Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Negri, Andreia Silva de
Orientador(a): Ramos, Flávia Brocchetto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/854
Resumo: Esta dissertação analisa, a partir de pesquisa experimental, como é possível promover o letramento a partir leitura mediada de poesia, em uma classe de primeiro ano do Ensino Fundamental. O problema posto justifica-se pela crescente importância que se tem dado, no âmbito escolar, aos processos de aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento, em especial, à preocupação com a biblioteca escolar e com a leitura literária como um direito do cidadão. A investigação insere-se no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul – PPGEd/UCS, na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia e é parte integrante do projeto de pesquisa “PNBE 2010: Leituras possíveis”, tendo como foco a leitura de poesia como prática potencializadora do processo de letramento a partir de uma experiência pedagógica com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. A dissertação tem como referencial teórico Adorno (2000), Dewey (1976), Vigotski (1998, 2012), Larrosa (2002), Ramos (2010, 2012), Soares (1998, 2006, 2013), Cosson (2006), Saraiva (2001), Huizinga (2000), entre outros. O estudo está organizado em quatro capítulos: primeiro – Algumas reflexões sobre Educação e Linguagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental; segundo – Traçado metodológico da pesquisa; terceiro – Poesia na sala de aula – Aplicação da pesquisa e quarto – Análise e discussão dos resultados. O método utilizado na pesquisa foi de enfoque qualitativo, privilegiando a pesquisa-ação, efetivando a investigação em ambiente real de aprendizagem, no contexto de escola pública e teve como prática a aplicação de roteiros de leitura de poemas. Foram utilizados para efetivar a proposta cinco poemas da obra A arca de Noé, de Vinícius de Moraes e contemplou ações pedagógicas que priorizaram a ludicidade a partir da exploração dos sons e dos sentidos das palavras, de jogos e de brincadeiras com o corpo bem como da leitura e da escrita na perspectiva do letramento. Os resultados do estudo apontam para a relevância da poesia na potencialização do processo de compreensão do sistema de escrita alfabético e da promoção do letramento literário. As experiências relatadas demonstram que a poesia atende ao horizonte de expectativas da criança, que se desenvolve nos âmbitos emocional, social, cultural e cognitivo ao interagir com o texto poético. O contato com a poesia na infância, a partir da exploração da musicalidade, da compreensão e da construção de sentidos para o lido contribui, desse modo, para o incremento da linguagem verbal e, consequentemente, para o processo de aprendizagem.
id UCS_f008011f4d86de133fb0499ad8422665
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/854
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Negri, Andreia Silva dePanozzo, Neiva Senaide PetryStecanela, NildaSilveira, Rosa Maria HesselRamos, Flávia Brocchetto2015-02-05T11:08:44Z2015-02-05T11:08:44Z2015-02-052014-01-21https://repositorio.ucs.br/handle/11338/854Esta dissertação analisa, a partir de pesquisa experimental, como é possível promover o letramento a partir leitura mediada de poesia, em uma classe de primeiro ano do Ensino Fundamental. O problema posto justifica-se pela crescente importância que se tem dado, no âmbito escolar, aos processos de aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento, em especial, à preocupação com a biblioteca escolar e com a leitura literária como um direito do cidadão. A investigação insere-se no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul – PPGEd/UCS, na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia e é parte integrante do projeto de pesquisa “PNBE 2010: Leituras possíveis”, tendo como foco a leitura de poesia como prática potencializadora do processo de letramento a partir de uma experiência pedagógica com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. A dissertação tem como referencial teórico Adorno (2000), Dewey (1976), Vigotski (1998, 2012), Larrosa (2002), Ramos (2010, 2012), Soares (1998, 2006, 2013), Cosson (2006), Saraiva (2001), Huizinga (2000), entre outros. O estudo está organizado em quatro capítulos: primeiro – Algumas reflexões sobre Educação e Linguagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental; segundo – Traçado metodológico da pesquisa; terceiro – Poesia na sala de aula – Aplicação da pesquisa e quarto – Análise e discussão dos resultados. O método utilizado na pesquisa foi de enfoque qualitativo, privilegiando a pesquisa-ação, efetivando a investigação em ambiente real