A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Duboc, Maria Jos? Oliveira lattes
Orientador(a): Hechavarria, Antonia Oilda Orozco
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educa??o Especial
Departamento: Educa??o
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/27
Resumo: Este trabalho ? o resultado de uma investiga??o sobre a forma??o de professores que atuam em classes com alunos surdos, no processo de inclus?o, em escolas da rede estadual de Feira de Santana, estado da Bahia. Nas an?lises realizadas, levou-se em conta a adequa??o/inadequa??o da forma??o dos professores, no sentido de mediar o processo de apropria??o das experi?ncias sociais que a condi??o da surdez exige. Alicer?ado na teoria s?cio-hist?rico cultural, busca-se conhecer os desdobramentos da proposta inclusivista, atrav?s dos desafios enfrentados pelo professor e dos mecanismos utilizados para dar conta dessa nova situa??o. Outra inten??o foi avaliar a realidade da escola, particularmente dos professores, visando a elaborar uma proposta de interven??o, pautada na defesa e constru??o de uma escola comprometida com as Necessidades Educativas Especiais particularmente, a dos alunos surdos. Para dar conta da proposta, articulou-se o referencial te?rico aos m?todos emp?ricos. A an?lise/s?ntese, indu??o/dedu??o e o m?todo hist?rico/l?gico est?o fortemente articulados ? observa??o, entrevista, diferencial sem?ntico e an?lise de documentos. Como t?cnica de pesquisa, foi empregado o estudo de caso. A pesquisa de campo foi desenvolvida, no per?odo de maio a dezembro de 2000 e permitiu identificar a import?ncia de buscar novas alternativas para a forma??o do professor e de viabilizar um ensino que venha resultar no desenvolvimento do aluno.
id UEFS_4e03e3445e1baa3d1fa368af20987a67
oai_identifier_str oai:tede2.uefs.br:8080:tede/27
network_acronym_str UEFS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFS
repository_id_str
spelling Hechavarria, Antonia Oilda OrozcoBarone, Rosa Elisa MirraCPF:8806233572http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753606Y0&dataRevisao=nullDuboc, Maria Jos? Oliveira2015-07-15T13:31:36Z2008-07-292002-08-09DUBOC, Maria Jos? Oliveira. A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA. 2002. 122 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, Feira de Santana, 2002.http://localhost:8080/tede/handle/tede/27Made available in DSpace on 2015-07-15T13:31:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE DUBOC FINAL.pdf: 349940 bytes, checksum: c11f8eb790ceeb85dfa314778e0f75ec (MD5) Previous issue date: 2002-08-09Este trabalho ? o resultado de uma investiga??o sobre a forma??o de professores que atuam em classes com alunos surdos, no processo de inclus?o, em escolas da rede estadual de Feira de Santana, estado da Bahia. Nas an?lises realizadas, levou-se em conta a adequa??o/inadequa??o da forma??o dos professores, no sentido de mediar o processo de apropria??o das experi?ncias sociais que a condi??o da surdez exige. Alicer?ado na teoria s?cio-hist?rico cultural, busca-se conhecer os desdobramentos da proposta inclusivista, atrav?s dos desafios enfrentados pelo professor e dos mecanismos utilizados para dar conta dessa nova situa??o. Outra inten??o foi avaliar a realidade da escola, particularmente dos professores, visando a elaborar uma proposta de interven??o, pautada na defesa e constru??o de uma escola comprometida com as Necessidades Educativas Especiais particularmente, a dos alunos surdos. Para dar conta da proposta, articulou-se o referencial te?rico aos m?todos emp?ricos. A an?lise/s?ntese, indu??o/dedu??o e o m?todo hist?rico/l?gico est?o fortemente articulados ? observa??o, entrevista, diferencial sem?ntico e an?lise de documentos. Como t?cnica de pesquisa, foi empregado o estudo de caso. A pesquisa de campo foi desenvolvida, no per?odo de maio a dezembro de 2000 e permitiu identificar a import?ncia de buscar novas alternativas para a forma??o do professor e de viabilizar um ensino que venha resultar no desenvolvimento do aluno.application/pdfporUNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANAMestrado em Educa??o EspecialUEFSBREduca??oAlunos surdosInclus?o socialForma??o de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALA FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFSinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSORIGINALTESE DUBOC FINAL.pdfapplication/pdf349940http://tede2.uefs.br:8080/bitstream/tede/27/1/TESE+DUBOC+FINAL.pdfc11f8eb790ceeb85dfa314778e0f75ecMD51tede/272015-07-15 10:31:36.91oai:tede2.uefs.br:8080:tede/27Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.uefs.br:8080/PUBhttp://tede2.uefs.br:8080/oai/requestbcuefs@uefs.br|| bcref@uefs.br||bcuefs@uefs.bropendoar:2015-07-15T13:31:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.por.fl_str_mv A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA
