A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Waldirléia Baragatti Cabrera
Orientador(a): Rosana Figueiredo Salvi
Banca de defesa: Irinéa de Lourdes Batista, Tizuko Morchida Kishimoto
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000120306
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar o papel do lúdico no ensino de biologia para o ensino médio, analisando a aprendizagem dos alunos de escolas públicas de Londrina frente à aplicação de estratégias lúdicas. A pesquisa é de abordagem qualitativa e abrange uma população de 65 alunos. Para a coleta dos dados utilizouse de questionários com questões abertas para os conhecimentos prévios e os conceitos subsunçores, práticas lúdicas para instrução, fixação e aprendizagem dos conteúdos contemplados, de entrevista de grupo semi-estruturada e filmagem. Tem como objetivo promover a afirmação do lúdico como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Biologia no nível médio em busca de uma aprendizagem significativa. São inicialmente apresentados os fundamentos teóricos da teoria da aprendizagem significativa e do lúdico. Nesse item, foi priorizada a discussão sobre os diversos conceitos encontrados na literatura, como também foi elaborada uma categorização das estratégias e das formas de abordagem das atividades lúdicas no processo de aprendizagem. Em seguida, discutimos os resultados obtidos da aplicação dessas atividades na disciplina de biologia para alunos do ensino médio de escolas públicas de Londrina - PR. Concluímos que aprender e ensinar brincando suscita riqueza de possibilidades de relacionamentos e de descoberta e apropriação do mundo dos saberes e dos fazeres.
id UEL_5891684334537fcf2236987d3751bb8b
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000120306
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa2007-02-16Rosana Figueiredo Salvi Irinéa de Lourdes Batista Tizuko Morchida KishimotoWaldirléia Baragatti CabreraUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBREsta pesquisa buscou investigar o papel do lúdico no ensino de biologia para o ensino médio, analisando a aprendizagem dos alunos de escolas públicas de Londrina frente à aplicação de estratégias lúdicas. A pesquisa é de abordagem qualitativa e abrange uma população de 65 alunos. Para a coleta dos dados utilizouse de questionários com questões abertas para os conhecimentos prévios e os conceitos subsunçores, práticas lúdicas para instrução, fixação e aprendizagem dos conteúdos contemplados, de entrevista de grupo semi-estruturada e filmagem. Tem como objetivo promover a afirmação do lúdico como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Biologia no nível médio em busca de uma aprendizagem significativa. São inicialmente apresentados os fundamentos teóricos da teoria da aprendizagem significativa e do lúdico. Nesse item, foi priorizada a discussão sobre os diversos conceitos encontrados na literatura, como também foi elaborada uma categorização das estratégias e das formas de abordagem das atividades lúdicas no processo de aprendizagem. Em seguida, discutimos os resultados obtidos da aplicação dessas atividades na disciplina de biologia para alunos do ensino médio de escolas públicas de Londrina - PR. Concluímos que aprender e ensinar brincando suscita riqueza de possibilidades de relacionamentos e de descoberta e apropriação do mundo dos saberes e dos fazeres.This research has aimed to investigate the role of playfulness in the teachings of biology to high-school students, analyzing the learning of public school students from Londrina concerning the use of playful strategies. The research presents a qualitative approach related to a population of 65 students. For data collection, open question questionnaires to assess previous knowledge and subsensed concepts, playful practices for instruction, acquiring and learning of chosen subjects, semi-structured group interview and filming were used. Its objective is to promote the affirmation of playfulness as a learning strategy for the teaching of Biology in high-school when aiming significative learning. The theoretical grounding of significant learning and playfulness theories are presented initially. In such item, the discussion over the various concepts found in literature was prioritized; also, a categorization of strategies and approaches to playful activities in the learning process was elaborated. The results obtained from the application of such activities in the subject of biology to public high-school students from Londrina, PR are presented in the section. It has been concluded that learning and teaching through playfulness enables loads of relationship possibilities as well as discovery and appropriation of new knowledge and actions.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000120306porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:09:20Zoai:uel.br:vtls000120306Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2007-07-03T22:41:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
title A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
spellingShingle A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
Waldirléia Baragatti Cabrera
title_short A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
title_full A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
title_fullStr A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
title_full_unstemmed A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
title_sort A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
author Waldirléia Baragatti Cabrera
author_facet Waldirléia Baragatti Cabrera
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosana Figueiredo Salvi
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Irinéa de Lourdes Batista
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tizuko Morchida Kishimoto
dc.contributor.author.fl_str_mv Waldirléia Baragatti Cabrera
contributor_str_mv Rosana Figueiredo Salvi
Irinéa de Lourdes Batista
Tizuko Morchida Kishimoto
description Esta pesquisa buscou investigar o papel do lúdico no ensino de biologia para o ensino médio, analisando a aprendizagem dos alunos de escolas públicas de Londrina frente à aplicação de estratégias lúdicas. A pesquisa é de abordagem qualitativa e abrange uma população de 65 alunos. Para a coleta dos dados utilizouse de questionários com questões abertas para os conhecimentos prévios e os conceitos subsunçores, práticas lúdicas para instrução, fixação e aprendizagem dos conteúdos contemplados, de entrevista de grupo semi-estruturada e filmagem. Tem como objetivo promover a afirmação do lúdico como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Biologia no nível médio em busca de uma aprendizagem significativa. São inicialmente apresentados os fundamentos teóricos da teoria da aprendizagem significativa e do lúdico. Nesse item, foi priorizada a discussão sobre os diversos conceitos encontrados na literatura, como também foi elaborada uma categorização das estratégias e das formas de abordagem das atividades lúdicas no processo de aprendizagem. Em seguida, discutimos os resultados obtidos da aplicação dessas atividades na disciplina de biologia para alunos do ensino médio de escolas públicas de Londrina - PR. Concluímos que aprender e ensinar brincando suscita riqueza de possibilidades de relacionamentos e de descoberta e apropriação do mundo dos saberes e dos fazeres.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000120306
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000120306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1757174581651570688