Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Eliane Maria de Oliveira Araman
Orientador(a): Irinéa de Lourdes Batista .
Banca de defesa: Bernadete Barbosa Morey, Rosa Lúcia Sverzut Baroni, Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Rosana Figueiredo Salvi
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000168190
Resumo: Este trabalho procura investigar a relevância dos conhecimentos advindos de estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes do professor de matemática. As investigações evidenciam que os conhecimentos teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação do professor. Dessa forma, o objetivo central de nosso estudo é analisar e evidenciar como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes docentes. Para isso, os referenciais teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da formação do professor e dos saberes e conhecimentos necessários para ensinar; as discussões sobre as possibilidades do uso pedagógico da história da matemática no ensino de matemática e na formação do professor. A análise de conteúdo foi escolhida como o instrumento de análise dos dados desta investigação. A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico relativo aos temas estudados; a construção do instrumento de coleta de dados (roteiro da entrevista semiestruturada); a coleta de dados, na qual realizamos entrevistas com seis professores que desenvolveram propostas para o uso da história da matemática em sala de aula; a análise das entrevistas que resultou na estruturação de categorias que evidenciam outras formas de saberes docentes, que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literatura.
id UEL_a76f36df03f0d833b68244d6827e870d
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000168190
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisContribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática2011-11-09Irinéa de Lourdes Batista . Bernadete Barbosa Morey Rosa Lúcia Sverzut Baroni Angela Marta Pereira das Dores Savioli Rosana Figueiredo SalviEliane Maria de Oliveira AramanUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBREste trabalho procura investigar a relevância dos conhecimentos advindos de estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes do professor de matemática. As investigações evidenciam que os conhecimentos teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação do professor. Dessa forma, o objetivo central de nosso estudo é analisar e evidenciar como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes docentes. Para isso, os referenciais teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da formação do professor e dos saberes e conhecimentos necessários para ensinar; as discussões sobre as possibilidades do uso pedagógico da história da matemática no ensino de matemática e na formação do professor. A análise de conteúdo foi escolhida como o instrumento de análise dos dados desta investigação. A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico relativo aos temas estudados; a construção do instrumento de coleta de dados (roteiro da entrevista semiestruturada); a coleta de dados, na qual realizamos entrevistas com seis professores que desenvolveram propostas para o uso da história da matemática em sala de aula; a análise das entrevistas que resultou na estruturação de categorias que evidenciam outras formas de saberes docentes, que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literatura.This work investigates the relevance of knowledge derived from studies of history of mathematics to the construction process of the mathematic teacher's knowledge. The investigations show that the theoretical and methodological knowledge of history of mathematics is important for teacher education. Thus, the central aim of our study is to analyze evidence of how such knowledge collaborates to the structuring of the teacher's knowledge. For this, the theoretical frameworks explored in this research involve investigation on the subject of teacher's education and knowledge, the discussions involving the possibility of using the history of mathematics in mathematic education and teacher education. Content analysis was chosen as a tool for data analysis in this research. The research is qualitative interpretative nature, in which the major steps were: the bibliography on the subjects studied; the construction of the instrument of data collection (script of semi-structured interviews); data collection which was realized with six teachers who have developed proposals for the use of history of mathematics in the classroom; and the analysis of the interviews resulted in the structuring of categories that shown other forms of teacher knowledge already explained in the literature.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000168190porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:07:34Zoai:uel.br:vtls000168190Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2013-12-06T16:43:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
title Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
spellingShingle Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
Eliane Maria de Oliveira Araman
title_short Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
title_full Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
title_fullStr Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
title_full_unstemmed Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
title_sort Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
author Eliane Maria de Oliveira Araman
author_facet Eliane Maria de Oliveira Araman
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Irinéa de Lourdes Batista .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bernadete Barbosa Morey
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rosa Lúcia Sverzut Baroni
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Angela Marta Pereira das Dores Savioli
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Rosana Figueiredo Salvi
dc.contributor.author.fl_str_mv Eliane Maria de Oliveira Araman
contributor_str_mv Irinéa de Lourdes Batista .
Bernadete Barbosa Morey
Rosa Lúcia Sverzut Baroni
Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Rosana Figueiredo Salvi
description Este trabalho procura investigar a relevância dos conhecimentos advindos de estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes do professor de matemática. As investigações evidenciam que os conhecimentos teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação do professor. Dessa forma, o objetivo central de nosso estudo é analisar e evidenciar como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes docentes. Para isso, os referenciais teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da formação do professor e dos saberes e conhecimentos necessários para ensinar; as discussões sobre as possibilidades do uso pedagógico da história da matemática no ensino de matemática e na formação do professor. A análise de conteúdo foi escolhida como o instrumento de análise dos dados desta investigação. A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico relativo aos temas estudados; a construção do instrumento de coleta de dados (roteiro da entrevista semiestruturada); a coleta de dados, na qual realizamos entrevistas com seis professores que desenvolveram propostas para o uso da história da matemática em sala de aula; a análise das entrevistas que resultou na estruturação de categorias que evidenciam outras formas de saberes docentes, que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literatura.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000168190
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000168190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1757174562597896192