Desconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preço

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Tartarotti, Lucas
Orientador(a): De Toni, Deonir
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/4229
Resumo: A estratégia de precificação baseada em descontos no preço pode influenciar positivamente ou negativamente as percepções dos consumidores. Entretanto, esta pesquisa se deteve a analisar consequências negativas decorrentes desta estratégia. Sabe-se que uma parcela das organizações que utilizam a estratégia de descontos no preço não oferecem o desconto para todas as compras ou para todos os consumidores. Assim, analisou-se a percepção do consumidor que não recebe o desconto no preço e está ciente que outros consumidores receberam. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é analisar as relações dos níveis de desconto no preço somente a terceiro, em diferentes níveis de preço, com os construtos injustiça de preço, emoções negativas, valor percebido, boca a boca negativo, intenção de troca de loja e insatisfação. Esta proposta de estudo justifica-se pois definir a estratégia de precificação é uma das decisões mais importantes e um dos principais fatores de sucesso para um produto ou serviço. Após o levantamento teórico, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza quantitativa através da técnica experimental. O design experimental é 3x2, sendo que os cenários apresentam diferentes níveis de preço e de desconto. Como resultado, identificou-se impactos significativos do desconto no preço somente a terceiro nos construtos boca a boca negativo, intenção de troca de loja e insatisfação. Portanto, a principal contribuição teórica desta pesquisa são as relações entre os diferentes níveis de preço e níveis de desconto no preço e os impactos gerados por essas relações nos construtos teóricos referenciados. As implicações gerenciais surgem a partir da melhor compreensão sobre os impactos decorrentes da concessão de descontos no preço, em diferentes níveis de preço. O estudo indica que o nível baixo de desconto no preço não impacta significativamente nos construtos relacionados, não gerando assim as consequências negativas para a organização.
id UCS_808a34600b4efe7d7277f0aca85bb2a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4229
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Tartarotti, LucasMilan, Gabriel SperandioLazzari, FernandaBasso, KennyDe Toni, Deonir2019-01-30T10:58:27Z2019-01-30T10:58:27Z2019-01-302018-12-05https://repositorio.ucs.br/11338/4229A estratégia de precificação baseada em descontos no preço pode influenciar positivamente ou negativamente as percepções dos consumidores. Entretanto, esta pesquisa se deteve a analisar consequências negativas decorrentes desta estratégia. Sabe-se que uma parcela das organizações que utilizam a estratégia de descontos no preço não oferecem o desconto para todas as compras ou para todos os consumidores. Assim, analisou-se a percepção do consumidor que não recebe o desconto no preço e está ciente que outros consumidores receberam. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é analisar as relações dos níveis de desconto no preço somente a terceiro, em diferentes níveis de preço, com os construtos injustiça de preço, emoções negativas, valor percebido, boca a boca negativo, intenção de troca de loja e insatisfação. Esta proposta de estudo justifica-se pois definir a estratégia de precificação é uma das decisões mais importantes e um dos principais fatores de sucesso para um produto ou serviço. Após o levantamento teórico, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza quantitativa através da técnica experimental. O design experimental é 3x2, sendo que os cenários apresentam diferentes níveis de preço e de desconto. Como resultado, identificou-se impactos significativos do desconto no preço somente a terceiro nos construtos boca a boca negativo, intenção de troca de loja e insatisfação. Portanto, a principal contribuição teórica desta pesquisa são as relações entre os diferentes níveis de preço e níveis de desconto no preço e os impactos gerados por essas relações nos construtos teóricos referenciados. As implicações gerenciais surgem a partir da melhor compreensão sobre os impactos decorrentes da concessão de descontos no preço, em diferentes níveis de preço. O estudo indica que o nível baixo de desconto no preço não impacta significativamente nos construtos relacionados, não gerando assim as consequências negativas para a organização.Pricing strategy based on price discounts can positively or negatively influence consumer perceptions. However, this research focused on analyze the negative consequences of this strategy. It is known that a portion of the organizations that use the strategy of discounts in the price do not offer the discount for all purchases or for all consumers. Thus, we analyzed the perception of the consumer who does not receive the price discount and is aware that other consumers received. In this sense, the objective of the research is to analyze the relations of discount levels in price only to another consumer, at different price levels, with the constructs price injustice, negative emotions, perceived value, negative word of mouth, and dissatisfaction. This study proposal is justified because defining the pricing strategy is one of the most important decisions and one of the main success factors for a product or service. After the theoretical survey, a quantitative research was developed through the experimental technique. The experimental design is 3×2 and the scenarios have different levels of price and discount. As a result, we identified significant impacts of price discount only to another consumer in negative word of mouth constructs, intention to exchange the store and dissatisfaction. Therefore, the main theoretical contribution of this research are the relations between the different price levels and discount levels in the price and the impacts generated by these relationships in the referenced theoretical constructs. The managerial implications arise from a better understanding of the impacts resulting from the concession of price discounts at different price levels. The study indicates that the low level of price discount does not significantly impact the related constructs, thus not having the negative consequences for the organization.