Retenção de profissionais e a influência da cultura nacional : um estudo em uma multinacional italiana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Persch, Leonice Link
Orientador(a): Macke, Janaina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/2855
Resumo: Estudos realizados ao longo dos anos, buscaram entender os fatores de retenção de profissionais nas organizações e as culturas nacionais que determinam ou influenciam o comportamento dos indivíduos. O presente estudo teve como objetivo identificar os fatores de retenção de profissionais e analisar a influência das características culturais nacionais sobre esses fatores. O pressuposto de diferenciação nacional dos fatores de retenção está embasado na literatura que considera as distinções culturais no nível nacional e sua influência no comportamento dos indivíduos e na cultura das organizações. A influência das culturas foi analisada com base em seus traços mais característicos e comparada aos resultados obtidos em cada unidade. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, de caráter exploratório-descritivo. A estratégia foi uma survey, e como técnica de coleta de dados utilizou-se questionário com perguntas abertas e fechadas com escalas de 3 e 5 pontos. Para a análise dos dados, empregaram-se procedimentos quantitativos através do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), utilizando métodos de análise descritiva e multivariada. O campo de estudo foi composto por três filiais de uma empresa multinacional italiana, do segmento de fabricação de peças para itens fora de estrada, estando as mesmas localizadas no Brasil, Índia e China, as quais foram identificadas no presente estudo como Filial X1, Filial X2 e Filial X3, respectivamente. Pretendeu-se contemplar com a pesquisa, a análise dos fatores de retenção em cada unidade, o nível de satisfação, os fatores que poderiam influenciar na possível saída desses profissionais e sua relação com o contexto das características culturais. Em suma, o presente trabalho buscou identificar se haveria uma relação entre fatores de retenção e características culturais nacionais, e também, os fatores de retenção de cada unidade. Os resultados da pesquisa apontaram que os fatores de retenção dos profissionais são influenciados pelas dimensões e características culturais nacionais, na qual as organizações estão inseridas. Os fatores de retenção e os fatores influenciadores na intenção de sair dos profissionais, ambos exercem influências diferentes sobre a intenção de sair ou ficar na organização. Do ponto de vista teórico, espera-se ter contribuído para o campo cientifico, criando novos insights sobre fatores de retenção e cultura. Do ponto de vista empírico, objetiva-se dar suporte as organizações que implementam filiais em países estrangeiros, facilitando o seu processo de adaptação. Bem como, aos profissionais, para melhorar o entendimento das necessidades de diferentes culturas, facilitando o processo de interação.
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Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, de caráter exploratório-descritivo. A estratégia foi uma survey, e como técnica de coleta de dados utilizou-se questionário com perguntas abertas e fechadas com escalas de 3 e 5 pontos. Para a análise dos dados, empregaram-se procedimentos quantitativos através do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), utilizando métodos de análise descritiva e multivariada. O campo de estudo foi composto por três filiais de uma empresa multinacional italiana, do segmento de fabricação de peças para itens fora de estrada, estando as mesmas localizadas no Brasil, Índia e China, as quais foram identificadas no presente estudo como Filial X1, Filial X2 e Filial X3, respectivamente. Pretendeu-se contemplar com a pesquisa, a análise dos fatores de retenção em cada unidade, o nível de satisfação, os fatores que poderiam influenciar na possível saída desses profissionais e sua relação com o contexto das características culturais. Em suma, o presente trabalho buscou identificar se haveria uma relação entre fatores de retenção e características culturais nacionais, e também, os fatores de retenção de cada unidade. Os resultados da pesquisa apontaram que os fatores de retenção dos profissionais são influenciados pelas dimensões e características culturais nacionais, na qual as organizações estão inseridas. Os fatores de retenção e os fatores influenciadores na intenção de sair dos profissionais, ambos exercem influências diferentes sobre a intenção de sair ou ficar na organização. Do ponto de vista teórico, espera-se ter contribuído para o campo cientifico, criando novos insights sobre fatores de retenção e cultura. Do ponto de vista empírico, objetiva-se dar suporte as organizações que implementam filiais em países estrangeiros, facilitando o seu processo de adaptação. Bem como, aos profissionais, para melhorar o entendimento das necessidades de diferentes culturas, facilitando o processo de interação.Studies over the years have sought to understand the professional retention factors in organizations and national cultures that determine or influence the behavior of individuals. This study aimed to determine the job retention factors and analyze the influence of national cultural characteristics of these factors. The assumption of national differentiation on retention factors is grounded in the literature that considers cultural distinctions at the national level and its influence on the behavior of individuals and in the culture of organizations. The influence of the cultures was analyzed based on their characteristic features and compared to the results obtained in each unit. As methodology, there was applied a quantitative research, with exploratory and descriptive approach. The strategy was a survey, and as a data collection technique was used questionnaire with open and closed questions with scales of 3 and 5 points. For the data analysis, were employed quantitative procedures using the SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) software, using methods of descriptive and multivariate analysis. The field of the study was comprised of three subsidiaries from an Italian multinational company which is parts manufacturer for off road segment, and they are located in Brazil, India and China, which were identified in this study as subsidiary X1, subsidiary X2 and subsidiary X3, respectively. It was intended to contemplate with the research, the analysis of retention factors in each unit, the level of satisfaction, the factors that could influence potential leave of the professionals and its relation to the context of cultural characteristics. In short, this study sought to identify whether there was a relationship between retention factors and national cultural characteristics, and also, the retention factors of each unit. The results of the research pointed out that the retention factors of the professionals are influenced by dimensions and cultural characteristics, in which the organizations are inserted. The retention factors and the factors influencing the intention to leave the professionals, both exert different influences on the intention to leave or stay in the organization. From a theoretical point of view, it is expected to have contributed to the scientific field, creating new insights into retention and cultural factors. From an empirical point of view, the objective is to support organizations that implement affiliates in foreign countries, facilitating the process of adaptation. As well, for professionals to improve understanding of the needs of different cultures, facilitating the process of interaction.Administração de pessoalSatisfação no trabalhoRelações culturaisCultura organizacionalPersonnel managementJob satisfactionCultural relationsCorporate cultureRetenção de profissionais e a influência da cultura nacional : um estudo em uma multinacional italianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9729053962932309PERSCH, L. 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