Formação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Furlan, Mayara Bressan
Orientador(a): Sauer, Laurete Zanol
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/6743
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola particular da cidade de Caxias do Sul - RS. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como a formação continuada em Matemática, com enfoque em estratégias de aprendizagem ativa, pode contribuir para a trajetória profissional dos professores participantes, proporcionando melhores condições de aprendizagem aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para respondê-la teve-se como objetivo o planejamento, a realização e a avaliação de um curso de formação continuada, promovido no período de abril a junho de 2018, em que foram propostas atividades que relacionaram teoria e prática, proporcionando, aos professores participantes, momentos de reflexão e discussão sobre a prática pedagógica. Como suporte teórico, buscaram-se obras de Freire e Dewey, entre outros, que contribuíram para o planejamento e a realização do curso "Formação Continuada em Matemática: aprendizagem ativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental", em que foi realizada a investigação para a obtenção e posterior análise de resultados. A análise realizada evidenciou que a formação foi exitosa, também reconhecida pelas professoras que participaram do curso, especialmente por viabilizar a (re)estruturação de práticas pedagógicas, visando ao ensino e à aprendizagem de Matemática, dos respectivos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi possível observar que o curso realizado, com a aplicação de estratégias de aprendizagem ativa (AA) em sala de aula, além de aumentar o interesse e entusiasmo das professoras participantes durante a realização das atividades promovidas, contribuiu para sanar dúvidas das professoras, em termos de conteúdos de Matemática, considerando a insuficiência de formação específica nesta área [ resumo fornecido pelo aluno].
id UCS_b5225d132fc7e9232ba6bdc634579872
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6743
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Furlan, Mayara BressanWebber, Carine GeltrudesMilani, RaquelSauer, Laurete Zanol2020-12-22T11:59:55Z2020-12-22T11:59:55Z2020-12-032020-10-07https://repositorio.ucs.br/11338/6743Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola particular da cidade de Caxias do Sul - RS. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como a formação continuada em Matemática, com enfoque em estratégias de aprendizagem ativa, pode contribuir para a trajetória profissional dos professores participantes, proporcionando melhores condições de aprendizagem aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para respondê-la teve-se como objetivo o planejamento, a realização e a avaliação de um curso de formação continuada, promovido no período de abril a junho de 2018, em que foram propostas atividades que relacionaram teoria e prática, proporcionando, aos professores participantes, momentos de reflexão e discussão sobre a prática pedagógica. Como suporte teórico, buscaram-se obras de Freire e Dewey, entre outros, que contribuíram para o planejamento e a realização do curso "Formação Continuada em Matemática: aprendizagem ativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental", em que foi realizada a investigação para a obtenção e posterior análise de resultados. A análise realizada evidenciou que a formação foi exitosa, também reconhecida pelas professoras que participaram do curso, especialmente por viabilizar a (re)estruturação de práticas pedagógicas, visando ao ensino e à aprendizagem de Matemática, dos respectivos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi possível observar que o curso realizado, com a aplicação de estratégias de aprendizagem ativa (AA) em sala de aula, além de aumentar o interesse e entusiasmo das professoras participantes durante a realização das atividades promovidas, contribuiu para sanar dúvidas das professoras, em termos de conteúdos de Matemática, considerando a insuficiência de formação específica nesta área [ resumo fornecido pelo aluno].This dissertation presents research on continuing education for teachers who work in the early years of elementary school at a private school in the city of Caxias do Sul - RS. The research sought to answer the following question: How can continuing education in Mathematics, focusing on active learning strategies, contribute to the professional trajectory of participating teachers, providing better learning conditions for students in the early years of elementary school? To answer it, the objective was to plan, carry out and evaluate a continuing education course, promoted from April to June 2018, in which activities were proposed that related theory and practice, providing participating teachers, moments of reflection and discussion on pedagogical practice. As theoretical support, we sought works by Freire and Dewey, among others, which contributed to the planning and realization of the course "Continuing Education in Mathematics: active learning in the early years of Elementary Education", in which the research was carried out to obtain and subsequent analysis of results. The analysis carried out showed that the training was successful, also recognized by the teachers who participated in the course, especially because it made possible the (re)structuring of pedagogical practices aiming at teaching and learning Mathematics, of the respective students of the initial years of Elementary School. It was possible to observe that the course carried out, with the application of active learning strategies in the classroom, in addition to increasing the interest and enthusiasm of the participating teachers during the performance of the promoted activities, contributed to answer the teachers' doubts, in terms of Mathematics content, considering the lack of specific training in this area [ resumo fornecido pelo aluno].Matemática - Estudo e ensinoAprendizagemEnsino fundamentalMathematics - Study and teachingLearningElementary