Os paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestões
Ano de defesa: | 2013 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Londrina, Sociedade Brasileira de Matemática. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática.
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000186258 |
Resumo: | Este trabalho constitui uma proposta para o uso de paradoxos nas aulas de Matemática. Considerando a natureza das atividades associadas a este uso, indicamos a Investigação Matemática na Sala de Aula como sugestão de procedimento metodológico para aplicação dos paradoxos nas aulas de Matemática. No texto abordamos os paradoxos, suas possíveis classificações e sua associação com alguns conceitos matemáticos. A descrição de uma experiência de ensino tratando do Paradoxo de Carroll dá indicativos de como esta metodologia viabiliza o ensino de Matemática associada a paradoxos. Como complementação da proposta, fazemos indicativos do uso do Paradoxo de Mello, do Paradoxo e dos Paradoxos de Partilha, sinalizando como estas atividades podem subsidiar o ensino e a aprendizagem da Matemática. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestões2013-08-06Lourdes Maria Werle de Almeida . Rodolfo Eduardo Vertuan Luci Harue FatoreFernando DortaUniversidade Estadual de Londrina, Sociedade Brasileira de Matemática. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática.URLBREste trabalho constitui uma proposta para o uso de paradoxos nas aulas de Matemática. Considerando a natureza das atividades associadas a este uso, indicamos a Investigação Matemática na Sala de Aula como sugestão de procedimento metodológico para aplicação dos paradoxos nas aulas de Matemática. No texto abordamos os paradoxos, suas possíveis classificações e sua associação com alguns conceitos matemáticos. A descrição de uma experiência de ensino tratando do Paradoxo de Carroll dá indicativos de como esta metodologia viabiliza o ensino de Matemática associada a paradoxos. Como complementação da proposta, fazemos indicativos do uso do Paradoxo de Mello, do Paradoxo e dos Paradoxos de Partilha, sinalizando como estas atividades podem subsidiar o ensino e a aprendizagem da Matemática.This work consists in a proposal for the use of paradoxes in Math classes. Considering the nature of the activities associated to this use, we indicate the Mathematical Investigation in the Classroom as a suggestion of methodological proceeding for the application of the paradoxes in Math classes. In the text we approach the paradoxes, their possible rating and their association with some mathematical concepts. The description of a teaching experience about Carroll Paradox indicates how this methodology enables the Math teaching associated to paradoxes. As a complementation of the proposal, we make use of Mello Paradox, 2=1 Paradox and Sharing Paradox showing how these activities can help the Math teaching and learning.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000186258porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:09:01Zoai:uel.br:vtls000186258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2013-11-06T17:53:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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