Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Solon, Josilane Sousa do Nascimento
Orientador(a): Larentis, Fabiano
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/11393
Resumo: Com o impacto da Pandemia da COVID-19 no setor educacional, viu-se a necessidade de novas configurações no ambiente organizacional para a continuação do serviço prestado. Nesse contexto, encontrou-se na tecnologia o principal meio de transmissão de ensino, preservando o distanciamento entre as pessoas no momento de isolamento social e mantendo sua atividade competitiva. O presente trabalho tem por objetivo analisar como se deu a constituição das capacidades dinâmicas partindo do desdobramento da inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto do surto do novo coronavírus, sob a percepção da diretoria da entidade, do setor de tecnologia de informação e de discentes. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de estudo de caso único, em uma instituição de ensino superior, envolvendo a triangulação com entrevista semiestruturada, observação e consulta documental. Foram realizadas sete entrevistas entre diretoria, discentes e funcionários do setor de tecnologia, até que foi atingida a saturação teórica, em sequência, foi efetuada a análise dos dados com categorização a posteriori. Sobre as condições de adaptação, a instituição contou com o redimensionou as equipes e cargas horárias para transmissão das aulas e trabalho no ambiente remoto, em consonância a aquisição de recursos físicos, digitais e humanos aliada a capacitações sobre o uso das tecnologias e estratégias pedagógicas interativas. Ademais, realizou a incorporação de softwares tais como o Zoom, Microsoft Team e ambiente virtual de aprendizagem FLF Connect, bem como adoção de estratégias de marketing digital, plano de negócios e análise de relatórios de Business Intelligence. Os principais desafios estiveram relacionados a inexperiência, falta de habilidade, sobrecarga e escassez de recursos. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_e2d953cecfd6a59a458a6ca51f7b8244
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11393
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Solon, Josilane Sousa do NascimentoCislagui, Tatiane PellinMotta, Marta Elisete VenturaPanizzon, MateusLarentis, Fabiano2022-12-15T16:52:41Z2022-12-15T16:52:41Z2022-12-152022-09-27https://repositorio.ucs.br/11338/11393Com o impacto da Pandemia da COVID-19 no setor educacional, viu-se a necessidade de novas configurações no ambiente organizacional para a continuação do serviço prestado. Nesse contexto, encontrou-se na tecnologia o principal meio de transmissão de ensino, preservando o distanciamento entre as pessoas no momento de isolamento social e mantendo sua atividade competitiva. O presente trabalho tem por objetivo analisar como se deu a constituição das capacidades dinâmicas partindo do desdobramento da inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto do surto do novo coronavírus, sob a percepção da diretoria da entidade, do setor de tecnologia de informação e de discentes. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de estudo de caso único, em uma instituição de ensino superior, envolvendo a triangulação com entrevista semiestruturada, observação e consulta documental. Foram realizadas sete entrevistas entre diretoria, discentes e funcionários do setor de tecnologia, até que foi atingida a saturação teórica, em sequência, foi efetuada a análise dos dados com categorização a posteriori. Sobre as condições de adaptação, a instituição contou com o redimensionou as equipes e cargas horárias para transmissão das aulas e trabalho no ambiente remoto, em consonância a aquisição de recursos físicos, digitais e humanos aliada a capacitações sobre o uso das tecnologias e estratégias pedagógicas interativas. Ademais, realizou a incorporação de softwares tais como o Zoom, Microsoft Team e ambiente virtual de aprendizagem FLF Connect, bem como adoção de estratégias de marketing digital, plano de negócios e análise de relatórios de Business Intelligence. Os principais desafios estiveram relacionados a inexperiência, falta de habilidade, sobrecarga e escassez de recursos. [resumo fornecido pelo autor]With the impact of the COVID-19 Pandemic on the education sector, there was a need for new configurations in the organizational environment for the continuation of the service provided. In this context, technology was found to be the main means of transmitting teaching, preserving the distance between people in the moment of social isolation and maintaining their competitive activity. The present work aims to analyze how dynamic capabilities were constituted based on the deployment of organizational and process innovation in a higher education institution in the context of the outbreak of the new coronavirus, under the perception of the entity's directors, the technology sector of information and students. As a methodological procedure, a research with a qualitative approach was carried out, with a single case study, in a higher education institution, involving triangulation with semi-structured interview, observation and document consultation. Seven interviews were carried out between directors, students and employees of the technology sector, until theoretical saturation was reached, in sequence, data analysis was carried out with a posteriori categorization. Regarding adaptation conditions, the institution had the teams and workloads resized to transmit classes and work in the remote environment, in line with the acquisition of physical, digital and human resources combined with training on the use of technologies and interactive pedagogical strategies. In addition, it carried out the incorporation of software such as Zoom, Microsoft Team and the FLF Connect