O gênero esquete : argumentação, discurso e multimodalidade no humor digital
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Londrina
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000234030 |
Resumo: | O meio digital deu origem a novos gêneros discursivos e remodelou outros, que expõem opiniões e críticas por meio do humor e prendem a atenção devido aos recursos audiovisuais utilizados, visto que vivemos uma era imagética e com muitos ruídos. Esses novos textos, denominados multimodais, formam discursivamente os nossos alunos/leitores, sendo fundamental que eles entendam as informações transmitidas efetivamente. Na presente tese, expusemos uma série de elementos argumentativos os quais caracterizam o humor digital e os efeitos de sentido que deles emergem, considerando os aspectos linguísticos, sonoros e visuais que resultam dos gêneros multimodais. Com base nos pressupostos teóricos de Maingueneau (2005), Ducrot (1987), Bakhtin (2003) e Raskin (1985) e nas pesquisas desenvolvidas no Brasil destes campos da linguagem, discorremos sobre a importância de se compreender como a palavra é extremamente persuasiva e está permeada de ideologias, as quais são acionadas pelos elaboradores de um texto no momento da produção. Para isso, recorreremos ao gênero esquete, construído com recursos verbais e audiovisuais, exprimindo a importância de estudarmos gêneros que percorrem o nosso cotidiano social com estruturas organizacionais diferentes do habitual. Selecionamos, como corpus para a análise, três esquetes do canal Porta dos Fundos, o qual possui grande visibilidade nacional, destacando-se como o maior canal produtor de esquetes de humor do país. Como são muitas as possibilidades de análise e vídeos com conteúdo crítico e relevante para o panorama social e educacional, selecionamos três esquetes que abordam problemáticas sempre atuais, independentes da data de divulgação: a questão do negro, do pobre e da mulher. Neles, analisamos como os recursos argumentativos, imagéticos e sonoros, juntamente com o humor, argumentam para a construção dos sentidos depreendidos dos esquetes. Explicitamos como o humor é construído no gênero esquete pela crítica e denúncia a formações discursivas sociais vigentes e como os três esquetes escolhidos nos levam a uma mesma ideologia defendida por instituições e grupos dominantes. Logo, o entendimento dos textos escolhidos a partir das perspectivas teóricas adotadas mostra como o gênero esquete é um campo profícuo para o trabalho com a língua portuguesa como um todo em sala de aula, além da possibilidade de práticas interdisciplinares. Acreditamos que a compreensão dos recursos argumentativos, sonoros e imagéticos pelo leitor no gênero esquete leva-o ao desenvolvimento do senso crítico de maneira eficaz, à habilidade da leitura em múltiplos formatos e à compreensão das relações de poder vigentes na sociedade. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO gênero esquete : argumentação, discurso e multimodalidade no humor digitalThe sketch genre : argumentation, discourse and multimodality in digital humor2021-07-12Esther Gomes de Oliveira . Rosemeri Passos Baltazar Machado Maria Isabel Borges Miguel Luiz Contani Givan José Ferreira dos SantosGeisa Pelissari SilvérioUniversidade Estadual de LondrinaURLBRO meio digital deu origem a novos gêneros discursivos e remodelou outros, que expõem opiniões e críticas por meio do humor e prendem a atenção devido aos recursos audiovisuais utilizados, visto que vivemos uma era imagética e com muitos ruídos. Esses novos textos, denominados multimodais, formam discursivamente os nossos alunos/leitores, sendo fundamental que eles entendam as informações transmitidas efetivamente. Na presente tese, expusemos uma série de elementos argumentativos os quais caracterizam o humor digital e os efeitos de sentido que deles emergem, considerando os aspectos linguísticos, sonoros e visuais que resultam dos gêneros multimodais. Com base nos pressupostos teóricos de Maingueneau (2005), Ducrot (1987), Bakhtin (2003) e Raskin (1985) e nas pesquisas desenvolvidas no Brasil destes campos da linguagem, discorremos sobre a importância de se compreender como a palavra é extremamente persuasiva e está permeada de ideologias, as quais são acionadas pelos elaboradores de um texto no momento da produção. Para isso, recorreremos ao gênero esquete, construído com recursos verbais e audiovisuais, exprimindo a importância de estudarmos gêneros que percorrem o nosso cotidiano social com estruturas organizacionais diferentes do habitual. Selecionamos, como corpus para a análise, três esquetes do canal Porta dos Fundos, o qual possui grande visibilidade nacional, destacando-se como o maior canal produtor de esquetes de humor do país. Como são muitas as possibilidades de análise e vídeos com conteúdo crítico e relevante para o panorama social e educacional, selecionamos três esquetes que abordam problemáticas sempre atuais, independentes da data de divulgação: a questão do negro, do pobre e da mulher. Neles, analisamos como os recursos argumentativos, imagéticos e sonoros, juntamente com o humor, argumentam para a construção dos sentidos depreendidos dos esquetes. Explicitamos como o humor é construído no gênero esquete pela crítica e denúncia a formações discursivas sociais vigentes e como os três esquetes escolhidos nos levam a uma mesma ideologia defendida por instituições e grupos dominantes. Logo, o entendimento dos textos escolhidos a partir das perspectivas teóricas adotadas mostra como o gênero esquete é um campo profícuo para o trabalho com a língua portuguesa como um todo em sala de aula, além da possibilidade de práticas interdisciplinares. Acreditamos que a compreensão dos recursos argumentativos, sonoros e imagéticos pelo leitor no gênero esquete leva-o ao desenvolvimento do senso crítico de maneira eficaz, à habilidade da leitura em múltiplos formatos e à compreensão das relações de poder vigentes na sociedade.The digital medium originated new discursive genres and reshaped others, which expose opinions and criticisms through humor and hold attention due to audiovisual resources used, since we live in an imagetic era with many noises. These new texts, named multimodal, discursively teach our students/readers, as is fundamental that they understand the information transmitted effectively. In the present thesis, we have exposed a series of argumentative elements which characterize digital humor and the meanings effects that emerge from them, considering the linguistic, sonorous and visual aspects that result from multimodal genres. Based on the theoretical assumptions of Maingueneau (2005), Ducrot (1987), Bakhtin (2003) and Raskin (1985) and on the research developed in Brazil in these fields of language, we discuss the importance of understanding how the word is extremely persuasive and permeated by ideologies, which are triggered by the writers of a text at the time of production. For such, we will adopt the genre sketch, built with verbal and audiovisual resources, and expressing the importance of studying genres which run through our social daily life with different organizational structures than usual. We selected, as a corpus for analysis, three sketches from the Porta dos Fundos channel, which has great nation-wide visibility, standing out as the largest humoristic sketches channel in the country. Since there are many analytic possibilities and videos with critical and relevant content for the social and educational panorama, we selected three skits that consistently address current issues, regardless of the date of publication: the issue of the black, the poor, and the female. In them, we analyze how the argumentative, imagetic and sonorous resources, together with humor, argue for the construction of the given senses of the sketches. We explain how humor is constructed in the sketch genre by criticism and denounce current social discursive formations and how the three skits chosen lead us to the same ideology defended by dominant institutions and groups. Therefore, the understanding of the chosen texts from the theoretical perspectives adopted shows how the sketch genre is a fruitful field for working with the Portuguese language as a whole in the classroom, in addition to the possibility of interdisciplinary practices. We believe that the understanding of the argumentative, auditory and imagetic resources by the reader in the sketch genre leads to the development of critical sense in an effective way, to the ability to read in multiple formats and to understanding the power relations present in society.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000234030porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:58Zoai:uel.br:vtls000234030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2021-09-29T17:29:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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