O brincar na educação infantil : a influência das tecnologias digitais móveis no contexto da brincadeira
Ano de defesa: | 2015 |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/988 |
Resumo: | A pesquisa que deu origem a esta dissertação surge das inquietações da pesquisadora, em sua atuação como professora de Educação Infantil, e tem como objetivo central analisar o brincar em contextos permeados pelos dispositivos digitais móveis. Como aporte teórico, a pesquisa valeu-se da abordagem sociointeracionista proposta pelos estudos de Vygotsky. Os principais conceitos considerados foram: mediação, sociointeração, situação imaginária e a ZDP, articulando o brincar com as tecnologias digitais móveis, no contexto da cultura digital. Também se buscou subsídios acerca do brincar em Winnicott, Kishimoto, Benjamin e Huizinga. O estudo foi realizado em uma escola municipal de Educação Infantil, com crianças de três a quatro anos de idade. O delineamento metodológico foi baseado na pesquisa de cunho qualitativo. Para geração de dados, optou-se pela videogravação, realizada na sala onde as crianças desenvolvem suas brincadeiras e recreações, em dias alternados, nos turnos da manhã e da tarde. Os dispositivos digitais móveis – Smartphones e Tablets – foram inseridos entre os brinquedos e entre os demais materiais da sala, ficando à disposição das crianças. Essas videogravações geraram o corpus que foi analisado a partir de um processo de análise das imagens, inspirada nos estudos de Honorato, Larocca e Sadalla, Leonardos, Silva, Peixoto e Demartini, com o intuito de responder à pergunta norteadora: como o brincar na Educação Infantil se modifica em um contexto escolar permeado por dispositivos digitais móveis? Para o tratamento dos dados, realizou-se a transcrição das videogravações, com o olhar voltado a alguns norteadores teóricos: mediação, sociointeração, situação imaginaria e ZDP. Dessa forma, identificaram-se as unidades visuais e verbais. A partir dessas, encontraram-se as categorias emergentes: interesse nos dispositivos móveis; acontecimentos; mediação; interação e sociointeração; situação imaginária e verbalizações. Esse processo foi inspirado em Moraes e Galiazzi (2007). Na articulação entre as categorias, buscando as possíveis modificações no brincar permeado por dispositivos móveis, encontrou-se a plasticidade dos DM como elemento importante, pois a tela se modifica e se molda conforme o toque da criança, despertando seu interesse em interagir com esses dispositivos. Nesse sentido, a plasticidade pode ser um dos elementos relacionados às modificações identificadas no brincar, já que os DM oferecem funções, simulações e opções de telas e links que possibilitam múltiplos caminhos, no sentido da dinamicidade, a partir da forma com que a criança interage com os dispositivos. A possibilidade dos DM funcionarem como ativadores da ZDP, transformando o potencial em real, e a interação/sociointeração e mediação também destacaram-se, pois, ao interagir, a possibilidade da criança construir novos elementos cognitivos se amplia. Assim, teceram-se algumas recomendações e desdobramentos da ação docente na Educação Infantil, de modo que o professor reavalie suas concepções acerca do brincar no contexto da inserção dos DM, já que cabe a ele mediar, incentivar, estimular e disponibilizar os materiais para a brincadeira, favorecendo, desse modo, a ampliação do potencial de aprendizagem das crianças a partir do brincar. |
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Meneguzzo, Lorivane AparecidaRamos, Flávia BrocchettoDornelles, Leni VieiraSoares, Eliana Maria do Sacramento2015-08-26T12:32:25Z2015-08-26T12:32:25Z2015-08-262015-04-14https://repositorio.ucs.br/handle/11338/988A pesquisa que deu origem a esta dissertação surge das inquietações da pesquisadora, em sua atuação como professora de Educação Infantil, e tem como objetivo central analisar o brincar em contextos permeados pelos dispositivos digitais móveis. Como aporte teórico, a pesquisa valeu-se da abordagem sociointeracionista proposta pelos estudos de Vygotsky. Os principais conceitos considerados foram: mediação, sociointeração, situação imaginária e a ZDP, articulando o brincar com as tecnologias digitais móveis, no contexto da cultura digital. Também se buscou subsídios acerca do brincar em Winnicott, Kishimoto, Benjamin e Huizinga. O estudo foi realizado em uma escola municipal de Educação Infantil, com crianças de três a quatro anos de idade. O delineamento metodológico foi baseado na pesquisa de cunho qualitativo. Para geração de dados, optou-se pela videogravação, realizada na sala onde as crianças desenvolvem suas brincadeiras e recreações, em dias alternados, nos turnos da manhã e da tarde. Os dispositivos digitais móveis – Smartphones e Tablets – foram inseridos entre os brinquedos e entre os demais materiais da sala, ficando à disposição das crianças. Essas videogravações geraram o corpus que foi analisado a partir de um processo de análise das imagens, inspirada nos estudos de Honorato, Larocca e Sadalla, Leonardos, Silva, Peixoto e Demartini, com o intuito de responder à pergunta norteadora: como o brincar na Educação Infantil se modifica em um contexto escolar permeado por dispositivos digitais móveis? Para o tratamento dos dados, realizou-se a transcrição das videogravações, com o olhar voltado a alguns norteadores teóricos: