/Dissertacao%20Viviane%20Polachini%20Bauce.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 17fe5e55a3fd918e650e7f4948089ca7
aff1f838f405b1f84ef6d778b74d1c55
0eca30c0fe9591af4e8f426af163ccdb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048332763496448