Saberes da alta liderança na tomada de decisões estratégicas à luz do knowing-in-practice

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Borelli, Verena Alice
Orientador(a): Larentis, Fabiano
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/6746
Resumo: Com o uso constante das tecnologias de informação e com o processo de globalização gradualmente presente na sociedade, as empresas voltaram sua atenção para as oportunidades e dificuldades associadas ao processo de aprendizagem, na estruturação e construção dos comportamentos organizacionais e na transferência de ?boas práticas?. O objetivo desta tese é compreender como se constituem os saberes da alta liderança no processo de tomada de decisão à luz do knowing in practice. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivo exploratório, cuja estratégia utilizada foi o estudo qualitativo genérico, que permitiu analisar com maior profundidade como os entrevistados interpretam, constituem e reconstituem suas práticas. Foram entrevistados trinta e dois CEOs, gerentes, supervisores, coordenadores e analistas (considerados líderes indiretos) de organização de diferentes setores, que tiveram as entrevistas gravadas, transcritas, validadas e organizadas por meio do Nvivo12. Os resultados deste estudo apontam a aproximação entre as práticas dos tomadores de decisão com knowing in practice, evidenciando que os conhecimentos estão entrelaçados com a ação, que ocorrem de forma construída e realizados nas práticas dos trabalhos no cotidiano. A reflexão final deste estudo consiste em que, a partir da lente teórica do knowing in practice, os saberes são contínuos e fluidos, são construídos e modificados cotidianamente, por meio do conhecimento formal e informal dos gestores e das interações que ocorrem com seus liderados, gestores pares, conselho administrativo e seus contatos na vida pessoal. A partir dos resultados, foi desenvolvido um framework que apresenta os saberes dos entrevistados, destacando-se a prática no centro das interações. O saber prático é mediado pelo que aconteceu no passado e o que foi aprendido com a experiência e na experiência. Desse modo, os achados denotam a importância de os estudos compreenderem como os saberes são constituídos por meio das práticas no que tange aos fazeres da alta liderança. Para que se desmitifique a ideia de que a alta liderança é infalível e que sempre sabe tudo, este estudo evidencia a necessidade de se enfatizar abordagens que apresentem os líderes como eles são, não como deveriam ser. Não é sobre ser um líder perfeito, é ser alguém que possibilita o desenvolvimento humano e organizacional, sendo um agente transformacional, para si, para as pessoas e com as pessoas. Dessa forma, esta pesquisa elucida que os estilos de liderança possibilitam ter um parâmetro do modo como os líderes tomam suas decisões, mas é por meio dos saberes que permitirão conduzir as equipes de acordo com o contexto em que estão inseridos [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_f5440ad15898b5d61804bde90c132339
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6746
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Borelli, Verena AliceFachinelli, Ana CristinaAntonello, Claudia SimoneCassandre, Marcio PascoalDe Toni, DeonirLarentis, Fabiano2020-12-23T16:06:01Z2020-12-23T16:06:01Z2020-12-212020-07-30https://repositorio.ucs.br/11338/6746Com o uso constante das tecnologias de informação e com o processo de globalização gradualmente presente na sociedade, as empresas voltaram sua atenção para as oportunidades e dificuldades associadas ao processo de aprendizagem, na estruturação e construção dos comportamentos organizacionais e na transferência de ?boas práticas?. O objetivo desta tese é compreender como se constituem os saberes da alta liderança no processo de tomada de decisão à luz do knowing in practice. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivo exploratório, cuja estratégia utilizada foi o estudo qualitativo genérico, que permitiu analisar com maior profundidade como os entrevistados interpretam, constituem e reconstituem suas práticas. Foram entrevistados trinta e dois CEOs, gerentes, supervisores, coordenadores e analistas (considerados líderes indiretos) de organização de diferentes setores, que tiveram as entrevistas gravadas, transcritas, validadas e organizadas por meio do Nvivo12. Os resultados deste estudo apontam a aproximação entre as práticas dos tomadores de decisão com knowing in practice, evidenciando que os conhecimentos estão entrelaçados com a ação, que ocorrem de forma construída e realizados nas práticas dos trabalhos no cotidiano. A reflexão final deste estudo consiste em que, a partir da lente teórica do knowing in practice, os saberes são contínuos e fluidos, são construídos e modificados cotidianamente, por meio do conhecimento formal e informal dos gestores e das interações que ocorrem com seus liderados, gestores pares, conselho administrativo e seus contatos na vida pessoal. A partir dos resultados, foi desenvolvido um framework que