O processo de aprendizagem do professor-gestor : interação dos aspectos formais e informais de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Linhares, Pedro Victor Rodrigues
Orientador(a): Larentis, Fabiano
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/11390
Resumo: O oferecimento de cursos superiores e programas de pós-graduação têm sido destaque no cenário econômico e social brasileiro nas últimas décadas. Cada vez mais estudantes buscam ingressar em cursos de Instituições de Ensino Superior (IES), atitude intensificada pela necessidade de qualificação pessoal dos profissionais e concorrência no mercado de trabalho. Nesse contexto, as estratégias de gestão universitária são primordiais para o acompanhamento das demandas crescentes da rede de ensino, pressionando a qualificação e aprimoramento de habilidades dos profissionais gestores. Este estudo tem por objetivo analisar como ocorre a formação do processo de aprendizagem do professor-gestor nas Instituições de Ensino Superior, considerando as interações entre os processos formais e informais de aprendizagem, e como estes contribuem para o desenvolvimento de competências gerenciais. Para isto, foi conduzida uma pesquisa de estudo qualitativo genérico por meio de entrevista semiestruturada em Instituições de Ensino Superior localizadas no estado do Ceará, entrevistando profissionais que além de atuarem na docência, ocupam cargos de chefia e coordenação em diversos setores das organizações. Desse modo, realizamse 20 entrevistas com coordenadores e gestores, na finalidade de obter saturação teórica. Em sequência, os dados obtidos a partir da análise identificaram quatro categorias relacionadas ao aprendizado formal: cursos e treinamentos, encontros pedagógicos, palestras e workshops; e quatro categorias que se relacionam com o aprendizado informal: aprendizagem auto dirigida, aprender por meio da prática, aprender com os erros e aprender com os colegas. Sobre a interação entre os modelos de aprendizagem, surgiram duas categorias: contribuições da aprendizagem formal às práticas informais e contribuições da aprendizagem informal às práticas formais. A partir das entrevistas, foi possível observar a importância dada a interrelação entre as duas modalidades de aprendizagem, dado que cada abordagem consegue contribuir de maneiras complementares para o aprendizado. O presente estudo propõe que as Instituições de Ensino promovam eventos que busquem complementar aspectos formais e informais de aprendizagem, com o intuito de unir a teoria e a prática em prol do desenvolvimento de competências gerenciais. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_d170d4180eb5febb7c73c7ef828db13d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11390
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Linhares, Pedro Victor RodriguesEckert, AlexPanizzon, MateusCislaghi, Tatiane PellinLarentis, Fabiano2022-12-15T14:52:39Z2022-12-15T14:52:39Z2022-12-152022-09-29https://repositorio.ucs.br/11338/11390O oferecimento de cursos superiores e programas de pós-graduação têm sido destaque no cenário econômico e social brasileiro nas últimas décadas. Cada vez mais estudantes buscam ingressar em cursos de Instituições de Ensino Superior (IES), atitude intensificada pela necessidade de qualificação pessoal dos profissionais e concorrência no mercado de trabalho. Nesse contexto, as estratégias de gestão universitária são primordiais para o acompanhamento das demandas crescentes da rede de ensino, pressionando a qualificação e aprimoramento de habilidades dos profissionais gestores. Este estudo tem por objetivo analisar como ocorre a formação do processo de aprendizagem do professor-gestor nas Instituições de Ensino Superior, considerando as interações entre os processos formais e informais de aprendizagem, e como estes contribuem para o desenvolvimento de competências gerenciais. Para isto, foi conduzida uma pesquisa de estudo qualitativo genérico por meio de entrevista semiestruturada em Instituições de Ensino Superior localizadas no estado do Ceará, entrevistando profissionais que além de atuarem na docência, ocupam cargos de chefia e coordenação em diversos setores das organizações. Desse modo, realizamse 20 entrevistas com coordenadores e gestores, na finalidade de obter saturação teórica. Em sequência, os dados obtidos a partir da análise identificaram quatro categorias relacionadas ao aprendizado formal: cursos e treinamentos, encontros pedagógicos, palestras e workshops; e quatro categorias que se relacionam com o aprendizado informal: aprendizagem auto dirigida, aprender por meio da prática, aprender com os erros e aprender com os colegas. Sobre a interação entre os modelos de aprendizagem, surgiram duas categorias: contribuições da aprendizagem formal às práticas informais e contribuições da aprendizagem informal às práticas formais. A partir das entrevistas, foi