A obrigatoriedade da oferta de espanhol no ensino médio sob a ótica da abordagem do ciclo de políticas
Ano de defesa: | 2011 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000173118 |
Resumo: | Este trabalho analisa a obrigatoriedade da oferta da língua espanhola no Brasil visto a partir da abordagem do ciclo de políticas (Ball, 1994; Mainardes, 2006; 2009). Por meio do referencial teórico-metodológico de Ball, busca-se entender tal política em dois de seus principais contextos: contexto de influência e contexto de produção de textos. No primeiro circulam os discursos de diversos setores da sociedade em um embate a fim de direcionar a política e no segundo temos os textos que representam a política em questão (leis, decretos, parâmetros, orientações etc.). Para a análise do contexto de influência, buscamos considerar os discursos de importantes setores com interesse na promoção e/ou divulgação do ensino de Espanhol nas escolas: IC, jornal Folha de São Paulo além de discursos oriundos do meio acadêmico. No contexto de produção de textos, foram considerados os seguintes textos: Lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, no que diz respeito ao ensino de línguas espanhola, as Diretrizes Curriculares de Línguas Estrangeiras do Estado do Paraná (2008), o texto da lei 11.161/2005 e a Instrução 011/2009 da SUED/SEEDPR. Este estudo propõe-se a apresentar pontos problemáticos tanto no contexto de influência quanto de produção de textos, a fim de promover discussão em torno da política de promoção de Espanhol entre linguistas aplicados e demais interessados. |
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