virtual learning environment, as well as the adoption of digital marketing strategies, business plans and analysis of Business Intelligence reports. The main challenges were related to inexperience, lack of skill, overload and scarcity of resources. [resumo fornecido pelo autor]engporDesenvolvimento organizacionalEnsino superior - AdministraçãoCOVID 19Organizational changeCollege teaching - ManagementAnálise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4971951244985011SOLON, Josilane Sousa do NascimentoMestrado Acadêmico em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-14ORIGINALDissertação Josilane Sousa Do Nascimento Solon.pdfDissertação Josilane Sousa Do Nascimento Solon.pdfapplication/pdf1381291https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11393/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josilane%20Sousa%20Do%20Nascimento%20Solon.pdfbd55053f767aff52eab1a0a615f2e4f8MD51TEXTDissertação Josilane Sousa Do Nascimento Solon.pdf.txtDissertação Josilane Sousa Do Nascimento Solon.pdf.txtExtracted texttext/plain192454https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11393/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josilane%20Sousa%20Do%20Nascimento%20Solon.pdf.txt4545fad91388a7e944be0c24a252c8a8MD52THUMBNAILDissertação Josilane Sousa Do Nascimento Solon.pdf.jpgDissertação Josilane Sousa Do Nascimento Solon.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11393/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josilane%20Sousa%20Do%20Nascimento%20Solon.pdf.jpgd5429d14ff864866e90c62ff4b76999aMD5311338/113932022-12-16 05:00:15.079oai:repositorio.ucs.br:11338/11393Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:13:37.964426Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19
title Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19
spellingShingle Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19
Solon, Josilane Sousa do Nascimento
Desenvolvimento organizacional
Ensino superior - Administração
COVID 19
Organizational change
College teaching - Management
title_short Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19
title_full Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19
title_fullStr Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19
title_sort Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19
author Solon, Josilane Sousa do Nascimento
author_facet Solon, Josilane Sousa do Nascimento
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Cislagui, Tatiane Pellin
Motta, Marta Elisete Ventura
Panizzon, Mateus
dc.contributor.author.fl_str_mv Solon, Josilane Sousa do Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Larentis, Fabiano
contributor_str_mv Larentis, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento organizacional
Ensino superior - Administração
COVID 19
topic Desenvolvimento organizacional
Ensino superior - Administração
COVID 19
Organizational change
College teaching - Management
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational change
College teaching - Management
description Com o impacto da Pandemia da COVID-19 no setor educacional, viu-se a necessidade de novas configurações no ambiente organizacional para a continuação do serviço prestado. Nesse contexto, encontrou-se na tecnologia o principal meio de transmissão de ensino, preservando o distanciamento entre as pessoas no momento de isolamento social e mantendo sua atividade competitiva. O presente trabalho tem por objetivo analisar como se deu a constituição das capacidades dinâmicas partindo do desdobramento da inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto do surto do novo coronavírus, sob a percepção da diretoria da entidade, do setor de tecnologia de informação e de discentes. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de estudo de caso único, em uma instituição de ensino superior, envolvendo a triangulação com entrevista semiestruturada, observação e consulta documental. Foram realizadas sete entrevistas entre diretoria, discentes e funcionários do setor de tecnologia, até que foi atingida a saturação teórica, em sequência, foi efetuada a análise dos dados com categorização a posteriori. Sobre as condições de adaptação, a instituição contou com o redimensionou as equipes e cargas horárias para transmissão das aulas e trabalho no ambiente remoto, em consonância a aquisição de recursos físicos, digitais e humanos aliada a capacitações sobre o uso das tecnologias e estratégias pedagógicas interativas. Ademais, realizou a incorporação de softwares tais como o Zoom, Microsoft Team e ambiente virtual de aprendizagem FLF Connect, bem como adoção de estratégias de marketing digital, plano de negócios e análise de relatórios de Business Intelligence. Os principais desafios estiveram relacionados a inexperiência, falta de habilidade, sobrecarga e escassez de recursos. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-09-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-15T16:52:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-15T16:52:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11393
url https://repositorio.ucs.br/11338/11393
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11393/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josilane%20Sousa%20Do%20Nascimento%20Solon.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11393/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josilane%20Sousa%20Do%20Nascimento%20Solon.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11393/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josilane%20Sousa%20Do%20Nascimento%20Solon.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd55053f767aff52eab1a0a615f2e4f8
4545fad91388a7e944be0c24a252c8a8
d5429d14ff864866e90c62ff4b76999a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048318939070464