Intertextualidade intergêneros e heterogeneidade tipológica na argumentação publicitária

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Vera Maria Ramos Pinto
Orientador(a): Esther Gomes de Oliveira .
Banca de defesa: Leonor Lopes Fávero, Paulo de Tarso Galembeck
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000163507
Resumo: A premissa dos estudos da linguagem, na perspectiva sociointeracionista, é a de que noscomunicamos por meio de gêneros textuais, que se encontram configurados em textos orais e escritos. Os gêneros existem em grande quantidade, são dinâmicos e sofrem variações na sua constituição, resultando, muitas vezes, em outros gêneros, novos gêneros. Eles não se definem por sua forma, mas por sua função. Na sua estrutura composicional, pode ocorrer de um gênero assumir a forma de outro e continuar com sua função de origem, a exemplo de um anúncio publicitário assumir a forma de um poema e continuar, em função original, um anúncio publicitário. Esse fenômeno é denominado de intergenericidade ou intertextualidade intergêneros. Também, os gêneros são formados por seqüências diferenciadas denominadas tipos textuais. Adam (2008) prevê cinco sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa e dialogal. Dessa diversidade de seqüências e de suas modalidades de articulação, decorre a heterogeneidade composicional da maioria dos textos, fenômeno chamado por Marcuschi (2005) de heterogeneidade tipológica. Portanto, na organização interna de um gênero textual, estão presentes várias seqüências discursivas ou tipos textuais. Sendo assim, pesquisamos, em revistas de circulação mensal e semanal, anúncios publicitários constituídos pela mescla de gêneros, objetivando mostrar a intertextualidade intergêneros como mais um dos recursos argumentativos de que dispõe a linguagem publicitária para persuadir o leitor/consumidor a adquirir um produto ou ideia.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIntertextualidade intergêneros e heterogeneidade tipológica na argumentação publicitária2011-04-12Esther Gomes de Oliveira . Leonor Lopes Fávero Paulo de Tarso GalembeckVera Maria Ramos PintoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBRA premissa dos estudos da linguagem, na perspectiva sociointeracionista, é a de que noscomunicamos por meio de gêneros textuais, que se encontram configurados em textos orais e escritos. Os gêneros existem em grande quantidade, são dinâmicos e sofrem variações na sua constituição, resultando, muitas vezes, em outros gêneros, novos gêneros. Eles não se definem por sua forma, mas por sua função. Na sua estrutura composicional, pode ocorrer de um gênero assumir a forma de outro e continuar com sua função de origem, a exemplo de um anúncio publicitário assumir a forma de um poema e continuar, em função original, um anúncio publicitário. Esse fenômeno é denominado de intergenericidade ou intertextualidade intergêneros. Também, os gêneros são formados por seqüências diferenciadas denominadas tipos textuais. Adam (2008) prevê cinco sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa e dialogal. Dessa diversidade de seqüências e de suas modalidades de articulação, decorre a heterogeneidade composicional da maioria dos textos, fenômeno chamado por Marcuschi (2005) de heterogeneidade tipológica. Portanto, na organização interna de um gênero textual, estão presentes várias seqüências discursivas ou tipos textuais. Sendo assim, pesquisamos, em revistas de circulação mensal e semanal, anúncios publicitários constituídos pela mescla de gêneros, objetivando mostrar a intertextualidade intergêneros como mais um dos recursos argumentativos de que dispõe a linguagem publicitária para persuadir o leitor/consumidor a adquirir um produto ou ideia.The premise of language studies in the social interactionist perspective, is that wecommunicate through text genres, which are configured in oral and written texts. There is a great amount of genres, they are dynamic and undergo changes in its constitution, resulting often in other genres, new genres. They are not defined by their form, but by their function. In its compositional structure, it may happen that a genre assumes the form of another but still continues with its original function, as an example, an advertisement that assumes the form of a poem but keeps its original function. This phenomenon is called intergenericity or intertextuality inter-genres. Besides, the genres are formed by different sequences called textual types. Adam (2008) provides five textual sequences: narrative, descriptive, argumentative, explanatory and dialogical. From the diversity of sequences and the manner of articulation, it occurs a compositional heterogeneity of most texts, a phenomenon called by Marcuschi (2005) as typological heterogeneity. Therefore, in the internal organization of a textual genre, there are various discursive sequences or textual types. So, we researched in monthly and weekly magazines for advertisements that had a mixture of genres, aiming to show intertextuality inter-genres as another argumentative source available in the language of advertising to persuade the reader/consumer to purchase a product or idea.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000163507porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:04Zoai:uel.br:vtls000163507Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2012-01-25T18:26:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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