Pedagogia deliberativa na formação de professores de inglês : uma experiência no curso de letras
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000208769 |
Resumo: | Tendo por princípio a preparação para a cidadania democrática como parte integrante de uma agenda crítica para a formação de professores, adoto a pedagogia deliberativa com o intuito de explorar o potencial das aulas de língua inglesa para formar professores na perspectiva da educação para cidadania. A filiação a essa pedagogia se deu por meio de fóruns deliberativos inseridos como gênero oral na disciplina de Compreensão e Produção Oral III, com alunos do terceiro ano de um curso de Licenciatura em Letras-Inglês em uma universidade paranaense, no ano de 2014. A pedagogia deliberativa, associada ao conceito de democracia deliberativa, toma o diálogo deliberativo como uma prática social que possibilita a consideração de diferentes pontos de vista sobre um problema, permitindo aos interagentes contemplar caminhos alternativos para sua superação. Nesse modelo de democracia, a linguagem exerce um papel fundamental, pois, por meio de argumentos, busca-se a identificação de um denominador comum para a ação coletiva (DOHERTY, 2012; LONGO, 2013; MATHEWS, 2014). Foi objeto de análise nesta pesquisa um dos três fóruns realizados, sobre o tema Bullying: how do we prevent it?, a partir dos seguintes objetivos específicos: a) identificar os tipos de questionamento argumentativo realizados nas diferentes etapas do fórum deliberativo e por quem foram realizados, de modo a determinar se houve simetria na participação dos alunos; b) verificar se houve diferenças entre os turnos vespertino e noturno no que diz respeito aos questionamentos da professora/moderadora e contribuições dos alunos; c) verificar quais tipos de contribuição foram feitos pelos alunos a partir dos questionamentos que encorajavam elaboração. Para a análise dos dados, utilizei as categorias de Liberali (2013), em que a ênfase está nos mecanismos de interrogação realizados durante o fórum, e as categorias de Strommer-Galley (2007) para verificar se a participação resultante desses questionamentos levou à deliberação. Em relação aos tipos de questionamentos que foram realizados nas diferentes etapas do fórum e se houve predomínio de algum participante nos tipos de questionamentos realizados, as análises mostraram que a utilização foi maioritariamente de pedidos de discordância/discordância, que tem menor possibilidade de levar a elaborações, e de questões controversas, que levam à deliberação. No tocante aos tipos de contribuição desencadeados por questionamentos que encorajavam as elaborações, temos as explicações, exemplificações e narrações. Conclui-se, pois, que a inserção de fóruns deliberativos em sala de aula tem a capacidade de favorecer espaços para diálogos deliberativos, tidos como mais democráticos. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPedagogia deliberativa na formação de professores de inglês : uma experiência no curso de letras2016-04-25Telma Nunes Gimenez . Elaine Fernandes Mateus Fernanda Coelho LiberaliAndressa Cristina MolinariUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBRTendo por princípio a preparação para a cidadania democrática como parte integrante de uma agenda crítica para a formação de professores, adoto a pedagogia deliberativa com o intuito de explorar o potencial das aulas de língua inglesa para formar professores na perspectiva da educação para cidadania. A filiação a essa pedagogia se deu por meio de fóruns deliberativos inseridos como gênero oral na disciplina de Compreensão e Produção Oral III, com alunos do terceiro ano de um curso de Licenciatura em Letras-Inglês em uma universidade paranaense, no ano de 2014. A pedagogia deliberativa, associada ao conceito de democracia deliberativa, toma o diálogo deliberativo como uma prática social que possibilita a consideração de diferentes pontos de vista sobre um problema, permitindo aos interagentes contemplar caminhos alternativos para sua superação. Nesse modelo de democracia, a linguagem exerce um papel fundamental, pois, por meio de argumentos, busca-se a identificação de um denominador comum para a ação coletiva (DOHERTY, 2012; LONGO, 2013; MATHEWS, 2014). Foi objeto de análise nesta pesquisa um dos três fóruns realizados, sobre o tema Bullying: how do we prevent it?, a partir dos seguintes objetivos específicos: a) identificar os tipos de questionamento argumentativo realizados nas diferentes etapas do fórum deliberativo e por quem foram realizados, de modo a determinar se houve simetria na participação dos alunos; b) verificar se houve diferenças entre os turnos vespertino e noturno no que diz respeito aos questionamentos da professora/moderadora e contribuições dos alunos; c) verificar quais tipos de contribuição foram feitos pelos alunos a partir dos questionamentos que encorajavam elaboração. Para a análise dos dados, utilizei as categorias de Liberali (2013), em que a ênfase está nos mecanismos de interrogação realizados durante o fórum, e as categorias de Strommer-Galley (2007) para verificar se a participação resultante desses questionamentos levou à deliberação. Em relação aos tipos de questionamentos que foram realizados nas diferentes etapas do fórum e se houve predomínio de algum participante nos tipos de questionamentos realizados, as análises mostraram que a utilização foi maioritariamente de pedidos de discordância/discordância, que tem menor possibilidade de levar a elaborações, e de questões controversas, que levam à deliberação. No tocante aos tipos de contribuição desencadeados por questionamentos que encorajavam as elaborações, temos as explicações, exemplificações e narrações. Conclui-se, pois, que a inserção de fóruns deliberativos em sala de aula tem a capacidade de favorecer espaços para diálogos deliberativos, tidos como mais democráticos.Having as a basic principle the education for a democratic citizenship, as a key component of a critical agenda for teacher training, I adopt the deliberative pedagogy in order to explore the potential of English language classes, to train teachers in the perspective of education for citizenship. The affiliation to this pedagogy occurred through the insertion of deliberative forums as an "oral genre" in the discipline of Oral Comprehension and Production III with third year students, of a Bachelor's Degree in Languages-English in Brazilian University situated in the State of Paraná, in the year 2014. The deliberative pedagogy associated with the concept of deliberative democracy, takes the deliberative dialogue as a social practice that allows the consideration of different points of view on an issue, enabling the inter-agents to consider alternative ways to overcome them. In this model of democracy, language plays a fundamental role because, through argument, a common ground for collective action is sought (DOHERTY, 2012; LONGO, 2013; MATHEWS, 2014). In this study, I examined one of the three forums held on the theme "Bullying: how do we Prevent It", following the specific objectives: a) identify the types of argumentative questioning conducted at different stages of the deliberative forum and who performed the questions, to determine whether there was symmetry in the student´s participation; b) verify whether there were differences between the afternoon and evening shifts with respect to the questions produced by the teacher/moderator and the contributions of the students; c) determine which types of contributions were made by students from the questions that encouraged elaborations. To analyze the data, I used the categories of Liberali (2013) in which the emphasis is on the question held during the forum, and the categories of Strommer-Galley (2007) to verify if the resulting participations of these questions led to the deliberation. Regarding the types of questions that were carried out in different stages of the forum, and whether there was a predominance of some participants in the kinds of questions made, it appears that the use was mostly from requests of disagreement/agreement, which are less probable to develop elaborations, and controversial questions which prompted deliberation. In relation to the types of contributions triggered by questions that encouraged elaborations, we have explanations, exemplifications and narrations. In conclusion, the insertion of deliberative forums in the classroom has the ability to promote spaces for deliberative dialogues, which are considered more democratic.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000208769porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:48Zoai:uel.br:vtls000208769Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2017-02-01T19:18:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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