Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Diego Barboza Prestes
Orientador(a): Regina Luzia Corio de Buriasco .
Banca de defesa: Magna Natalia Marin Peres, Maria Isabel Ramalho Ortigão
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000200570
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Paraná na qual se utilizou uma prova em fases como instrumento de avaliação. A avaliação da aprendizagem escolar tomada como prática de investigação, possibilitou ao pesquisador analisar as produções escritas dos alunos em diferentes momentos, para realizar suas intervenções. As resoluções das tarefas propostas na primeira fase da prova foram o ponto de partida para intervenções. Assim como proposto na abordagem de ensino da Educação Matemática Realística, os alunos desempenharam o papel de protagonistas de sua aprendizagem, e o pesquisador por sua vez, um tipo de guia, intervindo no processo por meio de perguntas e/ou considerações a respeito da produção de cada aluno em suas respectivas provas no decorrer de cada fase. A prova em fases mostrou-se um "bom"instrumento de avaliação capaz de estabelecer um diálogo entre professor e alunos, com potencial para possibilitar uma reflexão tanto de alunos quanto de professores, além de proporcionar mais uma oportunidade de aprendizagem.
id UEL_b2dc7aabf2031f89b53da931d2ca9ad8
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000200570
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProva em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamentalStage test in mathematics : an experience in a fifth grade class of elementary school2015-03-09Regina Luzia Corio de Buriasco . Magna Natalia Marin Peres Maria Isabel Ramalho OrtigãoDiego Barboza PrestesUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBREste trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Paraná na qual se utilizou uma prova em fases como instrumento de avaliação. A avaliação da aprendizagem escolar tomada como prática de investigação, possibilitou ao pesquisador analisar as produções escritas dos alunos em diferentes momentos, para realizar suas intervenções. As resoluções das tarefas propostas na primeira fase da prova foram o ponto de partida para intervenções. Assim como proposto na abordagem de ensino da Educação Matemática Realística, os alunos desempenharam o papel de protagonistas de sua aprendizagem, e o pesquisador por sua vez, um tipo de guia, intervindo no processo por meio de perguntas e/ou considerações a respeito da produção de cada aluno em suas respectivas provas no decorrer de cada fase. A prova em fases mostrou-se um "bom"instrumento de avaliação capaz de estabelecer um diálogo entre professor e alunos, com potencial para possibilitar uma reflexão tanto de alunos quanto de professores, além de proporcionar mais uma oportunidade de aprendizagem.This paper presents a survey of a fifth grade class of Elementary School, in a public school of Paraná, in which we used the Stage Test as an assessment tool. The assessment of school learning taken as investigation practice, enabled the researcher to analyze the written productions of the students at different times, to carry out their activities. The resolutions of the tasks proposed in the first stage of the test were the starting point for interventions. As proposed in the teaching approach of Realistic Mathematics Education, students played the role of protagonists of their learning, and, the researcher in turn, a kind of guide, intervening in the proceedings by asking questions and/or considerations of production of each student in their evidence during each phase. The Stage Test proved to be a "good" assessment tool able to establish a dialogue between teacher and students, with the potential to enable a reflection of both, students and teachers, besides providing more opportunities for learning.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000200570porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:42Zoai:uel.br:vtls000200570Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2015-08-11T13:56:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Stage test in mathematics : an experience in a fifth grade class of elementary school
title Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental
spellingShingle Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental
Diego Barboza Prestes
title_short Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental
title_full Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental
title_fullStr Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental
title_sort Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental
author Diego Barboza Prestes
author_facet Diego Barboza Prestes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Regina Luzia Corio de Buriasco .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Magna Natalia Marin Peres
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Isabel Ramalho Ortigão
dc.contributor.author.fl_str_mv Diego Barboza Prestes
contributor_str_mv Regina Luzia Corio de Buriasco .
Magna Natalia Marin Peres
Maria Isabel Ramalho Ortigão
description Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Paraná na qual se utilizou uma prova em fases como instrumento de avaliação. A avaliação da aprendizagem escolar tomada como prática de investigação, possibilitou ao pesquisador analisar as produções escritas dos alunos em diferentes momentos, para realizar suas intervenções. As resoluções das tarefas propostas na primeira fase da prova foram o ponto de partida para intervenções. Assim como proposto na abordagem de ensino da Educação Matemática Realística, os alunos desempenharam o papel de protagonistas de sua aprendizagem, e o pesquisador por sua vez, um tipo de guia, intervindo no processo por meio de perguntas e/ou considerações a respeito da produção de cada aluno em suas respectivas provas no decorrer de cada fase. A prova em fases mostrou-se um "bom"instrumento de avaliação capaz de estabelecer um diálogo entre professor e alunos, com potencial para possibilitar uma reflexão tanto de alunos quanto de professores, além de proporcionar mais uma oportunidade de aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000200570
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000200570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1757174575512158208