Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Backes, Noeli Maria LazarettI
Orientador(a): Battisti, Elisa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/317
Resumo: No presente trabalho, estuda-se a sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS). Analisam-se registros de interação social da fala coletados, em duas escolas, uma de zona urbana, cujos alunos são, a maioria, filhos de migrantes da região sul, outra de zona rural, onde há predomínio de alunos descendentes de imigrantes alemães. O trabalho é desenvolvido na perspectiva da Sociolingüística Interacional, conforme as etapas previstas por Pomerantz e Fehr (1997) e a partir de vinhetas selecionadas obedecendo-se a diferentes atividades escolares. A análise revelou que, na zona urbana, o comportamento verbal e não-verbal na interação é ritualizado e centralizado na fala da professora. Já no contexto rural, apesar da orientação da professora, nota-se que os interactantes constroem sentidos diversos na interação, motivados por enquadres discrepantes e não atribuíveis exclusivamente à interferência do dialeto alemão.
id UCS_f65099b02a4e9aa077127656410503f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/317
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Backes, Noeli Maria LazarettIBattisti, Elisa2014-05-21T16:30:00Z2014-05-21T16:30:00Z2014-05-212008-08-05https://repositorio.ucs.br/handle/11338/317No presente trabalho, estuda-se a sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS). Analisam-se registros de interação social da fala coletados, em duas escolas, uma de zona urbana, cujos alunos são, a maioria, filhos de migrantes da região sul, outra de zona rural, onde há predomínio de alunos descendentes de imigrantes alemães. O trabalho é desenvolvido na perspectiva da Sociolingüística Interacional, conforme as etapas previstas por Pomerantz e Fehr (1997) e a partir de vinhetas selecionadas obedecendo-se a diferentes atividades escolares. A análise revelou que, na zona urbana, o comportamento verbal e não-verbal na interação é ritualizado e centralizado na fala da professora. Já no contexto rural, apesar da orientação da professora, nota-se que os interactantes constroem sentidos diversos na interação, motivados por enquadres discrepantes e não atribuíveis exclusivamente à interferência do dialeto alemão.The present study is about social interaction through conversation in the pre-school of Ivoti (RS). Data collected in two schools are analyzed. One of the schools is located in the urban area and the parents of its students come mostly from other cities. The other school is located in the rural area and most of its students are German descendants. The work is developed in the perspective of Interactional Sociolinguistics. The analysis of excerpts of conversation in different school activities was carried out following the stages proposed by Pomerantz and Fehr (1997). The analysis showed that in the urbane area talk is ritualized and centralized in the speech of the teacher. In the rural context, the interactants build divergent meanings based on different background knowledge. It is not the interference of the German dialect children speak at home which interferes in language understanding in pre-schooL.LinguísticaSociolinguísticaSociolinguística interacionalBilinguismoInteração discursiva Estudo de casoSociolinguisticsInteractional sociolinguisticsBilingualismDiscoursive interaction - Case studySociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9097706463486892BACKES, N. M. L.Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade - Mestrado AcadêmicoTEXTDissertacao Noeli M L Backes.pdf.txtDissertacao Noeli M L Backes.pdf.txtExtracted texttext/plain136769https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/3/Dissertacao%20Noeli%20M%20L%20Backes.pdf.txtabea81a10035934a60d3618c41f793c9MD53THUMBNAILDissertacao Noeli M L Backes.pdf.jpgDissertacao Noeli M L Backes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/4/Dissertacao%20Noeli%20M%20L%20Backes.pdf.jpg84d38bb16ed1294872e5263f5c4c5a70MD54ORIGINALDissertacao Noeli M L Backes.pdfDissertacao Noeli M L Backes.pdfapplication/pdf800557https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/1/Dissertacao%20Noeli%20M%20L%20Backes.pdf2a4d77f3a1d57ac2c2205c5f0e4a16fbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/3172018-08-17 06:03:32.156oai:repositorio.ucs.br:11338/317IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:03:32Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS)
title Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS)
spellingShingle Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS)
Backes, Noeli Maria LazarettI
Linguística
Sociolinguística
Sociolinguística interacional
Bilinguismo
Interação discursiva Estudo de caso
Sociolinguistics
Interactional sociolinguistics
Bilingualism
Discoursive interaction - Case study
title_short Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS)
title_full Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS)
title_fullStr Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS)
title_full_unstemmed Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS)
title_sort Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS)
author Backes, Noeli Maria LazarettI
author_facet Backes, Noeli Maria LazarettI
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes, Noeli Maria LazarettI
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Battisti, Elisa
contributor_str_mv Battisti, Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Sociolinguística
Sociolinguística interacional
Bilinguismo
Interação discursiva Estudo de caso
Sociolinguistics
Interactional sociolinguistics
Bilingualism
Discoursive interaction - Case study
topic Linguística
Sociolinguística
Sociolinguística interacional
Bilinguismo
Interação discursiva Estudo de caso
Sociolinguistics
Interactional sociolinguistics
Bilingualism
Discoursive interaction - Case study
description No presente trabalho, estuda-se a sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS). Analisam-se registros de interação social da fala coletados, em duas escolas, uma de zona urbana, cujos alunos são, a maioria, filhos de migrantes da região sul, outra de zona rural, onde há predomínio de alunos descendentes de imigrantes alemães. O trabalho é desenvolvido na perspectiva da Sociolingüística Interacional, conforme as etapas previstas por Pomerantz e Fehr (1997) e a partir de vinhetas selecionadas obedecendo-se a diferentes atividades escolares. A análise revelou que, na zona urbana, o comportamento verbal e não-verbal na interação é ritualizado e centralizado na fala da professora. Já no contexto rural, apesar da orientação da professora, nota-se que os interactantes constroem sentidos diversos na interação, motivados por enquadres discrepantes e não atribuíveis exclusivamente à interferência do dialeto alemão.
publishDate 2008
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2008-08-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-21T16:30:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-21T16:30:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/317
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/3/Dissertacao%20Noeli%20M%20L%20Backes.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/4/Dissertacao%20Noeli%20M%20L%20Backes.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/1/Dissertacao%20Noeli%20M%20L%20Backes.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv abea81a10035934a60d3618c41f793c9
84d38bb16ed1294872e5263f5c4c5a70
2a4d77f3a1d57ac2c2205c5f0e4a16fb
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798309154665791488