Uma intervenção pedagógica na educação básica com potencial de ampliar a visibilidade da produção científica feminina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Maria Lúcia Corrêa
Orientador(a): Irinéa de Lourdes Batista .
Banca de defesa: Johana Camacho González, Evelyse dos Santos Lemos, Rosana Figueiredo Salvi, Vera Lucia Bahl de Oliveira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000209142
Resumo: Uma das metas do Plano Nacional de Educação (2014) a ser atingida até o ano de 2024 é estimular a participação das mulheres nos cursos de pós-graduação stricto sensu, em particular aqueles ligados às áreas de Engenharia, Matemática, Física, Química, Informática e outros no Campo das Ciências. No entanto, tendo em vista que o conhecimento científico proporcionado na Educação Básica traz em sua essência um potencial produtivo quase que exclusivamente masculino, ocorre que poucas mulheres cientistas e suas contribuições criativas são apresentadas às alunas e aos alunos nessa etapa de estudos. Esse fato pode levar as meninas a pensarem que a Ciência não é um campo propício para as mulheres, causando desestímulos quanto a seguirem a carreira científica e mesmo dar a entender que a Ciência pode ser um campo hostil para elas. Sendo assim, buscamos em dissertações, artigos e livros da área, discussões a respeito do tema Ciência e gênero e elencamos alguns elementos que consideramos relevantes para problematizar uma Ciência androcêntrica, não com o intuito de apresentar às alunas e aos alunos uma Ciência mais feminina, mas sim uma Ciência mais abrangente às mulheres. Encontrados esses elementos, construímos uma Sequência Didática cuja aplicação pode nos fornecer subsídios para analisarmos se tais elementos possibilitariam a visibilidade da produção científica feminina em uma atividade escolar aplicada ao nono ano do Ensino Fundamental. Essa intervenção didática foi fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa. O instrumento heurístico “V” Epistemológico de Gowin foi utilizado durante o processo na condição de facilitador da aprendizagem e na coleta de dados. Com a articulação metodológica desses referenciais, este trabalho encontrou evidências de que a apropriação desses aspectos citados em uma Sequência Didática aplicada à Educação Básica pode possibilitar a visibilidade da produção científica feminina. As análises qualitativas dos dados coletados apresentaram indícios de aprendizagem significativa, considerando que observamos uma ampliação da visibilidade da produção científica feminina em atividades escolares.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUma intervenção pedagógica na educação básica com potencial de ampliar a visibilidade da produção científica femininaA pedgogical intervention in basic education with potential to increase the visibility of women's scientific production2016-03-29Irinéa de Lourdes Batista . Johana Camacho González Evelyse dos Santos Lemos Rosana Figueiredo Salvi Vera Lucia Bahl de OliveiraMaria Lúcia CorrêaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBRUma das metas do Plano Nacional de Educação (2014) a ser atingida até o ano de 2024 é estimular a participação das mulheres nos cursos de pós-graduação stricto sensu, em particular aqueles ligados às áreas de Engenharia, Matemática, Física, Química, Informática e outros no Campo das Ciências. No entanto, tendo em vista que o conhecimento científico proporcionado na Educação Básica traz em sua essência um potencial produtivo quase que exclusivamente masculino, ocorre que poucas mulheres cientistas e suas contribuições criativas são apresentadas às alunas e aos alunos nessa etapa de estudos. Esse fato pode levar as meninas a pensarem que a Ciência não é um campo propício para as mulheres, causando desestímulos quanto a seguirem a carreira científica e mesmo dar a entender que a Ciência pode ser um campo hostil para elas. Sendo assim, buscamos em dissertações, artigos e livros da área, discussões a respeito do tema Ciência e gênero e elencamos alguns elementos que consideramos relevantes para problematizar uma Ciência androcêntrica, não com o intuito de apresentar às alunas e aos alunos uma Ciência mais feminina, mas sim uma Ciência mais abrangente às mulheres. Encontrados esses elementos, construímos uma Sequência Didática cuja aplicação pode nos fornecer subsídios para analisarmos se tais elementos possibilitariam a visibilidade da produção científica feminina em uma atividade escolar aplicada ao nono ano do Ensino Fundamental. Essa intervenção didática foi fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa. O instrumento heurístico “V” Epistemológico de Gowin foi utilizado durante o processo na condição de facilitador da aprendizagem e na coleta de dados. Com a articulação metodológica desses referenciais, este trabalho encontrou evidências de que a apropriação desses aspectos citados em uma Sequência Didática aplicada à Educação Básica pode possibilitar a visibilidade da produção científica feminina. As análises qualitativas dos dados coletados apresentaram indícios de aprendizagem significativa, considerando que observamos uma ampliação da visibilidade da produção científica feminina em atividades escolares.One of the goals of the National Education Plan (2014) to be achieved by the year 2024 is to encourage the participation of women in post-graduate studies courses, particularly those related to the areas of Engineering, Mathematics, Physics, Chemistry, Computer and others in the field of science. However, considering that the scientific knowledge provided in the Basic Education brings in its essence a productive potential almost exclusively male, is that few scientists and their creative contributions women are presented to pupils and students in this study stage. This may lead girls to think that science is not a favorable field for women, causing disincentives as to follow a scientific career and even to imply that science can be a hostile camp for them. Therefore, we sought in essays, articles and books in this field, discussions about science and gender issue and proposing some elements that we consider relevant to discuss an androcentric science, not in order to provide the pupils and students a more feminine Science, but a more comprehensive women science. We found these elements build a Didactic Sequence whose application can provide us subsidies to analyze whether such elements would enable the visibility of women's scientific production in a school activity applied to the ninth year of didactic intervention Fundamental. This didactic intervention was based on the theory of Meaningful Learning. The heuristic tool "V" Epistemological of Gowin was used during the process the facilitator condition of learning and data collection. With the methodological integration of these references, this study found evidence that the ownership of these aspects cited in a Didactic Sequence applied to Basic Education can enable the visibility of women's scientific production. The qualitative analysis of the collected data showed significant learning evidence, considering we observe an expansion of visibility of women's scientific output in school activities.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000209142porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:04:30Zoai:uel.br:vtls000209142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2018-07-03T17:26:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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