O uso da história da ciência e do Vê de Gowin : uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fudamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Eliana Guidetti do Nascimento
Orientador(a): Irinéa de Lourdes Batista .
Banca de defesa: Rosana Figueiredo Salvi, Charbel Nino El Hani
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000129202
Resumo: Esta investigação, de caráter qualitativo, tem como objeto de estudo uma proposta de formação inicial de professores pedagogos, no trabalho com a disciplina de ciências, em séries iniciais do ensino fundamental. A partir dos referenciais utilizados, identificamos uma necessidade da Alfabetização Científica neste nível de ensino; adotamos a Aprendizagem Significativa buscando a utilização de propostas inovadoras para a o disciplina de Ciências, em especial o uso dos facilitadores desta aprendizagem. A proposta produzida origina-se em uma abordagem didático-metodológica que inclui o uso da história da ciência, associado às atividades experimentais e que apresenta como forma de estruturação das atividades (execução, registro e análise), o Vê Epistemológico de Gowin. O exemplar conceitual escolhido para este trabalho foi a da germinação das sementes, sobre o qual se elaborou uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários à compreensão deste fenômeno. Com esses elementos teórico-metodológicos articulados, criamos e aplicamos uma seqüência de atividades, em turmas de último ano do curso de Pedagogia. O acompanhamento das atividades, bem como os resultados de aprendizagem, deu-se por meio da análise dos Diagramas Vês construídos pelos alunos, ao longo dessa seqüência. Os resultados da pesquisa permitemnos inferir que esta abordagem, quando utilizada de maneira adequada, pode tornar-se mais um importante instrumento na formação dos professores das séries iniciais.
id UEL_82ed4c192a02d0ac0b00d5a054cb1d16
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000129202
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO uso da história da ciência e do Vê de Gowin : uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fudamental2008-02-22Irinéa de Lourdes Batista . Rosana Figueiredo Salvi Charbel Nino El HaniEliana Guidetti do NascimentoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBREsta investigação, de caráter qualitativo, tem como objeto de estudo uma proposta de formação inicial de professores pedagogos, no trabalho com a disciplina de ciências, em séries iniciais do ensino fundamental. A partir dos referenciais utilizados, identificamos uma necessidade da Alfabetização Científica neste nível de ensino; adotamos a Aprendizagem Significativa buscando a utilização de propostas inovadoras para a o disciplina de Ciências, em especial o uso dos facilitadores desta aprendizagem. A proposta produzida origina-se em uma abordagem didático-metodológica que inclui o uso da história da ciência, associado às atividades experimentais e que apresenta como forma de estruturação das atividades (execução, registro e análise), o Vê Epistemológico de Gowin. O exemplar conceitual escolhido para este trabalho foi a da germinação das sementes, sobre o qual se elaborou uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários à compreensão deste fenômeno. Com esses elementos teórico-metodológicos articulados, criamos e aplicamos uma seqüência de atividades, em turmas de último ano do curso de Pedagogia. O acompanhamento das atividades, bem como os resultados de aprendizagem, deu-se por meio da análise dos Diagramas Vês construídos pelos alunos, ao longo dessa seqüência. Os resultados da pesquisa permitemnos inferir que esta abordagem, quando utilizada de maneira adequada, pode tornar-se mais um importante instrumento na formação dos professores das séries iniciais.This research has as subject a construction of a proposal for initial education of teachers to classes of science in the first grades of basic education. With the references studied we identified a need for scientific literacy in this level of basic education and Meaningful Learning suggests the use of innovative proposals for the discipline of science for this level, in particular the use of the facilitators of learning. Such proposal is based, then, on an approach which includes the use of the history of science, associated with the experimental activities, with the Gowin’s V as a way of structuring the activities (implementation, registration and analysis). The concept chosen for this study was the germination of seeds and it was elaborated a reconstruction of key historical episodes necessary for its understanding. Oriented by such reconstruction and theoretical studies, we developed and applied a sequence of activities to groups of senior students in an undergraduate course of Pedagogy. The monitoring of activities and the leaning results was through analysis of V´s Diagrams constructed by the students themselves along activities. The research results allow us the inference that this approach, when used in an appropriate manner, can become an important tool in the teacher's education of the early grades of basic education.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000129202porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:07:17Zoai:uel.br:vtls000129202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2010-04-27T19:23:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv O uso da história da ciência e do Vê de Gowin : uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fudamental
title O uso da história da ciência e do Vê de Gowin : uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fudamental
spellingShingle O uso da história da ciência e do Vê de Gowin : uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fudamental
Eliana Guidetti do Nascimento
title_short O uso da história da ciência e do Vê de Gowin : uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fudamental
title_full O uso da história da ciência e do Vê de Gowin : uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fudamental
title_fullStr O uso da história da ciência e do Vê de Gowin : uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fudamental
title_full_unstemmed O uso da história da ciência e do Vê de Gowin : uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fudamental
title_sort O uso da história da ciência e do Vê de Gowin : uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fudamental
author Eliana Guidetti do Nascimento
author_facet Eliana Guidetti do Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Irinéa de Lourdes Batista .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rosana Figueiredo Salvi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Charbel Nino El Hani
dc.contributor.author.fl_str_mv Eliana Guidetti do Nascimento
contributor_str_mv Irinéa de Lourdes Batista .
Rosana Figueiredo Salvi
Charbel Nino El Hani
description Esta investigação, de caráter qualitativo, tem como objeto de estudo uma proposta de formação inicial de professores pedagogos, no trabalho com a disciplina de ciências, em séries iniciais do ensino fundamental. A partir dos referenciais utilizados, identificamos uma necessidade da Alfabetização Científica neste nível de ensino; adotamos a Aprendizagem Significativa buscando a utilização de propostas inovadoras para a o disciplina de Ciências, em especial o uso dos facilitadores desta aprendizagem. A proposta produzida origina-se em uma abordagem didático-metodológica que inclui o uso da história da ciência, associado às atividades experimentais e que apresenta como forma de estruturação das atividades (execução, registro e análise), o Vê Epistemológico de Gowin. O exemplar conceitual escolhido para este trabalho foi a da germinação das sementes, sobre o qual se elaborou uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários à compreensão deste fenômeno. Com esses elementos teórico-metodológicos articulados, criamos e aplicamos uma seqüência de atividades, em turmas de último ano do curso de Pedagogia. O acompanhamento das atividades, bem como os resultados de aprendizagem, deu-se por meio da análise dos Diagramas Vês construídos pelos alunos, ao longo dessa seqüência. Os resultados da pesquisa permitemnos inferir que esta abordagem, quando utilizada de maneira adequada, pode tornar-se mais um importante instrumento na formação dos professores das séries iniciais.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000129202
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000129202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1757174561060683776