A evolução histórico-argumentativa da publicidade do Banco Itaú

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Ednéia de Cássia Santos Pinho
Orientador(a): Esther Gomes de Oliveira .
Banca de defesa: Mariângela Peccioli Galli Joanilho, Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000167936
Resumo: A publicidade ocupa um lugar significativo no cotidiano da sociedade, pois influencia comportamentos, propõe novos valores, manifesta ideias e, principalmente, vende marcas. Devido às inúmeras técnicas e recursos utilizados, intencionalmente, pelo texto publicitário, torna-se quase impossível resistir à linguagem sedutora desses anúncios. Desse modo, propomos uma análise das propagandas veiculadas pelo Banco Itaú, na Revista Veja, ao longo dos seus 65 anos de história. A escolha dessa instituição bancária justifica-se pelo amplo alcance midiático que a empresa possui, pela solidez no mercado nacional e pela constante ornamentação de suas mensagens. Objetivamos, principalmente, estudar as estratégias argumentativas empregadas em tais anúncios para persuadir o interlocutor e verificar o porquê dessas escolhas. Afinal, a publicidade visa aproximar-se do interlocutor, levando até ele um produto ou serviço diferenciado, capaz de destacá-lo e valorizá-lo entre os demais. Utilizaremos, para alcançar tais propósitos, os conceitos trazidos pela Semântica Argumentativa e pela Linguística Textual. Sabemos que a linguagem é carregada de ideologias e, por sua vez, as propagandas manifestam valores de maneira implícita e, até mesmo, explícita a todo momento. Sendo assim, almejamos não só identificar os valores ideológicos vigentes, na época em que cada peça foi veiculada, mas também a sua influência na recepção por parte do leitor/consumidor. Abordaremos, também, neste estudo, a história da criação do primeiro banco nacional, juntamente, com a história da fundação do Banco Itaú.
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