apresenta os saberes dos entrevistados, destacando-se a prática no centro das interações. O saber prático é mediado pelo que aconteceu no passado e o que foi aprendido com a experiência e na experiência. Desse modo, os achados denotam a importância de os estudos compreenderem como os saberes são constituídos por meio das práticas no que tange aos fazeres da alta liderança. Para que se desmitifique a ideia de que a alta liderança é infalível e que sempre sabe tudo, este estudo evidencia a necessidade de se enfatizar abordagens que apresentem os líderes como eles são, não como deveriam ser. Não é sobre ser um líder perfeito, é ser alguém que possibilita o desenvolvimento humano e organizacional, sendo um agente transformacional, para si, para as pessoas e com as pessoas. Dessa forma, esta pesquisa elucida que os estilos de liderança possibilitam ter um parâmetro do modo como os líderes tomam suas decisões, mas é por meio dos saberes que permitirão conduzir as equipes de acordo com o contexto em que estão inseridos [resumo fornecido pelo autor].With the constant use of information technologies and with the globalization process gradually present in society, companies have turned their attention to opportunities and difficulties, associated with the learning process, in the structuring and construction of organizational behaviors in the transfer of ?good practices? . The objective of this thesis is to understand how top leadership?s knowledge has been constituted in the decision-making process in the light of knowing in practice. Therefore, an applied research has been carried out, with a qualitative approach, an exploratory objective, whose strategy used has been the generic qualitative study, which has allowed to analyze in greater depth how the interviewees interpret, constitute and reconstitute their practices. Twenty-two CEOs, managers, supervisors, coordinators and analysts (considered indirect leaders) from different sectors have been interviewed, whose interviews have been recorded, transcribed, validated and organized through Nvivo12. The results of this study have pointed to the approximation between the practices of decision makers with knowing in practice, showing that knowledge is intertwined with action, which occurs in a constructed way and has been carried out in daily work practices. The final reflection of this study is that, from theoretical lens of knowing in practice, knowledge is continuous and fluid, it has built and modified daily, through managers? formal and informal knowledge and interactions occur with their followers, peer managers, board of directors and their personal contacts. From the results, a framework has been developed, which presents the interviewees' knowledge, highlighting the practice at the center of the interactions. Practical knowledge has been mediated by what happened in the past and what has been learned from experience and experience. Thus, the findings have denoted the importance of studies, understanding how knowledge has been constituted through practices with regard to top leadership?s actions. In order to demystify the idea that top leadership is infallible and that it always knows everything; this study has highlighted the need to emphasize approaches that present leaders as they are, not as they should be. It is not about being a perfect leader, it is being someone who enables human and organizational development, being a transformational agent, for oneself, for people and with people. As a result, this research has elucidated that leadership styles has made it possible to have a parameter on the way leaders could make their decisions, but it is through knowledge, which will allow them to lead their teams, according to the context in which they have been inserted [resumo fornecido pelo autor].Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESProcesso decisórioLiderançaAprendizagemDecision-making processLeadershipLearningSaberes da alta liderança na tomada de decisões estratégicas à luz do knowing-in-practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/5230936724934496Borelli, V. A.Doutorado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-19TEXTTese Verena Alice Borelli1 (1).pdf.txtTese Verena Alice Borelli1 (1).pdf.txtExtracted texttext/plain449683https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6746/2/Tese%20Verena%20Alice%20Borelli1%20%281%29.pdf.txt304f87ca0a2ec81be40710a48ab79700MD52THUMBNAILTese Verena Alice Borelli1 (1).pdf.jpgTese Verena Alice Borelli1 (1).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6746/3/Tese%20Verena%20Alice%20Borelli1%20%281%29.pdf.jpg9e60d4d4fcfe64f3481121d44fbc5776MD53ORIGINALTese Verena Alice Borelli1 (1).pdfTese Verena Alice Borelli1 (1).pdfapplication/pdf7675944https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6746/1/Tese%20Verena%20Alice%20Borelli1%20%281%29.pdfc05dcb1566bb308db7b60453864d352fMD5111338/67462022-10-18 17:42:58.962oai:repositorio.ucs.br:11338/6746Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:12:31.825877Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saberes da alta liderança na tomada de decisões estratégicas à luz do knowing-in-practice
