A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA
Ano de defesa: | 2002 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Educa??o Especial
|
Departamento: |
Educa??o
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/27 |
Resumo: | Este trabalho ? o resultado de uma investiga??o sobre a forma??o de professores que atuam em classes com alunos surdos, no processo de inclus?o, em escolas da rede estadual de Feira de Santana, estado da Bahia. Nas an?lises realizadas, levou-se em conta a adequa??o/inadequa??o da forma??o dos professores, no sentido de mediar o processo de apropria??o das experi?ncias sociais que a condi??o da surdez exige. Alicer?ado na teoria s?cio-hist?rico cultural, busca-se conhecer os desdobramentos da proposta inclusivista, atrav?s dos desafios enfrentados pelo professor e dos mecanismos utilizados para dar conta dessa nova situa??o. Outra inten??o foi avaliar a realidade da escola, particularmente dos professores, visando a elaborar uma proposta de interven??o, pautada na defesa e constru??o de uma escola comprometida com as Necessidades Educativas Especiais particularmente, a dos alunos surdos. Para dar conta da proposta, articulou-se o referencial te?rico aos m?todos emp?ricos. A an?lise/s?ntese, indu??o/dedu??o e o m?todo hist?rico/l?gico est?o fortemente articulados ? observa??o, entrevista, diferencial sem?ntico e an?lise de documentos. Como t?cnica de pesquisa, foi empregado o estudo de caso. A pesquisa de campo foi desenvolvida, no per?odo de maio a dezembro de 2000 e permitiu identificar a import?ncia de buscar novas alternativas para a forma??o do professor e de viabilizar um ensino que venha resultar no desenvolvimento do aluno. |
id |
UEFS_4e03e3445e1baa3d1fa368af20987a67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.uefs.br:8080:tede/27 |
network_acronym_str |
UEFS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hechavarria, Antonia Oilda OrozcoBarone, Rosa Elisa MirraCPF:8806233572http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753606Y0&dataRevisao=nullDuboc, Maria Jos? Oliveira2015-07-15T13:31:36Z2008-07-292002-08-09DUBOC, Maria Jos? Oliveira. A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA. 2002. 122 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, Feira de Santana, 2002.http://localhost:8080/tede/handle/tede/27Made available in DSpace on 2015-07-15T13:31:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE DUBOC FINAL.pdf: 349940 bytes, checksum: c11f8eb790ceeb85dfa314778e0f75ec (MD5) Previous issue date: 2002-08-09Este trabalho ? o resultado de uma investiga??o sobre a forma??o de professores que atuam em classes com alunos surdos, no processo de inclus?o, em escolas da rede estadual de Feira de Santana, estado da Bahia. Nas an?lises realizadas, levou-se em conta a adequa??o/inadequa??o da forma??o dos professores, no sentido de mediar o processo de apropria??o das experi?ncias sociais que a condi??o da surdez exige. Alicer?ado na teoria s?cio-hist?rico cultural, busca-se conhecer os desdobramentos da proposta inclusivista, atrav?s dos desafios enfrentados pelo professor e dos mecanismos utilizados para dar conta dessa nova situa??o. Outra inten??o foi avaliar a realidade da escola, particularmente dos professores, visando a elaborar uma proposta de interven??o, pautada na defesa e constru??o de uma escola comprometida com as Necessidades Educativas Especiais particularmente, a dos alunos surdos. Para dar conta da proposta, articulou-se o referencial te?rico aos m?todos emp?ricos. A an?lise/s?ntese, indu??o/dedu??o e o m?todo hist?rico/l?gico est?o fortemente articulados ? observa??o, entrevista, diferencial sem?ntico e an?lise de documentos. Como t?cnica de pesquisa, foi empregado o estudo de caso. A pesquisa de campo foi desenvolvida, no per?odo de maio a dezembro de 2000 e permitiu identificar a import?ncia de buscar novas alternativas para a forma??o do professor e de viabilizar um ensino que venha resultar no desenvolvimento do aluno.application/pdfporUNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANAMestrado em Educa??o EspecialUEFSBREduca??oAlunos surdosInclus?o socialForma??o de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALA FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFSinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSORIGINALTESE DUBOC FINAL.pdfapplication/pdf349940http://tede2.uefs.br:8080/bitstream/tede/27/1/TESE+DUBOC+FINAL.pdfc11f8eb790ceeb85dfa314778e0f75ecMD51tede/272015-07-15 10:31:36.91oai:tede2.uefs.br:8080:tede/27Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.uefs.br:8080/PUBhttp://tede2.uefs.br:8080/oai/requestbcuefs@uefs.br|| bcref@uefs.br||bcuefs@uefs.bropendoar:2015-07-15T13:31:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA |
title |
A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA |
spellingShingle |
A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA Duboc, Maria Jos? Oliveira Alunos surdos Inclus?o social Forma??o de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
title_short |
A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA |
title_full |
A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA |
title_fullStr |
A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA |
title_full_unstemmed |
A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA |
title_sort |
A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA |
author |
Duboc, Maria Jos? Oliveira |
author_facet |
Duboc, Maria Jos? Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hechavarria, Antonia Oilda Orozco |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Barone, Rosa Elisa Mirra |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:8806233572 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753606Y0&dataRevisao=null |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duboc, Maria Jos? Oliveira |
contributor_str_mv |
Hechavarria, Antonia Oilda Orozco Barone, Rosa Elisa Mirra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos surdos Inclus?o social Forma??o de professores |
topic |
Alunos surdos Inclus?o social Forma??o de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
Este trabalho ? o resultado de uma investiga??o sobre a forma??o de professores que atuam em classes com alunos surdos, no processo de inclus?o, em escolas da rede estadual de Feira de Santana, estado da Bahia. Nas an?lises realizadas, levou-se em conta a adequa??o/inadequa??o da forma??o dos professores, no sentido de mediar o processo de apropria??o das experi?ncias sociais que a condi??o da surdez exige. Alicer?ado na teoria s?cio-hist?rico cultural, busca-se conhecer os desdobramentos da proposta inclusivista, atrav?s dos desafios enfrentados pelo professor e dos mecanismos utilizados para dar conta dessa nova situa??o. Outra inten??o foi avaliar a realidade da escola, particularmente dos professores, visando a elaborar uma proposta de interven??o, pautada na defesa e constru??o de uma escola comprometida com as Necessidades Educativas Especiais particularmente, a dos alunos surdos. Para dar conta da proposta, articulou-se o referencial te?rico aos m?todos emp?ricos. A an?lise/s?ntese, indu??o/dedu??o e o m?todo hist?rico/l?gico est?o fortemente articulados ? observa??o, entrevista, diferencial sem?ntico e an?lise de documentos. Como t?cnica de pesquisa, foi empregado o estudo de caso. A pesquisa de campo foi desenvolvida, no per?odo de maio a dezembro de 2000 e permitiu identificar a import?ncia de buscar novas alternativas para a forma??o do professor e de viabilizar um ensino que venha resultar no desenvolvimento do aluno. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002-08-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-07-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-07-15T13:31:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DUBOC, Maria Jos? Oliveira. A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA. 2002. 122 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, Feira de Santana, 2002. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/27 |
identifier_str_mv |
DUBOC, Maria Jos? Oliveira. A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA. 2002. 122 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, Feira de Santana, 2002. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/27 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educa??o Especial |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UEFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educa??o |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFS instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) instacron:UEFS |
instname_str |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
instacron_str |
UEFS |
institution |
UEFS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.uefs.br:8080/bitstream/tede/27/1/TESE+DUBOC+FINAL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c11f8eb790ceeb85dfa314778e0f75ec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuefs@uefs.br|| bcref@uefs.br||bcuefs@uefs.br |
_version_ |
1796793628896526336 |