Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | eng por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ucs.br/11338/11393 |
Resumo: | Com o impacto da Pandemia da COVID-19 no setor educacional, viu-se a necessidade de novas configurações no ambiente organizacional para a continuação do serviço prestado. Nesse contexto, encontrou-se na tecnologia o principal meio de transmissão de ensino, preservando o distanciamento entre as pessoas no momento de isolamento social e mantendo sua atividade competitiva. O presente trabalho tem por objetivo analisar como se deu a constituição das capacidades dinâmicas partindo do desdobramento da inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto do surto do novo coronavírus, sob a percepção da diretoria da entidade, do setor de tecnologia de informação e de discentes. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de estudo de caso único, em uma instituição de ensino superior, envolvendo a triangulação com entrevista semiestruturada, observação e consulta documental. Foram realizadas sete entrevistas entre diretoria, discentes e funcionários do setor de tecnologia, até que foi atingida a saturação teórica, em sequência, foi efetuada a análise dos dados com categorização a posteriori. Sobre as condições de adaptação, a instituição contou com o redimensionou as equipes e cargas horárias para transmissão das aulas e trabalho no ambiente remoto, em consonância a aquisição de recursos físicos, digitais e humanos aliada a capacitações sobre o uso das tecnologias e estratégias pedagógicas interativas. Ademais, realizou a incorporação de softwares tais como o Zoom, Microsoft Team e ambiente virtual de aprendizagem FLF Connect, bem como adoção de estratégias de marketing digital, plano de negócios e análise de relatórios de Business Intelligence. Os principais desafios estiveram relacionados a inexperiência, falta de habilidade, sobrecarga e escassez de recursos. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_e2d953cecfd6a59a458a6ca51f7b8244 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11393 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Solon, Josilane Sousa do NascimentoCislagui, Tatiane PellinMotta, Marta Elisete VenturaPanizzon, MateusLarentis, Fabiano2022-12-15T16:52:41Z2022-12-15T16:52:41Z2022-12-152022-09-27https://repositorio.ucs.br/11338/11393Com o impacto da Pandemia da COVID-19 no setor educacional, viu-se a necessidade de novas configurações no ambiente organizacional para a continuação do serviço prestado. Nesse contexto, encontrou-se na tecnologia o principal meio de transmissão de ensino, preservando o distanciamento entre as pessoas no momento de isolamento social e mantendo sua atividade competitiva. O presente trabalho tem por objetivo analisar como se deu a constituição das capacidades dinâmicas partindo do desdobramento da inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto do surto do novo coronavírus, sob a percepção da diretoria da entidade, do setor de tecnologia de informação e de discentes. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de estudo de caso único, em uma instituição de ensino superior, envolvendo a triangulação com entrevista semiestruturada, observação e consulta documental. Foram realizadas sete entrevistas entre diretoria, discentes e funcionários do setor de tecnologia, até que foi atingida a saturação teórica, em sequência, foi efetuada a análise dos dados com categorização a posteriori. Sobre as condições de adaptação, a instituição contou com o redimensionou as equipes e cargas horárias para transmissão das aulas e trabalho no ambiente remoto, em consonância a aquisição de recursos físicos, digitais e humanos aliada a capacitações sobre o uso das tecnologias e estratégias pedagógicas interativas. Ademais, realizou a incorporação de softwares tais como o Zoom, Microsoft Team e ambiente virtual de aprendizagem FLF Connect, bem como adoção de estratégias de marketing digital, plano de negócios e análise de relatórios de Business Intelligence. Os principais desafios estiveram relacionados a inexperiência, falta de habilidade, sobrecarga e escassez de recursos. [resumo fornecido pelo autor]With the impact of the COVID-19 Pandemic on the education sector, there was a need for new configurations in the organizational environment for the continuation of the service provided. In this context, technology was found to be the main means of transmitting teaching, preserving the distance between people in the moment of social isolation and maintaining their competitive activity. The present work aims to analyze how dynamic capabilities were constituted based on the deployment of organizational and process innovation in a higher education institution in the context of the outbreak of the new coronavirus, under the perception of the entity's directors, the technology sector of information and students. As a methodological procedure, a research with a qualitative approach was carried out, with a single case study, in a higher education institution, involving triangulation with semi-structured interview, observation and document consultation. Seven interviews were carried out between directors, students and employees of the technology sector, until theoretical saturation was reached, in sequence, data analysis was carried out with a posteriori categorization. Regarding adaptation conditions, the institution had the teams and workloads resized to transmit classes and work in the remote environment, in line with the acquisition of physical, digital and human resources combined with training on the use of technologies and interactive pedagogical strategies. In addition, it carried out the