de aprendizagem, no contexto de escola pública e teve como prática a aplicação de roteiros de leitura de poemas. Foram utilizados para efetivar a proposta cinco poemas da obra A arca de Noé, de Vinícius de Moraes e contemplou ações pedagógicas que priorizaram a ludicidade a partir da exploração dos sons e dos sentidos das palavras, de jogos e de brincadeiras com o corpo bem como da leitura e da escrita na perspectiva do letramento. Os resultados do estudo apontam para a relevância da poesia na potencialização do processo de compreensão do sistema de escrita alfabético e da promoção do letramento literário. As experiências relatadas demonstram que a poesia atende ao horizonte de expectativas da criança, que se desenvolve nos âmbitos emocional, social, cultural e cognitivo ao interagir com o texto poético. O contato com a poesia na infância, a partir da exploração da musicalidade, da compreensão e da construção de sentidos para o lido contribui, desse modo, para o incremento da linguagem verbal e, consequentemente, para o processo de aprendizagem.Esta disertación analiza, por la investigación experimental, como es posible promover la lectura mediada de la poesía, en una clase de primer año de la escuela primaria. El problema puesto es justificado por la importancia creciente que se ha dado, en el contexto de las escuelas, los procesos de aprendizaje de lectura y escritura desde la perspectiva de la alfabetización, en particular, la preocupación con la biblioteca de la escuela y la lectura literaria como derecho de los ciudadanos. La investigación es parte del Programa de Postgrado en la Universidad de Caxias do Sul – PPGEd/UCS, en la línea de investigación Educación, Lenguaje y Tecnología, y compone la investigación del proyecto "PNBE 2010: posibles lecturas", centrándose en la lectura de poesía como práctica de mejorar el proceso de alfabetización a través de una experiencia pedagógica con una clase de primer año de la escuela primaria. La tesis doctoral tiene como aparato teórico Adorno (2000), Dewey (1976), Vygotsky (1998, 2012), Larrosa (2002), Ramos (2010, 2012), Soares (1998, 2006, 2013), Cosson (2006), Saraiva (2001), Huizinga (2000), entre otros. El estudio está organizado en cuatro capítulos: primero – Algunas reflexiones sobre educación y lenguaje en los primeros años de la escuela primaria; segundo – metodología de la investigación; tercera – poesía en el aula y cuarta – análisis y discusión de los resultados. El método utilizado en la pesquisa fue de enfoque cualitativo, favoreciendo la pesquisa acción, efectuando investigaciones en ambiente real de aprendizaje, en el contexto de la escuela pública com la aplicación de estrategias de lectura de poemas. Para implementar la proposta, se utilizaron cinco poemas de A arca de Noé, por Vinícius de Moraes y fueron contempladas acciones pedagógicas que dieron énfasis a la alegría de la exploración de los sonidos y los sentidos de las palabras, juegos y bromas con el cuerpo, así como la lectura y escritura. Los resultados del estudio señalan la importancia de la poesía en la potenciación del proceso de comprensión del sistema de escritura alfabética y la promoción de la alfabetización literaria. Los experimentos reportados muestran que la poesía cumple con el horizonte de expectativas de los niños, que se desarrollan en lo emocional, social, cognitivo y cultural al interactuar con el texto poético. El contacto con la poesía en la infancia, desde la explotación de la musicalidad, la comprensión y la construcción de los sentidos para el lido contribuye de tal modo al aumento del lenguaje verbal y, en consecuencia, el proceso de aprendizaje.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorLetramentoLeituraEnsino fundamentalEducaçãoLiteracyReadingBasic educationEducationLetramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8623961766500726NEGRI, A. S.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Andreia Silva de Negri.pdf.txtDissertacao Andreia Silva de Negri.pdf.txtExtracted texttext/plain418518https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/3/Dissertacao%20Andreia%20Silva%20de%20Negri.pdf.txt7722ca4a703b17b32c93c8b0aff21573MD53THUMBNAILDissertacao Andreia Silva de Negri.pdf.jpgDissertacao Andreia Silva de Negri.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/4/Dissertacao%20Andreia%20Silva%20de%20Negri.pdf.jpg5d7e239ef25c6a69d5fd659bf7f7959cMD54ORIGINALDissertacao Andreia Silva de Negri.pdfDissertacao Andreia Silva de Negri.pdfapplication/pdf7801259https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/1/Dissertacao%20Andreia%20Silva%20de%20Negri.pdf8c71f0b57f4107f077644c1cbb79e9caMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/8542018-08-17 06:12:34.287oai:repositorio.ucs.br:11338/854IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:11:26.182700Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental
title Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental
spellingShingle Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental
Negri, Andreia Silva de
Letramento
Leitura
Ensino fundamental
Educação
Literacy
Reading
Basic education
Education
title_short Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental
title_full Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental
title_fullStr Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental
title_sort Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental
author Negri, Andreia Silva de
author_facet Negri, Andreia Silva de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Panozzo, Neiva Senaide Petry
Stecanela, Nilda
Silveira, Rosa Maria Hessel
dc.contributor.author.fl_str_mv Negri, Andreia Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Flávia Brocchetto
contributor_str_mv Ramos, Flávia Brocchetto
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Leitura
Ensino fundamental
Educação
topic Letramento
Leitura
Ensino fundamental
Educação
Literacy
Reading
Basic education
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Reading
Basic education
Education
description Esta dissertação analisa, a partir de pesquisa experimental, como é possível promover o letramento a partir leitura mediada de poesia, em uma classe de primeiro ano do Ensino Fundamental. O problema posto justifica-se pela crescente importância que se tem dado, no âmbito escolar, aos processos de aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento, em especial, à preocupação com a biblioteca escolar e com a leitura literária como um direito do cidadão. A investigação insere-se no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul – PPGEd/UCS, na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia e é parte integrante do projeto de pesquisa “PNBE 2010: Leituras possíveis”, tendo como foco a leitura de poesia como prática potencializadora do processo de letramento a partir de uma experiência pedagógica com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. A dissertação tem como referencial teórico Adorno (2000), Dewey (1976), Vigotski (1998, 2012), Larrosa (2002), Ramos (2010, 2012), Soares (1998, 2006, 2013), Cosson (2006), Saraiva (2001), Huizinga (2000), entre outros. O estudo está organizado em quatro capítulos: primeiro – Algumas reflexões sobre Educação e Linguagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental; segundo – Traçado metodológico da pesquisa; terceiro – Poesia na sala de aula – Aplicação da pesquisa e quarto – Análise e discussão dos resultados. O método utilizado na pesquisa foi de enfoque qualitativo, privilegiando a pesquisa-ação, efetivando a investigação em ambiente real de aprendizagem, no contexto de escola pública e teve como prática a aplicação de roteiros de leitura de poemas. Foram utilizados para efetivar a proposta cinco poemas da obra A arca de Noé, de Vinícius de Moraes e contemplou ações pedagógicas que priorizaram a ludicidade a partir da exploração dos sons e dos sentidos das palavras, de jogos e de brincadeiras com o corpo bem como da leitura e da escrita na perspectiva do letramento. Os resultados do estudo apontam para a relevância da poesia na potencialização do processo de compreensão do sistema de escrita alfabético e da promoção do letramento literário. As experiências relatadas demonstram que a poesia atende ao horizonte de expectativas da criança, que se desenvolve nos âmbitos emocional, social, cultural e cognitivo ao interagir com o texto poético. O contato com a poesia na infância, a partir da exploração da musicalidade, da compreensão e da construção de sentidos para o lido contribui, desse modo, para o incremento da linguagem verbal e, consequentemente, para o processo de aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-01-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-05T11:08:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-02-05T11:08:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/854
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/3/Dissertacao%20Andreia%20Silva%20de%20Negri.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/4/Dissertacao%20Andreia%20Silva%20de%20Negri.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/1/Dissertacao%20Andreia%20Silva%20de%20Negri.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7722ca4a703b17b32c93c8b0aff21573
5d7e239ef25c6a69d5fd659bf7f7959c
8c71f0b57f4107f077644c1cbb79e9ca
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048309991571456