Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000200570 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Paraná na qual se utilizou uma prova em fases como instrumento de avaliação. A avaliação da aprendizagem escolar tomada como prática de investigação, possibilitou ao pesquisador analisar as produções escritas dos alunos em diferentes momentos, para realizar suas intervenções. As resoluções das tarefas propostas na primeira fase da prova foram o ponto de partida para intervenções. Assim como proposto na abordagem de ensino da Educação Matemática Realística, os alunos desempenharam o papel de protagonistas de sua aprendizagem, e o pesquisador por sua vez, um tipo de guia, intervindo no processo por meio de perguntas e/ou considerações a respeito da produção de cada aluno em suas respectivas provas no decorrer de cada fase. A prova em fases mostrou-se um "bom"instrumento de avaliação capaz de estabelecer um diálogo entre professor e alunos, com potencial para possibilitar uma reflexão tanto de alunos quanto de professores, além de proporcionar mais uma oportunidade de aprendizagem. |
id |
UEL_b2dc7aabf2031f89b53da931d2ca9ad8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uel.br:vtls000200570 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProva em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamentalStage test in mathematics : an experience in a fifth grade class of elementary school2015-03-09Regina Luzia Corio de Buriasco . Magna Natalia Marin Peres Maria Isabel Ramalho OrtigãoDiego Barboza PrestesUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBREste trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Paraná na qual se utilizou uma prova em fases como instrumento de avaliação. A avaliação da aprendizagem escolar tomada como prática de investigação, possibilitou ao pesquisador analisar as produções escritas dos alunos em diferentes momentos, para realizar suas intervenções. As resoluções das tarefas propostas na primeira fase da prova foram o ponto de partida para intervenções. Assim como proposto na abordagem de ensino da Educação Matemática Realística, os alunos desempenharam o papel de protagonistas de sua aprendizagem, e o pesquisador por sua vez, um tipo de guia, intervindo no processo por meio de perguntas e/ou considerações a respeito da produção de cada aluno em suas respectivas provas no decorrer de cada fase. A prova em fases mostrou-se um "bom"instrumento de avaliação capaz de estabelecer um diálogo entre professor e alunos, com potencial para possibilitar uma reflexão tanto de alunos quanto de professores, além de proporcionar mais uma oportunidade de aprendizagem.This paper presents a survey of a fifth grade class of Elementary School, in a public school of Paraná, in which we used the Stage Test as an assessment tool. The assessment of school learning taken as investigation practice, enabled the researcher to analyze the written productions of the students at different times, to carry out their activities. The resolutions of the tasks proposed in the first stage of the test were the starting point for interventions. As proposed in the teaching approach of Realistic Mathematics Education, students played the role of protagonists of their learning, and, the researcher in turn, a kind of guide, intervening in the proceedings by asking questions and/or considerations of production of each student in their evidence during each phase. The Stage Test proved to be a "good" assessment tool able to establish a dialogue between teacher and students, with the potential to enable a reflection of both, students and teachers, besides providing more opportunities for learning.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000200570porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:42Zoai:uel.br:vtls000200570Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2015-08-11T13:56:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Stage test in mathematics : an experience in a fifth grade class of elementary school |
title |
Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental Diego Barboza Prestes |
title_short |
Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental |
title_full |
Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental |
author |
Diego Barboza Prestes |
author_facet |
Diego Barboza Prestes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Regina Luzia Corio de Buriasco . |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Magna Natalia Marin Peres |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Isabel Ramalho Ortigão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diego Barboza Prestes |
contributor_str_mv |
Regina Luzia Corio de Buriasco . Magna Natalia Marin Peres Maria Isabel Ramalho Ortigão |
description |
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Paraná na qual se utilizou uma prova em fases como instrumento de avaliação. A avaliação da aprendizagem escolar tomada como prática de investigação, possibilitou ao pesquisador analisar as produções escritas dos alunos em diferentes momentos, para realizar suas intervenções. As resoluções das tarefas propostas na primeira fase da prova foram o ponto de partida para intervenções. Assim como proposto na abordagem de ensino da Educação Matemática Realística, os alunos desempenharam o papel de protagonistas de sua aprendizagem, e o pesquisador por sua vez, um tipo de guia, intervindo no processo por meio de perguntas e/ou considerações a respeito da produção de cada aluno em suas respectivas provas no decorrer de cada fase. A prova em fases mostrou-se um "bom"instrumento de avaliação capaz de estabelecer um diálogo entre professor e alunos, com potencial para possibilitar uma reflexão tanto de alunos quanto de professores, além de proporcionar mais uma oportunidade de aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000200570 |
url |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000200570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
URL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1757174575512158208 |