possível observar a importância dada a interrelação entre as duas modalidades de aprendizagem, dado que cada abordagem consegue contribuir de maneiras complementares para o aprendizado. O presente estudo propõe que as Instituições de Ensino promovam eventos que busquem complementar aspectos formais e informais de aprendizagem, com o intuito de unir a teoria e a prática em prol do desenvolvimento de competências gerenciais. [resumo fornecido pelo autor]The offer of higher education courses and graduate programs have been highlighted in the Brazilian economic and social scenario in recent decades. More and more students seek to enter courses at Higher Education Institutions (HEIs), an attitude intensified by the need for personal qualification of professionals and competition in the job market. In this context, university management strategies are essential for monitoring the growing demands of the teaching network, putting pressure on the qualification and improvement of skills of professional managers. This study aims to analyze how the formation of the teacher-manager learning process occurs in Higher Education Institutions, considering the interactions between formal and informal learning processes, and how they contribute to the development of managerial competences. For this, a generic qualitative study research was conducted through semi-structured interviews in Higher Education Institutions located in the state of Ceará, interviewing professionals who, in addition to working in teaching, occupy leadership and coordination positions in various sectors of organizations. Thus, 20 interviews are carried out with coordinators and managers, in order to obtain theoretical saturation. In sequence, the data obtained from the analysis identified four categories related to formal learning: courses and training, pedagogical meetings, lectures and workshops; and four categories that relate to informal learning: self-directed learning, learning through practice, learning from mistakes, and learning from peers. Regarding the interaction between the learning models, two categories emerged: contributions of formal learning to informal practices and contributions of informal learning to formal practices. From the interviews, it was possible to observe the importance given to the interrelation between the two learning modalities, since each approach manages to contribute in complementary ways to the learning process. The present study proposes that Educational institutions promote events that seek to complement formal and informal aspects of learning, in order to unite theory and practice in favor of the development of managerial competences. [resumo fornecido pelo autor]engporProfessores universitáriosCompetências essenciaisEnsino superior - AdministraçãoAprendizagem organizacionalOrganizational learningCollege teachersCore competencies pt_BRCollege teaching - ManagementO processo de aprendizagem do professor-gestor : interação dos aspectos formais e informais de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3441534695371892LINHARES, P. V. R.Mestrado Acadêmico em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-14ORIGINALDissertação Pedro Victor Rodrigues.pdfDissertação Pedro Victor Rodrigues.pdfapplication/pdf1418070https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11390/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Pedro%20Victor%20Rodrigues.pdf37a8025751f10f5f603f5effa0349b9bMD51TEXTDissertação Pedro Victor Rodrigues.pdf.txtDissertação Pedro Victor Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain296230https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11390/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Pedro%20Victor%20Rodrigues.pdf.txt1d6d64fccd818ada2093188a494d9c9fMD52THUMBNAILDissertação Pedro Victor Rodrigues.pdf.jpgDissertação Pedro Victor Rodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11390/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Pedro%20Victor%20Rodrigues.pdf.jpg5d93589bc507b593b90fe79a07b61237MD5311338/113902022-12-16 05:00:16.555oai:repositorio.ucs.br:11338/11390Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:14:57.257535Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de aprendizagem do professor-gestor : interação dos aspectos formais e informais de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais
title O processo de aprendizagem do professor-gestor : interação dos aspectos formais e informais de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais
spellingShingle O processo de aprendizagem do professor-gestor : interação dos aspectos formais e informais de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais
Linhares, Pedro Victor Rodrigues
Professores universitários
Competências essenciais
Ensino superior - Administração
Aprendizagem organizacional
Organizational learning
College teachers
Core competencies pt_BR
