Turismo, realidade virtual experiência turística: aproximações reflexivas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Taufer, Lisele
Orientador(a): Ferreira, Luciane Todeschini
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/6782
Resumo: O Turismo, fenômeno multifacetado, é, também, uma atividade que se desenvolve consoante às revoluções mundiais, e uma das características que o constitui é a experiência mnêmica/afetiva, que marca a vida do sujeito/turista. As revoluções, entre elas as tecnológicas, imprimem novas formas de se fazer e de se pensar o turismo. O objetivo do presente estudo é caracterizar e analisar a experiência imersiva da Realidade Virtual proporcionada pelo uso do dispositivo Headset, na sua relação com o Turismo. Para tal consecução, tem-se por supostos: o mundo pós-moderno imprimiu novas formas de os sujeitos se relacionarem; as tecnologias são parte intrínseca dessas novas configurações e organizações, inclusive temporais e espaciais; os sujeitos estão sempre em deslocamentos (de diferentes naturezas); a realidade virtual é característica do mundo pós-moderno; a coexistência de diferentes abordagens conceituais de turismo e, as subjetividades presentes nas experiências turísticas. A metodologia utilizada tem caráter qualitativo, e, como tipo de pesquisa, busca-se a compreensão do problema de investigação a partir das teorias disponíveis, analisando-as e estabelecendo relações para explicitações sobre experiência turística imersiva que se dá no espaço virtual. Portanto, elementos que caracterizam natureza de pesquisa predominantemente bibliográfica. Para formação do marco teórico foram realizadas abordagens conceituais acerca do turismo, viagem, deslocamento, experiência turística, experiência imersiva, território, virtualização (virtual e virtualidade) e cibercultura para que se possa refletir e responder a questão: a experiência proveniente da imersão proporcionada pelo uso de headsets e de uma plataforma interativa multissensorial de Realidade Virtual, com conteúdo visual em 360°, pode ser considerada turística? Assim perspectivados, se o turismo for caracterizado como deslocamento físico, não se faz possível pressupor a existência de uma experiência turística virtual; porém, se a base teórico-analítica modificar-se, considerando turismo como um movimento para o desconhecido, há de se considerar a possibilidade de uma experiência com óculos 3D ser também caracterizada como turística. Nos desdobramentos ainda se fazem presentes muitos outros questionamentos, mas, a resposta ao questionamento inicial, se é ou não considerada experiência turística a realizada por meio de óculos 3D, dependerá das lentes analíticas sobre as quais o fenômeno está sendo investigado. Já há na literatura um aceno positivo para esse questionamento [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_f1b9306b8600e59fbc53af0f9915ff65
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6782
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Taufer, LiseleSantos, Marcia Maria Cappellano dosAnjos, Francisco Antonio dosMecca, Marlei SaleteFerreira, Luciane Todeschini2021-01-28T20:22:50Z2021-01-28T20:22:50Z2021-01-282020-12-18https://repositorio.ucs.br/11338/6782O Turismo, fenômeno multifacetado, é, também, uma atividade que se desenvolve consoante às revoluções mundiais, e uma das características que o constitui é a experiência mnêmica/afetiva, que marca a vida do sujeito/turista. As revoluções, entre elas as tecnológicas, imprimem novas formas de se fazer e de se pensar o turismo. O objetivo do presente estudo é caracterizar e analisar a experiência imersiva da Realidade Virtual proporcionada pelo uso do dispositivo Headset, na sua relação com o Turismo. Para tal consecução, tem-se por supostos: o mundo pós-moderno imprimiu novas formas de os sujeitos se relacionarem; as tecnologias são parte intrínseca dessas novas configurações e organizações, inclusive temporais e espaciais; os sujeitos estão sempre em deslocamentos (de diferentes naturezas); a realidade virtual é característica do mundo pós-moderno; a coexistência de diferentes abordagens conceituais de turismo e, as subjetividades presentes nas experiências turísticas. A metodologia utilizada tem caráter qualitativo, e, como tipo de pesquisa, busca-se a compreensão do problema de investigação a partir das teorias disponíveis, analisando-as e estabelecendo relações para explicitações sobre experiência turística imersiva que se dá no espaço virtual. Portanto, elementos que caracterizam natureza de pesquisa predominantemente bibliográfica. Para formação do marco teórico foram realizadas abordagens conceituais acerca do turismo, viagem, deslocamento, experiência turística, experiência