A atividade experimental no ensino de química : uma relação com o saber profissional do professor da escola média
Ano de defesa: | 2007 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas . Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000127739 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que as atividades experimentais em Química são importantes para o ensino desta disciplina, do ponto de vista dos autores pesquisados, dos professores entrevistados e da pesquisadora, busca-se compreender, essencialmente, as razões para ?o uso ou não de atividade experimental?. Mesmo sendo considerada importante, essa prática de ensino é pouco usada, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades empíricas no ensino de Química nos colégios. Propomo-nos a refletir acerca do discurso do professor de Química do Ensino Médio, com referência às atividades experimentais, com respeito ao uso ou não destas atividades como mecanismo instrucional. Tomamos como referencial para essa discussão, a teoria da relação com o saber de Charlot, que nos permite desviar o enfoque de uma leitura negativa da falta ou da carência para uma leitura positiva da relação do professor com o seu saber profissional, ou seja, a relação com o Eu, com o Outro e com o Mundo que possibilita ou não o uso dessas atividades como prática de sala de aula. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA atividade experimental no ensino de química : uma relação com o saber profissional do professor da escola média2007-13-14Carlos Eduardo Laburú . Alice Assis Moisés Alves de OliveiraWanda Naves Cocco SalvadegoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas . Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBRPartindo do pressuposto de que as atividades experimentais em Química são importantes para o ensino desta disciplina, do ponto de vista dos autores pesquisados, dos professores entrevistados e da pesquisadora, busca-se compreender, essencialmente, as razões para ?o uso ou não de atividade experimental?. Mesmo sendo considerada importante, essa prática de ensino é pouco usada, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades empíricas no ensino de Química nos colégios. Propomo-nos a refletir acerca do discurso do professor de Química do Ensino Médio, com referência às atividades experimentais, com respeito ao uso ou não destas atividades como mecanismo instrucional. Tomamos como referencial para essa discussão, a teoria da relação com o saber de Charlot, que nos permite desviar o enfoque de uma leitura negativa da falta ou da carência para uma leitura positiva da relação do professor com o seu saber profissional, ou seja, a relação com o Eu, com o Outro e com o Mundo que possibilita ou não o uso dessas atividades como prática de sala de aula.Starting from the preposition that the experimental activities in Chemistry are important to the teaching of this discipline from the point of view of the authors searched, teachers interviewed and researcher, it essentially looked for to understand the reasons for "the use or absence of activity experimental". Although considered important, the practice of teaching is little used, demonstrable by absence of practically widespread of empiric activities in chemistry education schools. Propose us reflect about of the discourse of the medium chemistry teacher, with reference the experimental activities, with respect the use or no of that activities as instructional mechanism. We take like reference of the Charlot? relationship knowledge theory, that let us to divert the approach of a lack negative lecture or absent for a positive lecture of the teacher relationship with the your professional knowledge, in other words, relationship with the I, with the Other and with the World that permit or not the use of these activities as practice of the classroom.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000127739porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:48Zoai:uel.br:vtls000127739Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2022-08-18T17:53:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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