Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS)
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/317 |
Resumo: | No presente trabalho, estuda-se a sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS). Analisam-se registros de interação social da fala coletados, em duas escolas, uma de zona urbana, cujos alunos são, a maioria, filhos de migrantes da região sul, outra de zona rural, onde há predomínio de alunos descendentes de imigrantes alemães. O trabalho é desenvolvido na perspectiva da Sociolingüística Interacional, conforme as etapas previstas por Pomerantz e Fehr (1997) e a partir de vinhetas selecionadas obedecendo-se a diferentes atividades escolares. A análise revelou que, na zona urbana, o comportamento verbal e não-verbal na interação é ritualizado e centralizado na fala da professora. Já no contexto rural, apesar da orientação da professora, nota-se que os interactantes constroem sentidos diversos na interação, motivados por enquadres discrepantes e não atribuíveis exclusivamente à interferência do dialeto alemão. |
id |
UCS_f65099b02a4e9aa077127656410503f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/317 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Backes, Noeli Maria LazarettIBattisti, Elisa2014-05-21T16:30:00Z2014-05-21T16:30:00Z2014-05-212008-08-05https://repositorio.ucs.br/handle/11338/317No presente trabalho, estuda-se a sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS). Analisam-se registros de interação social da fala coletados, em duas escolas, uma de zona urbana, cujos alunos são, a maioria, filhos de migrantes da região sul, outra de zona rural, onde há predomínio de alunos descendentes de imigrantes alemães. O trabalho é desenvolvido na perspectiva da Sociolingüística Interacional, conforme as etapas previstas por Pomerantz e Fehr (1997) e a partir de vinhetas selecionadas obedecendo-se a diferentes atividades escolares. A análise revelou que, na zona urbana, o comportamento verbal e não-verbal na interação é ritualizado e centralizado na fala da professora. Já no contexto rural, apesar da orientação da professora, nota-se que os interactantes constroem sentidos diversos na interação, motivados por enquadres discrepantes e não atribuíveis exclusivamente à interferência do dialeto alemão.The present study is about social interaction through conversation in the pre-school of Ivoti (RS). Data collected in two schools are analyzed. One of the schools is located in the urban area and the parents of its students come mostly from other cities. The other school is located in the rural area and most of its students are German descendants. The work is developed in the perspective of Interactional Sociolinguistics. The analysis of excerpts of conversation in different school activities was carried out following the stages proposed by Pomerantz and Fehr (1997). The analysis showed that in the urbane area talk is ritualized and centralized in the speech of the teacher. In the rural context, the interactants build divergent meanings based on different background knowledge. It is not the interference of the German dialect children speak at home which interferes in language understanding in pre-schooL.LinguísticaSociolinguísticaSociolinguística interacionalBilinguismoInteração discursiva Estudo de casoSociolinguisticsInteractional sociolinguisticsBilingualismDiscoursive interaction - Case studySociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9097706463486892BACKES, N. M. L.Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade - Mestrado AcadêmicoTEXTDissertacao Noeli M L Backes.pdf.txtDissertacao Noeli M L Backes.pdf.txtExtracted texttext/plain136769https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/3/Dissertacao%20Noeli%20M%20L%20Backes.pdf.txtabea81a10035934a60d3618c41f793c9MD53THUMBNAILDissertacao Noeli M L Backes.pdf.jpgDissertacao Noeli M L Backes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/4/Dissertacao%20Noeli%20M%20L%20Backes.pdf.jpg84d38bb16ed1294872e5263f5c4c5a70MD54ORIGINALDissertacao Noeli M L Backes.pdfDissertacao Noeli M L Backes.pdfapplication/pdf800557https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/1/Dissertacao%20Noeli%20M%20L%20Backes.pdf2a4d77f3a1d57ac2c2205c5f0e4a16fbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/3172018-08-17 06:03:32.156oai:repositorio.ucs.br:11338/317IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:03:32Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS) |
title |
Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS) |
spellingShingle |
Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS) Backes, Noeli Maria LazarettI Linguística Sociolinguística Sociolinguística interacional Bilinguismo Interação discursiva Estudo de caso Sociolinguistics Interactional sociolinguistics Bilingualism Discoursive interaction - Case study |
title_short |
Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS) |
title_full |
Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS) |
title_fullStr |
Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS) |
title_full_unstemmed |
Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS) |
title_sort |
Sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS) |
author |
Backes, Noeli Maria LazarettI |
author_facet |
Backes, Noeli Maria LazarettI |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Backes, Noeli Maria LazarettI |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Battisti, Elisa |
contributor_str_mv |
Battisti, Elisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Sociolinguística Sociolinguística interacional Bilinguismo Interação discursiva Estudo de caso Sociolinguistics Interactional sociolinguistics Bilingualism Discoursive interaction - Case study |
topic |
Linguística Sociolinguística Sociolinguística interacional Bilinguismo Interação discursiva Estudo de caso Sociolinguistics Interactional sociolinguistics Bilingualism Discoursive interaction - Case study |
description |
No presente trabalho, estuda-se a sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS). Analisam-se registros de interação social da fala coletados, em duas escolas, uma de zona urbana, cujos alunos são, a maioria, filhos de migrantes da região sul, outra de zona rural, onde há predomínio de alunos descendentes de imigrantes alemães. O trabalho é desenvolvido na perspectiva da Sociolingüística Interacional, conforme as etapas previstas por Pomerantz e Fehr (1997) e a partir de vinhetas selecionadas obedecendo-se a diferentes atividades escolares. A análise revelou que, na zona urbana, o comportamento verbal e não-verbal na interação é ritualizado e centralizado na fala da professora. Já no contexto rural, apesar da orientação da professora, nota-se que os interactantes constroem sentidos diversos na interação, motivados por enquadres discrepantes e não atribuíveis exclusivamente à interferência do dialeto alemão. |
publishDate |
2008 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2008-08-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-21T16:30:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-21T16:30:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/317 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/3/Dissertacao%20Noeli%20M%20L%20Backes.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/4/Dissertacao%20Noeli%20M%20L%20Backes.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/1/Dissertacao%20Noeli%20M%20L%20Backes.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/317/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
abea81a10035934a60d3618c41f793c9 84d38bb16ed1294872e5263f5c4c5a70 2a4d77f3a1d57ac2c2205c5f0e4a16fb deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798309154665791488 |