Mediação da literatura : contação de história pelo Youtube

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Pereira, Anelise Boaventura
Orientador(a): Ramos, Flávia Brocchetto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/12989
Resumo: O modo como a contação de histórias acontece vai se modificando com o passar dos tempos. Mesmo que gestos e voz sejam veículos para narrar histórias, os modos e os meios de contar vão se alterando com a intenção de chegar também para aqueles que não estão próximos fisicamente do contador. Assim, elege-se como problema da investigação o seguinte enunciado: como ocorre a mediação de leitura literária no Youtube? Diante disso, esta dissertação tem como objetivo geral investigar a contação de histórias em canais do Youtube de duas contadoras, a fim de contribuir para os estudos sobre a mediação cultural por meio da tecnologia. E, como objetivos específicos, discutir o conceito de mediação de leitura literária; descrever, a partir de entrevista episódica, informações sobre o percurso pessoal e profissional das contadoras; e analisar diferenças e semelhanças no modo como as contadoras apresentam as narrativas ao espectador. A fundamentação teórica desta pesquisa apoia-se em Hauser (1977), Petit (2019), Yunes e Oswald (2003), Zilberman (1991), Castrillón (2011), Neitzel e Ramos (2022), Goulart e Ferreira (2022) no que diz respeito à mediação de leitura literária; em Candido (2011), Benjamin (1987), Zilberman (2003, 2008), Ramos (2010), Ramos e Panozzo (2015) para tratar de literatura, narrativa e literatura para infância; e em Yunes (2012), Busatto (2012, 2013), Abramovich (2006) e Bajard (1994) para abordar contação de história. Quanto ao aspecto metodológico, este estudo ampara-se em Bauer e Gaskell (2002) e em Flick (2004, 2015). A pesquisa é de caráter qualitativo, com abordagem descritiva, e pauta-se em estudo bibliográfico e na realização de entrevista episódica como instrumento para a contextualização da atuação de duas contadoras de histórias, a saber: Milene Barazzetti e Rosane Castro. Além das entrevistas, cinco vídeos de contação de história de cada contadora, veiculados no Youtube, são descritos e analisados, considerando elementos como figurino, cenário, conexão com o espectador, atuação na contação, características da gravação entre outros aspectos. Como resultados, evidenciam-se particularidades acerca da formação continuada das contadoras de histórias e apontam-se singularidades sobre o modo como elas transmitem aos espectadores as histórias escolhidas. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_b25e4137c25e21a2c1c236ded0be6752
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12989
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Pereira, Anelise BoaventuraKnapp, Cristina LöffGoulart, Ilsa do Carmo VieiraMartins, Rosemari LorenzRamos, Flávia Brocchetto2024-01-29T19:23:57Z2024-01-29T19:23:57Z2024-01-272023-10-17https://repositorio.ucs.br/11338/12989O modo como a contação de histórias acontece vai se modificando com o passar dos tempos. Mesmo que gestos e voz sejam veículos para narrar histórias, os modos e os meios de contar vão se alterando com a intenção de chegar também para aqueles que não estão próximos fisicamente do contador. Assim, elege-se como problema da investigação o seguinte enunciado: como ocorre a mediação de leitura literária no Youtube? Diante disso, esta dissertação tem como objetivo geral investigar a contação de histórias em canais do Youtube de duas contadoras, a fim de contribuir para os estudos sobre a mediação cultural por meio da tecnologia. E, como objetivos específicos, discutir o conceito de mediação de leitura literária; descrever, a partir de entrevista episódica, informações sobre o percurso pessoal e profissional das contadoras; e analisar diferenças e semelhanças no modo como as contadoras apresentam as narrativas ao espectador. A fundamentação teórica desta pesquisa apoia-se em Hauser (1977), Petit (2019), Yunes e Oswald (2003), Zilberman (1991), Castrillón (2011), Neitzel e Ramos (2022), Goulart e Ferreira (2022) no que diz respeito à mediação de leitura literária; em Candido (2011), Benjamin (1987), Zilberman (2003, 2008), Ramos (2010), Ramos e Panozzo (2015) para tratar de literatura, narrativa e literatura para infância; e em Yunes (2012), Busatto (2012, 2013), Abramovich (2006) e Bajard (1994) para abordar contação de história. Quanto ao aspecto metodológico, este estudo ampara-se em Bauer e Gaskell (2002) e em Flick (2004, 2015). A pesquisa é de caráter qualitativo, com abordagem descritiva, e pauta-se