mediação, sociointeração, situação imaginaria e ZDP. Dessa forma, identificaram-se as unidades visuais e verbais. A partir dessas, encontraram-se as categorias emergentes: interesse nos dispositivos móveis; acontecimentos; mediação; interação e sociointeração; situação imaginária e verbalizações. Esse processo foi inspirado em Moraes e Galiazzi (2007). Na articulação entre as categorias, buscando as possíveis modificações no brincar permeado por dispositivos móveis, encontrou-se a plasticidade dos DM como elemento importante, pois a tela se modifica e se molda conforme o toque da criança, despertando seu interesse em interagir com esses dispositivos. Nesse sentido, a plasticidade pode ser um dos elementos relacionados às modificações identificadas no brincar, já que os DM oferecem funções, simulações e opções de telas e links que possibilitam múltiplos caminhos, no sentido da dinamicidade, a partir da forma com que a criança interage com os dispositivos. A possibilidade dos DM funcionarem como ativadores da ZDP, transformando o potencial em real, e a interação/sociointeração e mediação também destacaram-se, pois, ao interagir, a possibilidade da criança construir novos elementos cognitivos se amplia. Assim, teceram-se algumas recomendações e desdobramentos da ação docente na Educação Infantil, de modo que o professor reavalie suas concepções acerca do brincar no contexto da inserção dos DM, já que cabe a ele mediar, incentivar, estimular e disponibilizar os materiais para a brincadeira, favorecendo, desse modo, a ampliação do potencial de aprendizagem das crianças a partir do brincar.The research that has given rise to this essay emerges from the concerns of the researcher in her performance as a preschool teacher, and has as main objective analyze the act of playing in permeated contexts by mobile devices. As an academic support we were based in the social-interaction approach proposed by the studies of Vygotsky. The main considered concepts were: mediation, socio-interaction, imaginary situation and the ZDP, linking the act of playing with the mobile technologies, in the context of digital culture. We also researched assistance about the act of playing in Winnicott, Kishimoto, Benjamin and Huizinga. The study has been performed in a municipal preschool, with kids from three to four years old. The methodological outlining was based in the qualitative research. In order to develop data, we chose the video recording, which was made in the classroom where the kids develop their games and recreations, every other day, in the morning and in the afternoon. The mobile devices – Smartphone’s and Tablets – were inserted between the toys and other stuffs of the classroom, being available for the children. These video recording generated the corpus that was investigated, from an analyzed process of the images, inspired in the studies of Honorato, Larocca e Sadalla, Leonardos, Silva, Peixoto and Demartini, with the intention to answer our mainspring question: How does the act of playing in preschool modify itself in an scholar context permeated by mobile devices? To the treatment of the data a video recording transcription was made, with the view toward to some theoretical mainspring: mediation, socio-interaction, imaginary situation and the ZDP. This way, we identified the visual and spoken unities. And from these ones we found the emerging categories: Interest in mobile devices, events, mediation, interaction and sociointeraction; imaginary situation and verbalization. This process was inspired in Moraes and Galiazzi (2007). In the link between the categories, looking for the possible changes in the act of playing permeated by mobile devices, we found the plasticity of the mobile devices as an important element, because the screen modifies and adapts itself according to the touch of the kid, awaking their interest in interacting with these devices. In this sense the plasticity can be one of the elements that are related to the changes that were identified in the act of playing, once the mobile devices offer functions, simulations and options of screens and links, that allow multiple ways in the sense of dynamicity from the way the children interact to the devices. The possibility that the mobile devices work as activators of the ZDP, converting the potential in real; and the interaction/socio-interaction and the mediation also got stand out, because when the kid interacts, the possibility that the kid build new cognitive elements increases. In this sense we created some suggestions and ramifications the teaching act in preschool, such that the teacher review their conceptions about the act of playing in the context of the mobile devices’ entry. It is the teacher’s duty mediate, encourage, stimulate and make the materials available to the play, this way benefiting the broadening of the potential of children’s knowledge, from the act of playing.Educação de criançasEnsino auxiliado por computadorInovações educacionaisEnsino - Meios auxiliaresAprendizagemEducaçãoEducation of childrenComputer-assisted instructionEducational innovationsTeaching - Aids and devicesLearningEducationO brincar na educação infantil : a influência das tecnologias digitais móveis no contexto da brincadeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0921497707494593SUZIN, L. A. 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