College teaching - Management
title_short O processo de aprendizagem do professor-gestor : interação dos aspectos formais e informais de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais
title_full O processo de aprendizagem do professor-gestor : interação dos aspectos formais e informais de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais
title_fullStr O processo de aprendizagem do professor-gestor : interação dos aspectos formais e informais de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais
title_full_unstemmed O processo de aprendizagem do professor-gestor : interação dos aspectos formais e informais de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais
title_sort O processo de aprendizagem do professor-gestor : interação dos aspectos formais e informais de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais
author Linhares, Pedro Victor Rodrigues
author_facet Linhares, Pedro Victor Rodrigues
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Eckert, Alex
Panizzon, Mateus
Cislaghi, Tatiane Pellin
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Pedro Victor Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Larentis, Fabiano
contributor_str_mv Larentis, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Professores universitários
Competências essenciais
Ensino superior - Administração
Aprendizagem organizacional
Organizational learning
topic Professores universitários
Competências essenciais
Ensino superior - Administração
Aprendizagem organizacional
Organizational learning
College teachers
Core competencies pt_BR
College teaching - Management
dc.subject.eng.fl_str_mv College teachers
Core competencies pt_BR
College teaching - Management
description O oferecimento de cursos superiores e programas de pós-graduação têm sido destaque no cenário econômico e social brasileiro nas últimas décadas. Cada vez mais estudantes buscam ingressar em cursos de Instituições de Ensino Superior (IES), atitude intensificada pela necessidade de qualificação pessoal dos profissionais e concorrência no mercado de trabalho. Nesse contexto, as estratégias de gestão universitária são primordiais para o acompanhamento das demandas crescentes da rede de ensino, pressionando a qualificação e aprimoramento de habilidades dos profissionais gestores. Este estudo tem por objetivo analisar como ocorre a formação do processo de aprendizagem do professor-gestor nas Instituições de Ensino Superior, considerando as interações entre os processos formais e informais de aprendizagem, e como estes contribuem para o desenvolvimento de competências gerenciais. Para isto, foi conduzida uma pesquisa de estudo qualitativo genérico por meio de entrevista semiestruturada em Instituições de Ensino Superior localizadas no estado do Ceará, entrevistando profissionais que além de atuarem na docência, ocupam cargos de chefia e coordenação em diversos setores das organizações. Desse modo, realizamse 20 entrevistas com coordenadores e gestores, na finalidade de obter saturação teórica. Em sequência, os dados obtidos a partir da análise identificaram quatro categorias relacionadas ao aprendizado formal: cursos e treinamentos, encontros pedagógicos, palestras e workshops; e quatro categorias que se relacionam com o aprendizado informal: aprendizagem auto dirigida, aprender por meio da prática, aprender com os erros e aprender com os colegas. Sobre a interação entre os modelos de aprendizagem, surgiram duas categorias: contribuições da aprendizagem formal às práticas informais e contribuições da aprendizagem informal às práticas formais. A partir das entrevistas, foi possível observar a importância dada a interrelação entre as duas modalidades de aprendizagem, dado que cada abordagem consegue contribuir de maneiras complementares para o aprendizado. O presente estudo propõe que as Instituições de Ensino promovam eventos que busquem complementar aspectos formais e informais de aprendizagem, com o intuito de unir a teoria e a prática em prol do desenvolvimento de competências gerenciais. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-15T14:52:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-15T14:52:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11390
url https://repositorio.ucs.br/11338/11390
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11390/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Pedro%20Victor%20Rodrigues.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11390/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Pedro%20Victor%20Rodrigues.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11390/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Pedro%20Victor%20Rodrigues.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 37a8025751f10f5f603f5effa0349b9b
1d6d64fccd818ada2093188a494d9c9f
5d93589bc507b593b90fe79a07b61237
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048324618158080