Restrições e perdas no contexto do transporte rodoviário de cargas : um estudo de caso
Ano de defesa: | 2016 |
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Resumo: | As atividades de transporte rodoviário de cargas têm evoluído ao passo em que o mercado exige serviços diferenciados, no que se refere a velocidade, confiabilidade, com custos compatíveis. Circunstâncias que condicionam as empresas prestadoras que atuam no ramo de transportes empenhar esforços na melhoria dos seus processos de gestão, tencionando posicionar-se em um cenário competitivo. Conhecer os processos de maneira sistêmica possibilita tomada de decisões mais assertivas e para tanto, compreender as restrições oriundas das adversidades do mercado e ou perdas que advenham dos procedimentos organizacionais são itens fundamentais para a melhoria da gestão organizacional. Nesta perspectiva, esta dissertação objetivou compreender restrições e perdas no contexto do transporte rodoviário de cargas, tomando como adágio as Teorias das Restrições e o Sistema Toyota de Produção. Para tanto, foi desenvolvido estudo com natureza da pesquisa aplicada, abordagem qualitativa, exploratório e com procedimento técnico estudo de caso. Por meio da categorização, foi possível identificar e analisar informações que em última instância, atenderam os objetivos propostos neste estudo. Os elementos com mais influxo, foram a ruptura na comunicação entre o comando tático da matriz para com as operações de cada uma das unidades estratégicas de negócio, a gestão dos processos de forma eficiente e eficaz entre unidades e as perdas oriundas de avaria, erros de aferição e descaminhos de mercadorias. Os resultados apurados, apontam para as esferas empresarial e acadêmica, por meio da identificação de restrições e perdas, plausíveis de tomada de decisão, melhorias na organização e contribuição científica. |
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Billig, Osvaldo Alencar de OliveiraCamargo, Maria EmiliaLarentis, FabianoSarquis, Aléssio BessaTondolo, Vilmar Antonio Gonçalves2016-07-08T14:56:51Z2016-07-08T14:56:51Z2016-07-082016-03-30https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1205As atividades de transporte rodoviário de cargas têm evoluído ao passo em que o mercado exige serviços diferenciados, no que se refere a velocidade, confiabilidade, com custos compatíveis. Circunstâncias que condicionam as empresas prestadoras que atuam no ramo de transportes empenhar esforços na melhoria dos seus processos de gestão, tencionando posicionar-se em um cenário competitivo. Conhecer os processos de maneira sistêmica possibilita tomada de decisões mais assertivas e para tanto, compreender as restrições oriundas das adversidades do mercado e ou perdas que advenham dos procedimentos organizacionais são itens fundamentais para a melhoria da gestão organizacional. Nesta perspectiva, esta dissertação objetivou compreender restrições e perdas no contexto do transporte rodoviário de cargas, tomando como adágio as Teorias das Restrições e o Sistema Toyota de Produção. Para tanto, foi desenvolvido estudo com natureza da pesquisa aplicada, abordagem qualitativa, exploratório e com procedimento técnico estudo de caso. Por meio da categorização, foi possível identificar e analisar informações que em última instância, atenderam os objetivos propostos neste estudo. Os elementos com mais influxo, foram a ruptura na comunicação entre o comando tático da matriz para com as operações de cada uma das unidades estratégicas de negócio, a gestão dos processos de forma eficiente e eficaz entre unidades e as perdas oriundas de avaria, erros de aferição e descaminhos de mercadorias. Os resultados apurados, apontam para as esferas empresarial e acadêmica, por meio da identificação de restrições e perdas, plausíveis de tomada de decisão, melhorias na organização e contribuição científica.The road transport activities has improved in regarding of market requirements for premium services, what includes speed, reliability, with compatible costs. Some conditions that affect companies that operate in transport sector induces to engage efforts in management process improvements, intending to position themselves in a competitive environment. Knowing the processes in a systemically way enables to make more assertive decisions, and to do so, understand the constraints arising from market adversities and/or losses coming from organizational procedures are essential keys for organizational management improvements. In this perspective, this dissertation aims to understand the constraints and losses in the context of road transport, taking as adage on Theory of Constraints and on Toyota Production System, therefore, was developed a study with applied research essence, qualitative approach, exploratory and technical procedure case study. Through the categorizing, it was possible to identify and analyze information that in the last instance, met the objectives proposed in this study. The elements with most influx were the breakdown in communication between the tactical command of the headquarters towards the operations of each strategic business units, the management of process in an efficient and effective way between units and losses in regarding to damages, measurement errors and waywardness of goods. The results obtained aim to the business and academic environment, by identifying constraints and losses, improvements on making plausible decisions in the organization and scientific contribution.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGSTransporte rodoviárioTeoria das restrições (Administração)Produção enxutaTransportation, AutomotiveTheory of constraints (Management)Restrições e perdas no contexto do transporte rodoviário de cargas : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7246690417586151BILLIG, O.A.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoTEXTDissertacao Osvaldo Alencar de Oliveira Billig.pdf.txtDissertacao Osvaldo Alencar de Oliveira Billig.pdf.txtExtracted texttext/plain191424https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1205/3/Dissertacao%20Osvaldo%20Alencar%20de%20Oliveira%20Billig.pdf.txtd15393a7c7f3eae7ae6428433a561f95MD53THUMBNAILDissertacao Osvaldo Alencar de Oliveira Billig.pdf.jpgDissertacao Osvaldo Alencar de Oliveira Billig.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1205/4/Dissertacao%20Osvaldo%20Alencar%20de%20Oliveira%20Billig.pdf.jpgf72dff047e1d8a803a0752b3ba3bcf49MD54ORIGINALDissertacao Osvaldo Alencar de Oliveira Billig.pdfDissertacao Osvaldo Alencar de Oliveira Billig.pdfapplication/pdf1190731https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1205/1/Dissertacao%20Osvaldo%20Alencar%20de%20Oliveira%20Billig.pdf260638f706daa4a97726f68c6f4671e8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1205/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/12052021-03-25 23:29:50.233oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:13:35.955496Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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