Abordagem da variação linguística : em busca da mudança real no ensino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk
Orientador(a): Joyce Elaine de Almeida Baronas .
Banca de defesa: Vanderci de Andrade Aguilera, Maria Inês Pagliarini Cox
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000192247
Resumo: A Língua Portuguesa é resultado do contato com várias outras línguas, assim, a diversidade linguística pode ser percebida em várias situações, tanto na modalidade oral quanto escrita. Pensando na diversidade linguística, o presente trabalho tem por objetivo geral verificar o posicionamento dos futuros e dos atuais profissionais que atuam na docência de Língua Portuguesa em relação à abordagem da variação linguística em sala e avaliar seus conhecimentos a respeito dos estudos sociolinguísticos, tendo como foco os aspectos relacionados à variação e à atitude linguística. Para tanto, nossos objetivos específicos são: (i) avaliar os conhecimentos dos alunos e professores a respeito da variação linguística; (ii) investigar se os informantes acreditam na importância da variação linguística e se abordam este conteúdo em sala; (iii) avaliar e discutir questões relacionadas à formação dos discentes/docentes com relação à parte teórica e prática. Para isso, tomamos como base os seguintes pressupostos teóricos: Normas, Variação Linguística, Crenças e Atitudes e Preservação da face. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários distintos aplicados: (i) aos alunos da graduação do último semestre do curso de Letras, de uma instituição pública de ensino; (ii) aos professores da rede pública de ensino que realizavam o curso do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). Os resultados mostram que os informantes apresentaram avaliações subjetivas no decorrer do questionário e, entre as concepções linguísticas vigentes, destaca-se a concepção de que a língua se define por um conjunto de regras consubstanciadas nas gramáticas normativas, as quais prescrevem as normas do “falar e escrever corretamente”, sendo todas as formas desviantes desse padrão consideradas como “erro”. Portanto, encontramos nos dois grupos respostas diversas que ora marcavam o padrão normativo, ora afirmavam a importância do ensino por meio da diversidade, o que demonstra a grande necessidade em manter e preservar a face diante da pesquisa. Com relação aos aspectos relacionados à formação, percebemos a existência de lacunas na formação docente.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAbordagem da variação linguística : em busca da mudança real no ensinoThe Approach of linguistic variation: Searching a chance2014-05-12Joyce Elaine de Almeida Baronas . Vanderci de Andrade Aguilera Maria Inês Pagliarini CoxWéllem Aparecida de Freitas SemczukUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBRA Língua Portuguesa é resultado do contato com várias outras línguas, assim, a diversidade linguística pode ser percebida em várias situações, tanto na modalidade oral quanto escrita. Pensando na diversidade linguística, o presente trabalho tem por objetivo geral verificar o posicionamento dos futuros e dos atuais profissionais que atuam na docência de Língua Portuguesa em relação à abordagem da variação linguística em sala e avaliar seus conhecimentos a respeito dos estudos sociolinguísticos, tendo como foco os aspectos relacionados à variação e à atitude linguística. Para tanto, nossos objetivos específicos são: (i) avaliar os conhecimentos dos alunos e professores a respeito da variação linguística; (ii) investigar se os informantes acreditam na importância da variação linguística e se abordam este conteúdo em sala; (iii) avaliar e discutir questões relacionadas à formação dos discentes/docentes com relação à parte teórica e prática. Para isso, tomamos como base os seguintes pressupostos teóricos: Normas, Variação Linguística, Crenças e Atitudes e Preservação da face. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários distintos aplicados: (i) aos alunos da graduação do último semestre do curso de Letras, de uma instituição pública de ensino; (ii) aos professores da rede pública de ensino que realizavam o curso do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). Os resultados mostram que os informantes apresentaram avaliações subjetivas no decorrer do questionário e, entre as concepções linguísticas vigentes, destaca-se a concepção de que a língua se define por um conjunto de regras consubstanciadas nas gramáticas normativas, as quais prescrevem as normas do “falar e escrever corretamente”, sendo todas as formas desviantes desse padrão consideradas como “erro”. Portanto, encontramos nos dois grupos respostas diversas que ora marcavam o padrão normativo, ora afirmavam a importância do ensino por meio da diversidade, o que demonstra a grande necessidade em manter e preservar a face diante da pesquisa. Com relação aos aspectos relacionados à formação, percebemos a existência de lacunas na formação docente.The Portuguese Language is the result of the contact with plenty of other languages, therefore the linguistic variation can be acknowledged in a variety of situations, such oral as written. Thinking of this diversity, the present paper has as objective to verify the positioning of actual and future professional that work in the teaching of the Portuguese Language, relating to the approach of the linguistic variation in classroom and evaluating their knowledge regarding social-linguistic studies, focusing to the aspects related to linguistic variation and attitude. For that much, our specific aims are: (i) evaluate the student's and teacher's knowledge regarding the linguistic variation; (ii) investigate if the informers believe in the importance of linguistic variation and if it is approached in classroom; (iii) evaluate and discuss matters related to the formation of students/teachers in relation to theoretical/practical parts. For that, we will take as basis the following theoretical presuppositions: Rules, Linguistic Variation, Beliefs and Atitudes and Face Preservation. The data collect was realized by mean of two questionaries distinctly applied: (i) to the graduation students of the last semester of Letters of a public institution of teaching; (ii) to the public network teachers that ministered the PDE course (Development of Education Plan). The results show that the informers presented subjective evaluations on the elapse of the questionary and, among the linguistic conceptions in vigor, highlights the conception that the language is defined by a set of rules substantiated on the normative grammars, witch prescribe the norms of “speaking and writing correctly”, being all forms that deviate from this pattern considered “error”. So, we find in the two groups different answers, that sometimes marked the normative standard and sometimes affirmed that the teaching through diversity was good, witch demonstrates the great necessity of keeping and preserving the face in front of the research. In relation to the aspects regarding formation, we realize the existence of gaps in the teacher formation.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000192247porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:48Zoai:uel.br:vtls000192247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2014-09-01T19:18:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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