Contribuições da teoria da atividade : proposições para repensar a natureza do erro no processo de ensino e aprendizagem em geografia
Ano de defesa: | 2020 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
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Programa de Pós-Graduação: |
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Departamento: |
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País: |
BR
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Link de acesso: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231385 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é repensar da natureza do erro junto a professores do Ensino Fundamental, anos finais, no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, tendo como aporte a Teoria da Atividade de Leontiev, em uma formação docente. A pesquisa com abordagem qualitativa, partiu da investigação sobre a natureza do erro de duas professoras de Geografia, sujeitos da pesquisa, atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública no município de Sertanópolis, norte do Paraná. Os instrumentos de coleta de dados empíricos utilizados foram a Observação Periférica, a Entrevista e o Grupo de Discussão, os quais mediaram o relacionamento entre a pesquisadora e os sujeitos pesquisados, permitindo que ambos repensassem o conceito de erro na Geografia Escolar. A função principal do Grupo de Discussão foi proporcionar momentos de formação pedagógica e geográfica na perspectiva Histórico-Cultural, mobilizando professores(as) e alunos(as) em sala de aula para entrarem em Atividade. A formação docente privilegiou não apenas pensar a respeito dos conceitos geográficos, mas também à prática pedagógica em sala de aula, com adaptação em estudos de Moura (2004, 2010, 2013, 2017). Para a análise, ateve-se na forma como organizavam antes do Grupo de Discussão o ensino e a aprendizagem em Geografia, destacando para essa análise três elementos: o sentido pessoal atribuído aos erros, a organização da aula (as ações) e o porquê de ensinar o conteúdo (a necessidade). Os resultados evidenciaram a relevância da sintonia entre a atividade de ensino e da aprendizagem na mobilização dos elementos da Teoria da Atividade, possibilitando encaminhamentos para a compreensão conceitual pedagógica e geográfica docente e consequentemente para seus discentes. Conclui-se que esta pesquisa contribuiu para desvelar o conhecimento conceitual geográfico, contextualizando as relações entre o lugar e o global, tendo como premissa a proposição de uma Geografia mais viva e atuante na sociedade. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisContribuições da teoria da atividade : proposições para repensar a natureza do erro no processo de ensino e aprendizagem em geografiaContributions of the theory of activity : propositions to rethink the nature of error in the processe of teaching and learning in Geography2020-05-07Rosana Figueiredo Salvi . Jeani Delgado Paschoal Moura Léia Aparecida Veiga Claudivan Sanches Lopes Marcelo Augusto RochaCláudia Fátima de Melo FavarãoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.URLBRO objetivo desta pesquisa é repensar da natureza do erro junto a professores do Ensino Fundamental, anos finais, no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, tendo como aporte a Teoria da Atividade de Leontiev, em uma formação docente. A pesquisa com abordagem qualitativa, partiu da investigação sobre a natureza do erro de duas professoras de Geografia, sujeitos da pesquisa, atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública no município de Sertanópolis, norte do Paraná. Os instrumentos de coleta de dados empíricos utilizados foram a Observação Periférica, a Entrevista e o Grupo de Discussão, os quais mediaram o relacionamento entre a pesquisadora e os sujeitos pesquisados, permitindo que ambos repensassem o conceito de erro na Geografia Escolar. A função principal do Grupo de Discussão foi proporcionar momentos de formação pedagógica e geográfica na perspectiva Histórico-Cultural, mobilizando professores(as) e alunos(as) em sala de aula para entrarem em Atividade. A formação docente privilegiou não apenas pensar a respeito dos conceitos geográficos, mas também à prática pedagógica em sala de aula, com adaptação em estudos de Moura (2004, 2010, 2013, 2017). 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Conclui-se que esta pesquisa contribuiu para desvelar o conhecimento conceitual geográfico, contextualizando as relações entre o lugar e o global, tendo como premissa a proposição de uma Geografia mais viva e atuante na sociedade.The objective of this research is to rethink the nature of the error with elementary school teachers, final years, in the process of teaching and learning in Geography, having as contribution the Theory of Activity of Leontiev, in a teacher education.The qualitative research methodology started investigating the nature of the error of two Geography teachers, research subjects, working in the final years of a public elementary school, in Sertanópolis, Paraná. The empirical data collection instruments were Peripheral Observation, Interview and Discussion Group, which mediated the relationship between researcher and researched subjects, allowing both sides to think over the Geography's educational error. The main function of the Discussion Group was to provide a pedagogical and geographical training in the Historical-Cultural perspective mobilizing teachers and students to come into Activity in the classroom. Teacher?s education focused not only on thinking about geographic concepts, but also on pedagogic practice in the classroom, with adaptation in Moura's (2004, 2010, 2013, 2017) studies. For the analysis, it was adhered to the organization of teaching and learning Geography before the Discussion Group, emphasising three elements in this investigation: the personal meaning attributed to errors, the organization of the class (the actions), why teaching the content (the need). The results evidenced the relevance of the communion between teaching and learning activity to mobilize the Activity Theory elements, enabling referrals to the pedagogic and geographic conceptual understanding of teachers and consequently to their students. It is concluded that this research contributes to unveil the geographic conceptual knowledge contextualizing the relations between the local and the global, having as premise the proposition of a vital and activity Geography in society.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231385porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:06:51Zoai:uel.br:vtls000231385Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2020-11-05T11:28:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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