em estudo bibliográfico e na realização de entrevista episódica como instrumento para a contextualização da atuação de duas contadoras de histórias, a saber: Milene Barazzetti e Rosane Castro. Além das entrevistas, cinco vídeos de contação de história de cada contadora, veiculados no Youtube, são descritos e analisados, considerando elementos como figurino, cenário, conexão com o espectador, atuação na contação, características da gravação entre outros aspectos. Como resultados, evidenciam-se particularidades acerca da formação continuada das contadoras de histórias e apontam-se singularidades sobre o modo como elas transmitem aos espectadores as histórias escolhidas. [resumo fornecido pelo autor]The way storytelling happens changes over time. Even though gestures and voice are vehicles for telling stories, the ways and means of telling are changing with the intention of reaching those who are not physically close to the teller. Therefore, the following statement is chosen as the research problem: how does literary reading mediation occur on YouTube? For this reason, this dissertation has the general objective of investigating the storytelling on YouTube channels by two storytellers, in order to contribute to studies on cultural mediation through technology. And, as specific objectives, discuss the concept of literary reading mediation; describe, based on episodic interviews, information about the personal and professional career of the tellers; and analyze differences and similarities in the way the tellers present the narratives to the viewer.The theoretical foundation of this research is based on Hauser (1977), Petit (2019), Yunes and Oswald (2003), Zilberman (1991), Castrillón (2011), Neitzel and Ramos (2022), Goulart and Ferreira (2022) in which concerns the mediation of literary reading; in Candido (2011), Benjamin (1987), Zilberman (2003, 2008), Ramos (2010), Ramos and Panozzo (2015) to deal with literature, narrative and literature for children; and in Yunes (2012), Busatto (2012, 2013), Abramovich (2006) and Bajard (1994) to address storytelling. Regarding the methodological aspect, this study is based on Bauer and Gaskell (2002) and Flick (2004, 2015). The research is qualitative in nature, with a descriptive approach, and is based on bibliographical study and episodic interviews as an instrument for contextualizing the work of two storytellers, namely: Milene Barazzetti and Rosane Castro.In addition to the interviews, five story-telling videos from each teller, broadcast on YouTube, are described and analyzed, considering elements such as costumes, scenery, connection with the viewer, performance in the telling, recording characteristics, among other aspects. As results, particularities are highlighted regarding the continued training of storytellers and singularities are pointed out about the way in which they tell the chosen stories to viewers. [resumo fornecido pelo autor]engporContadores de históriasPandemiasYouTube (Recurso eletrônico)Story tellersPandemicsYouTube Broadcast Yourself (Electronic resource)Mediação da literatura : contação de história pelo Youtubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttps://lattes.cnpq.br/0285109057625828PEREIRA, A. B.Mestrado Acadêmico em Letras e CulturaMorais, Caroline deCampus Universitário de VacariaORIGINALDissertação Anelise Boaventura Pereira.pdfDissertação Anelise Boaventura Pereira.pdfapplication/pdf3887429https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12989/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Anelise%20Boaventura%20Pereira.pdf12facba0111d9400b749bd3dcd875af9MD51TEXTDissertação Anelise Boaventura Pereira.pdf.txtDissertação Anelise Boaventura Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain304291https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12989/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Anelise%20Boaventura%20Pereira.pdf.txtee8ad27e25e745c0d6d94fb635240bf4MD52THUMBNAILDissertação Anelise Boaventura Pereira.pdf.jpgDissertação Anelise Boaventura Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1445https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12989/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Anelise%20Boaventura%20Pereira.pdf.jpg47901fb8c7015679e7c42f6281b3b0ddMD5311338/129892024-01-30 06:00:42.6oai:repositorio.ucs.br:11338/12989Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:13:33.643144Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mediação da literatura : contação de história pelo Youtube
title Mediação da literatura : contação de história pelo Youtube
