Uso do GeoGebra para mediar a aprendizagem de geometria no ensino fundamental
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ucs.br/11338/6729 |
Resumo: | Diante do cenário tecnológico presente nos dias atuais e de inúmeras possibilidades de práticas pedagógicas a partir do uso de instrumentos tecnológicos, esta pesquisa investiga de que maneiras o software GeoGebra pode exercer o papel de mediador e ser potencializador para a aprendizagem de geometria. O referencial teórico está embasado na perspectiva sociointeracionista, da abordagem vigotskiana, relacionando os conceitos de mediação, de internalização, de Zona de Desenvolvimento Proximal e de sociointeração a fim de alicerçar elementos estruturantes para a compreensão da aprendizagem. Também, buscou-se apoio no referencial da Teoria de Van Hiele, para compreender como podem ser alcançados os níveis do pensamento geométrico. É uma pesquisa de delineamento qualitativo, na qual realizamos um estudo de caso com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental por meio de uma oficina ofertada em uma escola pública da Serra Gaúcha, usando o software GeoGebra. A análise do corpus foi inspirada na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi e, a partir dela, emergiram quatro categorias: mediação, mediação do software, socionteração e internalização, a partir da Teoria de Van Hiele. A articulação das categorias evidenciou que o software GeoGebra pode ser mediador da aprendizagem de conceitos geométricos, potencializando o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os resultados indicam a importância do papel mediador do professor criando intervenções e estratégias de forma que os alunos possam dar sentido às ações que eles realizam por meio do software. Nesse sentido, os conceitos vigotskianos foram de fundamental importância [resumo fornecido pelo autor]. |
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Bauce, Viviane PolachiniWebber, Carine GeltrudesPescador, Cristina MariaLaurino, Débora PereiraSoares, Eliana Maria do Sacramento2020-12-17T15:36:57Z2020-12-17T15:36:57Z2020-12-042020-08-28https://repositorio.ucs.br/11338/6729Diante do cenário tecnológico presente nos dias atuais e de inúmeras possibilidades de práticas pedagógicas a partir do uso de instrumentos tecnológicos, esta pesquisa investiga de que maneiras o software GeoGebra pode exercer o papel de mediador e ser potencializador para a aprendizagem de geometria. O referencial teórico está embasado na perspectiva sociointeracionista, da abordagem vigotskiana, relacionando os conceitos de mediação, de internalização, de Zona de Desenvolvimento Proximal e de sociointeração a fim de alicerçar elementos estruturantes para a compreensão da aprendizagem. Também, buscou-se apoio no referencial da Teoria de Van Hiele, para compreender como podem ser alcançados os níveis do pensamento geométrico. É uma pesquisa de delineamento qualitativo, na qual realizamos um estudo de caso com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental por meio de uma oficina ofertada em uma escola pública da Serra Gaúcha, usando o software GeoGebra. A análise do corpus foi inspirada na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi e, a partir dela, emergiram quatro categorias: mediação, mediação do software, socionteração e internalização, a partir da Teoria de Van Hiele. A articulação das categorias evidenciou que o software GeoGebra pode ser mediador da aprendizagem de conceitos geométricos, potencializando o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os resultados indicam a importância do papel mediador do professor criando intervenções e estratégias de forma que os alunos possam dar sentido às ações que eles realizam por meio do software. Nesse sentido, os conceitos vigotskianos foram de fundamental importância [resumo fornecido pelo autor].Before the technological scenario present today and the numerous possibilities of pedagogical practices based on the use of technological instruments, this research investigates how the GeoGebra software can play the role of mediator and be an enhancer for the learning of geometry. The theoretical framework is based on the socio-interactionist perspective of the Vigotskian approach relating the concepts of mediation, internalization, the Zone of Proximal Development and socio-interaction in order to support structural elements for the understanding of learning. Also support was sought in the framework of Theory of Van Hiele to understand how the levels of geometric thought can be reached. It is a research of qualitative lineation, in which we carried out a case study with 6th grade elementary school students through a workshop offered at a school in Serra Gaúcha, using the GeoGebra software. The analysis of the corpus was inspired by the discursive textual analysis of Moraes and Galiazzi and from it four categories emerged: mediation, software mediation, socionteration and internalization, based on Van Hiele's Theory.The articulation of the categories showed that the GeoGebra software can mediate the learning of geometric concepts increasing the development of geometric thinking. The results indicate the importance of the teacher's mediating role creating interventions and strategies so that students can make sense of the actions they perform through the software. In this sense Vigotskian concepts were of fundamental importance [resumo fornecido pelo autor]Tecnologia educacionalGeoGebra(Programa de computador)Geometria - Estudo e ensino (Ensino fundamental)AprendizagemEducational technologyGeoGebra (Computer program)Geometry - Study and teaching (Elementary school)LearningUso do GeoGebra para mediar a aprendizagem de geometria no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/5625520979086426Bauce, Viviane PolachiniMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-03ORIGINALDissertacao Viviane Polachini Bauce.pdfDissertacao Viviane Polachini Bauce.pdfapplication/pdf1513275https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6729/1/Dissertacao%20Viviane%20Polachini%20Bauce.pdf17fe5e55a3fd918e650e7f4948089ca7MD51TEXTDissertacao Viviane Polachini Bauce.pdf.txtDissertacao Viviane Polachini Bauce.pdf.txtExtracted texttext/plain257553https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6729/2/Dissertacao%20Viviane%20Polachini%20Bauce.pdf.txtaff1f838f405b1f84ef6d778b74d1c55MD52THUMBNAILDissertacao Viviane Polachini Bauce.pdf.jpgDissertacao Viviane Polachini Bauce.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6729/3/Dissertacao%20Viviane%20Polachini%20Bauce.pdf.jpg0eca30c0fe9591af4e8f426af163ccdbMD5311338/67292022-02-07 17:49:48.828oai:repositorio.ucs.br:11338/6729Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:17:05.317499Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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