Uma unidade de ensino potencialmente significativa para promover a aprendizagem de ondulatória no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Santos, Rita Daniela Dieterich dos
Orientador(a): Giovannini Júnior, Odilon
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/11846
Resumo: Atualmente, muitas pesquisas voltadas ao ensino de Física têm sido realizadas em programas aacadêmicos e profissionais. Um desafio, entre tantos outros relacionados aos fenômenos educacionais, tem sido compreender as dificuldades no ensino e na aprendizagem e, a partir dos resultados da pesquisa, propiciar ações pedagógicas que visam conquistar o interesse dos alunos para as aulas de Física. Nota-se, na prática docente, que há um certo desinteresse dos alunos pelo aprendizado em Física e também em outras disciplinas como Química e Matemática, pois os alunos chegam ao Ensino Médio e assistem aulas demasiadamente expositivas, predominantemente com uso da lousa, descontextualizada e que não consideram os conhecimentos prévios dos alunos, prejudicando, assim, o desejo mais natural do ser humano que é o de aprender coisas novas. Nesta perspectiva, o presente estudo é uma tentativa de criar um ambiente atrativo para o ensino de Física, que contribua para tornar o aluno participativo nas aulas, com um caráter investigativo e crítico através do uso de atividades experimentais e situações problemas em Ondulatória para promover a aprendizagem significativa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em uma turma do segundo ano do Ensino Médio da rede privada, na escola de atuação da professora pesquisadora, na qual havia 34 alunos matriculados. A aplicação da proposta de intervenção ocorreu nas aulas de Física, no período de outubro a novembro de 2021. Elaborou-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), na qual uma sequência de atividades voltadas ao ensino de Ondulatória foram propostas para promover a aprendizagem significativa dos estudantes. A partir da análise dos dados obtidos por meio de diversos instrumentos de coleta identificou-se que os estudantes participaram ativamente das atividades experimentais, debateram os resultados entre eles e responderam testes individualmente e em grupo contribuindo para a aquisição de conhecimento de Ondulatória e promovendo, em certo grau, a aprendizagem significativa. Como resultado da pesquisa realizada foi elaborado um produto educacional que consiste em um material de apoio pedagógico, com planos de aulas organizados e estruturados na forma de uma UEPS, envolvendo atividades experimentais, uso de simulações e situações problemas que podem contribuir para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]
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Nota-se, na prática docente, que há um certo desinteresse dos alunos pelo aprendizado em Física e também em outras disciplinas como Química e Matemática, pois os alunos chegam ao Ensino Médio e assistem aulas demasiadamente expositivas, predominantemente com uso da lousa, descontextualizada e que não consideram os conhecimentos prévios dos alunos, prejudicando, assim, o desejo mais natural do ser humano que é o de aprender coisas novas. Nesta perspectiva, o presente estudo é uma tentativa de criar um ambiente atrativo para o ensino de Física, que contribua para tornar o aluno participativo nas aulas, com um caráter investigativo e crítico através do uso de atividades experimentais e situações problemas em Ondulatória para promover a aprendizagem significativa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em uma turma do segundo ano do Ensino Médio da rede privada, na escola de atuação da professora pesquisadora, na qual havia 34 alunos matriculados. A aplicação da proposta de intervenção ocorreu nas aulas de Física, no período de outubro a novembro de 2021. Elaborou-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), na qual uma sequência de atividades voltadas ao ensino de Ondulatória foram propostas para promover a aprendizagem significativa dos estudantes. A partir da análise dos dados obtidos por meio de diversos instrumentos de coleta identificou-se que os estudantes participaram ativamente das atividades experimentais, debateram os resultados entre eles e responderam testes individualmente e em grupo contribuindo para a aquisição de conhecimento de Ondulatória e promovendo, em certo grau, a aprendizagem significativa. Como resultado da pesquisa realizada foi elaborado um produto educacional que consiste em um material de apoio pedagógico, com planos de aulas organizados e estruturados na forma de uma UEPS, envolvendo atividades experimentais, uso de simulações e situações problemas que podem contribuir para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]Currently a lot of researches have been made in the academic field in Physics teaching. The challenge has been, among others, to understand and provide edagogical actions that aim to capture the interest of students for Physics classes because both social networks and news, scientific and entertainment, through numerous resources, images, videos and simulations associated with physical phenomena and with a strong visual appeal are shared. It is seen, in teaching practice, that there is a lack of interest of the students in learning Physics and also in other disciplines such as Chemistry and math, because students reach high school and attend classes too expository, predominantly using the blackboard, decontextualized and that do not consider the students' prior knowledge, thus harming the most natural desire of human beings, which is to learn new things. In this perspective, the present study is an attempt to create an attractive environment for the teaching of Physics, which contributes to make the student participatory in classes, with an investigative and critical character through the use of experimental activities and problem situations in wave Physics to promote meaningful learning. The research was developed in a class of the second grade of high school in the private network, in the school where the researcher teacher works, in which there were 34 students enrolled .The application of the intervention proposal took place in Physics classes, from October to November 2021. A Potentially Meaningful Teaching Unit (UEPS) was elaborated, in which a sequence of activities aimed at teaching wave Physics were proposed to promote meaningful learning for the students. From the analysis of the data obtained through various collection instruments, it was identified that the students actively participated in the experimental activities, discussed the results among themselves and answered tests individually and in groups, contributing to the acquisition of knowledge of wave Physics and promoting, to a certain degree, meaningful learning. As a result of the research, It was created an educational product which consists of pedagogical support material, with organized lesson plans and structured in the form of a UEPS, involving experimental activities, the use of simulations and problem situations that can contribute to the improvement of teaching and learning processes. [resumo fornecido pelo autor]engporFísica - Estudo e ensinoAprendizagemEnsino médioPhysics - Study and teachingLearningHigh schoolUma unidade de ensino potencialmente significativa para promover a aprendizagem de ondulatória no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttps://lattes.cnpq.br/1269463009113634SANTOS, R. D. 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