Os paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestões

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Fernando Dorta
Orientador(a): Lourdes Maria Werle de Almeida .
Banca de defesa: Rodolfo Eduardo Vertuan, Luci Harue Fatore
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina, Sociedade Brasileira de Matemática. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000186258
Resumo: Este trabalho constitui uma proposta para o uso de paradoxos nas aulas de Matemática. Considerando a natureza das atividades associadas a este uso, indicamos a Investigação Matemática na Sala de Aula como sugestão de procedimento metodológico para aplicação dos paradoxos nas aulas de Matemática. No texto abordamos os paradoxos, suas possíveis classificações e sua associação com alguns conceitos matemáticos. A descrição de uma experiência de ensino tratando do “Paradoxo de Carroll” dá indicativos de como esta metodologia viabiliza o ensino de Matemática associada a paradoxos. Como complementação da proposta, fazemos indicativos do uso do “Paradoxo de Mello”, do “Paradoxo ” e dos “Paradoxos de Partilha”, sinalizando como estas atividades podem subsidiar o ensino e a aprendizagem da Matemática.
id UEL_2ad9b6941a0b9ab0221b71e7adfef4a7
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000186258
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestões2013-08-06Lourdes Maria Werle de Almeida . Rodolfo Eduardo Vertuan Luci Harue FatoreFernando DortaUniversidade Estadual de Londrina, Sociedade Brasileira de Matemática. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática.URLBREste trabalho constitui uma proposta para o uso de paradoxos nas aulas de Matemática. Considerando a natureza das atividades associadas a este uso, indicamos a Investigação Matemática na Sala de Aula como sugestão de procedimento metodológico para aplicação dos paradoxos nas aulas de Matemática. No texto abordamos os paradoxos, suas possíveis classificações e sua associação com alguns conceitos matemáticos. A descrição de uma experiência de ensino tratando do “Paradoxo de Carroll” dá indicativos de como esta metodologia viabiliza o ensino de Matemática associada a paradoxos. Como complementação da proposta, fazemos indicativos do uso do “Paradoxo de Mello”, do “Paradoxo ” e dos “Paradoxos de Partilha”, sinalizando como estas atividades podem subsidiar o ensino e a aprendizagem da Matemática.This work consists in a proposal for the use of paradoxes in Math classes. Considering the nature of the activities associated to this use, we indicate the Mathematical Investigation in the Classroom as a suggestion of methodological proceeding for the application of the paradoxes in Math classes. In the text we approach the paradoxes, their possible rating and their association with some mathematical concepts. The description of a teaching experience about “Carroll Paradox” indicates how this methodology enables the Math teaching associated to paradoxes. As a complementation of the proposal, we make use of “Mello Paradox”, “2=1 Paradox” and “Sharing Paradox” showing how these activities can help the Math teaching and learning.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000186258porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:09:01Zoai:uel.br:vtls000186258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2013-11-06T17:53:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Os paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestões
title Os paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestões
spellingShingle Os paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestões
Fernando Dorta
title_short Os paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestões
title_full Os paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestões
title_fullStr Os paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestões
title_full_unstemmed Os paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestões
title_sort Os paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestões
author Fernando Dorta
author_facet Fernando Dorta
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lourdes Maria Werle de Almeida .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodolfo Eduardo Vertuan
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luci Harue Fatore
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernando Dorta
contributor_str_mv Lourdes Maria Werle de Almeida .
Rodolfo Eduardo Vertuan
Luci Harue Fatore
description Este trabalho constitui uma proposta para o uso de paradoxos nas aulas de Matemática. Considerando a natureza das atividades associadas a este uso, indicamos a Investigação Matemática na Sala de Aula como sugestão de procedimento metodológico para aplicação dos paradoxos nas aulas de Matemática. No texto abordamos os paradoxos, suas possíveis classificações e sua associação com alguns conceitos matemáticos. A descrição de uma experiência de ensino tratando do “Paradoxo de Carroll” dá indicativos de como esta metodologia viabiliza o ensino de Matemática associada a paradoxos. Como complementação da proposta, fazemos indicativos do uso do “Paradoxo de Mello”, do “Paradoxo ” e dos “Paradoxos de Partilha”, sinalizando como estas atividades podem subsidiar o ensino e a aprendizagem da Matemática.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000186258
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000186258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina, Sociedade Brasileira de Matemática. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina, Sociedade Brasileira de Matemática. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1757174578295078912