imersiva, território, virtualização (virtual e virtualidade) e cibercultura para que se possa refletir e responder a questão: a experiência proveniente da imersão proporcionada pelo uso de headsets e de uma plataforma interativa multissensorial de Realidade Virtual, com conteúdo visual em 360°, pode ser considerada turística? Assim perspectivados, se o turismo for caracterizado como deslocamento físico, não se faz possível pressupor a existência de uma experiência turística virtual; porém, se a base teórico-analítica modificar-se, considerando turismo como um movimento para o desconhecido, há de se considerar a possibilidade de uma experiência com óculos 3D ser também caracterizada como turística. Nos desdobramentos ainda se fazem presentes muitos outros questionamentos, mas, a resposta ao questionamento inicial, se é ou não considerada experiência turística a realizada por meio de óculos 3D, dependerá das lentes analíticas sobre as quais o fenômeno está sendo investigado. Já há na literatura um aceno positivo para esse questionamento [resumo fornecido pelo autor].Tourism, a multifaceted phenomenon, is also an activity that develops itself according to the world revolutions, and one of the characteristics that constitutes it is the mnemic / affective experience, which marks the subject / tourist?s life. The revolutions, the technological ones for instance, create new ways of doing and thinking about tourism. The aim of this study is to characterize and analyze the immersive experience of Virtual Reality provided by the use of the Headset device, in its relationship with tourism. For such an achievement, it is considered: the postmodernism has set new ways for the subjects to interact; technologies are an intrinsic part of these new configurations and organizations, including temporal and spatial ones; the subjects are always on the move (from different nature); virtual reality is characteristic of the postmodernism; the coexistence of different tourism conceptual approaches and the subjectivities existent in tourist experiences. The methodology used is qualitative, and, as a type of research, it seeks to understand the research problem from the available theories, analyzing them and establishing connections to explain the immersive tourist experience that occurs in the virtual space. Therefore, aspects that characterize the mostly bibliographic research nature. To form the theoretical framework, conceptual approaches were built about tourism, travel, movement, tourist experience, immersive experience, territory, virtualization and cyberculture then it is possible to think and answer the question: the experience resulting from the immersion provided by the use of headsets and an interactive multisensory Virtual Reality platform, with 360° visual content, can it be considered tourist? Thus, if tourism is characterized as physical displacement, it is not possible to assume the existence of a virtual tourism experience; however, if the theoretical-analytical basis changes, considering tourism as a movement into the unknown, the possibility that an experience with 3D glasses can also be characterized as tourist must be considered. In the process, many other questions are still unanswered, but the answer to the initial question, whether the experience performed with 3D glasses is considered tourist or not, will depend on the analytical lenses on which the phenomenon is being investigated. There is already a positive signal in the literature for this questioning [resumo fornecido pelo autor].TurismoRealidade VirtualTourismVirtual RealityTurismo, realidade virtual experiência turística: aproximações reflexivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8770780215826975Taufer, LiseleMestrado Acadêmico em Turismo e HospitalidadeCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALDissertação Lisele Taufer.pdfDissertação Lisele Taufer.pdfapplication/pdf1415687https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6782/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lisele%20Taufer.pdf5d05f70f52797c0140269565633314c9MD51TEXTDissertação Lisele Taufer.pdf.txtDissertação Lisele Taufer.pdf.txtExtracted texttext/plain312497https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6782/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lisele%20Taufer.pdf.txtd7438e796a812b6eefbc347b68492bd3MD52THUMBNAILDissertação Lisele Taufer.pdf.jpgDissertação Lisele Taufer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6782/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lisele%20Taufer.pdf.jpg03d05e9f096cea3822b0c70efa9420f3MD5311338/67822021-05-07 14:12:22.184oai:repositorio.ucs.br:11338/6782Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:11:52.626652Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Turismo, realidade virtual experiência turística: aproximações reflexivas
