Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Viganó, Vanessa Cristina Rech
Orientador(a): Lima, Isolda Gianni de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1066
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa em Educação Matemática, que gerou uma proposta pedagógica diferenciada para o estudo de Trigonometria, desenvolvida com base em concepções construtivistas e fundamentada nas teorias de aprendizagem de Ausubel (2003) e Vygotsky (1989). A pesquisa-ação, de caráter qualitativo e participativo, deu suporte à elaboração e aplicação da proposta com a qual se buscou responder as seguintes questões: Os estudantes são ou não receptivos a uma metodologia ativa de aprendizagem? Como reagem? Atividades potencialmente significativas envolvem os estudantes e promovem uma aprendizagem significativa? Os dados analisados têm origem em diversos instrumentos, todos relacionados com a aprendizagem de conceitos de Trigonometria, em uma classe de estudantes do segundo ano, de uma escola estadual de Ensino Médio de Caxias do Sul, no decorrer do segundo trimestre de 2014. Das análises realizadas têm-se indicativos de respostas favoráveis às questões que nortearam esta pesquisa e com os quais se alcançou o objetivo geral de investigar uma estratégia pedagógica ativa, para promover a aprendizagem de conceitos de Trigonometria. Como produto deste estudo e pesquisa, sistematizou-se a proposta pedagógica na forma de um blog – Aprendizagem Significativa de Trigonometria – que pode ser acessado em https://aprendizagemsignificativatrigonometria.wordpress.com/.
id UCS_9f09ba70599b6b6100e6230a03732ade
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/1066
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Viganó, Vanessa Cristina RechCatelli, FranciscoCury, Helena NoronhaGessinger, Rosana MariaLima, Isolda Gianni de2015-11-19T12:54:26Z2015-11-19T12:54:26Z2015-11-192015-09-25https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1066Este trabalho apresenta uma pesquisa em Educação Matemática, que gerou uma proposta pedagógica diferenciada para o estudo de Trigonometria, desenvolvida com base em concepções construtivistas e fundamentada nas teorias de aprendizagem de Ausubel (2003) e Vygotsky (1989). A pesquisa-ação, de caráter qualitativo e participativo, deu suporte à elaboração e aplicação da proposta com a qual se buscou responder as seguintes questões: Os estudantes são ou não receptivos a uma metodologia ativa de aprendizagem? Como reagem? Atividades potencialmente significativas envolvem os estudantes e promovem uma aprendizagem significativa? Os dados analisados têm origem em diversos instrumentos, todos relacionados com a aprendizagem de conceitos de Trigonometria, em uma classe de estudantes do segundo ano, de uma escola estadual de Ensino Médio de Caxias do Sul, no decorrer do segundo trimestre de 2014. Das análises realizadas têm-se indicativos de respostas favoráveis às questões que nortearam esta pesquisa e com os quais se alcançou o objetivo geral de investigar uma estratégia pedagógica ativa, para promover a aprendizagem de conceitos de Trigonometria. Como produto deste estudo e pesquisa, sistematizou-se a proposta pedagógica na forma de um blog – Aprendizagem Significativa de Trigonometria – que pode ser acessado em https://aprendizagemsignificativatrigonometria.wordpress.com/.This work presents a research in Mathematics Education which generated a differentiated pedagogical approach to the study of Trigonometry, developed based on constructivist concepts and based on learning theories of Ausubel (2003) and Vygotsky (1989). The action-research, from the qualitative and participatory types, supported the development and implementation of the proposal which it aimed at answering the following questions: Are students receptive to an active learning methodology or not? How do they react? Do potentially significant activities involve students and promote meaningful learning? The analyzed data is originated from various instruments, all related to learning concepts of Trigonometry in a class of students in the second year of high school at a public school in Caxias do Sul, in the second quarter of 2014. The performed analyzes have indicated favorable answers to the questions that guided this research and with which it reached the general purpose of investigating an active pedagogical strategy to promote learning trigonometry concepts. As a product of this study and research, a pedagogical proposal in the form of a blog have been systemized - Significant Learning Trigonometry - which can be accessed at https://aprendizagemsignificativatrigonometria.wordpress.com/.Matemática - EducaçãoTrigonometriaAprendizagemMathematics - EducationTrigonometryLearningUma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9931402158932303VIGANÓ, V. C. R.Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaWebber, Carine GeltrudesTEXTDissertacao Vanessa Cristina Rech Viganó.pdf.txtDissertacao Vanessa Cristina Rech Viganó.pdf.txtExtracted texttext/plain288534https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/3/Dissertacao%20Vanessa%20Cristina%20Rech%20Vigan%c3%b3.pdf.txt34e180b5d34efbd864f849dafcc071eeMD53THUMBNAILDissertacao Vanessa Cristina Rech Viganó.pdf.jpgDissertacao Vanessa Cristina Rech Viganó.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/4/Dissertacao%20Vanessa%20Cristina%20Rech%20Vigan%c3%b3.pdf.jpg5f3eed38131aeab31a745bc5cabeb77eMD54ORIGINALDissertacao Vanessa Cristina Rech Viganó.pdfDissertacao Vanessa Cristina Rech Viganó.pdfapplication/pdf3226675https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/1/Dissertacao%20Vanessa%20Cristina%20Rech%20Vigan%c3%b3.pdf146661951418734be1e38e260653d043MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/10662018-08-17 06:21:35.491oai:repositorio.ucs.br:11338/1066IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:12:07.474544Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria
title Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria
spellingShingle Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria
Viganó, Vanessa Cristina Rech
Matemática - Educação
Trigonometria
Aprendizagem
Mathematics - Education
Trigonometry
Learning
title_short Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria
title_full Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria
title_fullStr Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria
title_full_unstemmed Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria
title_sort Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria
author Viganó, Vanessa Cristina Rech
author_facet Viganó, Vanessa Cristina Rech
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Catelli, Francisco
Cury, Helena Noronha
Gessinger, Rosana Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Viganó, Vanessa Cristina Rech
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Isolda Gianni de
contributor_str_mv Lima, Isolda Gianni de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Educação
Trigonometria
Aprendizagem
topic Matemática - Educação
Trigonometria
Aprendizagem
Mathematics - Education
Trigonometry
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics - Education
Trigonometry
Learning
description Este trabalho apresenta uma pesquisa em Educação Matemática, que gerou uma proposta pedagógica diferenciada para o estudo de Trigonometria, desenvolvida com base em concepções construtivistas e fundamentada nas teorias de aprendizagem de Ausubel (2003) e Vygotsky (1989). A pesquisa-ação, de caráter qualitativo e participativo, deu suporte à elaboração e aplicação da proposta com a qual se buscou responder as seguintes questões: Os estudantes são ou não receptivos a uma metodologia ativa de aprendizagem? Como reagem? Atividades potencialmente significativas envolvem os estudantes e promovem uma aprendizagem significativa? Os dados analisados têm origem em diversos instrumentos, todos relacionados com a aprendizagem de conceitos de Trigonometria, em uma classe de estudantes do segundo ano, de uma escola estadual de Ensino Médio de Caxias do Sul, no decorrer do segundo trimestre de 2014. Das análises realizadas têm-se indicativos de respostas favoráveis às questões que nortearam esta pesquisa e com os quais se alcançou o objetivo geral de investigar uma estratégia pedagógica ativa, para promover a aprendizagem de conceitos de Trigonometria. Como produto deste estudo e pesquisa, sistematizou-se a proposta pedagógica na forma de um blog – Aprendizagem Significativa de Trigonometria – que pode ser acessado em https://aprendizagemsignificativatrigonometria.wordpress.com/.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-09-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-19T12:54:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-19T12:54:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1066
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/3/Dissertacao%20Vanessa%20Cristina%20Rech%20Vigan%c3%b3.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/4/Dissertacao%20Vanessa%20Cristina%20Rech%20Vigan%c3%b3.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/1/Dissertacao%20Vanessa%20Cristina%20Rech%20Vigan%c3%b3.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 34e180b5d34efbd864f849dafcc071ee
5f3eed38131aeab31a745bc5cabeb77e
146661951418734be1e38e260653d043
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048312934924288