Roteiros para leitura de argumentação na charge

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Daniel de Oliveira Figueiredo
Orientador(a): Esther Gomes de Oliveira .
Banca de defesa: Isabel Cristina Cordeiro, Miguel Luiz Contani, Rozinaldo Antonio Miani, Rosane Alvares Lunardelli
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000219476
Resumo: A charge é um gênero textual, de linguagem híbrida, que coloca em relação direta – e mobiliza – tanto quem a produz quanto quem a interpreta, além de provocar atitudes inesperadas. Esta tese parte do princípio de que as reações suscitadas por uma charge, numa faixa que vai desde a indiferença até um ato de violência verbal ou física contra o seu autor ou contra a publicação que a veicula, está em proporção direta com a capacidade argumentativa nela presente. O caso do jornal Charlie Hebdo, na França, e as charges de Maomé, na Dinamarca, ilustram, pelos desdobramentos ocorridos, o pressuposto de que as charges constituem um recurso argumentativo de alto potencial persuasivo e crítico. A tese aqui defendida é a de que, pela relevância sempre presente desde suas origens, os impactos de uma charge podem ser mais profundamente compreendidos à medida que se conheça uma estratégia de leitura capaz de fazer emergir as camadas de sentido presentes na cena por ela retratada. O problema que dá origem à pesquisa é definido pela seguinte pergunta: Como os elementos constitutivos de uma charge podem gerar leituras aptas a alcançar a natureza argumentativa da mensagem veiculada? A questão leva a indagar sobre que roteiro pode promover o contato entre processo criativo e persuasão nessa modalidade. O objetivo geral é elaborar e enunciar esse roteiro, de modo a contribuir para que o leitor de charges, enquanto ferramenta argumentativa de diversos cenários de comunicação, compreenda, com maior clareza, o tipo de humor utilizado, o conhecimento veiculado, os elementos de constituição da mensagem. A metodologia é de caráter descritivo e tem base no conceito de argumentação, desde as primeiras concepções de retórica desenvolvidas por Aristóteles até as complexificações dos estudos mais atuais sobre o tema, tendo, dentre outros autores, os referenciais de Fiorin (2015); Bakhtin (1979; 1997; 2003). A semântica argumentativa e as abordagens de linguagem e interação recebem as formulações de Barbisan (2013); Koch (1985; 2000; 2004); Koch, Bentes e Cavalcante (2007). As definições e características da charge são provenientes de Miani (1999; 2000; 2005); Miani; Klein (2007); Miani; Figueiredo (2011); Flores (2002); Romualdo (2000). O roteiro produzido apresenta três eixos principais: eixo de base, compreendendo situacionalidade e contextualização; eixo de estruturação, com foco na dimensão textual, dimensão visual, relações intertextuais, estereótipos e caricaturas; eixo de argumentação, evidenciando as consequências políticas do humor e a formação de opinião. Embora enunciado como sequência, os fatores em jogo e seus respectivos eixos não se apresentam, necessariamente, de modo linear, podendo ocorrer a inferência persuasiva em primeiro lugar, para, posteriormente, o leitor enriquecer a leitura com os demais eixos e respectivas camadas de sentido.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisRoteiros para leitura de argumentação na chargeGuides for reading argumentation in strips2018-06-11Esther Gomes de Oliveira . Isabel Cristina Cordeiro Miguel Luiz Contani Rozinaldo Antonio Miani Rosane Alvares LunardelliDaniel de Oliveira FigueiredoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBRA charge é um gênero textual, de linguagem híbrida, que coloca em relação direta – e mobiliza – tanto quem a produz quanto quem a interpreta, além de provocar atitudes inesperadas. Esta tese parte do princípio de que as reações suscitadas por uma charge, numa faixa que vai desde a indiferença até um ato de violência verbal ou física contra o seu autor ou contra a publicação que a veicula, está em proporção direta com a capacidade argumentativa nela presente. O caso do jornal Charlie Hebdo, na França, e as charges de Maomé, na Dinamarca, ilustram, pelos desdobramentos ocorridos, o pressuposto de que as charges constituem um recurso argumentativo de alto potencial persuasivo e crítico. A tese aqui defendida é a de que, pela relevância sempre presente desde suas origens, os impactos de uma charge podem ser mais profundamente compreendidos à medida que se conheça uma estratégia de leitura capaz de fazer emergir as camadas de sentido presentes na cena por ela retratada. O problema que dá origem à pesquisa é definido pela seguinte pergunta: Como os elementos constitutivos de uma charge podem gerar leituras aptas a alcançar a natureza