Astronomia no ensino de ciências por meio de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de acordo com a BNCC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Werle, Cíntia
Orientador(a): Missell, Valquíria Villas Boas Gomes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/10991
Resumo: Este trabalho de pesquisa apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma intervenção pedagógica online no Ensino de Ciências, com estudantes do Ensino Fundamental II, sobre o tema de Astronomia. Escolheu-se o método de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), proposto por Fourez (1997), para promover a alfabetização científica e tecnológica (ACT) desses estudantes por meio do Ensino de Astronomia. Esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar a aplicação do método de IIR no formato online na promoção do Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental. E, como objetivos específicos: promover o Ensino de Astronomia por meio do método de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade; desenvolver os atributos da ACT pelos estudantes: a comunicação, a autonomia e o domínio do tema; e criar um guia para professores sobre o Ensino de Astronomia utilizando o método de IIR, de acordo com os pressupostos da BNCC. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 9o ano, de uma escola do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS), durante o ano de 2020. A pesquisa está dentro da linha "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática", proposta no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul. Esta pesquisa é de natureza aplicada, abordagem qualitativa e, em relação aos procedimentos, é uma intervenção pedagógica. Os resultados alcançados, com as atividades desenvolvidas, demonstram que por meio da construção da IIR ocorreu o desenvolvimento dos atributos da ACT por parte dos estudantes: autonomia na execução das atividades, comunicação com os grupos de trabalho e durante as apresentações, e domínio do tema escolhido. O produto educacional desta dissertação apresenta um guia didático para que outros professores possam desenvolver essa temática na Educação Básica. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_705384910ad30a80fd22f5a785ad6ea1
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10991
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Werle, CíntiaPavani, Daniela BorgesGiovannini Júnior, OdilonMissell, Valquíria Villas Boas Gomes2022-09-27T12:49:14Z2022-09-27T12:49:14Z2022-09-272021-12-14https://repositorio.ucs.br/11338/10991Este trabalho de pesquisa apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma intervenção pedagógica online no Ensino de Ciências, com estudantes do Ensino Fundamental II, sobre o tema de Astronomia. Escolheu-se o método de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), proposto por Fourez (1997), para promover a alfabetização científica e tecnológica (ACT) desses estudantes por meio do Ensino de Astronomia. Esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar a aplicação do método de IIR no formato online na promoção do Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental. E, como objetivos específicos: promover o Ensino de Astronomia por meio do método de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade; desenvolver os atributos da ACT pelos estudantes: a comunicação, a autonomia e o domínio do tema; e criar um guia para professores sobre o Ensino de Astronomia utilizando o método de IIR, de acordo com os pressupostos da BNCC. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 9o ano, de uma escola do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS), durante o ano de 2020. A pesquisa está dentro da linha "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática", proposta no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul. Esta pesquisa é de natureza aplicada, abordagem qualitativa e, em relação aos procedimentos, é uma intervenção pedagógica. Os resultados alcançados, com as atividades desenvolvidas, demonstram que por meio da construção da IIR ocorreu o desenvolvimento dos atributos da ACT por parte dos estudantes: autonomia na execução das atividades, comunicação com os grupos de trabalho e durante as apresentações, e domínio do tema escolhido. O produto educacional desta dissertação apresenta um guia didático para que outros professores possam desenvolver essa temática na Educação Básica. [resumo fornecido pelo autor]This research work presents the development and results of an online pedagogical intervention in Science Teaching, with students from Elementary School II, about Astronomy. The Interdisciplinary Islands of Rationality (IIR) method, proposed by Fourez (1997), was chosen to promote scientific and technological literacy (ACT) of these students through the teaching of Astronomy. This research had as a general objective: to analyze the application of the IIR method in the online format in promoting the teaching of Astronomy in the final years of Elementary School. And, as specific objectives: to promote the teaching of Astronomy through the Interdisciplinary Islands of Rationality method; develop the attributes of ACT by students: communication, autonomy and mastery of the topic; and create a didactic guide for teachers on the teaching of Astronomy using the IIR method, in accordance with the BNCC assumptions. The activities were developed with a 9th grade class, from a school in a rural area of the state of Rio Grande do Sul (RS), during the year 2020. The research is within the line " Foundations and Educational Strategies in the Teaching of Science and Mathematics", proposed for the master?s degree in Science and Mathematics Teaching at the University of Caxias do Sul. This research is of applied nature, qualitative approach and, in relation to the procedures, it is a pedagogical intervention. The results achieved, with the activities developed, demonstrate that the development of the attributes of the ACT occurred by the students through the construction of the IIR: autonomy in the execution of the activities, communication with the working groups and during the presentations, and mastery of the theme chosen. The educational product of this dissertation presents a didactic guide so that other teachers can develop this theme in Basic Education. [resumo fornecido pelo autor]engporAlfabetizaçãoBase Nacional Comum CurricularAstronomiaEducaçãoEnsino fundamentalLiteracyCommon National Base CurriculumAstronomyEducationElementary SchoolAstronomia no ensino de ciências por meio de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de acordo com a BNCCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1814621873063880CÍNTIA WERLEMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-09-26ORIGINALDissertação Cíntia