Dirigindo ideias e ações : ideologia e argumentação em propagandas de automóveis
Ano de defesa: | 2011 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudosda Linguagem.
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000163971 |
Resumo: | Este estudo tem como foco o discurso publicitário, mais precisamente o conjunto de textos que compõem propagandas brasileiras de automóveis, veiculadas durante o período que vai desde meados da década de 1960 ate os dias atuais. A escolha desses anúncios deve-se ao fato de divulgarem um tipo de produto cujas estratégias de manipulação do leitor/consumidor, por parte do enunciador, exigem criatividade e ousadia, alem de serem veículos explícitos para a divulgação de imagens e estereótipos circulantes no meio social. O trabalho foi conduzido com base na hipótese de que, uma vez existentes ideologias na sociedade, elas são capazes de influenciar as produções discursivas, inclusive as de caráter publicitário. Assim,nossa proposta principal foi a realização de uma analise dos principais valores ideológicos presentes no discurso de cada propaganda, a fim de verificar o posicionamento dos indivíduos frente a diversas situações, em diferentes momentos da historia do pais. Junto ao levantamento da visão ideológica que embasou a construção dos textos, houve a preocupação de definir os mecanismos argumentativos escolhidos para produzir os efeitos de sentido, lembrando que eles são, em grande parte, determinados pela ideologia, a qual indica o que se quer, o que se pode ou o que se deve dizer. A base teórica utilizada para tais analises esta concentrada em estudos de áreas como a Semântica Argumentativa, a Analise do Discurso e a Semiótica greimasiana. Devido a possibilidade de um dialogo produtivo entre elas, houve possibilidade de melhor visualização e compreensão mais aprofundada, respectivamente, dos recursos empregados na elaboração das pecas publicitárias selecionadas; da ideologia em si e de sua ação por meio dos discursos; e da representação imagética de certos valores, com a figurativização discursiva. Os principais resultados apontam para uma relação adequada entre o discurso e aideologia de cada década em que se pautou a pesquisa, confirmando o fato deserem os discursos provenientes de determinações histórico-ideologicas, como já se previa. Foi importante perceber o forte poder da publicidade enquanto umtransmissor ideológico imprescindível para a sociedade, possibilitando que diversas vozes denunciem, confirmem, neguem, apóiem ou reprimam a realidade. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDirigindo ideias e ações : ideologia e argumentação em propagandas de automóveis2011-04-25Esther Gomes de Oliveira . Edina Regina Pugas Panichi Maria Célia Cortêz PassettiAntonio Lemes Guerra JuniorUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudosda Linguagem.URLBREste estudo tem como foco o discurso publicitário, mais precisamente o conjunto de textos que compõem propagandas brasileiras de automóveis, veiculadas durante o período que vai desde meados da década de 1960 ate os dias atuais. A escolha desses anúncios deve-se ao fato de divulgarem um tipo de produto cujas estratégias de manipulação do leitor/consumidor, por parte do enunciador, exigem criatividade e ousadia, alem de serem veículos explícitos para a divulgação de imagens e estereótipos circulantes no meio social. O trabalho foi conduzido com base na hipótese de que, uma vez existentes ideologias na sociedade, elas são capazes de influenciar as produções discursivas, inclusive as de caráter publicitário. Assim,nossa proposta principal foi a realização de uma analise dos principais valores ideológicos presentes no discurso de cada propaganda, a fim de verificar o posicionamento dos indivíduos frente a diversas situações, em diferentes momentos da historia do pais. Junto ao levantamento da visão ideológica que embasou a construção dos textos, houve a preocupação de definir os mecanismos argumentativos escolhidos para produzir os efeitos de sentido, lembrando que eles são, em grande parte, determinados pela ideologia, a qual indica o que se quer, o que se pode ou o que se deve dizer. A base teórica utilizada para tais analises esta concentrada em estudos de áreas como a Semântica Argumentativa, a Analise do Discurso e a Semiótica greimasiana. Devido a possibilidade de um dialogo produtivo entre elas, houve possibilidade de melhor visualização e compreensão mais aprofundada, respectivamente, dos recursos empregados na elaboração das pecas publicitárias selecionadas; da ideologia em si e de sua ação por meio dos discursos; e da representação imagética de certos valores, com a figurativização discursiva. Os principais resultados apontam para uma relação adequada entre o discurso e aideologia de cada década em que se pautou a pesquisa, confirmando o fato deserem os discursos provenientes de determinações histórico-ideologicas, como já se previa. Foi importante perceber o forte poder da publicidade enquanto umtransmissor ideológico