argumentativa da mensagem veiculada? A questão leva a indagar sobre que roteiro pode promover o contato entre processo criativo e persuasão nessa modalidade. O objetivo geral é elaborar e enunciar esse roteiro, de modo a contribuir para que o leitor de charges, enquanto ferramenta argumentativa de diversos cenários de comunicação, compreenda, com maior clareza, o tipo de humor utilizado, o conhecimento veiculado, os elementos de constituição da mensagem. A metodologia é de caráter descritivo e tem base no conceito de argumentação, desde as primeiras concepções de retórica desenvolvidas por Aristóteles até as complexificações dos estudos mais atuais sobre o tema, tendo, dentre outros autores, os referenciais de Fiorin (2015); Bakhtin (1979; 1997; 2003). A semântica argumentativa e as abordagens de linguagem e interação recebem as formulações de Barbisan (2013); Koch (1985; 2000; 2004); Koch, Bentes e Cavalcante (2007). As definições e características da charge são provenientes de Miani (1999; 2000; 2005); Miani; Klein (2007); Miani; Figueiredo (2011); Flores (2002); Romualdo (2000). O roteiro produzido apresenta três eixos principais: eixo de base, compreendendo situacionalidade e contextualização; eixo de estruturação, com foco na dimensão textual, dimensão visual, relações intertextuais, estereótipos e caricaturas; eixo de argumentação, evidenciando as consequências políticas do humor e a formação de opinião. Embora enunciado como sequência, os fatores em jogo e seus respectivos eixos não se apresentam, necessariamente, de modo linear, podendo ocorrer a inferência persuasiva em primeiro lugar, para, posteriormente, o leitor enriquecer a leitura com os demais eixos e respectivas camadas de sentido.The strip is a textual genre, of hybrid language, that puts in direct relation - and mobilizes - who produces as well who interprets it, besides provoking unexpected attitudes. This thesis assumes that the reactions provoked by a strip, in a range from indifference to an act of verbal or physical violence against its author or against the publication that holds it, is in direct proportion to its argumentative capacity. The case of Charlie Hebdo newspaper in France and the cartoons of Mohammed in Denmark, illustrate the assumption that the strips constitute an argumentative resource of high persuasive and critical potential. For the relevance that has always been present since its origins, the thesis defended here is that the impacts of a strip can be more deeply understood if a reading strategy, capable of emerge the layers of meaning present in the scene portrayed by it, is known. The problem that gives rise to the research is defined by the following question: How the constituent elements of a strip can generate readings capable of reaching the argumentative nature of the message being conveyed? The problem raises the question of what script can promote the contact between creative process and persuasion. The general objective is to elaborate and enunciate this guide, in order to help the reader of strips, as an argumentative tool of several communication scenarios, understand, more clearly, the type of humor used, the knowledge conveyed, the elements of the message. The methodology is descriptive and based on the concept of argumentation, from the first conceptions of rhetoric developed by Aristotle until the complexification of the most current studies on the subject, having, among other authors, the references of Fiorin (2015); Bakhtin (1979; 1997; 2003). Argumentative Semantics and language and interaction notions receive the formulations of Barbisan (2013); Koch (1985; 2000; 2004); Koch, Bentes e Cavalcante (2007). The definitions and characteristics of the strip come from Miani (1999; 2000; 2005); Miani; Klein (2007); Miani; Figueiredo (2011); Flores (2012); Romualdo (2000). The guide produced has three main axes: base axis, comprising situationality and contextualization; structuring axis, with focus on the textual dimension, visual dimension, intertextual relations, stereotypes and caricatures; and argumentation axis, evidencing the political consequences of humor and the formation of opinion. Although enunciated as a sequence, the factors in the guide are not present, necessarily, linearly. Persuasive inference can occur in the first place, so that later the reader can enrich the reading with the other axes and respective layers of direction.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000219476porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:45Zoai:uel.br:vtls000219476Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2018-09-13T19:29:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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