title A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA
spellingShingle A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA
Duboc, Maria Jos? Oliveira
Alunos surdos
Inclus?o social
Forma??o de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA
title_full A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA
title_fullStr A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA
title_full_unstemmed A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA
title_sort A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA
author Duboc, Maria Jos? Oliveira
author_facet Duboc, Maria Jos? Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hechavarria, Antonia Oilda Orozco
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Barone, Rosa Elisa Mirra
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:8806233572
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753606Y0&dataRevisao=null
dc.contributor.author.fl_str_mv Duboc, Maria Jos? Oliveira
contributor_str_mv Hechavarria, Antonia Oilda Orozco
Barone, Rosa Elisa Mirra
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos surdos
Inclus?o social
Forma??o de professores
topic Alunos surdos
Inclus?o social
Forma??o de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Este trabalho ? o resultado de uma investiga??o sobre a forma??o de professores que atuam em classes com alunos surdos, no processo de inclus?o, em escolas da rede estadual de Feira de Santana, estado da Bahia. Nas an?lises realizadas, levou-se em conta a adequa??o/inadequa??o da forma??o dos professores, no sentido de mediar o processo de apropria??o das experi?ncias sociais que a condi??o da surdez exige. Alicer?ado na teoria s?cio-hist?rico cultural, busca-se conhecer os desdobramentos da proposta inclusivista, atrav?s dos desafios enfrentados pelo professor e dos mecanismos utilizados para dar conta dessa nova situa??o. Outra inten??o foi avaliar a realidade da escola, particularmente dos professores, visando a elaborar uma proposta de interven??o, pautada na defesa e constru??o de uma escola comprometida com as Necessidades Educativas Especiais particularmente, a dos alunos surdos. Para dar conta da proposta, articulou-se o referencial te?rico aos m?todos emp?ricos. A an?lise/s?ntese, indu??o/dedu??o e o m?todo hist?rico/l?gico est?o fortemente articulados ? observa??o, entrevista, diferencial sem?ntico e an?lise de documentos. Como t?cnica de pesquisa, foi empregado o estudo de caso. A pesquisa de campo foi desenvolvida, no per?odo de maio a dezembro de 2000 e permitiu identificar a import?ncia de buscar novas alternativas para a forma??o do professor e de viabilizar um ensino que venha resultar no desenvolvimento do aluno.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-08-09
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-15T13:31:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUBOC, Maria Jos? Oliveira. A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA. 2002. 122 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, Feira de Santana, 2002.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/handle/tede/27
identifier_str_mv DUBOC, Maria Jos? Oliveira. A FORMA??O DO PROFESSOR E A INCLUS?O DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA. 2002. 122 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, Feira de Santana, 2002.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/27
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educa??o Especial
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educa??o
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFS
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.uefs.br:8080/bitstream/tede/27/1/TESE+DUBOC+FINAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c11f8eb790ceeb85dfa314778e0f75ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv bcuefs@uefs.br|| bcref@uefs.br||bcuefs@uefs.br
_version_ 1796793628896526336