Werle.pdfDissertação Cíntia Werle.pdfapplication/pdf38819686https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10991/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20C%c3%adntia%20Werle.pdff2eab1f009cdec8e512de7ebf8b1b32fMD51Produto educacional Cintia Werle.pdfProduto educacional Cintia Werle.pdfapplication/pdf4594597https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10991/2/Produto%20educacional%20Cintia%20Werle.pdf21cd4b4b9f85120cad6ecc7c37a5fe29MD52TEXTDissertação Cíntia Werle.pdf.txtDissertação Cíntia Werle.pdf.txtExtracted texttext/plain121793https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10991/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20C%c3%adntia%20Werle.pdf.txt55e3786bf17f0b01c9acd0458d95a334MD53Produto educacional Cintia Werle.pdf.txtProduto educacional Cintia Werle.pdf.txtExtracted texttext/plain23299https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10991/5/Produto%20educacional%20Cintia%20Werle.pdf.txta1615152045b5451f8a78def3802ba61MD55THUMBNAILDissertação Cíntia Werle.pdf.jpgDissertação Cíntia Werle.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10991/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20C%c3%adntia%20Werle.pdf.jpge2b926e5ea91810cadf162c8ccea5c9aMD54Produto educacional Cintia Werle.pdf.jpgProduto educacional Cintia Werle.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2087https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10991/6/Produto%20educacional%20Cintia%20Werle.pdf.jpgbca54286007d438f4ba5356e3e2c7bb3MD5611338/109912022-10-18 17:46:48.867oai:repositorio.ucs.br:11338/10991Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:16:20.060568Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Astronomia no ensino de ciências por meio de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de acordo com a BNCC
title Astronomia no ensino de ciências por meio de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de acordo com a BNCC
spellingShingle Astronomia no ensino de ciências por meio de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de acordo com a BNCC
Werle, Cíntia
Alfabetização
Base Nacional Comum Curricular
Astronomia
Educação
Ensino fundamental
Literacy
Common National Base Curriculum
Astronomy
Education
Elementary School
title_short Astronomia no ensino de ciências por meio de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de acordo com a BNCC
title_full Astronomia no ensino de ciências por meio de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de acordo com a BNCC
title_fullStr Astronomia no ensino de ciências por meio de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de acordo com a BNCC
title_full_unstemmed Astronomia no ensino de ciências por meio de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de acordo com a BNCC
title_sort Astronomia no ensino de ciências por meio de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de acordo com a BNCC
author Werle, Cíntia
author_facet Werle, Cíntia
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Pavani, Daniela Borges
Giovannini Júnior, Odilon
dc.contributor.author.fl_str_mv Werle, Cíntia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Missell, Valquíria Villas Boas Gomes
contributor_str_mv Missell, Valquíria Villas Boas Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Base Nacional Comum Curricular
Astronomia
Educação
Ensino fundamental
topic Alfabetização
Base Nacional Comum Curricular
Astronomia
Educação
Ensino fundamental
Literacy
Common National Base Curriculum
Astronomy
Education
Elementary School
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Common National Base Curriculum
Astronomy
Education
Elementary School
description Este trabalho de pesquisa apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma intervenção pedagógica online no Ensino de Ciências, com estudantes do Ensino Fundamental II, sobre o tema de Astronomia. Escolheu-se o método de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), proposto por Fourez (1997), para promover a alfabetização científica e tecnológica (ACT) desses estudantes por meio do Ensino de Astronomia. Esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar a aplicação do método de IIR no formato online na promoção do Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental. E, como objetivos específicos: promover o Ensino de Astronomia por meio do método de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade; desenvolver os atributos da ACT pelos estudantes: a comunicação, a autonomia e o domínio do tema; e criar um guia para professores sobre o Ensino de Astronomia utilizando o método de IIR, de acordo com os pressupostos da BNCC. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 9o ano, de uma escola do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS), durante o ano de 2020. A pesquisa está dentro da linha "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática", proposta no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul. Esta pesquisa é de natureza aplicada, abordagem qualitativa e, em relação aos procedimentos, é uma intervenção pedagógica. Os resultados alcançados, com as atividades desenvolvidas, demonstram que por meio da construção da IIR ocorreu o desenvolvimento dos atributos da ACT por parte dos estudantes: autonomia na execução das atividades, comunicação com os grupos de trabalho e durante as apresentações, e domínio do tema escolhido. O produto educacional desta dissertação apresenta um guia didático para que outros professores possam desenvolver essa temática na Educação Básica. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-27T12:49:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-27T12:49:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10991
url https://repositorio.ucs.br/11338/10991
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10991/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20C%c3%adntia%20Werle.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10991/2/Produto%20educacional%20Cintia%20Werle.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10991/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20C%c3%adntia%20Werle.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10991/5/Produto%20educacional%20Cintia%20Werle.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10991/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20C%c3%adntia%20Werle.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10991/6/Produto%20educacional%20Cintia%20Werle.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2eab1f009cdec8e512de7ebf8b1b32f
21cd4b4b9f85120cad6ecc7c37a5fe29
55e3786bf17f0b01c9acd0458d95a334
a1615152045b5451f8a78def3802ba61
e2b926e5ea91810cadf162c8ccea5c9a
bca54286007d438f4ba5356e3e2c7bb3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048330240622592