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESPolítica de preçosDescontoComportamento do consumidorSatisfação do consumidorPricingDiscountConsumer behaviorConsumer satisfactionDesconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8919142015791148TARTAROTTI, LucasPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4229/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52ORIGINALDissertacao Lucas Tartarotti.pdfDissertacao Lucas Tartarotti.pdfapplication/pdf750709https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4229/1/Dissertacao%20Lucas%20Tartarotti.pdf186ce8c52ae8f04cdde1a779a9255354MD51TEXTDissertacao Lucas Tartarotti.pdf.txtDissertacao Lucas Tartarotti.pdf.txtExtracted texttext/plain319402https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4229/3/Dissertacao%20Lucas%20Tartarotti.pdf.txt506f74651bc56aac02abecf514868267MD53THUMBNAILDissertacao Lucas Tartarotti.pdf.jpgDissertacao Lucas Tartarotti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4229/4/Dissertacao%20Lucas%20Tartarotti.pdf.jpg0da0603b4ccf7c75aabf5fbdab0cdf70MD5411338/42292021-12-14 19:20:51.458oai:repositorio.ucs.br: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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:16:03.878823Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preço
title Desconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preço
spellingShingle Desconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preço
Tartarotti, Lucas
Política de preços
Desconto
Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Pricing
Discount
Consumer behavior
Consumer satisfaction
title_short Desconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preço
title_full Desconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preço
title_fullStr Desconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preço
title_full_unstemmed Desconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preço
title_sort Desconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preço
author Tartarotti, Lucas
author_facet Tartarotti, Lucas
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Milan, Gabriel Sperandio
Lazzari, Fernanda
Basso, Kenny
dc.contributor.author.fl_str_mv Tartarotti, Lucas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv De Toni, Deonir
contributor_str_mv De Toni, Deonir
dc.subject.por.fl_str_mv Política de preços
Desconto
Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
topic Política de preços
Desconto
Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Pricing
Discount
Consumer behavior
Consumer satisfaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Pricing
Discount
Consumer behavior
Consumer satisfaction
description A estratégia de precificação baseada em descontos no preço pode influenciar positivamente ou negativamente as percepções dos consumidores. Entretanto, esta pesquisa se deteve a analisar consequências negativas decorrentes desta estratégia. Sabe-se que uma parcela das organizações que utilizam a estratégia de descontos no preço não oferecem o desconto para todas as compras ou para todos os consumidores. Assim, analisou-se a percepção do consumidor que não recebe o desconto no preço e está ciente que outros consumidores receberam. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é analisar as relações dos níveis de desconto no preço somente a terceiro, em diferentes níveis de preço, com os construtos injustiça de preço, emoções negativas, valor percebido, boca a boca negativo, intenção de troca de loja e insatisfação. Esta proposta de estudo justifica-se pois definir a estratégia de precificação é uma das decisões mais importantes e um dos principais fatores de sucesso para um produto ou serviço. Após o levantamento teórico, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza quantitativa através da técnica experimental. O design experimental é 3x2, sendo que os cenários apresentam diferentes níveis de preço e de desconto. Como resultado, identificou-se impactos significativos do desconto no preço somente a terceiro nos construtos boca a boca negativo, intenção de troca de loja e insatisfação. Portanto, a principal contribuição teórica desta pesquisa são as relações entre os diferentes níveis de preço e níveis de desconto no preço e os impactos gerados por essas relações nos construtos teóricos referenciados. As implicações gerenciais surgem a partir da melhor compreensão sobre os impactos decorrentes da concessão de descontos no preço, em diferentes níveis de preço. O estudo indica que o nível baixo de desconto no preço não impacta significativamente nos construtos relacionados, não gerando assim as consequências negativas para a organização.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-30T10:58:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-30T10:58:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4229
url https://repositorio.ucs.br/11338/4229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4229/2/license.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4229/1/Dissertacao%20Lucas%20Tartarotti.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4229/3/Dissertacao%20Lucas%20Tartarotti.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4229/4/Dissertacao%20Lucas%20Tartarotti.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40
186ce8c52ae8f04cdde1a779a9255354
506f74651bc56aac02abecf514868267
0da0603b4ccf7c75aabf5fbdab0cdf70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048329259155456