title Turismo, realidade virtual experiência turística: aproximações reflexivas
spellingShingle Turismo, realidade virtual experiência turística: aproximações reflexivas
Taufer, Lisele
Turismo
Realidade Virtual
Tourism
Virtual Reality
title_short Turismo, realidade virtual experiência turística: aproximações reflexivas
title_full Turismo, realidade virtual experiência turística: aproximações reflexivas
title_fullStr Turismo, realidade virtual experiência turística: aproximações reflexivas
title_full_unstemmed Turismo, realidade virtual experiência turística: aproximações reflexivas
title_sort Turismo, realidade virtual experiência turística: aproximações reflexivas
author Taufer, Lisele
author_facet Taufer, Lisele
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Santos, Marcia Maria Cappellano dos
Anjos, Francisco Antonio dos
Mecca, Marlei Salete
dc.contributor.author.fl_str_mv Taufer, Lisele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Luciane Todeschini
contributor_str_mv Ferreira, Luciane Todeschini
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Realidade Virtual
topic Turismo
Realidade Virtual
Tourism
Virtual Reality
dc.subject.eng.fl_str_mv Tourism
Virtual Reality
description O Turismo, fenômeno multifacetado, é, também, uma atividade que se desenvolve consoante às revoluções mundiais, e uma das características que o constitui é a experiência mnêmica/afetiva, que marca a vida do sujeito/turista. As revoluções, entre elas as tecnológicas, imprimem novas formas de se fazer e de se pensar o turismo. O objetivo do presente estudo é caracterizar e analisar a experiência imersiva da Realidade Virtual proporcionada pelo uso do dispositivo Headset, na sua relação com o Turismo. Para tal consecução, tem-se por supostos: o mundo pós-moderno imprimiu novas formas de os sujeitos se relacionarem; as tecnologias são parte intrínseca dessas novas configurações e organizações, inclusive temporais e espaciais; os sujeitos estão sempre em deslocamentos (de diferentes naturezas); a realidade virtual é característica do mundo pós-moderno; a coexistência de diferentes abordagens conceituais de turismo e, as subjetividades presentes nas experiências turísticas. A metodologia utilizada tem caráter qualitativo, e, como tipo de pesquisa, busca-se a compreensão do problema de investigação a partir das teorias disponíveis, analisando-as e estabelecendo relações para explicitações sobre experiência turística imersiva que se dá no espaço virtual. Portanto, elementos que caracterizam natureza de pesquisa predominantemente bibliográfica. Para formação do marco teórico foram realizadas abordagens conceituais acerca do turismo, viagem, deslocamento, experiência turística, experiência imersiva, território, virtualização (virtual e virtualidade) e cibercultura para que se possa refletir e responder a questão: a experiência proveniente da imersão proporcionada pelo uso de headsets e de uma plataforma interativa multissensorial de Realidade Virtual, com conteúdo visual em 360°, pode ser considerada turística? Assim perspectivados, se o turismo for caracterizado como deslocamento físico, não se faz possível pressupor a existência de uma experiência turística virtual; porém, se a base teórico-analítica modificar-se, considerando turismo como um movimento para o desconhecido, há de se considerar a possibilidade de uma experiência com óculos 3D ser também caracterizada como turística. Nos desdobramentos ainda se fazem presentes muitos outros questionamentos, mas, a resposta ao questionamento inicial, se é ou não considerada experiência turística a realizada por meio de óculos 3D, dependerá das lentes analíticas sobre as quais o fenômeno está sendo investigado. Já há na literatura um aceno positivo para esse questionamento [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-28T20:22:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-28T20:22:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6782
url https://repositorio.ucs.br/11338/6782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6782/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lisele%20Taufer.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6782/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lisele%20Taufer.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6782/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lisele%20Taufer.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d05f70f52797c0140269565633314c9
d7438e796a812b6eefbc347b68492bd3
03d05e9f096cea3822b0c70efa9420f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048311708090368