SchoolFormação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3902838458047311Furlan, MayaraMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-11-25ORIGINALDissertacao Mayara Bressan Furlan.pdfDissertacao Mayara Bressan Furlan.pdfapplication/pdf3621772https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6743/1/Dissertacao%20Mayara%20Bressan%20Furlan.pdf1e70e2a3af5b103da62e0100aa1046a6MD51Produto educacional Mayara Bressan Furlan.pdfProduto educacional Mayara Bressan Furlan.pdfapplication/pdf78410https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6743/4/Produto%20educacional%20Mayara%20Bressan%20Furlan.pdf335885e0549d5a453b33d4b463c1531aMD54TEXTDissertacao Mayara Bressan Furlan.pdf.txtDissertacao Mayara Bressan Furlan.pdf.txtExtracted texttext/plain330049https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6743/2/Dissertacao%20Mayara%20Bressan%20Furlan.pdf.txtd3a87fa601ed26321546df9d29c35097MD52Produto educacional Mayara Bressan Furlan.pdf.txtProduto educacional Mayara Bressan Furlan.pdf.txtExtracted texttext/plain19248https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6743/5/Produto%20educacional%20Mayara%20Bressan%20Furlan.pdf.txt5c150166bc7aadb389d8d08119ab3ee7MD55THUMBNAILDissertacao Mayara Bressan Furlan.pdf.jpgDissertacao Mayara Bressan Furlan.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6743/3/Dissertacao%20Mayara%20Bressan%20Furlan.pdf.jpgb01a55e33f94279794da0f911d448b1dMD53Produto educacional Mayara Bressan Furlan.pdf.jpgProduto educacional Mayara Bressan Furlan.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1366https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6743/6/Produto%20educacional%20Mayara%20Bressan%20Furlan.pdf.jpgc52be40bf1acf10d25b26f17f33acb36MD5611338/67432021-05-07 14:11:58.161oai:repositorio.ucs.br:11338/6743Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:11:55.878549Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamental
title Formação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Formação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamental
Furlan, Mayara Bressan
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Learning
Elementary School
title_short Formação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Formação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Formação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Formação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Formação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamental
author Furlan, Mayara Bressan
author_facet Furlan, Mayara Bressan
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Webber, Carine Geltrudes
Milani, Raquel
dc.contributor.author.fl_str_mv Furlan, Mayara Bressan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sauer, Laurete Zanol
contributor_str_mv Sauer, Laurete Zanol
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino fundamental
topic Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Learning
Elementary School
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics - Study and teaching
Learning
Elementary School
description Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola particular da cidade de Caxias do Sul - RS. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como a formação continuada em Matemática, com enfoque em estratégias de aprendizagem ativa, pode contribuir para a trajetória profissional dos professores participantes, proporcionando melhores condições de aprendizagem aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para respondê-la teve-se como objetivo o planejamento, a realização e a avaliação de um curso de formação continuada, promovido no período de abril a junho de 2018, em que foram propostas atividades que relacionaram teoria e prática, proporcionando, aos professores participantes, momentos de reflexão e discussão sobre a prática pedagógica. Como suporte teórico, buscaram-se obras de Freire e Dewey, entre outros, que contribuíram para o planejamento e a realização do curso "Formação Continuada em Matemática: aprendizagem ativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental", em que foi realizada a investigação para a obtenção e posterior análise de resultados. A análise realizada evidenciou que a formação foi exitosa, também reconhecida pelas professoras que participaram do curso, especialmente por viabilizar a (re)estruturação de práticas pedagógicas, visando ao ensino e à aprendizagem de Matemática, dos respectivos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi possível observar que o curso realizado, com a aplicação de estratégias de aprendizagem ativa (AA) em sala de aula, além de aumentar o interesse e entusiasmo das professoras participantes durante a realização das atividades promovidas, contribuiu para sanar dúvidas das professoras, em termos de conteúdos de Matemática, considerando a insuficiência de formação específica nesta área [ resumo fornecido pelo aluno].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-10-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-22T11:59:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-22T11:59:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6743
url https://repositorio.ucs.br/11338/6743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6743/1/Dissertacao%20Mayara%20Bressan%20Furlan.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6743/4/Produto%20educacional%20Mayara%20Bressan%20Furlan.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6743/2/Dissertacao%20Mayara%20Bressan%20Furlan.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6743/5/Produto%20educacional%20Mayara%20Bressan%20Furlan.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6743/3/Dissertacao%20Mayara%20Bressan%20Furlan.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6743/6/Produto%20educacional%20Mayara%20Bressan%20Furlan.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e70e2a3af5b103da62e0100aa1046a6
335885e0549d5a453b33d4b463c1531a
d3a87fa601ed26321546df9d29c35097
5c150166bc7aadb389d8d08119ab3ee7
b01a55e33f94279794da0f911d448b1d
c52be40bf1acf10d25b26f17f33acb36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048312046780416