incorporation of software such as Zoom, Microsoft Team and the FLF Connect virtual learning environment, as well as the adoption of digital marketing strategies, business plans and analysis of Business Intelligence reports. The main challenges were related to inexperience, lack of skill, overload and scarcity of resources. [resumo fornecido pelo autor]engporDesenvolvimento organizacionalEnsino superior - AdministraçãoCOVID 19Organizational changeCollege teaching - ManagementAnálise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4971951244985011SOLON, Josilane Sousa do NascimentoMestrado Acadêmico em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-14ORIGINALDissertação Josilane Sousa Do Nascimento Solon.pdfDissertação Josilane Sousa Do Nascimento Solon.pdfapplication/pdf1381291https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11393/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josilane%20Sousa%20Do%20Nascimento%20Solon.pdfbd55053f767aff52eab1a0a615f2e4f8MD51TEXTDissertação Josilane Sousa Do Nascimento Solon.pdf.txtDissertação Josilane Sousa Do Nascimento Solon.pdf.txtExtracted texttext/plain192454https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11393/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josilane%20Sousa%20Do%20Nascimento%20Solon.pdf.txt4545fad91388a7e944be0c24a252c8a8MD52THUMBNAILDissertação Josilane Sousa Do Nascimento Solon.pdf.jpgDissertação Josilane Sousa Do Nascimento Solon.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11393/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josilane%20Sousa%20Do%20Nascimento%20Solon.pdf.jpgd5429d14ff864866e90c62ff4b76999aMD5311338/113932022-12-16 05:00:15.079oai:repositorio.ucs.br:11338/11393Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:13:37.964426Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19 |
title |
Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19 Solon, Josilane Sousa do Nascimento Desenvolvimento organizacional Ensino superior - Administração COVID 19 Organizational change College teaching - Management |
title_short |
Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_full |
Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19 |
author |
Solon, Josilane Sousa do Nascimento |
author_facet |
Solon, Josilane Sousa do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Cislagui, Tatiane Pellin Motta, Marta Elisete Ventura Panizzon, Mateus |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Solon, Josilane Sousa do Nascimento |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Larentis, Fabiano |
contributor_str_mv |
Larentis, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento organizacional Ensino superior - Administração COVID 19 |
topic |
Desenvolvimento organizacional Ensino superior - Administração COVID 19 Organizational change College teaching - Management |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Organizational change College teaching - Management |
description |
Com o impacto da Pandemia da COVID-19 no setor educacional, viu-se a necessidade de novas configurações no ambiente organizacional para a continuação do serviço prestado. Nesse contexto, encontrou-se na tecnologia o principal meio de transmissão de ensino, preservando o distanciamento entre as pessoas no momento de isolamento social e mantendo sua atividade competitiva. O presente trabalho tem por objetivo analisar como se deu a constituição das capacidades dinâmicas partindo do desdobramento da inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto do surto do novo coronavírus, sob a percepção da diretoria da entidade, do setor de tecnologia de informação e de discentes. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de estudo de caso único, em uma instituição de ensino superior, envolvendo a triangulação com entrevista semiestruturada, observação e consulta documental. Foram realizadas sete entrevistas entre diretoria, discentes e funcionários do setor de tecnologia, até que foi atingida a saturação teórica, em sequência, foi efetuada a análise dos dados com categorização a posteriori. Sobre as condições de adaptação, a instituição contou com o redimensionou as equipes e cargas horárias para transmissão das aulas e trabalho no ambiente remoto, em consonância a aquisição de recursos físicos, digitais e humanos aliada a capacitações sobre o uso das tecnologias e estratégias pedagógicas interativas. Ademais, realizou a incorporação de softwares tais como o Zoom, Microsoft Team e ambiente virtual de aprendizagem FLF Connect, bem como adoção de estratégias de marketing digital, plano de negócios e análise de relatórios de Business Intelligence. Os principais desafios estiveram relacionados a inexperiência, falta de habilidade, sobrecarga e escassez de recursos. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-09-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-15T16:52:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-15T16:52:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11393 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11393/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josilane%20Sousa%20Do%20Nascimento%20Solon.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11393/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josilane%20Sousa%20Do%20Nascimento%20Solon.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11393/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josilane%20Sousa%20Do%20Nascimento%20Solon.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd55053f767aff52eab1a0a615f2e4f8 4545fad91388a7e944be0c24a252c8a8 d5429d14ff864866e90c62ff4b76999a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1794048318939070464 |