title Saberes da alta liderança na tomada de decisões estratégicas à luz do knowing-in-practice
spellingShingle Saberes da alta liderança na tomada de decisões estratégicas à luz do knowing-in-practice
Borelli, Verena Alice
Processo decisório
Liderança
Aprendizagem
Decision-making process
Leadership
Learning
title_short Saberes da alta liderança na tomada de decisões estratégicas à luz do knowing-in-practice
title_full Saberes da alta liderança na tomada de decisões estratégicas à luz do knowing-in-practice
title_fullStr Saberes da alta liderança na tomada de decisões estratégicas à luz do knowing-in-practice
title_full_unstemmed Saberes da alta liderança na tomada de decisões estratégicas à luz do knowing-in-practice
title_sort Saberes da alta liderança na tomada de decisões estratégicas à luz do knowing-in-practice
author Borelli, Verena Alice
author_facet Borelli, Verena Alice
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Fachinelli, Ana Cristina
Antonello, Claudia Simone
Cassandre, Marcio Pascoal
De Toni, Deonir
dc.contributor.author.fl_str_mv Borelli, Verena Alice
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Larentis, Fabiano
contributor_str_mv Larentis, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Processo decisório
Liderança
Aprendizagem
topic Processo decisório
Liderança
Aprendizagem
Decision-making process
Leadership
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Decision-making process
Leadership
Learning
description Com o uso constante das tecnologias de informação e com o processo de globalização gradualmente presente na sociedade, as empresas voltaram sua atenção para as oportunidades e dificuldades associadas ao processo de aprendizagem, na estruturação e construção dos comportamentos organizacionais e na transferência de ?boas práticas?. O objetivo desta tese é compreender como se constituem os saberes da alta liderança no processo de tomada de decisão à luz do knowing in practice. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivo exploratório, cuja estratégia utilizada foi o estudo qualitativo genérico, que permitiu analisar com maior profundidade como os entrevistados interpretam, constituem e reconstituem suas práticas. Foram entrevistados trinta e dois CEOs, gerentes, supervisores, coordenadores e analistas (considerados líderes indiretos) de organização de diferentes setores, que tiveram as entrevistas gravadas, transcritas, validadas e organizadas por meio do Nvivo12. Os resultados deste estudo apontam a aproximação entre as práticas dos tomadores de decisão com knowing in practice, evidenciando que os conhecimentos estão entrelaçados com a ação, que ocorrem de forma construída e realizados nas práticas dos trabalhos no cotidiano. A reflexão final deste estudo consiste em que, a partir da lente teórica do knowing in practice, os saberes são contínuos e fluidos, são construídos e modificados cotidianamente, por meio do conhecimento formal e informal dos gestores e das interações que ocorrem com seus liderados, gestores pares, conselho administrativo e seus contatos na vida pessoal. A partir dos resultados, foi desenvolvido um framework que apresenta os saberes dos entrevistados, destacando-se a prática no centro das interações. O saber prático é mediado pelo que aconteceu no passado e o que foi aprendido com a experiência e na experiência. Desse modo, os achados denotam a importância de os estudos compreenderem como os saberes são constituídos por meio das práticas no que tange aos fazeres da alta liderança. Para que se desmitifique a ideia de que a alta liderança é infalível e que sempre sabe tudo, este estudo evidencia a necessidade de se enfatizar abordagens que apresentem os líderes como eles são, não como deveriam ser. Não é sobre ser um líder perfeito, é ser alguém que possibilita o desenvolvimento humano e organizacional, sendo um agente transformacional, para si, para as pessoas e com as pessoas. Dessa forma, esta pesquisa elucida que os estilos de liderança possibilitam ter um parâmetro do modo como os líderes tomam suas decisões, mas é por meio dos saberes que permitirão conduzir as equipes de acordo com o contexto em que estão inseridos [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-23T16:06:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-23T16:06:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6746
url https://repositorio.ucs.br/11338/6746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6746/2/Tese%20Verena%20Alice%20Borelli1%20%281%29.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6746/3/Tese%20Verena%20Alice%20Borelli1%20%281%29.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6746/1/Tese%20Verena%20Alice%20Borelli1%20%281%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 304f87ca0a2ec81be40710a48ab79700
9e60d4d4fcfe64f3481121d44fbc5776
c05dcb1566bb308db7b60453864d352f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048314631520256