spellingShingle Mediação da literatura : contação de história pelo Youtube
Pereira, Anelise Boaventura
Contadores de histórias
Pandemias
YouTube (Recurso eletrônico)
Story tellers
Pandemics
YouTube Broadcast Yourself (Electronic resource)
title_short Mediação da literatura : contação de história pelo Youtube
title_full Mediação da literatura : contação de história pelo Youtube
title_fullStr Mediação da literatura : contação de história pelo Youtube
title_full_unstemmed Mediação da literatura : contação de história pelo Youtube
title_sort Mediação da literatura : contação de história pelo Youtube
author Pereira, Anelise Boaventura
author_facet Pereira, Anelise Boaventura
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Knapp, Cristina Löff
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Martins, Rosemari Lorenz
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Anelise Boaventura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Flávia Brocchetto
contributor_str_mv Ramos, Flávia Brocchetto
dc.subject.por.fl_str_mv Contadores de histórias
Pandemias
topic Contadores de histórias
Pandemias
YouTube (Recurso eletrônico)
Story tellers
Pandemics
YouTube Broadcast Yourself (Electronic resource)
dc.subject.eng.fl_str_mv YouTube (Recurso eletrônico)
Story tellers
Pandemics
YouTube Broadcast Yourself (Electronic resource)
description O modo como a contação de histórias acontece vai se modificando com o passar dos tempos. Mesmo que gestos e voz sejam veículos para narrar histórias, os modos e os meios de contar vão se alterando com a intenção de chegar também para aqueles que não estão próximos fisicamente do contador. Assim, elege-se como problema da investigação o seguinte enunciado: como ocorre a mediação de leitura literária no Youtube? Diante disso, esta dissertação tem como objetivo geral investigar a contação de histórias em canais do Youtube de duas contadoras, a fim de contribuir para os estudos sobre a mediação cultural por meio da tecnologia. E, como objetivos específicos, discutir o conceito de mediação de leitura literária; descrever, a partir de entrevista episódica, informações sobre o percurso pessoal e profissional das contadoras; e analisar diferenças e semelhanças no modo como as contadoras apresentam as narrativas ao espectador. A fundamentação teórica desta pesquisa apoia-se em Hauser (1977), Petit (2019), Yunes e Oswald (2003), Zilberman (1991), Castrillón (2011), Neitzel e Ramos (2022), Goulart e Ferreira (2022) no que diz respeito à mediação de leitura literária; em Candido (2011), Benjamin (1987), Zilberman (2003, 2008), Ramos (2010), Ramos e Panozzo (2015) para tratar de literatura, narrativa e literatura para infância; e em Yunes (2012), Busatto (2012, 2013), Abramovich (2006) e Bajard (1994) para abordar contação de história. Quanto ao aspecto metodológico, este estudo ampara-se em Bauer e Gaskell (2002) e em Flick (2004, 2015). A pesquisa é de caráter qualitativo, com abordagem descritiva, e pauta-se em estudo bibliográfico e na realização de entrevista episódica como instrumento para a contextualização da atuação de duas contadoras de histórias, a saber: Milene Barazzetti e Rosane Castro. Além das entrevistas, cinco vídeos de contação de história de cada contadora, veiculados no Youtube, são descritos e analisados, considerando elementos como figurino, cenário, conexão com o espectador, atuação na contação, características da gravação entre outros aspectos. Como resultados, evidenciam-se particularidades acerca da formação continuada das contadoras de histórias e apontam-se singularidades sobre o modo como elas transmitem aos espectadores as histórias escolhidas. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-10-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-29T19:23:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-29T19:23:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12989
url https://repositorio.ucs.br/11338/12989
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12989/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Anelise%20Boaventura%20Pereira.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12989/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Anelise%20Boaventura%20Pereira.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12989/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Anelise%20Boaventura%20Pereira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 12facba0111d9400b749bd3dcd875af9
ee8ad27e25e745c0d6d94fb635240bf4
47901fb8c7015679e7c42f6281b3b0dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048318779686912