Literaturar: uma escrita pelo ato
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | eng por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ucs.br/11338/13153 |
Resumo: | Implicada com a escrita acadêmica em educação, a tese Literaturar: uma escrita pelo ato tematiza o literaturar junto ao PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-UCS, por meio da linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação, com o grupo de pesquisa da Pedagogia da Diferença. Busca-se tensionar a servidão e o utilitarismo bem como a totalidade e o cientificismo, que atravessam a escrita na universidade, de modo a perguntar: o que se passa, quando, pela escritura, literatura-se uma escrita acadêmica em educação? Trata-se, portanto, de tramar uma linha que, ao modo de uma fruição literária e filosófica, transborda o ato de literaturar. Para tanto, instauram-se movimentos de um método de pesquisa que ensaia, pela escritura, o próprio ato de literaturar a tese, disseminando, pela leitura que arrasta a escrita e pela escrita que arrasta a leitura, laboriosos exercícios de escritura. Logo, a tese apresenta uma montagem em três planos, a saber: o plano Do Pervagar, no qual mostra-se a extração do fio "em nome da escritura, literatura-se" da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação e os tensionamentos acerca da escrita acadêmica; o plano Do Literaturar, implicado com a feitura do ato de literaturar ensaiado pelas escrituras e; por fim, o plano Do Rutilar, no qual são apresentados os ensaios dos exercícios de leituras e escritas. Como resultado, a tese engendrou uma escrita pelo ato de literaturar, disseminando uma fruição literária e filosófica entre a escrita acadêmica em educação e as escrituras em um vão. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_bb82c8f31267f0e7a29e1df7a8291c8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/13153 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos SantosRamos, Flávia BrocchettoRela, ElianaSaldanha, Diana Maria Leite LopesOlégário, FabianeRocha, Marcos Oliveira daMatos, Sônia Regina da Luz2024-03-28T13:52:00Z2024-03-28T13:52:00Z2024-03-282023-11-14https://repositorio.ucs.br/11338/13153Implicada com a escrita acadêmica em educação, a tese Literaturar: uma escrita pelo ato tematiza o literaturar junto ao PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-UCS, por meio da linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação, com o grupo de pesquisa da Pedagogia da Diferença. Busca-se tensionar a servidão e o utilitarismo bem como a totalidade e o cientificismo, que atravessam a escrita na universidade, de modo a perguntar: o que se passa, quando, pela escritura, literatura-se uma escrita acadêmica em educação? Trata-se, portanto, de tramar uma linha que, ao modo de uma fruição literária e filosófica, transborda o ato de literaturar. Para tanto, instauram-se movimentos de um método de pesquisa que ensaia, pela escritura, o próprio ato de literaturar a tese, disseminando, pela leitura que arrasta a escrita e pela escrita que arrasta a leitura, laboriosos exercícios de escritura. Logo, a tese apresenta uma montagem em três planos, a saber: o plano Do Pervagar, no qual mostra-se a extração do fio "em nome da escritura, literatura-se" da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação e os tensionamentos acerca da escrita acadêmica; o plano Do Literaturar, implicado com a feitura do ato de literaturar ensaiado pelas escrituras e; por fim, o plano Do Rutilar, no qual são apresentados os ensaios dos exercícios de leituras e escritas. Como resultado, a tese engendrou uma escrita pelo ato de literaturar, disseminando uma fruição literária e filosófica entre a escrita acadêmica em educação e as escrituras em um vão. [resumo fornecido pelo autor]In relation to academic writing in education, the thesis Literaturar. uma escrita pelo ato (To make it literary: writing through an act) broaches the Literaturar (Making it literary) together with the PPGEdu (Graduate Program in Education) of the University of Caxias do Sul-UCS, through the research line of History and Philosophy of Education, with the Pedagogy of Difference research group. It seeks to question servitude and utilitarianism, as well as totality and scientism, that go through academic writing, in order to ask: what happens when through writing, academic writing in education is made literary? It is, therefore, a matter of plotting a line that, in a literary and philosophical delight mode, overflows the act of making the literary. For this purpose, movements of a research method that explores, through writing, the own action of making the thesis literary, spreading through reading that pulls writing, and through writing that pulls reading, arduous writing exercises are established. Therefore, the thesis presents an assemble of three levels, namely: Do Pervagar (Wandering) level, in which the extraction of the concept ?in the name of writing, literature is created? of the research line Escrileituras da Diferença (Writings and readings of Difference) in Philosophy-Education and the teachings about academic writing; the Do Literaturar (Making it literary) level, in relation to the making of the act of making it literary practiced by the writings and; at last, the Do Rutilar (Shining) level, in which are presented the exercises of reading and writing experimentations. As a result, the thesis engendered writing through acts, spread literary and philosophical delight between a academic writing in Education and scriptures in one vain. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESengporEducaçãoEscritaComunicação escritaLiteraturaEducationWritingWritten communicationLiteratureLiteraturar: uma escrita pelo atoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6487537325333867MARUJU, V. C. P. S.Doutorado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2024-03-27ORIGINALTese Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju.pdfTese Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju.pdfapplication/pdf17148825https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13153/1/Tese%20Viviane%20Cristina%20Pereira%20dos%20Santos%20Maruju.pdfb6aee909bf4e05d718b53c7df43b96cfMD51TEXTTese Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju.pdf.txtTese Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju.pdf.txtExtracted texttext/plain245503https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13153/2/Tese%20Viviane%20Cristina%20Pereira%20dos%20Santos%20Maruju.pdf.txta5a24ba63dd6d58e904ef84bb2bda8b6MD52THUMBNAILTese Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju.pdf.jpgTese Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13153/3/Tese%20Viviane%20Cristina%20Pereira%20dos%20Santos%20Maruju.pdf.jpg730425ce7e37b5686be25aa30deb67b3MD5311338/131532024-03-29 07:00:26.491oai:repositorio.ucs.br:11338/13153Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-29T07:00:26Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Literaturar: uma escrita pelo ato |
title |
Literaturar: uma escrita pelo ato |
spellingShingle |
Literaturar: uma escrita pelo ato Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos Educação Escrita Comunicação escrita Literatura Education Writing Written communication Literature |
title_short |
Literaturar: uma escrita pelo ato |
title_full |
Literaturar: uma escrita pelo ato |
title_fullStr |
Literaturar: uma escrita pelo ato |
title_full_unstemmed |
Literaturar: uma escrita pelo ato |
title_sort |
Literaturar: uma escrita pelo ato |
author |
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos |
author_facet |
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Ramos, Flávia Brocchetto Rela, Eliana Saldanha, Diana Maria Leite Lopes Olégário, Fabiane Rocha, Marcos Oliveira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matos, Sônia Regina da Luz |
contributor_str_mv |
Matos, Sônia Regina da Luz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escrita Comunicação escrita Literatura |
topic |
Educação Escrita Comunicação escrita Literatura Education Writing Written communication Literature |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Writing Written communication Literature |
description |
Implicada com a escrita acadêmica em educação, a tese Literaturar: uma escrita pelo ato tematiza o literaturar junto ao PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-UCS, por meio da linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação, com o grupo de pesquisa da Pedagogia da Diferença. Busca-se tensionar a servidão e o utilitarismo bem como a totalidade e o cientificismo, que atravessam a escrita na universidade, de modo a perguntar: o que se passa, quando, pela escritura, literatura-se uma escrita acadêmica em educação? Trata-se, portanto, de tramar uma linha que, ao modo de uma fruição literária e filosófica, transborda o ato de literaturar. Para tanto, instauram-se movimentos de um método de pesquisa que ensaia, pela escritura, o próprio ato de literaturar a tese, disseminando, pela leitura que arrasta a escrita e pela escrita que arrasta a leitura, laboriosos exercícios de escritura. Logo, a tese apresenta uma montagem em três planos, a saber: o plano Do Pervagar, no qual mostra-se a extração do fio "em nome da escritura, literatura-se" da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação e os tensionamentos acerca da escrita acadêmica; o plano Do Literaturar, implicado com a feitura do ato de literaturar ensaiado pelas escrituras e; por fim, o plano Do Rutilar, no qual são apresentados os ensaios dos exercícios de leituras e escritas. Como resultado, a tese engendrou uma escrita pelo ato de literaturar, disseminando uma fruição literária e filosófica entre a escrita acadêmica em educação e as escrituras em um vão. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-11-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-28T13:52:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-28T13:52:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/13153 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/13153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13153/1/Tese%20Viviane%20Cristina%20Pereira%20dos%20Santos%20Maruju.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13153/2/Tese%20Viviane%20Cristina%20Pereira%20dos%20Santos%20Maruju.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13153/3/Tese%20Viviane%20Cristina%20Pereira%20dos%20Santos%20Maruju.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6aee909bf4e05d718b53c7df43b96cf a5a24ba63dd6d58e904ef84bb2bda8b6 730425ce7e37b5686be25aa30deb67b3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798309145809518592 |