Literaturar: uma escrita pelo ato

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos
Orientador(a): Matos, Sônia Regina da Luz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/13153
Resumo: Implicada com a escrita acadêmica em educação, a tese Literaturar: uma escrita pelo ato tematiza o literaturar junto ao PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-UCS, por meio da linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação, com o grupo de pesquisa da Pedagogia da Diferença. Busca-se tensionar a servidão e o utilitarismo bem como a totalidade e o cientificismo, que atravessam a escrita na universidade, de modo a perguntar: o que se passa, quando, pela escritura, literatura-se uma escrita acadêmica em educação? Trata-se, portanto, de tramar uma linha que, ao modo de uma fruição literária e filosófica, transborda o ato de literaturar. Para tanto, instauram-se movimentos de um método de pesquisa que ensaia, pela escritura, o próprio ato de literaturar a tese, disseminando, pela leitura que arrasta a escrita e pela escrita que arrasta a leitura, laboriosos exercícios de escritura. Logo, a tese apresenta uma montagem em três planos, a saber: o plano Do Pervagar, no qual mostra-se a extração do fio "em nome da escritura, literatura-se" da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação e os tensionamentos acerca da escrita acadêmica; o plano Do Literaturar, implicado com a feitura do ato de literaturar ensaiado pelas escrituras e; por fim, o plano Do Rutilar, no qual são apresentados os ensaios dos exercícios de leituras e escritas. Como resultado, a tese engendrou uma escrita pelo ato de literaturar, disseminando uma fruição literária e filosófica entre a escrita acadêmica em educação e as escrituras em um vão. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_bb82c8f31267f0e7a29e1df7a8291c8d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/13153
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Maruju, Viviane Cristina Pereira dos SantosRamos, Flávia BrocchettoRela, ElianaSaldanha, Diana Maria Leite LopesOlégário, FabianeRocha, Marcos Oliveira daMatos, Sônia Regina da Luz2024-03-28T13:52:00Z2024-03-28T13:52:00Z2024-03-282023-11-14https://repositorio.ucs.br/11338/13153Implicada com a escrita acadêmica em educação, a tese Literaturar: uma escrita pelo ato tematiza o literaturar junto ao PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-UCS, por meio da linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação, com o grupo de pesquisa da Pedagogia da Diferença. Busca-se tensionar a servidão e o utilitarismo bem como a totalidade e o cientificismo, que atravessam a escrita na universidade, de modo a perguntar: o que se passa, quando, pela escritura, literatura-se uma escrita acadêmica em educação? Trata-se, portanto, de tramar uma linha que, ao modo de uma fruição literária e filosófica, transborda o ato de literaturar. Para tanto, instauram-se movimentos de um método de pesquisa que ensaia, pela escritura, o próprio ato de literaturar a tese, disseminando, pela leitura que arrasta a escrita e pela escrita que arrasta a leitura, laboriosos exercícios de escritura. Logo, a tese apresenta uma montagem em três planos, a saber: o plano Do Pervagar, no qual mostra-se a extração do fio "em nome da escritura, literatura-se" da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação e os tensionamentos acerca da escrita acadêmica; o plano Do Literaturar, implicado com a feitura do ato de literaturar ensaiado pelas escrituras e; por fim, o plano Do Rutilar, no qual são apresentados os ensaios dos exercícios de leituras e escritas. Como resultado, a tese engendrou uma escrita pelo ato de literaturar, disseminando uma fruição literária e filosófica entre a escrita acadêmica em educação e as escrituras em um vão. [resumo fornecido pelo autor]In relation to academic writing in education, the thesis Literaturar. uma escrita pelo ato (To make it literary: writing through an act) broaches the Literaturar (Making it literary) together with the PPGEdu (Graduate Program in Education) of the University of Caxias do Sul-UCS, through the research line of History and Philosophy of Education, with the Pedagogy of Difference research group. It seeks to question servitude and utilitarianism, as well as totality and scientism, that go through academic writing, in order to ask: what happens when through writing, academic writing in education is made literary? It is, therefore, a matter of plotting a line that, in a literary and philosophical delight mode, overflows the act of making the literary. For this purpose, movements of a research method that explores, through writing, the own action of making the thesis literary, spreading through reading that pulls writing, and through writing that pulls reading, arduous writing exercises are established. Therefore, the thesis presents an assemble of three levels, namely: Do Pervagar (Wandering) level, in which the extraction of the concept ?in the name of writing, literature is created? of the research line Escrileituras da Diferença (Writings and readings of Difference) in Philosophy-Education and the teachings about academic writing; the Do Literaturar (Making it literary) level, in relation to the making of the act of making it literary practiced by the writings and; at last, the Do Rutilar (Shining) level, in which are presented the exercises of reading and writing experimentations. As a result, the thesis engendered writing through acts, spread literary and philosophical delight between a academic writing in Education and scriptures in one vain. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESengporEducaçãoEscritaComunicação escritaLiteraturaEducationWritingWritten communicationLiteratureLiteraturar: uma escrita pelo atoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6487537325333867MARUJU, V. C. P. S.Doutorado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2024-03-27ORIGINALTese Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju.pdfTese Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju.pdfapplication/pdf17148825https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13153/1/Tese%20Viviane%20Cristina%20Pereira%20dos%20Santos%20Maruju.pdfb6aee909bf4e05d718b53c7df43b96cfMD51TEXTTese Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju.pdf.txtTese Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju.pdf.txtExtracted texttext/plain245503https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13153/2/Tese%20Viviane%20Cristina%20Pereira%20dos%20Santos%20Maruju.pdf.txta5a24ba63dd6d58e904ef84bb2bda8b6MD52THUMBNAILTese Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju.pdf.jpgTese Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13153/3/Tese%20Viviane%20Cristina%20Pereira%20dos%20Santos%20Maruju.pdf.jpg730425ce7e37b5686be25aa30deb67b3MD5311338/131532024-03-29 07:00:26.491oai:repositorio.ucs.br:11338/13153Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-29T07:00:26Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literaturar: uma escrita pelo ato
title Literaturar: uma escrita pelo ato
spellingShingle Literaturar: uma escrita pelo ato
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos
Educação
Escrita
Comunicação escrita
Literatura
Education
Writing
Written communication
Literature
title_short Literaturar: uma escrita pelo ato
title_full Literaturar: uma escrita pelo ato
title_fullStr Literaturar: uma escrita pelo ato
title_full_unstemmed Literaturar: uma escrita pelo ato
title_sort Literaturar: uma escrita pelo ato
author Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos
author_facet Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Ramos, Flávia Brocchetto
Rela, Eliana
Saldanha, Diana Maria Leite Lopes
Olégário, Fabiane
Rocha, Marcos Oliveira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matos, Sônia Regina da Luz
contributor_str_mv Matos, Sônia Regina da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escrita
Comunicação escrita
Literatura
topic Educação
Escrita
Comunicação escrita
Literatura
Education
Writing
Written communication
Literature
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Writing
Written communication
Literature
description Implicada com a escrita acadêmica em educação, a tese Literaturar: uma escrita pelo ato tematiza o literaturar junto ao PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-UCS, por meio da linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação, com o grupo de pesquisa da Pedagogia da Diferença. Busca-se tensionar a servidão e o utilitarismo bem como a totalidade e o cientificismo, que atravessam a escrita na universidade, de modo a perguntar: o que se passa, quando, pela escritura, literatura-se uma escrita acadêmica em educação? Trata-se, portanto, de tramar uma linha que, ao modo de uma fruição literária e filosófica, transborda o ato de literaturar. Para tanto, instauram-se movimentos de um método de pesquisa que ensaia, pela escritura, o próprio ato de literaturar a tese, disseminando, pela leitura que arrasta a escrita e pela escrita que arrasta a leitura, laboriosos exercícios de escritura. Logo, a tese apresenta uma montagem em três planos, a saber: o plano Do Pervagar, no qual mostra-se a extração do fio "em nome da escritura, literatura-se" da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação e os tensionamentos acerca da escrita acadêmica; o plano Do Literaturar, implicado com a feitura do ato de literaturar ensaiado pelas escrituras e; por fim, o plano Do Rutilar, no qual são apresentados os ensaios dos exercícios de leituras e escritas. Como resultado, a tese engendrou uma escrita pelo ato de literaturar, disseminando uma fruição literária e filosófica entre a escrita acadêmica em educação e as escrituras em um vão. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-11-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-28T13:52:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-28T13:52:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/13153
url https://repositorio.ucs.br/11338/13153
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13153/1/Tese%20Viviane%20Cristina%20Pereira%20dos%20Santos%20Maruju.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13153/2/Tese%20Viviane%20Cristina%20Pereira%20dos%20Santos%20Maruju.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13153/3/Tese%20Viviane%20Cristina%20Pereira%20dos%20Santos%20Maruju.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b6aee909bf4e05d718b53c7df43b96cf
a5a24ba63dd6d58e904ef84bb2bda8b6
730425ce7e37b5686be25aa30deb67b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798309145809518592