imprescindível para a sociedade, possibilitando que diversas vozes denunciem, confirmem, neguem, apóiem ou reprimam a realidade.This study focuses on the advertising discourse, more precisely the set of texts thatcompose Brazilian automobile advertisements, published during the period from mid- 1960 until the present day. The choice of these ads is due to the fact that theydisclose a type of product whose strategies for manipulation of the reader/consumer, by the enunciator, require creativity and boldness, and they are also explicit vehicles for the dissemination of images and stereotypes present in the social environment. The work was based on the hypothesis that, once there are ideologies in society, they are able to influence the discursive productions, including the advertising ones. Thus, our main purpose was an analysis of the main ideological values present in the discourse of each ad, in order to verify the positioning of people faced to various situations, in different moments of the country's history. Besides the analysis of the ideological perspective that based the construction of the texts, there was the preoccupation of defining the argumentative mechanisms chosen for producing the meaning effects, considering that they are, in a large part, determined by the ideology, which indicates what someone wants, may or must say. It is noteworthy also that the theoretical basis used for such analysis is concentrated in areas as the Argumentative Semantics, the Discourse Analysis and the Greimasian Semiotcs. Because of the possibility of a productive dialogue among them, these three fields of knowing have made possible a better visualization and a deeper comprehension, respectively, of the resources employed in the elaboration of the ads selected; of the ideology itself and its action by the discourses; and of the imagetical representation of some values, with the discursive figurativization. The main results conduct to aperfect relation between the discourse and the ideology of each decade studied bythe research, confirming the fact that the discourses come from historic-ideologicaldeterminations, as we have already predicted. The interesting was to see the strong power of the advertising as an imprescindible ideological vehicle for the society, making possible for various voices to denunciate, to confirm, to negate, to support or to recrimine the reality.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000163971porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:04:25Zoai:uel.br:vtls000163971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2012-01-25T13:22:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Este estudo tem como foco o discurso publicitário, mais precisamente o conjunto de textos que compõem propagandas brasileiras de automóveis, veiculadas durante o período que vai desde meados da década de 1960 ate os dias atuais. A escolha desses anúncios deve-se ao fato de divulgarem um tipo de produto cujas estratégias de manipulação do leitor/consumidor, por parte do enunciador, exigem criatividade e ousadia, alem de serem veículos explícitos para a divulgação de imagens e estereótipos circulantes no meio social. O trabalho foi conduzido com base na hipótese de que, uma vez existentes ideologias na sociedade, elas são capazes de influenciar as produções discursivas, inclusive as de caráter publicitário. Assim,nossa proposta principal foi a realização de uma analise dos principais valores ideológicos presentes no discurso de cada propaganda, a fim de verificar o posicionamento dos indivíduos frente a diversas situações, em diferentes momentos da historia do pais. Junto ao levantamento da visão ideológica que embasou a construção dos textos, houve a preocupação de definir os mecanismos argumentativos escolhidos para produzir os efeitos de sentido, lembrando que eles são, em grande parte, determinados pela ideologia, a qual indica o que se quer, o que se pode ou o que se deve dizer. A base teórica utilizada para tais analises esta concentrada em estudos de áreas como a Semântica Argumentativa, a Analise do Discurso e a Semiótica greimasiana. Devido a possibilidade de um dialogo produtivo entre elas, houve possibilidade de melhor visualização e compreensão mais aprofundada, respectivamente, dos recursos empregados na elaboração das pecas publicitárias selecionadas; da ideologia em si e de sua ação por meio dos discursos; e da representação imagética de certos valores, com a figurativização discursiva. Os principais resultados apontam para uma relação adequada entre o discurso e aideologia de cada década em que se pautou a pesquisa, confirmando o fato deserem os discursos provenientes de determinações histórico-ideologicas, como já se previa. Foi importante perceber o forte poder da publicidade enquanto umtransmissor ideológico imprescindível para a sociedade, possibilitando que diversas vozes denunciem, confirmem, neguem, apóiem ou reprimam a realidade. |
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